O UCAV Dark Sword e técnicos chineses

O UCAV Dark Sword e técnicos chineses

O UCAV Dark Sword e técnicos chineses
O UCAV Dark Sword e técnicos chineses

A foto acima divulgada na Internet mostra o UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle) stealth Dark Sword e seus técnicos chineses. A imagem repercutiu hoje em meios de comunicação do mundo inteiro e provocou intensos debates.

O conceito do drone de combate chinês já tinha sido divulgado em anos anteriores na forma de concepção artística e maquete, mas esta é a primeira vez que uma aeronave em tamanho real é divulgada.

O Dark Sword, que é originário da Shenyang Aircraft Corporation, tem uma configuração furtiva que difere drasticamente dos designs atuais de aeronaves não tripuladas. Enquanto esses são otimizados para persistência, desempenho de altitude, baixa observabilidade de banda larga e carga útil, o Dark Sword é projetado para velocidade e agilidade sustentadas.

Renderizações anteriores mostravam uma aeronave monomotor, com estabilizadores verticais inclinados para fora, canards e uma entrada de ar Diverterless Supersonic Inlet (DSI) no queixo. A entrada de ar DSI prevê voos de alta velocidade e garante o fluxo constante de ar para o motor, mesmo durante manobras mais exigentes.

Justin Bronk, um especialista em combate aéreo britânico do Royal United Services Institute consultado pelo site Business Insider, disse que o Dark Sword “representa uma filosofia de projeto muito diferente” do que os de aviões de combate não-tripulados dos EUA e que pode significar um pesadelo para os americanos.

Concepção art'sitica do Dark Sword
Concepção artística do Dark Sword
Maquete do Dark Sword
Maquete do Dark Sword

O UCAV Dark Sword da foto divulgada parece usar uma pintura cinza prateada semelhante a da empregada no caça stealth chinês J-20. Ele também tem bordas cinzas mais claras, onde estruturas de material composto de baixa observação são montadas ou onde antenas embutidas são instaladas.

Aparentemente é uma aeronave não tripulada furtiva que pode provavelmente voar supercruise (voar mais rápido que a velocidade do som sem o uso de pós-combustão), ou pelo menos sua concepção tem a intenção de fazê-lo, dependendo da tecnologia do motor disponível e também atingir velocidades máximas de cerca de Mach 2.

O Dark Sword parece ser especialmente adequado para operar sob um conceito de operações de “alas leais” (loyal wingman) ou “amarrados”, além de poder operar independentemente. Sob tal configuração, o Dark Sword seria capaz de operar à frente de caças tripulados como o J-20 parar coletar dados e até engajar alvos. Tal capacidade seria útil também para caças não furtivos. Operando dessa maneira, o Dark Sword poderia ser um enorme multiplicador de forças, fornecendo defesa contra oponentes aéreos de ponta e capacidade de ataque sem arriscar caças furtivos tripulados.

O que não se sabe ainda é se a aeronave mostrada na foto é uma maquete elaborada ou um protótipo capaz de voar.

Acima de tudo, esse desenvolvimento serve como outro lembrete de como a China está avançando quando se trata de recursos avançados de aeronaves de combate não tripuladas, enquanto o Ocidente ainda patina para desenvolver um UCAV dentro do mesmo conceito.

O UCAV Dark Sword poderá operar como "ala leal" do J-20
O UCAV Dark Sword poderá operar como “ala leal” do J-20

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Defensor da Liberdade

Isso é para combater aeronaves? Mas e o delay entre a estação de controle e a aeronave? Isso não reduziria a eficácia do controle do drone no combate contra aeronaves tripuladas?

Gustavo

Delay entre comunicação via satélite (que é o maior) varia de 1,5 a 3 segundos. Drone pode ser controlado de várias formas, via link direto inclusive, que quase não há delay.

Marcos10

Hoje praticamente não existe delay. A velocidade das ondas de rádio são próximas da velocidade da luz. Os delay que se vê nas transmissões de TV são resultados de outros fatores.
De qualquer modo nada impede que o veículo seja semi autônomo.

Johnny Walker

Há o delay, principalmente quando o sinal sobe e desce, ou seja, há pelo menos 2 segundos de delay em transmissões via satélite, mesmo porque até passar pelos circuitos, processar e enviar demora algum tempo, mesmo os satélites estando numa órbita não tão distante.

