Reconstrução do MH17

Reconstrução do MH17

Reconstrução do MH17
Reconstrução do Boeing 777 do voo MH17

BUNNIK, 24 MAI (ANSA) – Especialistas holandeses que investigam o caso do voo MH17 da Malaysia Airlines derrubado no dia 17 de julho de 2014 com 298 pessoas a bordo revelaram nesta quinta-feira (24) que o míssil lançado para abater o avião pertencia às forças militares russas.

O Boeing 777 fazia o trajeto entre Amsterdã, na Holanda, e Kuala Lampur, na Malásia, quando foi abatido em uma região de conflito na Ucrânia. Todos os tripulantes e passageiros morreram na tragédia.

Durante coletiva de imprensa, o investigador holandês Wilbert Paulissen afirmou que a equipe “chegou à conclusão de que o BUK-TELAR que derrubou o voo MH17 veio da 53ª Brigada de Mísseis Antiaéreos com base em Kursk, na Rússia”.

Segundo o holandês, na ocasião, o sistema de mísseis foi levado para o território ucraniano minutos antes do ataque e logo depois retornou a área russa. No entanto, Moscou sempre negou qualquer responsabilidade na queda da aeronave. De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, o governo russo está usando seu poder de veto na ONU para impedir que um tribunal internacional determine a culpa sobre a tragédia. Cerca de 100 pessoas suspeitas de terem ligação com o incidente foram investigadas. Além disso, os holandeses fizeram uma reconstituição do trajeto percorrido pelo míssil com uso de vídeos e fotografias. Em 2016, os investigadores já haviam apontado para esse desfecho, mas até então não tinham provas suficientes. Agora, o grupo disse que possui “evidências legais e convincentes que vão se sustentar em um tribunal”.

Para o coordenador dos investigadores, Fred Westerbeke, o processo de investigação já se encontra na “última etapa”, mas ainda existe muito trabalho para ser feito. Familiares das vítimas x Copa do Mundo Os familiares dos passageiros que morreram na catástrofe do voo MH17 divulgou nesta quinta-feira (24) uma carta aberta ao povo russo, publicada na “Novaya Gazeta”, acusando as autoridades da Rússia de esconderem a verdade sobre a Copa do Mundo de 2018, do mesmo jeito como fez no caso da aeronave da Malaysia Airlines. “Esperamos que a Copa do Mundo na Rússia seja um sucesso e uma fonte de satisfação e orgulho para o povo russo. Mas é inegável que, do nosso ponto de vista, uma sombra paira sobre o evento”, diz o texto.

“Notamos com amarga ironia que os líderes russos, que prometem receber o mundo de braços abertos, são os principais responsáveis pela destruição do nosso mundo. Eles são os mesmos líderes que desde aquele dia terrível tentaram encobrir a verdade em uma tentativa de iludir a própria reponsabilidade”, acrescenta.

O voo MH17 foi abatido por um míssil quando sobrevoava o leste da Ucrânia e, segundo a equipe internacional que investiga o caso há quatro anos, o míssil utilizado foi lançado pelas forças russas. (ANSA)

Buk
Buk-M2EK

FONTE: Isto É

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS

E o governo russo continua mentindo, mentindo,mentindo, mentindo……Contudo o resultado da investigação não apenas demonstra a responsabilidade russa no evento como comprova o envolvimento do Kremlin com os separatistas

Jeff

Oi tireless. E eu lendo também aquela matéria sobre o Navio americano que derrubou aquele outro avião. Os EUA tiveram comportamento semelhante? Por mais que se comprove que os equipamentos deles claramente poderiam mostrar se tratar de um jato comercial, o final foi o mesmo. Aí eu pergunto, qual a diferença? Entre o caso Russo e o Americano?
Veja bem, não agito bandeirinha pra nenhum dos dois lados, o fato é que dois aviões civis foram derrubados.

HMS TIRELESS

Oi Jeff! Ao menos os norte-americanos reconheceram que derrubaram o avião iraniano, embora não tenham assumido o porquê do ocorrido, e indenizaram as famílias dos passageiros.

