Museu Asas de um Sonho será instalado em São José dos Campos (SP)

21
F-27 no Museu da TAM

F-27 no Museu da TAM

F-27 no Museu da TAM
Museu TAM

O site do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) noticiou que o Museu Asas de um Sonho será instalado em São José dos Campos (SP), nas proximidades do MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro, ao lado da Embraer.

O início da construção foi anunciado no dia 12 de maio de 2018, às 12h10, dentro do MAB, em reunião da qual participaram João Francisco Amaro, presidente do museu, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, e o coronel Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer.

Estiveram presentes, ainda, Neide Pereira, Kiko Sawaya, Antonio José Catter, Wiliam Rady, entre outros, os quais assinaram uma breve ata, materializando o primeiro momento do projeto.

Museu TAM fechou em 2016

No dia 02 de fevereiro de 2016, o presidente do Museu TAM – Asas de um Sonho, então sediado em São Carlos (SP), anunciava o encerramento da exposição permanente naquela cidade, acenando com a possibilidade de ressurgir em outro local.

“O nosso sonho foi interrompido, mas não acabou! Trata-se de uma pausa para elaboração de um projeto mais amplo, de modernização, adaptação a novas tecnologias, abertura a parcerias e o ressurgimento em um novo local”, disse em um comunicado.

Justificava o fechamento das portas das imponentes instalações, devido queda de receita, dos custos em alta do setor aéreo e da recessão econômica que, naquele início de 2016, fustigava o país, já que a TAM Linhas Aéreas era a mantenedora do museu.

Com o anúncio da construção de um complexo para abrigar o acervo do Asas de um Sonho em São José dos Campos, batizada como a Capital do Avião, concretiza-se o que João Amaro dizia em seu comunicado de 2016:

“Já há tempo, contudo, achava que seria necessária a repaginação de todo o projeto, incluindo a parte arquitetônica, uma atualização tecnológica que permitiria instalar modernos simuladores de voo, a maior integração com a internet tendo em vista a importância da democratização do museu através da rede e uma definição das fontes de custeio”.

COLABOROU: Aerococus

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Excelente notícia! Mas e o museu aeroespacial que se pretende construir no Campo de Marte (segundo protocolo de intenções assinado em 2017 entre a FAB e a PMSP)? Até se cogitou à época dessa assinatura que fosse o “Asas de um Sonho”.

Walfrido Strobel

Se o PAMA-SP fosse desativado sobraria espaço nos muitos hangares, mas como vai continuar em funcionamento fica difícil abrgar tantas aeronaves.

Fernando "Nunão" De Martini

Walfrido, Até onde sei a área em questão era outra, longe dos hangares do PAMA-SP e do outro lado da pista, na área “civil”, vizinha à Av. Olavo Fontoura (onde também fica o CELOG e o HFASP), e não na área “militar” vizinha à Av. Braz Leme, onde está o PAMA-SP. Ou seja, ficaria na área onde há uma mata que seria transformada em parque (que, diferentemente do que muita gente pensa, não é mata atlântica original e sim árvores que cresceram naturalmente em área descampada), uns campinhos de várzea e um espaço vazio usado para estacionar carros alegóricos depois… Read more »

HMS TIRELESS

Enfim uma boa notícia!

RenanZ

Poxa, estava torcendo para este museu ir para SP, onde com certeza haveria um fluxo maior de visitantes

Fawcett1925

Não duvido que dividam o acervo em dois museus já que ele é gigante.

André Bueno

Conheço o Asas de um Sonho mas creio que gigante deve ser o Smithsonian! Oxalá eu possa conhecê-lo um dia!

Bueno

notícia muito boa, meu sonho visitar um destes museus

Renato B.

Ótima notícia, mais uma razão para visitar SJC.

Fernandes

Excelente notícia. Museu conhecido internacionalmente. Eu mesmo já levei visitantes da Africa do Sul que queriam visitá-lo e ficaram emocionados ao reconhecer que o Spitfire em exposição tinha voado por sua Força Aérea.

Marcelo Andrade

Visitei um ano antes do fechamento, espetacular!! Acho que SJC será um ótimo local, próximo da Via Dutra e no pólo aerospacial brasileiro.

Mauricio_Silva

Olá. Ótima notícia. Tomara que consigam preservar o acervo (conjunto de aeronaves) e tenham um espaço adequado para exibição (de preferência, em ambiente fechado). Sempre gostei do Museu Asas de um Sonho. Cheguei a visita-lo por cinco vezes (a última em 2014). A notícia do seu fechamento me deixou bastante chateado. E repito hoje a questão que fiz, anos atrás, aqui mesmo no fórum: será que o museu seria fechado se o acervo estivesse em Santiago do Chile (ou qualquer outra cidade próxima) e contasse parte da história da companhia (LAM Chile), bem como da aviação nacional (chilena no caso)?… Read more »

Carlos Alberto Soares

Um “País sem memória já era”.
Que seja rápido.

Camargoer

Olá Colegas. Eu sempre ia até o museu quando era em S.Carlos. A gente sempre reservava uma tarde para levar as visitas da universidade lá no museu. Entendo que SJC é maior que S.Carlos e mais perto de S.Paulo, mas se ele foi fechado devido ao baixo número de visitantes, talvez tivesse sido mais adequado Campinas ou uma cidade da região metropolitana de S.Paulo (Guarulhos, Osasco, Sto Andre…) ou mesmo a capital. Talvez a questão tenha sido quem está bancando junto… o terreno, a construção, etc. Talvez na abertura do museu a gente descubra quem são os parceiros da Latam… Read more »

Zorann

Também penso assim. A melhor idéia é São Paulo mesmo, no Campo de Marte. Alí tem o pavilhão de exposições do Anhembi, há hotéis. Ali é região do pessoal fazer caminhada, levar filhos para andar de bicicleta. Vai ter público.

Alessandro

É nessas horas que fico feliz por ser de SJC!! Assim que estiver pronto vou lá…

Conan

Fico feliz por SJC, moro atualmente em São Paulo mas trabalhei dez anos na Embraer e tenho um apartamento ali pertinho. Sinceramente falando, esse museu deveria ter ido para o Campo de Marte como tinha sido anunciado pois estaria sempre cheio de visitantes muito mais que em SJC.

Ramiro

Amigos , aproveitando a oportunidade , quando eu era criança com meus 8 ou 10 anos, lembro de ter visitado em SP com meus pais um museu que tinha alguns aviões……não sei se foi no Ibirapuera ?
Alguém sabe alguma coisa sobre algum museu com aviões aqui na capital de SP ?
Desde já , fico grato

fernandoEMB

Fechou faz tempo. Era no Ibirapuera. Museu pequeno mas com aviões raros.
Foi simplesmente “chutado” de suas instalações. O acervo acabou dividido entre vários locais, inclusive o museu da TAM.
Mas o maior e melhor museu de aviação do Brasil sempre foi, e continua sendo, o MUSAL.

Ramiro

Obrigado pela informação FernandoEMB.

Visitei o MUSAL, faz uns 3 anos…..como foi em um dia de semana normal achei meio escuro o local……mas valeu.

Fui muito bem atendido pelo pessoal da aeronáutica.

Uma pena não valorizarem a nossa história …….mas com o Mito , espero mais investimentos na cultura que realmente importa .

Marcos Fialho

Oi, essa matéria é de maio de 2018, saberiam dizer em que status está a reabertura do museu?
Obg