Caça F-22 Raptor escolta bombardeiro Tu-95MS

Caça F-22 Raptor escolta bombardeiro Tu-95MS

Caça F-22 Raptor escolta bombardeiro Tu-95MS
Caça F-22 Raptor escolta bombardeiro Tu-95MS

Em 11 de maio de 2018, duas aeronaves Lockheed Martin F-22A Raptor USAF da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, interceptaram um par de bombardeiros russos Tupolev Tu-95MS na costa do Alasca.

A última vez que a 3rd Wing de Elmendorf viu uma ação similar foi há mais de um ano. Em 17 de abril de 2017, aeronaves da 3rd Wing também interceptaram dois aviões bombardeiros Tu-95.

Operada pelos Estados Unidos e Canadá, a região do NORAD (North American Aerospace Defense Command) do Alasca conduz o controle aeroespacial dentro de sua área de operações e contribui para a missão de alerta aeroespacial do comando.

Desde 2007, ano em que os Raptors começaram sua missão ANR a partir de Elmendorf, foram registradas dez interceptações de aeronaves russas, a maioria de Tu-95s.

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carpophorus

Esse TU-95 é uma baita máquina! E que bela foto!

DomSaf

Pela beleza da foto e pela falta de iminência de perigo do exercício, parece que foi até o objetivo da interceptação.

Tomoko Fujinami

Pelo que eu tinha visto em um site russo, além dos bombardeiros Tupolev Tu-95MS havia um avião de patrulha maritima Tu-142, que fizeram um voo de 17 horas pelo mar Ártico e os mares de Bering e Okhotsk.

Bem, o urso russo pode não estar no melhor de sua saúde, mas não quer ficar enferrujado. Ou só insinuar que ainda têm dentes.

Eduardo von Tongel

Insinuar que tem dentes é a melhor opção. Vai lá só pra aparecer e encher o saco. Não tem noção do perigo, é só os EUA derrubarem e vão passar vergonha.

Maurício

Do mesmo jeito que os russos podem derrubar os aviões americano que ficam vasculhando as fronteiras russas.

Marcos

Parece da década de 60 esse avião, é moderno esse troço? Solta pecinha também?

BILL27

quando tem uma parte da calda azul indica ser da versão MS .Deve ser de 80 ou 90

jota ká

Da mesma época do B-52.

bruno

Tão perto assim das metralhadoras de cauda do T-95 o F-22 seria desintegrado em menos de 1 segundo !

Fernando "Nunão" De Martini

Bruno,

Desse ângulo o F-22 não está no arco de tiro. E duvido que, numa situação real de combate aéreo, ficaria dando sopa ao alcance de disparo. Numa interceptação em tempo de paz, vá lá.

Digno de nota é o tanque subalar do F-22. Por um lado, tem a função óbvia de ampliar o raio de interceptação. Por outro, provavelmente, aumenta a assinatura ao radar do caça numa missão em tempo de paz, evitando que o adversário descubra a que distância realmente poderia detectar um F-22 se estivesse sem os tanques externos, numa configuração furtiva.

bruno

Você está equivocado amigo. A distancia de um caça é medida pelo tempo de retorno do sinal eletromagnético metido pelo radar, o RCS não muda nada em relação a isso. O RCS só influencia na capacidade do radar de detectar uma aeronave.
Qualquer caça que estiver cumprindo uma missão que requer distancias acima de sua capacidade interna de combustível, receberá tanques extras.

Bosco

Bruno,
É claro que o RCS influencia a distância em que uma aeronave é detectado por um dado radar. Esse princípio é toda a base que sustenta a tecnologia stealth.
Em sendo “stealth” poderá se aproximar mais de um dado radar sem ser detectado.

bruno

Bosco,
Você não intendeu oque eu quis dizer. A questão é refente à medir a distancia entre o radar e a aeronave. Se o F-22 for iluminado e o sinal de retorno for claro para o receptor do radar, ele medirá automaticamente à distancia enter ambos.
Não existe a situação em que o caça aparece claramente na tela de um radar 3D e o mesmo não consegue medir a distancia entre ambos, porque ele é stealth.
Se o sinal for claro, já era !

