Home Aviação Comercial Co-piloto de A319 é parcialmente sugado pela janela do cockpit

Co-piloto de A319 é parcialmente sugado pela janela do cockpit

2265
23
AEL Sistemas
A319 da Sichuan Airlines
A319 da Sichuan Airlines

Um co-piloto de um A319 da Sichuan Airlines foi sugado pela metade na janela do cockpit de uma aeronave quando seu para-brisa quebrou durante um voo, informou a mídia estatal chinesa.

O capitão Liu Chuanjian e sua tripulação foram elogiados por fazer um pouso de emergência após o incidente, que ocorreu a 30.000 pés em um voo da cidade de Chongqing, no sul, para Lhasa, capital do Tibet.

“A situação foi muito crítica. O para-brisa quebrou a uma altitude de 10.000 metros. A aeronave estava em baixa pressão e a temperatura era de -30 a -40 graus Celsius”, disse Jiang Wenxue, oficial da Administração de Aviação Civil (CAA), citado pela agência de notícias estatal Xinhua.

O co-piloto quase foi sugado para fora do cockpit, mas manteve a calma, de acordo com a emissora chinesa de televisão CCTV.

“Não houve sinal antes do para-brisa estourar. Apenas um barulho enorme”, disse o capitão Liu, segundo a agência de notícias estatal China News Service.

“Quando eu olhei para o outro lado, o co-piloto foi parcialmente sugado para fora da aeronave. Felizmente, ele estava com o cinto afivelado. Muitos dispositivos estavam com defeito e o avião estava balançando fortemente. Era muito difícil de controlar”,  acrescentou.

O co-piloto sofreu arranhões e teve um pulso torcido, disse a CAA, acrescentando que um comissário de bordo também ficou ferido. Nenhum dos 119 passageiros do avião ficaram feridos e a aeronave pousou com segurança no aeroporto de Chengdu Shuangliu, no sul da China.

No entanto, passageiros e tripulantes descreveram cenas assustadoras a bordo do avião durante o incidente.

“Todas as pessoas estavam gritando a bordo. Nós apenas tentamos de tudo para tranquilizar os passageiros e fazer todos acreditarem que poderíamos pousar em segurança”, disse Zhou Yanwen, a comissária de bordo ferida, segundo o China News Service.

“Aconteceu quando os comissários de bordo estavam servindo nossas refeições. As pessoas ficaram chocadas”, disse a agência citando um passageiro não identificado.

Zhou disse que algumas aeromoças foram jogadas no ar e que a comida foi espalhada.

O para-brisa estilhaçou-se sobre a cidade de Chengdu, sudoeste do país, cerca de uma hora e vinte minutos depois que o voo 3U8633 decolou às 6h07, hora local (1027 GMT), informou a CAA em comunicado divulgado pela CCTV.

Uma investigação sobre o incidente está em andamento.

O povo chinês elogiou o piloto como um “herói épico” nas mídias sociais, de acordo com o China News Service.

“A tripulação estava equilibrada e lidou com a crise de forma decisiva e adequada, evitando um grande desastre, o que mostra as excelentes habilidades técnicas e profissionalismo”, acrescentou a CAA.

FONTE: CNN

23 COMMENTS

  1. Graças a Deus! Eu fico chocado com acidentes aeronáuticos.

    De qualquer forma, Off-Topic, outro dia eu vi um comentário dizendo sobre se fundar uma “SpaceX” brasileira, mas não vi nada mais sobre o assunto. Será que foi papo-furado de um entusiasta pobre e inexperiente?

  2. Clésio na última vez que isso aconteceu foi erro humano, falha na escolha dos parafusos que prendiam o para-brisa, Voo 5390 British Aerolines

    • Space Jockey, são acidentes totalmente diferentes. No anterior a quebra da janela, fazendo uma passageira ser parcialmente puxada para fora, foi resultante da explosão de um motor.

  3. Olá.
    “Muitos dispositivos estavam com defeito e o avião estava balançando fortemente. Era muito difícil de controlar”
    “Dispositivos” com defeito?!? Espere ai. Esses “defeitos” foram consequência da quebra do para brisas ou já existiam antes? O avião “balançava fortemente” depois do incidente?
    A história está meio confusa…
    SDS.

    • Não deve ser muito confortável pilotar um avião com uma brisa de 900km/h entrando pela janela…
      Deve balançar tudo mesmo, se não por culpa do avião, por culpa dos pilotos…

    • Maurício,
      Ainda que estejamos lendo o que pode ser a tradução da tradução da tradução da notícia, e que a própria CNN pode ter traduzido por “defeitos” algo como “mau funcionamento” ou “problemas” me parece óbvio pela descrição do fato que os problemas foram resultantes da despressurização da cabine.

  4. O piloto ser chamado de herói épico é uma piada! E os pilotos que salvam outras pessoas em outros pontos do mundo são o que?!? Vou te contar heim?!?
    Esse fato tá chamando a atenção para os aviões da AIRBUS que são os mais vendidos e os que mais voam, mas não justifica ter um acidente desses. A investigação tem de ser mais rigorosa para apurar os fatos.

  5. boa tarde a todos
    Um corpo humano (metade dele não importa) submetido a condições extremas, pelo menos -30 graus C, a uma velocidade de cerca de 800 km/h, a 10.000 metros de altitude, ar rarefeito que em 20 segundos o cara “dorme” e sofreu “apenas arranhões e um pulso torcido e ainda manteve a calma”?
    Quem era o co-piloto? o Superman?
    Alguma coisa não esta certa. Ou então tem que canonizar esse cara.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here