Hélio

Reconheceram? Não reconheceram não, tentaram fraudar as investigações de todas as maneiras e ainda sequer pediram desculpas. Agora, comprovação de que? Investigações já atribuíram culpa aos 2 lados, quem está mentindo? As investigações alinhadas com moscou ou as conduzidas pela Otan? Faça-me o favor. Se os EUA tivessem a oportunidade teriam culpado o Irã pela queda aquele avião.

HMS TIRELESS

Se não houvessem reconhecido que derrubaram o avião ou seja, que o resultado do evento se deu por ação da tripulação do Cruzador USS Vincennes, não teriam indenizado as famílias dos passageiros da aeronave.

Outrossim as investigações levada a cabo pela Holanda, país de onde partiu a aeronave e da maioria das vítimas, foram minuciosas em comprovar que o míssil partiu de uma unidade do exército russo, inclusive pelo número de série do mesmo.

Tadeu Mendes

A diferença é que o avião iraniano foi contatado e ordenado a mudar o curso.

Mas a aeronave continuou baixando, ignorando a advertencia da US Navy, e foi destruida por um míssil.

Somente depois do abate, a tripulação desconfiou de see tratava de um jato comercial.

No caso do MH 17, O jato estava em altitude de cruzeiro, velocidade e curso inalterado.

Tadeu Mendes

Galante,

O que foi comentado na época, era de que o curso da aeronave estava aproximando-a ao USS Vincennes (head on) em trajetória descendente.

Esse foi um dos motivos pelos quais o governo Americano demorou quase três anos para assumir a culpa.

Hélio

O avião iraniano não foi contatado ou avisado. O comandante do ticonderoga entrou em contato com o avião na frequência errada, não houve contato com o avião.

Tadeu Mendes

Não senhor, o comandante da aeronave ignorou. A fequencia utilizada na aviação comercial é padrão internacional.

Felipe

Esse caso é mais confuso porque a Ucrânia também opera exatamente o mesmo equipamento e também de origem russa. Os rebeldes pró-Russia também operavam, sem aval da Russia, pois capturaram da Ucrânia. E também há um interesse dos ocidentais de culpar a Russia. Eu não confio neste relatório.

Alex

Bom dia Tireless,

Cada caso e um caso. Acho dificil um transporte aereo civil ter sido identificado erroneamente como uma aeronave militar, mas ca@$D@s acontecem. Pode ter acontecido no caso Russo tambem.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Iran_Air_655

Augusto L

Á Russia pode negar mas ela bem q podia indenizar as famílias das vítimas como os EUA fez com o vôo do Irã mas todos sabemos que é improvável.

Delfim

Todo mundo já desconfiava.
Aliás, derrubar aeronave comercial sem contramedidas, voando em linha reta e um RCA do tamanho da Lua é mole.
Quando derrubarem um F-35 me acordem.

Augusto Mota

Fonte inidônea e sem prova alguma, só fofoca.

Fila

Delfim, nem é tão mole assim… O Brasil mesmo não consegue, a partir do solo, fazer isso.

Walfrido Strobel

Mas isso já era sabido desde a época, não tem novidade nenhuma nisso.
. https://www.bellingcat.com/news/uk-and-europe/2016/05/03/the_lost_digit/comment-page-2/

Rui chapéu

Em 2016, os investigadores já haviam apontado para esse desfecho, mas até então não tinham provas suficientes. Agora, o grupo disse que possui “evidências legais e convincentes que vão se sustentar em um tribunal”

Fox-2

Creio que não foi a Russia que derrubou esse caça, mas sim os Ucranianos. Pois a Russia não ganhou nada com isso e só perdeu prestigio com a campanha de difamatória do ocidente.
Não é de agora que países em guerra, criem situações e forjem provas.

Flávio Henrique

isso não é um caça amigo, mas lembre o que aconteceu no irã com os US, veja que embora tenha sido uma tragedia eles ainda assumiram a responsabilidade pelo acontecido….Já a Rússia e os separatista não querem assumir a culpa (confundiram o 777 com um An-26) pois ao fazer isso perderiam o apoio popular deixando mais nítido a natureza criminosa da Rússia no teatro ucraniano (invadir e anexar territórios).

Fox-2

Flavio Henrique,
Sinto muito lhe disser, mas você é um anjinho ainda !
Você deixou de pensar por si próprio e está deixando com que a mídia pense por você.