Munhoz

No caso de caças num combate aéreo o RCS também influência a eficiência dos misseis guiados por radar já que o radar do seker também terá dificuldades no rastreio. No entanto devemos ponderar que os mísseis guiados por radar de médio alcance tem uma eficiência de 50% atualmente e isso dependendo da eficiência dos sistemas de interferência poderia em tese ser diminuído ainda mais sobrando somente o combate à curto alcance onde o RCS reduzido não serve pra nada. Aí se amanhã os russos, inventarem um sistema de interferência realmente efetivo contra mísseis guiados por radares os caças com RCS… Read more »

Bosco

Munhoz, Mas se os americanos inventarem um míssil impossível de ser jammeado a tecnologia stealth continuará superior. Vale salientar que o Amraam tem índice de acertos superior a 90% em operações reais de combate. Em 13 confrontos foram utilizados 18 Amraams com 12 alvos atingidos, tendo sido derrubados 11 alvos, 1 foi danificado e apenas 1 escapou. Nenhum caça que lançou o amraam foi molestado e em nenhum dos eventos o combate fechou para o visual. Quanto ao combate aéreo sempre tender a fechar para o visual, é equívoco seu. Desde a SGM ele tem sido resolvido cada vez mais… Read more »

Munhoz

Neste caso você tem que avaliar que no passado recente os meios de chaft e ECM para ludibriar misseis guiados não acompanharam a evolução do Amraam sendo que na maioria dos combates em que foram usados era um míssil de ultima geração contra um caça já defasado ou com sistemas defasados, atualmente as ECM evoluiriam como os pods de guerra eletrônica russos MSP-410 ‘Omul’ e o MSP-418K, até com os misseis guiados a IR a evolução foi rápida sofrendo agora a interferência de feixes de laser para cegar o seker junto com os flares. Avalie também que um caça com… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bruno, acho que você não entendeu o que escrevi. O F-22 tem formas e cobertura externa criadas para diminuir sua assinatura ao radar. Já o tanque externo não tem. Por isso o uso do tanque externo, assim como diversas outras cargas externas de desenho não furtivo, impactam na assinatura do caça ao radar, mudando essa assinatura, e fazendo com que ele seja detectado a uma distância maior do que seria possível sem o tanque externo. Creio que o resto o Bosco explicou. Quanto ao uso do tanque para aumentar a autonomia, escrevi sobre os dois lados da questão (o aumento… Read more »

jota ká

Em tese. Mas precisa combinar com os russos.
Acredito que eles tenham noção de todos estes parâmetros (autonomia do F-22, RCS com e sem tanques externos, …).

Fernando "Nunão" De Martini

E vice-versa. Os russos também teriam que combinar com os americanos, ou seja, estes teriam que “deixar” os russos conseguirem os dados para terem essa noção, ou os russos teriam que se esforçar por diversos meios para consegui-los, por medições em voo ou por espionagem.
Não deve ser tarefa fácil.

Agnelo Moreira

Nunão
Acho q por aquelas bandas, é melhor usar o tanque, com aquecedor o consumo é maior!!!! Já pensou voar no Alaska!!!!!????

Bosco

Nunão,
Esse bombardeiro não deve ter um radar muito competente na função ar-ar. Muito provavelmente ele não “pega” um F-22 a 50.000 pés nem se ele estiver com 2 tanques e um piano em cada asa. rsrsss

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente, Bosco.

Mas nos últimos anos já houve interceptações, por parte dos F-22 baseados no Alasca, de aviões um pouquinho mais modernos:

http://www.cbc.ca/news/canada/north/intercepts-norad-made-of-russian-planes-in-2014-1.3091965

bruno

Em uma situação real de combate, antes mesmo de conseguir chegar perto do Tu-95MS, o F-22 teria que enfrenta a formula (A-100+Su-57+ R-77). sendo que hoje já tem versão do R-77 com 190km de alcance, radar em matriz AESA(varredura eletrônica ativa).
Ai meu amigo só Deus sabe oque ia acontecer !

Bosco

Bruno, Em relação aos russos contar com o ovo no orifício excretório galináceo não é muito recomendável. Os russos realmente dizem que estão desenvolvendo um versão do R-77 com desempenho cinético semelhante ao AIM-120 D e com seeker AESA, mas ainda não está em operação e não se sabe quando estará. Ele é denominado K-77. Os russos têm o hábito de anunciarem prematuramente que alguns de seus sistemas de armas estão operacionais quando ainda não estão e muitas, sequer são realmente terminados. E até estar pronto, integrado e distribuído em quantidade que faça a diferença, esse míssil K-77, pra ser… Read more »

bruno

Bosco,
A história militar contemporaneamente nos mostrou claramente que quando os Russo dizem que um tal equipamento tem um certo desempenho, na verdade ele tem muito mais. Isso ficou claro quando caiu o murro de Berlim e o ocidente teve a chance de testar-los em 1º pessoa. Os especialista ocidentais ficaram de cabelo em pé, pois ficou claro que em confronto no ar com os caças do Pacto de Varsóvia, a URRS sairia na frente.

