F-35A da Turquia

Primeiro F-35A da Turquia

F-35A da Turquia
Primeiro F-35A da Turquia no primeiro voo de teste

As autoridades turcas receberam um convite oficial para receber o primeiro jato F-35 Lightning II da próxima geração em 21 de junho, segundo o jornal turco Hürriyet.

“A Lockheed Martin ficaria feliz em vê-lo ao nosso lado durante ‘A Cerimônia de Entrega do F-35 da República da Turquia’ em Fort Worth em 21 de junho”, disse a carta de convite oficial da Lockheed Martin, principal fabricante da aeronave.

A entrega do primeiro avião de guerra acontecerá após a recepção em 21 de junho, acrescentou a carta-convite. O primeiro F-35A da Turquia entrará em serviço em novembro de 2019 após a conclusão de um programa de treinamento de pilotos. Os outros jatos começarão a chegar a intervalos regulares, segundo a reportagem.

Enquanto isso, um comitê do Senado dos EUA aprovou recentemente uma lei de política de defesa que incluía medidas para impedir que a Turquia comprasse os jatos F-35. Foi relatado que a emenda à Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) da senadora democrata Jeanne Shaheen e do senador republicano Thom Tillis, retiraria a Turquia do programa F-35 por causa da detenção do cidadão americano Andrew Brunson, informou o gabinete de Shaheen. O projeto também citou o acordo da Turquia com a Rússia para comprar baterias de mísseis superfície-ar S-400.

Em resposta ao projeto de lei do Senado dos EUA, Hami Aksoy, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, disse que a última medida norte-americana visava convencer a Turquia a abandonar o sistema de defesa S-400 com a Rússia e libertar o pastor americano Andrew Brunson, detido na Turquia por suas ligações com o PKK e o Gülenist Terror Group (FETÖ).

Aksoy disse que a Turquia “cumpriu todos os requisitos” do programa multinacional Joint Strike Fighter (JSF) para produzir o F-35 Lightning II da Lockheed Martin. A Subsecretaria de Indústrias de Defesa (SSM) planeja fornecer 100 aeronaves F-35A ao Comando da Força Aérea Turca como parte do Projeto JSF, no qual a Turquia aderiu como país parceiro, para atender às necessidades do avião de guerra da próxima geração do Comando Aéreo.

Além da Turquia, EUA, Reino Unido, Itália, Países Baixos, Canadá, Austrália, Noruega e Dinamarca também são membros participantes do programa.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Ricardo Alves

Ué? Será que os dólares falaram mais alto do que a política?

HMS TIRELESS

Erdogan representa o que há de pior e deixou isso muito claro ao aplicar um auto-golpe há dois anos atrás. Ainda assim seria muito pior se os EUA não entregassem os jatos aos turcos.

Mauro 76

Hms tem como esses 35 serem entregues com equipamentos adcionais de espionagem e controle por parte dos EUA?e tem como isso ser feito sem que os turcos descubram?

Fox-2

Parece que as ameaças de comprar o SU-57 deram certo !
Entregaram rapidinho !

HMS TIRELESS

Acho que não tem a ver não! O cronograma era esse e está sendo cumprido.

Sidney

100 F-35A bem usados desequilibram ou não poder regional, em especial os embates Turquia vs Grécia e Turquia vs Israel no Oriente Médio? E como ficaria a OTAN e EUA se a Turquia extreitar ainda mais os laços com a Russia tendo em mãos essas 100 aeronaves que serão a ponta de lança do Ocidente pelos próximos 30 anos? E se a Turquia se tornar um Estado com forte orientação religiosa veremos se repetir o que aconteceu no Irã com os F-14? Muito dinheiro e poder em jogo!

Antonio

Boas perguntas. A Turquia enfrenta uma série de desafios de ordem política, econômica e social.
Tudo que o OM não precisa é de outro barril de pólvora na região.