Aerococus

Assim como a luz, as ondas de rádio também são ondas eletromagnéticas. Portanto, viajam na mesma velocidade.

Bosco

Hoje, com aplicativos de celular, se fala e vê uma pessoa lá na China sem delay.

Marcos10

E pensar que a China poderíamos ser nós.

Antonio

Sugiro que vc assista os milhares de vídeos postados, inclusive no Youtube, onde aparece o dia a dia dos chineses. Suas cidades, suas casas, seus carros, seus hábitos de consumo. Parecem ‘escravos’ bem felizes.

Andre Vedoze

Difícil “Antrollnio”: Segundo um estudo da Universidade de Pequim, 1% das famílias controla um terço da riqueza do país. Por outro lado, 25% das famílias chinesas mais pobres têm apenas 1% da riqueza chinesa. Conforme dados do próprio governo chinês, cerca de 200 milhões de chineses vivem com menos de US$ 1, 25 por dia, ou na cotação de hoje equivalente a 150 reais por mês.
Realmente deve ser uma sociedade muito feliz mesmo.

Antonio

Hã???????

Andre

Assiste o canal 2a mais na china e vai ver que a china não e assim tão pobre

Antonio

Já assisti. Impressionante o desenvolvimento da China. E eles falam que moram na capital do Estado mais pobre de lá. Imagine o mais rico.

Andre´Gomide

Não adianta…..o pessoal tem preguiça de ler. Quer se informar vendo resumo do resumo no youtube.

Há uma enormidade de estudos provando o que o André Vedoze escreveu. Mas pelo visto todos acham que não existe miserabilidade na China tb.

Matheus Augusto

Ta Bom, como se a qualidade de vida da população Brasileira fosse boa, essa história de o povo não aceitar por isso é balela.

Não conseguimos crescer como a china por que somos incompetentes mesmo.

Jefferson Ferreira

E qual a qualidade de vida aqui do brasil rs.. ?? Morre mais gente assassinada aqui do que lá! Eles possuem índices de educação superiores ao nosso! A infra estrutura lá nem se compara com a daqui! Sinceramente vou parar por aqui…

Demolidor

A população brasileira aceita coisas muito piores , somos o 8° pais mais desigual do mundo , a nossa corupção é uma das maiores e o nosso sistema tributário é extremamente pesado .

Somos muito piores que a China .

Tiger 777

Tá parecendo a batalha de construção dos couraçados entre e Inglaterra e Alemanha. No final a própria Alemanha aceitou que nunca ia conseguir atingir a mesma quantidade de navios que a Inglaterra…
Pois é a China nunca conseguirá a paridade com os EUA, pode conseguir uma vantagem no seu mar, mas a nível global sempre estará atrás. Sem contar que existem projetos, secretos, dos EUA que sequer nem temos noção.

J.Leo

Por 800 anos, o Império Romano teve um dos mais poderosos Exércitos do mundo, dominou e subjugou metade do mundo à sua época. Terminou derrotado por um bando de bárbaros. Quem leu Maquiavel conhece uma lição: subestimar o poderio desenvolvimentista de seu inimigo, ajuda sobremaneira, a sua própria derrota.

HMS TIRELESS

Não acho que o colega acima esteja subestimando os chineses não mas sim apontando um fato histórico…. Ademais nos tempos da Guerra Fria os contendores daquela época (EUA e URSS) eram bastante comedidos em exibir seus avanços no campo da tecnologia bélica, basta lembrar que os primeiros protótipos do SR-71 foram transportados desmontados em caixas até a Area 51, o Sukhoi T-4 apenas se tornou conhecido quando seu protótipo foi colocado no museu de Monino, durante anos tudo o que o ocidente sabia sobre o Tu-160 eram fotos desfocadas de satélite tiradas sobre Zhukovsk e os crescentes rumores que existiam… Read more »

pangloss

Pelo jeito, a China contratou o departamento de marketing do Irã, para divulgar seus feitos tecnológicos.

Andre

huahuahuauhauhahu

maldade

Alias, nos anos 30 a Alemanha não tinha uma unica arma mais desenvolvida que seus “inimigos” na Segunda Guerra. As “super armas” alemãs começaram a aparecer nos anos 40, já durante a guerra.