Jacinto

O único país que tem em operação um míssil AA com seeker AESA é o Japão com o AAM-4.

Bosco

Bruno,
Não sei se o caso isolado do R-73 serve como base para uma afirmação tipo: “A história militar contemporaneamente nos mostrou claramente que quando os russos dizem que um tal equipamento tem um certo desempenho, na verdade ele tem muito mais. ”
Mas tudo bem! Talvez você esteja certo!!!

Bosco

Jacinto,
Em sendo confirmado uma versão ar-ar do Stunner (do David’s Sling) e ele deverá ser o segundo míssil ar-ar com seeker AESA (+ IIR).

Groo_SP

Parece que não está no arco do canhão de calda, como vc mesmo disse, mas estaria no arco do canhão dorsal, se eles ainda estiverem instalados.

Tomoko Fujinami

Falando no Tu-95MS, me fez lembrar que a situação econômica da Rússia está em um patamar que este mês eles cancelaram oficialmente a compra de 2 aviões-tanque Ilyushin Il-96-400TZ que seriam usados para reabaster os bombardeiros Tu-95MS e Tu-160.
https://www.aex.ru/news/2018/5/4/184023/

Então a Rússia deve continuar com deficit de aviões-tanque.

Queiroz

A Russia fica testando o tempo de reação da USAF… fazem o mesmo na Síria. Na hora que abateram um vão reclamar. Fazem também o mesmo na península coreana e próximo ao Japão.
Não vi por aqui a noticia da queda de um Su-30 na Síria, caiu no mar esta semana.

Tomoko Fujinami

Essa semana? Eu me lembro que no começo do mês um caça Sukhoi Su-30SM da força aérea russa caiu no mar em Latakia na Síria. Os 2 pilotos morreram. É o primeiro dessa família de caças que se acidenta com perda total e morte dos tripulantes. Ao menos contando os produzidos em Irkutsk. Em 2015 a Venezuela perdeu uma variante desse caça que é produzida em Komsomolsk-on-Amur.

Dias depois um helicóptero russo Kamov Ka-52 caiu na Síria. Os dois pilotos morreram. Se especulava na ocasião que a causa deve ter sido falha técnica.

Humberto

Queiroz,
Este jogo é realizado a muitas décadas, um testa o tempo de reação do outro, inclusive a 35 anos atras, os Russos acabaram abatendo um avião civil da Coreia do Sul, uma grande tragédia, foi tão impactante que foi um dos motivos para o Governo Americano liberar o uso do GPS para o mercado civil.

Edmilson Sanches

Os EUA tbm abateram na época, uma avião de passageiros iraniano se não me engano.

Humberto

Sim, outra tragédia.
Se não me engano, o cruzador americano confundiu o avião com um F-14 (existia uma lenda que o avião Iraniano usava componentes do caça, não lembro direito) e pela rota, estava em rota de ataque aos navios da região. Importante lembrar que na época os Iranianos e Iraquianos estavam em guerra e afundamento de navios civis era até corriqueiros.

Queiroz

Como funcionaria o protocolo de interceptação? Duvido muito que mantenham dois F-22 patrulhando ininterruptamente… Estas aeronaves devem estar em solo e, a partir da detecção da invasão do espaço aéreo, engajam em função de combate/interceptação. Já que custa $40.000,00 a hora de voo, a não ser que esteja devidamente provisionado no orçamento a mantença de tal despesa extraordinária. Sai em torno de um milhão de dólares o dia de voo de um F-22. Porém, com um vizinho como a Russia, não duvido que no orçamento tenha essa possibilidade. Sai em torno de 360 milhões de dólares anuais manter ao menos… Read more »

Flanker

Queiroz, as aeronaves interceptadoras permanecem em solo, no chamado QRA….ficam em prontidão, abastecidos e armados, com tripulações disponíveis o tempo todo. Detectado o alvo, é acionada a tripulação, que guarnece a aeronave e decola para a interceptação no vetor informado. Não há cacas em voo permanente. Na época da guerra fria, os EUA mantiveram, durante algum tempo, bombardeiros B-52 em voos ininteruptos, armados, para reduzir o tempo de reação em caso de um ataque soviético. Hoje em dia ninguem faz isso. Ainda mais com o F-22. Os EUA possuem “apenas” 187 dessas aeronaves e elas são consideradas essenciais na estratégia… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Flanker, só complementando:

Quem tinha (ainda tem, mas só para cobrir eventos mais específicos) uma doutrina de manter aeronaves mais continuamente em patrulha no ar para interceptação, e não só em terra, era a Suíça, por motivos óbvios (tamanho diminuto de seu espaço aéreo e tempo de reação mínimo). Bons tempos. Hoje em dia praticamente só interceptam em horário comercial.