HMS TIRELESS

Erdogan está se esforçando, e muito, para destruir o legado de Estado laico deixando Atartuk. A grande questão é até onde os turcos irão permitir que seus direitos e garantias sejam suprimidos pelos arroubos autoritários do candidato a Sultão.

Antonio Palhares

Os Estados Unidos simplesmente desligariam os aviões em pleno voo no caso da Turquia fazer “pipi” fora do penico.

Defensor da Liberdade

Em pleno vôo? Capaz de nem saírem do chão, ou mesmo se auto-destruirem.

Agnelo

Senhores
É muito difícil os EUA romperem um contrato.
Isso prejudica sua política de defesa, comércio exterior e diplomacia de forma contundente.
Com certeza, os riscos estão gerenciados.
Sds

Mateus von Marchi

Os Estados Unidos vão pisar na jaca ao vender uma arma dessas para um país liderado por um ditador que a qualquer momento pode mudar de lado ou entregar informações para os russos.

Augusto L

Melhor uma Turquia desfuncional com Su-algumacoisa do que com F-35.
O certo serio os EUA e a UE embarga a Turquia por completo.

HMS TIRELESS

O problema é que a Turquia ocupa uma posição estratégica demais, e tem forças armadas grandes demais.

Augusto L

O Iraque também tinha em 91, e uma força na época muito superior a da Turquia hoje.
a Turquia só é estratégica se ela fechar o Bosforo e Dardanelos, se ela fizer é só declara guerra e mandar uns 5 porta aviões pra lá chutar o rabo deles, o resto é mimimi.

Antonio

Querer comparar a Turquia com o Iraque é brincadeira, né?
Talvez na época de Nabucodonosor……

Augusto L

Não, não é, eles podem ter treinamento nivel Otan, coisa que o Iraque nunca teve, mas materialmente o Iraque de 91 foi e ainda seria se não tivesse acontecido tudo que aconteceu, superior as forcas armadas turcas, digo vastamente superior.

Antonio

A Turquia é muito mais poderosa que o Iraque. Isso em termos econômicos e militares. Sem contar a população que é muito maior e melhor instruída. Na boa. Acho que não tem nem comparação.

André

Sem contar que o Iraque em 91 tinha equipamentos soviéticos e estes, pelos exemplos pós segunda guerra, nunca ganharam uma batalha.

Antonio

Equipamentos soviéticos são (ou eram) tão bons quanto os ocidentais, basta que as pessoas que os operam sejam bem preparadas. Basta ver o que os MIGs russos fizeram na Guerra da Coreia, bem como os soldados chineses na mesma guerra.

HMS TIRELESS

Os soldados chineses apenas conseguiram se sobressair pela quantidade na guerra da Coreia, e no mesmo conflito o Mig-15 era equivalente ao F-86 sendo que no últimos meses do conflito a vantagem nos combates aéreos foi claramente da USAF.

André

Antônio,

De acordo com dados aqui do Aéreo, a kill rate do sabre contra o mig 15 foi de 10:1, mesmo com muitos pilotos russos tendo se tornado ases durante esse conflito

HMS TIRELESS

A “kill rate” de 10:1 em favor dos Sabres é exagerada. Corrigidos, os números na verdade são de 3:1 a favor da USAF.

Antonio

Só nos filmes do John Wayne.
Menos, né?!?!

Victor Filipe

não precisa ser dados do filme do John Wayne. 10:1 ainda é uma estimativa bem modesta… isso se deve aos pilotos norte coreanos, verdadeiros cones. por mais Ases russos no conflito eles simplesmente não eram páreo para os pilotos americanos com treinamento superior, viraram apenas alvos para pratica, como o Zero depois da introdução do F6F

Andre

Como eu disse 10:1 são dados aqui do Aéreo.

Antonio

Que, certamente, foram transmitidos pelos americanos.
Ou mesmos que acham que não perderam a Guerra do Vietnã, que a II GM começou a acabar após o Dia D e que o Irã e a Coreia do Norte fazem parte do Eixo do Mal.

