Caça Saab Gripen E em voo de testes

Caça Saab Gripen E em voo de testes

A Saab realizou hoje seu seminário anual do Gripen em sua sede em Estocolmo, para compartilhar, com um público global, os mais recentes pensamentos e insights sobre essa família exclusiva de caças.

Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronáuticos, foi o anfitrião do evento, abrindo o seminário com uma visão geral do Gripen.

A evolução contínua da classe Gripen C foi destacada, incluindo a atualização da Força Aérea Tcheca com o padrão MS20, que permite novas missões para sua frota Gripen C.

Novas imagens foram mostradas sobre o programa Gripen E em andamento, com notáveis realizações desde o seminário de 2017, incluindo seu primeiro voo e mudança para supersônico.

O recente anúncio de uma nova instalação de aeroestruturas do Gripen E mostrou o progresso da cooperação com o Brasil, enquanto o grupo de usuários Gripen realizou reuniões pela primeira vez.

Uma atualização sobre os níveis contínuos de interesse global na família Gripen foi fornecida por Richard Smith, diretor de marketing e vendas do Gripen, mostrando que a Saab é capaz de atender às demandas de diversos segmentos de mercado com as séries C e E.

Ciclo OODA no Gripen E
Ciclo OODA no Gripen E
Sistema de Guerra Eletrônica (EW) do Gripen E

Sistema de Guerra Eletrônica (EW) do Gripen E

O seminário deste ano contou com a participação de novos oradores que discutiram as características da aeronave Gripen E e abordaram especificidades relevantes para os caças. Mikael Olsson, piloto do Gripen do Centro de Ensaios em voo da Saab, falou sobre a importância do Gripen E como um caça que permite ao piloto ter controle total, em vez de apenas voar para sobreviver em um campo de batalha hostil.

O tema da Guerra Eletrônica (EW, sigla em inglês) está ganhando cada vez mais interesse à medida que o número de radares e mísseis avançados em terra e no ar tornam imperativo que um caça seja projetado para competir no espaço de batalha de EW. Inga Bergström, diretora de vendas do Gripen EW, explicou como o Gripen E possui um sistema de EW sofisticado, essencial em seu projeto, para garantir o sucesso da missão contra esse amplo espectro de ameaças.

O seminário Gripen é um evento anual em que a Saab oferece insights sobre seu renomado caça e no qual os participantes podem fazer perguntas. É um evento realizado simultaneamente em Estocolmo, na Suécia, e on-line, ou seja, no mundo todo.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSLGROUP

SAIBA MAIS SOBRE O CAÇA GRIPEN:

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RicardoNB

Por nada não mas em ECM o Gripen NG n deve em nada para ninguém.

BILL27

Vou deixar um off aqui …
SU 57 visto com o novo motor ,não parece ter mudado muita coisa no aspecto furtividade

https://russianplanes.net/id229921

GengisDu

Fico pensando se os russos resolvem colocar um bocal de exaustão igual ao do F-22 no Su-57, ficaria bacana demais.

Vinicius

Enquanto não for colocado em ‘prova’ tudo não passa de especulação. Não se pode afirmar se é furtivo ou não apenas analisando friamente, sem dados de radar.
A Índia diz que detectou o J-20 em seus radares e saiu “soltando fogo pelas narinas” afirmando o mesmo não ter nada de furtividade. Mas até agora, não disponibilizou os dados mostrando o dito caça.

Bosco

Bill,
Os russos utilizam nesse bocal, tecnologia stealth semelhante à adotada pelo F-35, conhecida como LOAN (low observable assimetric nozzle). Esse bocal, apesar de parecer convencional, reduz significativamente o RCS e a assinatura térmica.

Bosco

Perdão pelo excesso de “vírgulas”.
Tenho o péssimo hábito de só ler o que escrevi depois que já enviei. Não raro escorrego no “portiuga”.

Marquês de São Vicente

Obrigado pela postagem do video. Demais!

Tallguiese

Essa versão “growler” do Gripem ng, é uma boa para os esquadrões aquipados com AMX.

GengisDu

Em pensar q todo este equipamento faz parte do Gripen E, não se tratando de equipamento pra ser plugado em caso de missão específica. É um baita de um avião. Creio que, tirando a furtividade , o Gripen briga em igualdade com o F-35.