Stélio

Se não temos noção de tais projetos secretos americanos, como você pode afirmar categoricamente que eles existem?
OBS: Sou fã dos produtos americanos.

Tadeu Mendes

Stélio,
A resposta a sua pergunta: DARPA

Gustavo

durante o império romano, os romanos pensavam igualzinho a você.
Abraços.

Wagner

Já já a turma do “solta pecinha”, “produto chines nao vale nada”, “não tem motor que presta”, “não tem mundial” dá suas caras por aqui. Enquanto isso, repito: a China está vindo com intenção de assumir a ponta em todos os setores. Investimentos pesadíssimos em educação nas últimas três décadas já estão surtindo efeitos. E é só o começo.

Ricardo Bigliazzi

A China não é a Coréia

Antonio

Por isso mesmo.

Washington Menezes

“Sem contar que existem projetos, secretos, dos EUA que sequer nem temos noção” pronto, não precisa dizer mais nada, este comentário explica tudo.

Bruno w

A ganância da China por grandeza hoje , é apenas cinco vezes mais que aquela que os EUA tinha no início do século passado … é impossível eles não superar os americanos cedo ou tarde…

Haroldo Fiocco

A custa de excelente programa de educação, combate forte a Corrupção, com alguma agressão à natureza, e……..
Roubaram os planos de alguém.

Diogo

Unstoppable

Diogo de Araujo

Engraçado, parece que a tecnologia de usinagem deles já é equiparável a do f-22, não aparenta ter aqueles espaços imensos nos rebites como do SU-57

HMS TIRELESS

Mais um motivo para colocar os chineses em xeque afinal como uma indústria aerospacial que sequer consegue produzir um turbofan confiável poderia ultrapassar a indústria russa?

Antonio

Chineses são extremamente pragmáticos. Eles investem onde é necessário. Como existem várias empresas implorando para fornecer turbinas para eles a preços razoáveis, eles compram. Mas, mesmo assim, semana passada, começaram a fazer os testes finais no seu próprio sistema. Um passo de cada vez. Agora, sua prioridade é o desenvolvimento de eletrônica avançada (leia-se semicondutores) visto os problemas que os EUA estão impondo a eles. Tudo isso faz farte do processo ‘Made in China – 2025’, quando eles vão alcançar maior qualidade aliada aos estupendos volumes de produção. Em tempo. Nesse avanço da China como maior potência, não faltará o… Read more »

Jr

Como se construir um turbofan confiável fosse a coisa mais fácil do mundo, não é? Olha quantos países tem a capacidade de fazer um turbofan confiável no mundo e veras que é mais fácil construir misseis balísticos, bombas nucleares, submarinos nucleares, porta aviões do que construir um turbofan confiável.

Luís Henrique

Como o Brasil que não possui uma empresa nacional que fabrica automóveis e possui a Embraer que fabrica aeronaves?

O que tem haver alhos com bugalhos?

Eles podem estar atrasados em relação à motores à jato e estarem à frente em outras áreas, oras.

Fabiano WVJ

Com tudo pintado de ‘preto’ fica difícil ver detalhes.
Acho que é material compósito ( ? – fibra de carbono por ex.), não teria rebites.
Aproveitando, sobre o comentário do HMS, fabricar um turbofan é muuuuuito difícil.
Eles tentaram e soltou peça, devem estar tentando de novo, e de novo, até conseguirem.
Isso é o que qualquer pessoa/país faz qdo quer alcançar algo.
SDS

Antonio

Não creio que seja mais difícil que mandar uma astronave ao espaço, coisa que já fizeram várias vezes. Somente agora, com o lançamento de sua própria linha de aviões comerciais é que a China está finalizando os testes de seus novos motores. Antes não havia necessidade, sendo mais rápido e barato comprar no exterior devido à grande oferta de fabricantes. O mesmo está acontecendo com a parte de microprocessadores. Várias empresas preferiam comprar no exterior, mas com a política deturpada de Trump de proibir a ZTE de comprar produtos americanos, o Governo chinês resolveu acelerar o desenvolvimento de seus produtos.… Read more »