Bosco

Atté a década de 90 haviam radares OTH capazes de detectar bombardeiros e aviões patrulha com grande folga. Hoje a defesa se baseia só em radares convencionais.

romp

a impressão que eu tive é que os russos “cagaram” para presença dos F-22.

Flanker

Só fico curioso de como vc teve essa impressão a partir de uma foto! E o que os pilotos de ambos os lados deveriam fazer? Manobras evasivas? Manobras de engajamento? Não! É uma interceptação em tempo de paz. O interceptado, como estava em espaço aéreo internacional, manteve seu curso. O interceptador, pelo mesmo motivo, foi lá, “mostrou a bandeira”, tirou umas fotos, foi fotografado e cada um para o seu lado.

Anderson

Me parece que já é corriqueiro interceptar aeronaves Russas no Alaska. Também é comum a Rússia invadir espaçoes aéreos dos países Europeus. Qual providência deve ser tomada em relação a Rússsia? Os americanos fazem o mesmos, ou seja, vivem invadindo espaço aéreo Russo?

Rodrigo Tavares

Em 2001 um J-8 chinês se chocou com um EP-3 espião dos EUA ilha de Hainan, J-8 caiu matando o piloto e o EP-3 foi obrigado pousar e tribulação ficando presa, causando um incidente diplomático entre EUA x China, presidente Bush teve que pedir desculpas.

No mar negro já teve caso de um EP-3 invadir espaço aéreo russo.

Quando os países não estão em guerra e não houve nenhum “incidente” como em 2001, como foi no caso da reportagem, geralmente escoltam aeronave invasora até limites do espaço aéreo, e depois um pedido formal de desculpas vias diplomáticas.

Tomoko Fujinami

No noticiário russo diz que os Tupolev tiveram escolta de caças Mig-31 e Su-35 (deu a entender que somente no mar de Bering), e que eles detectaram os F-22 antes desses alcançá-los. E meio que elogiaram os pilotos dos F-22, dizendo que se comportaram bem, sem provocações.

De todo modo, em uma guerra de verdade o Tu-95MS deverá manter uma distância considerável do espaço aéreo americano para disparar seus mísseis de cruzeiro como o Kh-101. Até porque, a imagem no radar desse avião deve ser enorme com essas hélices.

Flanker

“E meio que elogiaram os pilotos dos F-22, dizendo que se comportaram bem, sem provocações.”

Ah,,,,mas quando os russos interceptam aronaves, pelo menos nos últimos encontros, ficam fezendo gracinhas….lembram daquele vídeo de um SU-27 ou 30, não lembro, que interceptou um EP-3 ou P-3 dos EUA? Passou, em velocidade bem superior, a poucos metros da asa direita do avião americano? Os outros devem se comportar, mas eles não?

Rafael M. F.

Mesma cena há 40 anos. Só mudam as aeronaves.

No mais, all quiet in the western front.

DM Filho

HAHAHA Verdade.
Não deve ter nenhum caça da USAF que ainda não tenha “posado” ao lado de um “Bear”.

Ainda sim rendem fotos belíssimas!

Fabrício Vasconcelos

Os EUA são o lixo do planeta. Não tem culhão para formentar uma guerra contra Rússia. E além do mais, os aviões russos estavam em espaço aéreo internacional respeitando todas as normas de vôo.

Ulisses

Quem disse que a Rússia tem capacidade financeira pra sustentar uma guerra com os EUA? Os caças Russos sempre que enfrentou os americanos levou na rabeta.

DM Filho

E quem quer guerra de verdade?

Outra coisa.
Os Bear sempre voando bonitinho sobre espaço aéreo internacional! Pare de se informar no Sputnik.
Há mais de 40 anos os russos e americanos se provocam sobre o Alasca e Atlântico Norte, cada um testando tempo de resposta e sensores uns dos outros. Russos já sobrevoaram NAe e outros navios americanos também em clara atitude provocativa.
A única coisa que posso elogiar é que eles são os únicos com bolas de aço que tem coragem pra isso.

Jair

Me chama a atenção utilizarem metralhadoras (canhões) no tail ainda hoje em dia.

Bosco

Na prática não serve pra nada.

Vinicius

Mas que são belas são. Muito nostálgico a propósito, lembram os bombardeiros da WW2.

bruno

Bosco,
É claro que serve, na situação onde o caça atacante tenha utilizado todos os seus misseis derrubando a escolta, só sobraria as metralhadoras pra terminar o serviço. Ai nessa situação o Tu-95MS ainda teria como se defender com as suas metralhadoras de 30mm guiada.
Os Russos sempre colocam todas as variáveis sobre a messa antes de projetar um equipamento.