Andre

Antonio, Você poderia, por favor, compartilhar sua fonte de dados? Se você acha que o Aéreo não é uma fonte de dados confiável, por que você participa tanto? Sobre a IIGM, apesar de não ter relação com o tópico, eu, pessoalmente, acredito que a Alemanha foi derrotada pelos esforços conjuntos dos aliados. De qualquer forma, talvez você não tenha se atentado à cronologia dos eventos mas, quando os Aliados reconquistaram todo o Norte da Africa, ~maio/43, os Alemães ainda controlavam extensas áreas na URSS, inclusive toda a Ucrânia. Em outubro/43, quando os aliados já tinham tomado todo o sul da… Read more »

Defensor da Liberdade

Parece que o lobby de Israel não funfou desta vez. Melhor ganhar uns dólares do que perder, e pelo altíssimo custo do programa qualquer perda é uma tragédia financeira que eu creio que o contribuinte americano não iria aceitar.

Jefferson Ferreira

Futuro irã ?! Rapaz esses caças devem tá mais craqueado que meu elifoot em 92

Ramon

Com essa venda para os turcos daqui alguns anos os russos vão estar voando de sukhoi Martin SUf-35 e os chineses com a copia exata do F35.

marrua 113

sensacional definição, KKKKKK !!!! grande risco de sito ocorrer.

marrua 113

“isto” não sito

Aerokicker

Leiam a matéria. Tem um jornal turco dizendo que a Lockheed mandou o convite para a Turquia ir a Fort Worth, fábrica da Lockheed, fazer a entrega simbólica do avião de um lado e o Congresso americano se movimentando para barrar a venda do outro. Não há definição nenhuma de se a Turquia vai afinal ter ou não o F-35 em seu poder ainda.

Podem esperar que esse jogo ainda terá mais lances a serem acompanhados. E se eu fosse fazer uma aposta, diria que os donos do Bósforo ainda terão alguns dissabores.

Pedro Rocha

Olá senhores! Se não estou enganado a Turquia é parceiro na fabricação do F-35, portanto desde o inicio do projeto ela tem amplo acesso ao mesmo! Não se monta um painel ou uma longarina sem acesso ao projeto! Acho que o maior segredo industrial do F-35 seja justamente seu revestimento antirradar algo que a Turquia deve ter tido amplo acesso! Detalhe não imagino que a aviônica não seja mais secreta quando os revestimentos! Pergunto aos senhores por que com a entrega da encomenda turca seria quebra de segredo do F-35! Esses políticos americanos estão criando um factoide para aparecerem e… Read more »

ghutoz

poxa os turcos danadinhos vão matar a curiosidade de saber qual é mais eficiente, os caças americanos ou os SAM russos

PauloR

Turquia não vai perder nada se os americanos barrarem a entrega. Logo Erdogan assina contrato para compra de dezenas de Su57, em troca os russos fornecem apoio no desenvolvimento do jato que os turcos estão desenvolvendo.

HMS TIRELESS

O F-35 é mais furtivo e já estreou em combate em ambiente aéreo contestado ao contrário do Su-57, que apenas disparou um míssil de cruzeiro contra barbudinhos de sandália e AK-47.

Tem certeza que os turcos “não vão perder nada”?

DOUGLAS TARGINO

E ainda recebem uma bolada por quebra de contrato e devolução de dinheiro que investiu.

Pedro Rocha

Saudações! Se esse cenário se confirmar a maior ironia será que a Turquia pagará os aviões russos justamente com a multa bilionária da quebra de contrato! Imagino que inclusive receberá uma gorda indenização para não quebrar a propriedade intelectual do F-35! Talvez recebe apoio técnico da Lockeed como forma de indenização! Veremos o desenrolar!