Fabiano WVJ

Nunca subestimo o adversário, ou o parceiro, dependendo do ponto de vista. Como eles leram bem a Arte da Guerra, preferem evitar a luta tirando a camisa e exibindo musculatura. Assim, alguma coisa de propaganda sempre vai ter, principalmente enquanto ainda estiverem nos preparativos. Gosto de pensar em um mundo futuro multipolar com os EUA, Rússia, China, Índia, Alemanha, França, Reino Unido, Brasil (porque não?), fazendo acordos justos para o progresso da humanidade. Mas a história sempre me lembra que as guerras acontecem qdo uns impérios sobem e outros tentam evitar a ascensão, espero que não aconteça de novo. Não… Read more »

Antonio

Justamente. À China em ascensão não interessa qualquer tipo de confronto militar. Eles estão ganhando a guerra econômica e a cada dia que passa estão se tornando maiores e mais influentes. Os EUA estão como uma fera acuada. Querendo arrumar briga, gastando rios de dinheiro em armas que, dentro em breve, descobrirão que não terão contra quem usar.
Deixe apenas Trump acabar de estourar o já gigantesco deficit orçamentário e explodir a monstruosa dívida do País.
A China só está assim: ‘Não venha para cima de mim que aqui não tem vez’.

Igor Almeida

Não sei pq me lembrou um tubarão. Rs. Projeto bonito.

Antonio

Esses chineses! Ninguém poderá pará-los. Simplesmente resolveram ser a maior potência do mundo.

Lucas Lima

Incontestavelmente a China será e por alguns já é a maior potencia do mundo!
O Comunismo evolui , China mostra ao mundo que novo Comunismo é possível!

VIVA Grande China!

Antonio

A China, simplesmente, está retomando (agora em versão 3.0) o que sempre foi seu por direito. A maior potência do mundo. Por curtíssimos momentos da História ela perdeu esse posto. No Século XIX para a Inglaterra e no Século XX para os EUA. O Século XXi para a frente será chinês. E, na versão 3.0, com alcance global.

Lucas Lima

Concordo plenamente, a China sempre foi a maior potencia do mundo antes da revolução Industrial, agora ela leva uma ideologia renascida que levara o mundo a repensar o Comunismo

Andre Vedoze

Comunismo??? Na China?? Whaaaaaaalllll!!!

Fila

Lucas, aquilo não é comunismo nem aqui, nem na China

Antonio

Digamos que seria o ‘Comunismo Chinês’. Vc pode até ‘pedir’ ao Estado para abrir uma empresa e trabalhar sossegado. Mas, tudo sob forte orientação e atendendo às demandas do Governo e sociedade. Caso contrário, sem chances. E parece que esse modelo está dando certo.

strana

Não é verdade, pois a Índia tb foi a maior potência econômica e científica por um longo período antes dos britânicos chegarem e cometerem, quase certamente, os maiores crimes de um país sobre o outro já registrados. Só o tão estimado Winston Churchill, talvez o maior ídolo do Ocidente, liquidou 4,5 milhões de indianos na crise de Bengala e ainda, em deboche, perguntou se o Gandhi já estava morto.

Bosco

Strana, Não faça contorcionismo intelectual. Se a Índia fosse uma civilização como você diz ele deveria ter resistido à colonização e teria colonizado as ilhas britânicas. Se em passado remoto a Índia foi uma civilização nobre e organizada, na época da colonização britânica aquilo lá era um monte de reinos que viviam se digladiando entre si. Se foi ruim com o colonialismo britânico imagine se lá tivesse uma redoma intransponível erguida por Brahma… hoje lá em vez de 300 milhões que estão na classe média e mais outro tanto que deixou a miséria haveria meia dúzia de marajás e 1,2… Read more »

Bosco

E a fome de Bengala não foi uma ação premeditada e intencional do Governo Britânico. Foi sim um fato que fugiu ao controle e que foi mal avaliado e mal resolvido pelos administradores britânicos.
A colonização britânica não foi responsável direto pelo fato.

strana

Bosco,
China tb foi a maior economia do mundo e, posteriormente, explorada, invadida, dominada. Aconteceu o mesmo com a Índia.
Não procure negar os crimes britânicos na Índia, seria o mesmo que negar o Holocausto. Pesquise um pouco e veja o que os indianos pensam sobre o Churchill.
O que dizer, por exemplo, do massacre de Amritsar , qdo o comandante britânico só não exterminou mais indianos por falta de munição ?