Fox-2

“isso não é um caça amigo”
Escrevi errado porque sempre discutimos sobre aviões de combate, foi uma errata !
Acontece. kkkkk

HMS TIRELESS

Meu caro Fox-2, a investigação levada a cabo pela Holanda não apenas comprovou que o Míssil era russo como também foi capaz de apontar a unidade a qual pertencia o mesmo. Outrossim na esteira desse evento os russos inventaram toda sorte de mentiras para colocar a culpa nos Ucranianos. Primeiro apontaram que teria sido um Su-25 ucraniano o responsáveis pelo abate (ignorando que esse aparelho de apoio aéreo aproximado dificilmente conseguiria interceptar um 777-200ER em vôo de cruzeiro), depois apresentaram uma fotomontagem grosseira de um Su-27 interceptando o avião e por fim inventaram que o MH17 foi derrubado por engano… Read more »

Hélio

Comprovar que o míssil era russo comprova que quem abateu foi a russia? A ucrania não opera o mesmo missil?

HMS TIRELESS

Você leu a notícia? Conseguiram provar a unidade do exército russo a que pertencia a bateria usada no episódio. A verdade é que resta comprovado que o Kremlin é a mão que balança o berço dos separatistas.

Gonçalo Jr.

Acontece que recolheram as partes do do míssil restante e com o nº de série do mesmo. O que explodiu foi a cabeça de guerra do míssil e o corpo ficou praticamente intacto daí, descobriram também até mesmo de que unidade militar, onde estava baseada e tudo o mais referente ao fato.

Se os editores permitirem aqui está a imagem de um dos investigadores e o resto do míssil que abateu o avião.
https://istoe.com.br/investigadores-missil-que-derrubou-voo-mh17-veio-de-brigada-militar-russa/

Doug385

Isso não é novidade nenhuma. ________________
____________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROPAGAR XENOFOBIA. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jeff

Mas cá pra nós, esse sistema antiaéreo é bonito hein? Será tão efetivo assim para aviões de combate, com contra-medidas e etc.?

Fox-2

Jeff,
As contra-medidas não dão a um caça invencibilidade, ela só é efetiva se o caça estiver a longa distancia e manobrando com alta taxa de força G.

Hawk

A diferença é quando os Americanos fazem c… (que não vão conseguir esconder), eles admitem pois sabe que todos irão cobrar deles e não tem como esconder o óbvio.
Os Russos sempre empurram para debaixo o do tapete, ou pelo menos tentam.

João Borges

Em 2001 a Ucrânia derrubou um TU-154 russo com um Buk.

ScudB

Não.
Foi – S200. Voo SBI-1812
P.S. au-au pegou um coment meu.

ScudB

Srs Editores!
Na ultima foto – carregador-lançador 9A316 :
http://bastion-karpenko.ru/kartinki/BUK-M2_PARAD_MOSKVA_150509_20.JPG
Ja o bem dito Buk-M2EK se trata disto:
comment image
(basicamente um Buk-M2 de exportação no chassi bielorrusso MZKT-69221).
Um grande abraço!

Ypojucan

Caros, que a Russia apoia os “separatistas” nessa verdadeira idiotice da guerra na Ucrânia, não é novidade. As forças Ucranianas vinham atacando os “separatistas” como os Mi-24, jatos Su-25 e até com os Su-24, sendo assim, apesar de as forças bancadas por Moscou não serem de todo desprovidas de sistemas de defesa aérea, essas não possuíam meios de abater alvos a média altitude. Ora, em sendo assim, Moscou passou um TELAR Buk para os “separatistas” e esse mesmo Buk, em dias anteriores ao abate do Boeing 777, foi usado para derrubar ao que consta um An-30 de reconhecimento das forças… Read more »

Jefferson Ferreira

É um absurdo, pior que tem uma cadeia de comando e é importante saber quem deu a ordem para o abate, mas infelizmente, como a russia se nega a ajudar dificilmente saberemos que foi o responsável por essa tragédia, na época eu achava que tinha sido por parte dos rebeldes mas com as provas não tem como a russia negar…

Delfim

A coisa vai ficar no nível de desculpas diplomáticas e reparações financeiras. Ninguém fará uma guerra por isto.