José

A ditadura turca,comandada pelo tirano Erdogan,que chantageia e esbraveja sempre os USA e aliados,sempre levando vantagem.
Os USA sempre se submetem aos caprichos do tirano otomano,por cujo interesse em manter,em território turco,as suas bases consideradas estratégicas em suas disputas e tolas rivalidades com a Rússia(quando se trata de Rússia os ditos democratas tem histeria).
Nem mesmo o genocídio do povo armênio é levado em conta,bem como as perseguições da oposição turca e cristãos.

Tadeu Mendes

Como o SU-57 não é stealth, deixa os turcos mulçumanos comprarem o jato russo.

O F-35 não deveria ser operado por países anti-Ocidente ou anti-Israel.

A Turquia está into pelo mau caminho e um dia vai acabar tendo o mesmo destino que o Iraque.

Defensor da Liberdade

Oxe Israel ganha F-35 de graça, por que a Turquia pagando não pode ter também? Pensei que a direita era à favor da autodeterminação dos povos.

HMS TIRELESS

Israel é um aliado confiável dos EUA. A Turquia, depois de Erdogan, não….

Agora, o fato é que esse contrato já passou do ponto de não retorno e o melhor que os EUA fazem é entregar os aviões aos turcos.

Mk48

Você tem fixação por Israel.

HMS TIRELESS

Bem lembrado amigo Mk-48! O interessante seria saber o porquê da fixação desse povo por Israel. Lamentavelmente não é pelo fato de quem em 70 anos o bravo povo judeu ter construído um Estado modernos, economicamente forte especialmente nos segmentos de agricultura e alta tecnologia, democrático e que ainda por cima venceu quatro guerras contra os seus inimigos.

Defensor da Liberdade

Já que é economicamente forte, manda o Tio Sam suspender a ajuda financeira então! eles podem muito bem pagar por suas próprias armas!

HMS TIRELESS

Meu caro, o orçamento de defesa de Israel é de US$ 20 bilhões de Dólares sendo que a ajuda norte-americana corresponde a US$ 3.8 bilhões anuais. Ou seja, não corresponde a 20% do orçamento a ajuda militar norte americana com o restante (mais de 80%) sendo bancados pelo contribuinte israelense, que por sinal paga altos impostos. Outrossim e como já foi dito outras vezes por mim e por outras pessoas, a ajuda militar norte-americana termina voltando ao país em compras efetuadas pelo Estado judeu sendo, na prática, subsídio indireto à própria indústria bélica norte-americana. Ou seja, a lenga-lenga de que… Read more »

Antonio

Bibi está nervoso. Ontem, saiu na mídia pedindo intervenção internacional contra o Irã.
Autoridade da OTAN (um norueguês que esqueci o nome) negou qualquer apoio militar a Israel em caso de conflito com o Irã por não fazer parte da Organização.
Chanceler russo foi enfático: Está na hora de devolver os territórios palestinos.
Depois, coloco os links destas três notícias.

Como previsto, as coisas estão acontecendo.

HMS TIRELESS

De fato as coisas estão acontecendo pois não apenas os russos e israelenses concordam que os iranianos devem sair da Síria como também todos os países da Europa disseram o mesmo essa semana.

E por falar em russos e iranianos uma movimentação de tropas russas na fronteiras da Síria com o Líbano teria enfurecidos os prepostos do regime teocrático de Teerã.

A propósito o discurso do secretário geral da OTAN fala do retorno de Israel à fronteiras de 1967 ou seja, vai contra o desejo de aniquilação do estado judeu nutrido por aqueles dotados de sentimentos pouco civilizados.

HMS TIRELESS

Quanto à declaração do secretário geral da OTAN certamente Netanyahu deu boas gargalhadas afinal Israel sozinho pôs abaixo as infraestruturas iranianas na Síria sem dificuldades

E quanto aos territórios palestinos, é muito simples: basta eles reconhecerem a existência do Estado judeu e abdicarem do direito de retorno dos refugiados. Simples assim….

Antonio

Quando a Cisjordânia ocupada for devolvida, Israel ficará em uma posição militar insustentável. Basta ver o mapa.