EdcarlosPrudente@msn.com

Então, é o primeiro protótipo de aeronave de combate de sexta geração?!

Sim é reflexo do investimento pesado em educação e desenvolvimento tecnológico, coisa que jamais veremos no Brasil, parabéns aos Chineses.

Alex Nogueira

Da mesma forma que o EUA tem projetos secretos a China também parace ter, não dúvido nada se daqui a pouco o governo Chinês aparcer com uma centena desses e outras coisas mais, ao que parece estão muito mais adiantados do que aparentam estar…

No andar da carruagem em mais umas 3-4 décadas o mundo vai começar a ficar extremamente pequeno para a China querer dividir com o restante dos países.

Coitado dos vizinhos :S .

Bosco

Mas numa coisa eu concordo: a maquete ficou realmente impressionante!

Renato Carvalho

Pois é Bosco, falaram o mesmo do J20 e não é que teimaram em fazê-lo voar rs

Defensor da Liberdade

Tão comparando os chineses com os iranianos kkkkkkkk

willhorv

Acredito ser uma aeronave que entra e sai do TO rapidamente, coletando informações de tudo que puder, abrindo caminho e concentrando forças onde se faz necessário.
No meu julgamento, não será armado. Mas usará de sua capacidade para escanear, localizar, identificar, apontar se necessário, para outros meios efetuarem o ataque.
Algo como um robô batedor de busca e esclarecimento.

HMS TIRELESS

Não muito diferente em conceito dos antigos Lockheed D-21…..

Bosco

Tireless,
Essa maquete parece que o D-21 (que existiu e voou de verdade), com o HiMAT, Bird Prey etc.comment image
Drone de teste é o que mais tem.
Mas o povão nunca ouviu falar desse tal de Dark Sword mas já acha que tá voando e amanhã já vai ter uns 500 pra invadir o Ocidente.

Bosco

Eu sou capaz de apostar que o radar de bolinhas takiônicas fica pronto primeiro que esse drone da maquete.
Os chinas são bons para copiarem mas quando inventam algo leva muito tempo. Aquela época em que inventaram a bola de basquete, o copo de leite, a maçaneta de porta, a pólvora, a chave de fenda… ficou no passado. Hoje eles são bons mesmo em copiar.

Bosco

Foto do HiMAT:comment image
E isso há 40 anos.

gordo

Ele só não pode voar sobre o Irã.

HMS TIRELESS

Muito bom Galante, afinal o espaço é para discutirmos sistemas de armas e não para se fazer proselitismo político.

Flanker

Meu comentário não é político, mas uma dúvida que tenho, lendo os comentários: Muitos aqui ficam tão exultantes com a pujança chinesa que eu me pergunto: o que eles ganham com isso? O que move alguem a torcer e vibrar por um país que não seja o seu? E isso vale para torcedores de qualquer bandeira estrangeira! Eu, não tenho nada contra os países buscarem o mehor para si. Isso é direito básico. Mas, o que não entendo, é alguem torcer e vibrar com interjeições como “Vai China!” (!!)…..será que acreditam que uma hegemonia mundial da China seria bom para… Read more »

Claudio Luiz

Concordo.

Bosco

Flanker,
Ninguém veste a carapuça porque a esse pessoal consegue manipular a retórica e eles vão dizer que a AL não faz parte do Ocidente e saem pela tangente voando com o peito estufado.
Na retórica é impossível “ganhar” dessa turma.

Tadeu Mendes

Bosco,

Esse pessoal quer ver a China dominar o mundo, somente para satisfazer seu odio contra os americanos.