Ozzy

É um belo avião. Creio que as duas desvantagens naturais dele é não ser um stealth e a limitação de carga em missões de ataque. Em relação a invisibilidade, na época da contratação chegou a sair uma reportagem relatando que uma das causas do aumento do preço era a incorporação de soluções para melhorar a discrição da aeronave. Não sei o que significa na pratica, mas pode ter relação com as pesquisas que a FAB está fazendo há muito anos para criar uma “tinta” que absorve emissões do radar inimigo. Para aquisição do segundo lote do caça, a FAB poderia… Read more »

BILL27

O RCS do Gripen é bem peqeno ,eu tbm acho que a unica desavntagem é a carga ,que ao que parece não vai ser maior que 5,500 kgs

Alex Nogueira

5 tons é mais do que suficiente para as missões que vai desempenhar, mais do que isso compromete severamente a manobrabilidade e aumenta o gasto de combustível de modo que não terá um bom custo x benefício, sem contar que exigiria mais esforço da estrutura também.

O ideal é ter sempre dois caças operando junto, assim um cobre o outro e aumenta a possibilidade de sucesso da missão.

Bardini

” Creio que, tirando a furtividade , o Gripen briga em igualdade com o F-35.”
.
“Creio que as duas desvantagens naturais dele é não ser um stealth…”
.
Pra quem não viu… Eu encurto o caminho, coloquem no tempo 1:18:40 do seminário.

GengisDu

Bardini, não sou muito bom em inglês, mas eu entendi certo e eles dizem ser o Gripen E stealth mediante sua assinatura radar e seus eletrônicos ou entendi tudo errado??
Pode me ajudar por favor?

Fernandes

O sueco que está respondendo as questões afirma na resposta direta à pergunta feita aos 1:18:40 ao final (tradução livre): “Nós somos stealth e estamos trabalhando para aprimorar ainda mais essa qualidade”.
Uau!!!… E agora??

Bosco

Pra ser stealth, como se entende o sentido da palavra, é preciso operar de forma discreta (sem ser percebido ou sendo percebido tardiamente). Isso em tese só pode ser conseguido reduzindo o RCS da aeronave (além da redução da assinatura térmica, visual e do controle de emissões). Tendo em vista a redução do RCS, só é possível através da aplicação de material RAM (na estrutura e na cobertura) combinado com a técnica de forma (que implica em baias internas de armas), com a geração de plasma stealth (não sei se os russos fazem isso) e no “cancelamento ativo” (também não… Read more »

Fernandes

Bosco, concordo com toda sua explicação. O que talvez estejam considerando é que, como em blindagem, pode haver uma classificação em nível de furtividade – Não sei se isso existe. Assim, por exemplo o F-22 seria nível 1, enquanto que o J-20 seria nível 5; o SU-57 seria nível 6; etc… até o nível 10 que seriam os caças da geração 4++ . Se considerado algo assim, e levando em conta o baixo RCS do F-39, a resposta dada é correta: “Nós somos stealth” Caramba, acho que voei alto agora, mas o objetivo é que esse tema não se encerre…… Read more »

Bosco

Fernandes, Alguém já pensou isso pra gente. rsrss Basicamente as aeronaves em relação ao RCS são classificadas em: Convencional : RCS acima de 1 m². Ex: F-18 Semi-stealth ou LO: entre 0,001 m² e 1 m? Ex: Su-57 Stealth / VLO-1: RCS abaixo de 0,001 m² principalmente no setor frontal, redução da assinatura térmica e adotando controle de emissões.Ex: o F-35 Stealth / VLO-2: stealth all-aspect e “banda larga” (o que incluiria os radares de baixa frequência). Como exemplo, o B-2. Estas informações estão disponíveis nos sites “sistemasdearmas” e “ausaipower”. – * em relação ao “cancelamento ativo”, duas aeronaves eram… Read more »

Bosco

Como caça é pra ser utilizado numa configuração armada, os caças de 4.5ª G não são considerados sequer “semi-stealths” (nível LO) .
Pode ser que o NG tenha evoluído esse conceito de alguma forma, mas ainda assim o carregamento de armas externamente à células limita muito qualquer redução significativa no RCS “global”.

Bosco

Galante,
Interessante!
Se reduziram o RCS do NG em uma ordem de grandeza em relação ao “A” pode ser que mesmo numa configuração armada ele conserve uma assinatura radar mínima que faça diferença.