Antonio

E não quero estar vivo para ver o que vai acontecer.

José

Israel tem apenas 20.000Km² de área que,diga-se de passagem,é menor do que o Israel do tempo do rei Davi.A bem da verdade que se diga:os árabes que outrora se apossaram de terras pertencente a Israel,é que devem devolver aquelas terras a Israel,e não o contrario. Os árabes se odeiam mutuamente,vive em eternas brigas,porém tem em comum o seu ódio a Israel.Eles fazem uma frente unida(são muito desunidos)contra Israel.Como são muitos países islâmicos,e alguns tem muito dinheiro,quase todos os outros países fazem média com eles por puro interesse.Como também todos eles são tiranias que exploram,submetem e oprimem aqueles povos.Os dirigentes criaram… Read more »

Defensor da Liberdade

Caro José, se for para devolver terras conquistadas pelo meio militar, meu Deus, a maioria dos países vão se esfacelar.

HMS TIRELESS

Israel durante 19 anos existiu sem a Cisjordânia. E nesse tempo o Estado Judeu tinha menos armas, não tinha armas nucleares e não era apoiado por nenhuma super potência. Do outro lado havia o tirano Gamal Abdel Nasser e antiga URSS a dar quantidades incalculáveis de armas para os inimigos de Israel. Pois bem, estamos em 2018. Israel não apenas tem mais armas e também armas nucleares como detém por larga margem a superioridade tecnológica do Oriente Médio, cuja margem só aumenta. A URSS não existe mais e a Rússia não quer confusão com o Estado Judeu, da mesma forma… Read more »

Alessandro

Eu acho que os EUA vão se arrepender futuramente se entregarem essa encomenda de F-35 para os turcos, entendo que a Turquia é estrategicamente importante para a OTAN, mas o governo de Erdogan não! Ele já se posicionou ser CONTRA, e pró-Rússia, eae, os americanos vão arriscar entregar um caça de 5ª geração nas mãos desse senhor, sabendo do risco de repassar informações sigilosas, e altamente secretas do caça para a Rússia do Putin ? Eu não arriscaria com o Erdogan no poder!! E daí que ele vai cair no colo da Rússia do Putin? Será que ninguém vê, que… Read more »

Russian Bear

A Rússia agradece a possibilidade de ter acesso a tecnologia stealth made in USA. A Turquia cumpriu sua parte no acordo de desenvolvimento do projeto F-35 e deve receber sem atrasos todas as unidades. Agora é aguardar como os Estados Unidos irão gerenciar seu produto mais top em relação às estratégias do Erdogan e Putin. Regionalmente a Turquia com esses 100 F-35, é capaz de desestabilizar toda uma região. Vamos aguardar.

_RR_

Russian Bear,

O produto mais ‘top’ dos EUA é o F-22, cujo substituto já começa a tomar forma nas “pranchetas”.

Também é certo que a variante turca é distinta em muitos aspectos em relação as variantes europeias e as de uso dos americanos; assim como o serão aquelas próprias para exportação para clientes de fora do bloco de participação.

HMS TIRELESS

Não creio muito nessa hipótese de que os exemplares turcos sejam diferentes dos operados pelos norte-americanos amigo RR! tendo em vista a necessidade de entregar três variantes para diversos parceiros internacionais o mais provável é que os aviões sejam muito semelhantes apenas diferindo em detalhes referentes à integração de algumas armas como é o caso do ASRAAM e do METEOR nos exemplares britânicos.

Na verdade acho que apenas os F-35I israelenses é que vão fugir a essa regra.