Vao se arrepender, se algum dia a China vier a controlar o planeta.
_______________________
_______________________
_______________________

COMENTÁRIO EDITADO POR USAR O ESPAÇO PARA PROPAGAR XENOFOBIA. LEIA E RESPEITE AS REGRAS DO BLOG OU SERÁ BANIDO. JÁ AVISAMOS E NÃO VAMOS REPETIR MAIS OS AVISOS. APRENDA DE UMA VEZ POR TODAS A RESPEITAR AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Tadeu Mendes

Eu estava justamente comentando um fato conhecido de quase todo mundo. Minha analise futurista sobre a China, tem que ver com o comportamento atual deles. Minhas criticas contra a China tem fundamento. Agora se isso que eu disse significa propagar xenofobia, entao voltamos ao tema da censura. Eu nao sou politicamente correto. Estamos vivendo em mundo que em todo mundo fica resentido com as criticas, com as opnioes, e com analises feitas por terceiros. Os Estados Unidos por exemplo esta’ vivendo uma ditadura do politicamente correto. Existe um patrulhamento semantico que pode ter consequencias graves. Isso aqui (EUA) vai acabar… Read more »

Gilberto Rezende

Pergunta isso aí que tu refletiu para os _______________ Flanker… Desculpe , não resisti… E ao bem da verdade histórica os chineses se lixam para os “jovens” americanos só querem o mar da China para China… O problema deles, de verdade, é com os japoneses e principalmente com os ingleses… Como sempre digo não compare a China usando os pré-conceitos da ex-URSS, a China tem muito dinheiro, recursos humanos e o top/top da tecnologia comercial ocidental à disposição. Eles estão baseados na tecnologia militar russa, dando um banho de tecnologia ocidental comercial nela e tem uma capacidade industrial-financeira dez vezes… Read more »

César A. Ferreira

Olha a China…
Observem-na.
Após dois séculos, o Império do Meio retornou…

Bosco

E será que aquele exército de Terracotta vai retornar também?
Tô com medo.

Tadeu Mendes

kkkkkkkkkkkkkkkk. Boa Bosco. Touche’.

Renato Carvalho

Paixões a parte, tratam-se de dois magníficos países, a China com sua civilização milenar que tanto contribuiu para a humanidade, os EUA e sua jjovem democracia de pouco mais de 500 anos mas que mostra toda sua pujança e liderança nesse último século, enfim, prefiro a pluraridade, EUA, China, Rússia, União Europeia e quem sabe um dia o Brasil entrego dos manda chuvas globais.

Renato Carvalho

*entre os

Defensor da Liberdade

Segundo Allan dos Santos do canal Terça Livre, civilização é somente o ocidente, kkkkkkkkkk esquece das contribuições que povos mesopotâmicos, hindus, chineses e japoneses, e até os árabes deram para as mais diversas ciências conhecidas pela humanidade!

Bosco

Eu fico até comovido! Como vocês são crédulos!!! rsrss

Foxtrot

É e isso é porque Russos não transferem tecnologias ! Se um certo país de bananas fizesse o dever de casa desde o início, tivesse políticos sérios e militares de coragem (como os de outrora), hoje não estaria mais uma vez pagando uma fortuna e um caça tático, com a mesma falsa promessa de sempre de “transferência de tecnologias” (como se tecnologia se transferisse fácil e assim). Parabéns aos Chineses por sua coragem em implementar a tática mais antiga do mundo (engenharia reversa e espionagem), apostar no seu potencial tecnológico! A população desse país de bananas, só resta mesmo invejar,… Read more »

Alex II

Poderia explicar melhor o que seriam “militares de coragem (como os de outrora)”?

Guizmo

Essa concepção de “ala leal”, é bem interessante. A aeronave tripulada pode servir de iluminador de alvos? Pode deixar em tempo real a interação satelital com o drone. Tem ate um filme que mostra isso, com aquela Jessica Biel ?

Tadeu Mendes

A ascenção da China é culpa dos EUA (Nixon e Kissinger).

Alex II

Um corrupto e um apoiador de ditadores sul-americanos ,os dois grandes fomentadores de golpes na região. Boa dupla.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESCAMBANDO PARA TEMAS POLÍTICOS E IDEOLÓGICOS FORA DO TÓPICO. LEIAM E RESPEITEM AS REGRAS DO BLOG, A MAIORIA CONSEGUE FAZER ISSO, NÃO É DIFÍCIL E ACREDITAMOS QUE VOCÊS TENHAM INTELIGÊNCIA E CAPACIDADE SUFICIENTE PARA TANTO:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Tadeu Mendes