Bosco

Em tese não é preciso ter baias internas para ser furtivo, haja vista as propostas do Super Hornet stealth, com EWP e CFT. Mas aí há de se ter cabides e lançadores furtivos e as armas e tanques também devem sê-lo. O problema é que isso tudo tem que exagerar no material RAM em detrimento da técnica de forma porque senão o reflexo do feixe vai interagir com o caça e anula a técnica de forma da aeronave, que foi pensada visando radares externos. A coisa complica muito! Já sabemos o trabalho que dá (e o custo) conservar o material… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Interessante, Bosco, não tinha pensado muito, em resposta a comentário de outro dia sobre o F-22, na interação que um eventual tanque de combustível externo de linhas furtivas (na hipótese – apenas hipótese – de um dia fazerem um para o F-22) teria com as próprias linhas do caça.

Ozzy

Imagino que os misseis ar-ar modernos como o Meteor também sejam projetados para terem um RCS muito baixo, de modo que numa configuração ar-ar padrão interceptação (4 meteor e sem tanque extra) o RCS do Gripen não deve aumentar muito.

Leonardo Araújo

Não estou conseguindo acessar o link do vídeo.
Se alguém puder postar agradeço

Luiz Antonio

uai..sumiram os outros comentários?

Luiz Antonio

Nem li direito os comentários da Engenheira Gata. Nunca aparece e quando aparece eu perco? Mas que pé-frio.

Luiz Antonio

Colegas:
Apenas brincadeira ok? Estou lendo os comentários acima e pelo pouco que entendo (na verdade nada, kkk) de furtividade, o Gripen pode surpreender em combates simulados. Estou aguardando com muita ansiedade os F-39 em exercícios do tipo CRUZEX. Sei que até la muita água vai rolar mas será muito interessante ver o desempenho dos nossos pilotos pilotando essa “fera”.

Leonardo Araújo

A FAB não vai se interessar muito em exercício contra aeronaves que não seja de maior capacidade tecnológica que o Gripen NG.
Resumindo no mundo ocidental só o F22 e F35.

Rommelqe

A procura pela furtividade teve inicio, certamente, a muitos milhoes de anos, quando um ser vivo tentou se esconder de um predador… Mais “recentemente”, e em particular, os aviões ditos “steath” agregam inumeros recursos para obter um desempenho cada vez mais eficaz para reduzir sua exposiçao a radares inimigos e vice -versa. A geometria aerodinamicamente ativa, tipicamente angulosas, dos F117, F22 e F35,por exemplo, sao assim definidas para reduzir o “eco” dos sensores inimigos; os revestimentos tipo RAM tambem (quando uma superficie revestida com RAM recebe uma onda eletromagnetica dentro de um range de frequencias e amplitudes ha uma dispersão… Read more »

Vinicius

Vamos fazer o seguinte: primeiro pegamos o Grippen NG e tentamos adentrar as fronteiras russas e chinesas o máximo possível de ser detectado(abatido?), depois testamos o J-20 e Su-57 contras as defesas Suecas. Depois confrontamos os dados e decidimos que é o melhor. Teste melhor que este não há!

Ozzy

Neste caso eu apostaria com certeza nos suecos.
Se tem uma coisa que Israel já mostrou é que com uma boa estratégia os equipamentos russos podem ser quase anulados no campo de batalha.
E no campo da estratégia e do treinamento o método ocidental é infinitamente superior.

Dan01

Sem querer defender os russos, mas o exercito russo e bem mais qualificado do que os arabes.

HMS TIRELESS

Não há como negar os benefícios da escolha do Gripen.

Paulo

Benefícios de meia dúzia.

HMS TIRELESS

Qual “meia dúzia”, você pode nominar? E já que ao que tudo indica você discorda da escolha do Gripen, qual seria o melhor aparelho para a FAB?

Tiger 777

Assino embaixo. Esta de parabéns a FAB, o Gripen foi uma escolha acertadissima!!!!
Teremos superioridade aérea em relação aos nossos vizinhos, por pelo menos 20 anos.

Paulo

Eu queria morar nesse país de superioridade nossa. A SAAB resolverá todas as mazelas com 36 protótipos de mãe solteira. É muito deslumbramento.

HMS TIRELESS

O 39-8, que ilustra essa matéria, é o protótipo do Gripen E, que também foi encomendado pela Flyvapnet.