_RR_

Caro HMS Tireless, Pode ser que adotem modificações bastante específicas, tais como sistemas de comunicação/link de dados distintos, uma pintura RAM menos eficaz, processadores mais lentos para o sistema de armas, entre outras modificações que podem afetar o desempenho da máquina, mas que não requerem trabalhos substanciais para serem executadas. Ou seja, as características básicas provavelmente serão as mesmas ( o caça faria basicamente as mesmas coisas ), mas o desempenho seria diferente… Quando observo essa relação Turquia x EUA, não consigo deixar de traçar um paralelo com a relação Irã x EUA dos anos 70. E é minha percepção… Read more »

Vinicius

O problema não é a Turquia receber ou não o F-35, a questão seria se o aparelho será o modelo mais atualizado ou um ‘intermediário’ com defeitos a serem corrigidos. Aposto que não será o ‘top de linha.’

HMS TIRELESS

Nada mais falso isso! Os exemplares turcos estão saindo da mesma linha de montagem que produz os exemplares que estão sendo entregues à USAF, USN, USMC, RAF, RN, Real Força Aérea Holandesa, Real Força Aérea da Noruega e Heyl Ha’Avir. É igual aquela história segundo a qual o Chile teria comprado o AIM-120 AMRAAM e o mesmo teria ficado estocado nos EUA ou seja, uma Fake News que repetida à exaustão na Internet alcançou ares de verdade absoluta.

Aliás, quem costumava entregar versões degradadas dos seus caças aos aliados era a antiga URSS.

Gilberto Rezende

A Turquia é parceiro fundador do programa JSF. O protocolo segue como foi combinado ANOS ATRÁS. A possibilidade do senado americano bloquear a venda do F-35 está numa iniciativa dentro da comissão de orçamento de defesa para o próximo ano fiscal. SE a iniciativa for aprovada a Turquia receberá algumas unidades de F-35 já programadas e aprovadas até o fim do ano fiscal de 2018/2019 (meio do ano de 2019). Seria juridicamente temerário o governo americano não honrar estes compromissos com a Turquia. Se cancelarem posteriormente as demais entregas de F-35 criarão um impasse que poderá acabar com algum F-35… Read more »

Defensor da Liberdade

Pois é, os caras armam golpes de estado dentro do país dos outros e querem que o governo local fique tranquilo como se nada houvesse acontecido. Essas quebras de acordos frequentes por parte dos EUA ainda vão acabar mal, principalmente no que se refere à economia, com a adoção do bilateralismo e até mesmo o retorno do padrão ouro ao invés da ancoragem de muitas moedas no dólar.

HMS TIRELESS

Meu caro Giba, a história de que o golpe de 2016 teria sido “orquestrado pelos EUA” e “frustrado por informações do serviço secreto russo” é mais uma daquelas fake news que repetidas ad nauseam na internet acabam ganhando para alguns o status de verdade suprema. Contudo, no mundo dos fatos reais a verdade passa longe da fantasia visto que longe de ter sido um golpe frustrado contra Erdogan o que houve na verdade foi um auto-golpe bem sucedido levado a cabo pelo Sultão de Ancara, que valeu-se de mesmo para levar adiante seu projeto de poder consistente em erodir as… Read more »

Ozzy

Belo avião, mas em país em desenvolvimento com certeza vai virar rainha do hangar.
Esse pessoal não sabe o buraco em que estao se metendo. Eles não possuem cacife para manter uma frota de 5 geração.

Delfim

Quando se tem o Bósforo e o Dardanelos, não se precisa de mais nada.

Sérgio Luís

O Putin agradece!

Walfrido Strobel

A Turquia está conseguindo se firmar como um exportador de equipamentos militares, agora conseguiu vender seu Acar Surveillance Radar do tipo do nosso “Saber” para o Uruguai e Argentina.
. https://mobile.twitter.com/Acemal71/status/1005197381300875265/photo/1

Walfrido Strobel

Antes que alguem pergunte algum detalhe sobre o radar, este é o ACAR Ground Surveillance Radar.
. http://www.aselsan.com.tr/en-us/capabilities/radar-systems/reconnaissance-%E2%80%93-surveillance-radars/acar-ground-surveillance-radar

Moises

Acho que foi dado o primeiro grande passo para F35 poder ser travado na artilharia antiaérea dos russos.