José

Os russos confundiram a aeronave e jamais,em seu orgulho,admitirão isso,porém a sua torcida também jamais admitira a verdade real,posto que já fizeram a escolha em quem acreditar.
Quando um submarino russo passou por dificuldades que veio a ser fatal,eles,os russos recusaram ajuda não admitindo a sua incapacidade de resolver o problema.Preferiram,em nome do orgulho nacional,ver perecer toda tripulação do submarino,que dar o braço a torcer e se submeter ao auxílio das potências ocidentais,pois ai caracterizariam,mais uma vez,a sua inferioridade.

Carlos Crispim

Eu não vejo nenhuma semelhança com o Vincennes, os EUA tinham sido atacados antes naquela mesma área, se não me engano foi o “efeito USS Stark”, estavam ligados e com os dedos no gatilho, detectaram o Boeing e sentaram o dedo, foi uma série de falhas grotescas, mas não me elmbro deles terem feito esse teatro infame e vezaminoso que os russos fizeram com o MH17, desculpem, houve erros tb na identificação do alvo, sentaram o dedo no gatilho também, abateram errado, até ai tudo igual, mas depois que descobriram a M que fizeram saíram correndo de volta pra Rússia… Read more »

XFF

Qual a prova que foi Rússia? O Buk é operado pela Rússia e por vários países que faziam parte da União Soviética. A Ucrânia também opera míssil Buk. È meio tendencioso apontar o dedo para Rússia numa investigação feita pela OTAN.

Augusto Mota

XFF, qual prova? Meu Deus, leia a matéria por favor!

100nick-Elã

Contrataram os mesmos investigadores que disseram que existia armas de destruição em massa no Iraque de Saddam?

XFF

pois é….

Augusto Mota

Comentários bobos de 100nick-Elã e XFF, sem nexo, isso é argumento? Foram investigadores holandeses que descobriram tudo e vão levar para um tribunal e vocês fazendo troça de uma coisa séria, 300 pessoas morreram!

Carlos Alberto Soares

Operadores qualificados e Russos.

Russian Bear

Míssil de origem /fabricação russa não quer dizer operado por russos. Este equipamento é utilizado por separatistas e até mesmo pelo exército ucraniano. Jamais o governo russo permitiu oficiais do seu exército atacar qualquer tipo de posição na Ucrânia. Mais uma matéria tendenciosa que mostra como Hollywood influencia até mesmo a mídia dita tão especilizada. Toda esta parte da Europa está sofrendo a manipulação clássica, sofrendo a pressão do bicho papão (Rússia) prestes a invadir seus territórios sem motivo aparente. Desde os primórdios, a midia ocidental pinta a Rússia como o país mais malvado do mundo, juntamente com todos os… Read more »

Vinicius

No caso da Ucrânia, foram indenizados as famílias Russas e Israelenses? Não! Tratam o incidentes com pesos diferentes, sendo que não são. Será que se foi a Russia mesmo e, ela tivesse confessado logo após o ocorrido, teria o tratamento de alguém que erra e pede desculpas, como foi com os EUA?

jose luiz esposito

Até aí tudo bem , mas o Míssil era usado pelo Exercito Fantoche da UCRNIA !

Ricardo Bigliazzi

Conta uma novidade… fica apenas o sentimento de solidariedade aos familiares das vitimas indefesas.

Esse Putin não é fácil, não o considero como o Messias/Mentor que levará a Mãe Russia ao velho e obsoleto comunismo/socialismo. Esse cidadão está inventando o “NewCzarismo”.

Sr. Putin, o novo Czar. Mandatário Vitalício da nova, moderna, poderosa, perigosa e trepidante Mãe Russia.

Pergunta do milhão: Esse cidadão pode se “re-eleger” de maneira infinita?

HMS TIRELESS

“Pergunta do milhão: Esse cidadão pode se “re-eleger” de maneira infinita?”

Exatamente! E se perigar o crápula quer se reeleger até depois de morto…

Walfrido Strobel

E qual é o problema do Putin se reeleger se alternando como primeiro ministro e presidente?

Gilbert

O negocio é o seguinte tem que ser muito tonto para passar com um avião de passageiros em cima de uma zona de guerra ou por causa de dinheiro a companhia aérea assumiu o risco e eles são os maiores culpados no meu endendimento.

Munhoz

As forças da Ucrânia tinham maior interesse em abater um possível avião de reconhecimento russo.