Comentario retido. O site esta’ dando mais oportunidades ao pessoal da esquerda, pro-chineses, anti-ocidente, anti-sionistas, do que aos comentaristas conservadores e pro-ocidente/EUA/Israel. Esta’ ficando igual ao Itamaraty da era Lula. Lamentavel haver tanta censura. NOTA DOS EDITORES: AS REGRAS SÃO IGUAIS PARA TODOS. A MAIOR PROVA É QUE TANTO OS “CONSERVADORES” QUANTO O “PESSOAL DE ESQUERDA”, AOS QUAIS VOCÊ SE REFERE, RECLAMAM DO MESMO JEITO QUANDO TÊM COMENTÁRIOS RETIDOS OU EDITADOS POR DESRESPEITO ÀS REGRAS, E USAM O MESMO ARGUMENTO DE QUE O “OUTRO LADO” NÃO É “CENSURADO”. RECLAMAR TODO MUNDO SABE. AJUDAR, POUCOS. E MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA.… Read more »

Alex II

O único censurado ate hoje aqui fui eu. Parece q já me liberaram.

AVISO DOS EDITORES: VOCÊ NÃO FOI CENSURADO, VOCÊ FOI SUSPENSO POR REPETIDAMENTE DESRESPEITAR AS REGRAS DO BLOG APESAR DE DIVERSOS AVISOS FEITOS, COMO VÁRIOS OUTROS FORAM ANTES DE VOCÊ.

ESTÁ, ATUALMENTE, SOB CONDICIONAL E SEUS COMENTÁRIOS SÓ SÃO LIBERADOS APÓS LEITURA POR PARTE DOS EDITORES.

Alex II

__________________________ Outros foram suspensos antes? Eu vejo vários – geralmente grandes ___________ que comentam aqui – fazendo a mesma coisa e os comentários deles só sendo censurados e não eles suspensos. Perdi essa parte mas é bom saber. Abraço. COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS DEMAIS PARA NÃO SER ROTULADO. AS REGRAS SÃO PARA TODOS, IGUALMENTE, E HÁ ADVERTÊNCIAS, SUSPENSÕES E BANIMENTOS DE COMENTARISTAS DE TODOS OS MATIZES POLÍTICOS, E TODOS RECLAMAM DA MESMA FORMA QUANDO ISSO ACONTECE, IGUAL A VOCÊ. APENAS O FILTRO IDEOLÓGICO DE CADA UM IMPEDE QUE ALGUÉM DE UM “LADO” PERCEBA QUE O MESMO ACONTECE COM “O… Read more »

Tadeu Mendes

Galante,

Eu tenho procurado respeitar as regras de conduta, ainda que as vezes fica dificil.

Tenho me comportado muito bem ultimanente, mesmo sabendo que certos comentaristas provocam um contra-ataque.

Se bem que o bate boca gera um aumento consideravel no trafego, o que repercute positivamente no metrics do site. Rsrsrsrs.

Tadeu Mendes

Galante,

A proposito, so por curiosidade: estes 377 comentarios postados por mim, vem desde o inicio de minha presenca aqui? Eu acho que estou aqui no minimo quatro anos.

Alex II

Bruno V. Campestrini 7 de junho de 2018 at 9:44
“Além de que o crescimento deles se deu as custas da qualidade de vida da população, o que a população brasileira não aceitaria.”

E qual é a qualidade de vida da população brasileira???

Foxtrot

Alex II, não se esqueça da CIA, que secretamente financiou, treinou e apoiou diversos golpes mundo á fora, incluindo os da América do Sul.
As vezes, acho que um isolamento político do Brasil seria ideal, pois teríamos que nos virar com o que temos e investir para desenvolver internamente tudo (as vezes penso isso), como acontece em países isolados politicamente.
Mas como a safadeza aqui anda solta, indiferente de pseudos partidos de esquerda ou direita (já que no Brasil não existe isso, apenas farinha do mesmo saco), caso isso acontecesse as coisas só tenderiam a piorar !

BISPO

Os EUA gastam U$700bi ano com sua máquina de guerra… a China na faixa dos U$120bi(dinheiro para eles, não é bem um problema).

A questão é, os EUA deixarão a China ‘encostar’ ou terão meios de impedir ? … e o fator Russo(sem dinheiro, tiram leite de pedra no quesito militar) imagina Rússia e China ‘trabalhando’ juntos… claro neste caso, tem o fator OTAN… o futuro nunca esteve tão nebuloso.

MIB

Será que o chineses estão imprimindo as peças de seus caças é drones? Não será isso que está dando essa nítida diferença entre os protótipos chineses é russos?