No mais, muito deslumbramento é ficar babando pelos Su-30 bolivarianos, que pouco voam e quando o fazem se acidentam

AVISO DOS EDITORES: PAREM DE SE ATACAR MUTUAMENTE. LEIAM AS REGRAS DO BLOG

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Paulo

Em sua ilusão você quer deseducar diatorcendo os fatos e sempre descambando para o lado bolivariano ou risso, os quais você prega uma raiva veemente em varios sites. Che a ser patético.

AVISO DOS EDITORES: PAREM DE SE ATACAR MUTUAMENTE. LEIAM AS REGRAS DO BLOG

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

GEN Escobar

A GE está finalizando o projeto dos novos motores para os F-18 e que devem entrar em operação em 2021 ou 2022. Com isso acredito que caso tenhamos mais lotes de Gripens e claro $$, poderemos ter um aumento bem interessante na capacidade dos nossos caças! Excelente máquina! Que venha logo o primeiro avião para início dos testes!

Luiz Floriano Alves

Com toda essa eletronica embarcada bem que o Grippen poderia ganhar uma versão maior, tipo “scale up” e com duas turbinas, como foi feito com os F-5 do Irã, porém bem feita e racional. Assim teriamos mais carga bélica e raio de ação. Nem sempre o Revo é possivel ou disponível.

Bosco

Um moderno RWR é capaz de informar não só a direção da ameaça mas também a sua posição e inclusive tal informação serve para designar alvos para os mísseis de forma completamente passiva.
O RWR distribuído por vários pontos sobre a célula da aeronave consegue estimar por triangulação a posição do emissor inimigo.

Rommelqe

Apenas acrescentando, a integraçao via data link de toda uma esquadrilha de F39 torna essa furtividade coletiva ainda mais abrangente. Ate aonde saibamos, nesta materia os suecos sao mestres e, sem menosprezar russos ou chineses, sao o que ha de mais avançado no mercado ao qual tivemos acesso. Sem ideologia. Pragmatismo.

Ozzy

Só relembrando os armamentos que a FAB já contratou a integração ao Gripen: – Bombas Spice 250 e Spice 1000 e Pod Litening (designação de alvos) ultima geração (G4) e pod Recellite (reconhecimento). Somados a própria capacidade do radar do avião de gerar imagens a longa distância. Garantindo ataques de precisão a qualquer hora do dia. – Misseis ar-ar A-Darter e iris-T, somadas ao sistema de reconhecimento infravermelho do avião, garantindo um excepcional capacidade de combate de curta e média distância. – Provavel integração do missil antiradar Mar-1 e dos kits de guiagem inercial/GPS SMKB. – Provavel aquisição do missil… Read more »

André Luiz.'.

E não é que a ideia de uma versão navalizada do Gripen continua em baila?, com o nome de ‘Gripen Maritime’?
Dúvida: quais os possíveis operadores que a Saab estaria considerando? Índia, talvez?… Acho que o Brasil fica de fora, vez que o A-12 São Paulo será descomissionado e, pelo que se sabe, a Marinha do Brasil não tem nada em vista para substituí-lo, ao menos no curto, médio prazo…

Gustavo

O Brasil não está fora não, a MB conversou já com a Ex-DCNS sobre a compra do projeto do Charles de Gaulle só que com propulsão convencional. Foi matéria lá no Naval. Seria contratar e construir pois o projeto já está pronto e etc. “O almirante de esquadra Eduardo Leal Ferreira tem ouvido muitas sugestões dos seus especialistas, inclusive a de sua Força negociar uma participação da indústria naval francesa na empreitada. Esta presença se daria de duas formas (complementares): pela compra dos planos de construção (sem incluir as instalações nucleares) do NAe Charles De Gaulle, da Marine Nationale, e… Read more »

Aerokicker

Um novo NAe é a terceira prioridade. A primeira e a segunda são o PROSUB e a Classe Tamandaré.

Quem sabe se o Leal Ferreira for sucedido por um reformista que reestruture a MB cortando gastos e nós não elegermos nenhum irresponsável para o Planalto em outubro não batem quilha já na próxima década.

Nick

Só torcendo para termos pelo menos mais um lote de 36 Gripen E. 🙂

Bueno

ou um 2 lotes adicionais de 36 🙂 rs