Cidadão Armado

E pensar que estamos quase igual a china…quando a mesma caiu de joelhos submersa no ópio!

Cidadão Armado

Que sacanagem! Porque fui censurado? Tem algo politico em dizer que a civilizacao chinesa foi vencida pelo ópio no Sec XIX? ________________
________________

COMENTÁRIO EDITADO. TOME UM CALMANTE ANTES DE JOGAR PEDRAS NO BLOG E LEIA AS REGRAS. ALGUNS COMENTÁRIOS PODEM FICAR PRESOS PELO FILTRO ELETRÔNICO E SÃO LIBERADOS PELOS EDITORES QUANDO POSSÍVEL.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fewoz

Engana-se quem acha que o mundo será multipolar. A China não está disposta a compartilhar o poder com ninguém. Ela tem população suficiente para fazer frente a qualquer coisa, por isso está seguindo o próprio caminho. Quanto aos “aliados” dela, no máximo são colegas, não amigos.

MGNVS

Pergunta: esse drone é real?
Sendo real, funciona?
Sendo real e funcionando, entao a questao se torna mais seria pois isso quer dizer que a China realmente esta fortalecendo sua posicao global e fica claro que isso nao é so retorica.

E enquanto muitos comentaristas aqui do blog subestimam as potencialidades da existencia futura de uma superpotencia chinesa, eu duvido que os EUA cometam este tipo de erro.

Tadeu Mendes

Caro MGNVS, Eu por exemplo não subestimo a espionagem industrial, militar e os cyber attacks que os chineses fazem dentro dos EUA. Êles não estariam aonde estão hoje, se não fosse pela picaretagem de copiar tudo o que a mente ocidental e produz. Minha solução para a China, não posso escrever aqui por causa da censura. NOTA DOS EDITORES: VOCÊ JÁ RECEBEU EXPLICAÇÕES SOBRE AS REGRAS DO BLOG E QUE ELAS NÃO TÊM NADA A VER COM CENSURA. ESSE TIPO DE PROVOCAÇÃO QUE VOCÊ FAZ À POLÍTICA EDITORIAL DO BLOG, QUE NÃO COMPACTUA COM XENOFOBIA, NÃO VAI AJUDAR EM NADA… Read more »

MGNVS

Tadeu Mendes 10 de junho de 2018 at 16:50 Tadeu Mendes… Boa tarde, tudo bem? Entao… em suma, a China realmente espiona e copia os sistemas de armas de varios países, por isso eu perguntei se era real, pq o stealth do Iran com certeza nao era. Sendo real entao a China realmente esta se fortalecendo como player global e nao so regional, visto que os investimentos deles sao em varias areas e nao so a militar. Num futuro proximo teremos novamente duas superpotencias, a China sendo a q ocupara o lugar da URSS e os EUA mantendo sua posicao.… Read more »

Tadeu Mendes

MGNVS,

Em vários Estados da federação que eu conheço, quase que a totalidade das casas não tem muros. Algumas tem cercas de madeira de 1.5 metros de altura.

Não existe nenhuma norma, ou diretriz a nível local ou federal determinando que as casas não possam construir muros. Já vi casas com muros e casas sem muros em uma mesma zona urbana.

Então podemos concluir que seja uma questão de cultura arqitetônica. Uma tradição herdada desde a fundação do país.

Tadeu Mendes

MGNVS,

Você tem toda a razão no comentário sobre a China. Parece que êles encontraram a fómula do sucesso econômico e tecnológico.

A grande questão é: será que algum dia êles irão criar alguma tecnologia civil ou militar totalmente nova e que revolucionará o mundo, ao invés de copiar tudo o que o ocidente criar e produz?

MGNVS

Tadeu Mendes 10 de junho de 2018 at 22:56

Bom dia Tadeu Mendes!

Muito interessante esta questao da cultura arquitetonica nos EUA. Obrigado por me esclarecer. Essa era uma curiosidade que eu sempre tive.

Em relacao a China, eu concordo com vc.
Duvido tbm que a China venha a criar uma tecnologia de ponta totalmente nova e original. Com a espionagem e tbm com a producao em massa q eles tem fica mais facil copiar e adaptar para as necessidades deles.