Bosco

Bruno, O Tu-95 só tem esse canhão de 23 mm na cauda . Não faço a mínima ideia do porque eles conservarem isso enquanto os B-52 já retiraram o Vulcan há muito tempo. Aliás, não entendo muito a solução tecnológica de muitos produtos soviéticos/russos. Agora, com certeza não é para a eventual e improvável situação na qual um F-22 gaste seus 8 mísseis (ou 16 numa configuração não stealth) e resolva atacar o bombardeiro com seu canhão Vulcan. Seria fácil para um caça nessa situação atacar o bombardeiro cruzando sua linha de voo em vez de se colocar numa vulnerável… Read more »

SmokingSnake ?

Abate logo essa velharia

ODST

Será que você diria o mesmo de um B-52? São velharias da mesma época, e ambas desempenham bem o seus papéis até hoje.

SmokingSnake ?

B-52 tem uma aparência mais moderna, além de ter turbinas.

ODST

Aparência é uma questão de gosto, tem gente que prefere um visual mais retrô, e tem muitos que não gostam de turbinas, sem contar que elas também tem seus contras. Aliás, a diferença de velocidade entre os dois nem é tão grande.

Ivan

Qual o custo de hora de voo do F-22 Raptor? Qual o custo de hora de voo do F-15C Eagle? . Modernizando os Eagles monopostos da versão C, otimizados para superioridade aérea como são, trocando o radar por AESA, como aconteceu em 2010, seria possível ‘economizar’ tanto alguns ‘dólares’, como ‘economizar’ o desgaste dos Raptors necessários em missões de efetiva confrontação. . Sugestão do AESA tem aqui, no AEREO: https://www.aereo.jor.br/2010/04/15/f-15c-da-guarda-aerea-nacional-dos-eua-e-modernizado-com-radar-aesa/ “O radar instalado no F-15C é um Raytheon APG-63(V)3 AESA, que combina o software comprovado operacionalmente do radar APG-63(V)2, com o transmissor e receptor (hardware) do APG-79, empregado no F/A-18E/F… Read more »

Clésio Luiz

Ivan, algum tempo atrás eu postei o link de um órgão americano que divulga os valores de hora de voo das aeronaves militares. Tem um relatório com vários dados todo ano:

http://comptroller.defense.gov/Financial-Management/Reports/rates2018/

clique no link “Fixed Wing and Helicopter Reimbursement Rates” para ver o PDF. Você pode mudar o ano e acompanhar a variação dos valores das mais diversas aeronaves, inclusive o F-22 e o F-35.

Ivan

Outra do F-15C Eagle, foi quando a “Boeing recebeu um contrato de US$ 478 milhões para fornecer a engenharia de fabricação e desenvolvimento do Passive/Active Warning and Survivability System (EPAWSS) da BAE Systems para os caças F-15 Eagle da USAF”. . Também no AEREO: https://www.aereo.jor.br/2016/11/17/boeing-vai-fornecer-novo-sistema-de-guerra-eletronica-para-os-f-15-da-usaf/ . Se a USAF tem menos F-22 Raptors que o necessário para as possíveis missões que se avizinha, notadamente em função das prováveis diversas frentes que terá que se posicionar, melhor ‘gastar menos’ suas poucas ‘balas de prata’. Interceptar Bears e Flankers sobre o Mar de Bering com Raptors… …é desperdício de vida operacional do… Read more »

VEIGA 104

Provavelmente a missão foi cumprida. Testar o tempo de reação.

Hawk

Bom só lembrando que esse tipo de encontro já acontece a muito tempo.
Basta escrever no Google sobre o assunto, de preferência em Inglês.

Ivan BC

Bela foto!

Carlos Alberto Soares

TU crash, deviam tê-lo derrubado, aí sim.

ScudB

Vice-versa..

Pereira

Boa noite, tenho 55 anos , sou apaixonado por aviação de caça e gostaria de ser membro de algum clube de caças.Alguém pode me indicar para que eu não morra frustrado. Obrigado.
(21)99317-3059 claro/whatsapp.

Guray

Eu também sou apaixodo por aviões mas nada entendo. Gostava imenso de fazer parte de um clube de fãs e aprender mais sobre aviões.

Marcos

O russo tava ali andando de lada de boa… apareceu um mustang, ligou os “giroflex”, deu aquela enquadrada, “vaza pé rapado”… russinho foi para casa com a garrafa de vodka pela metade de volta para casa.

Maccabi Haifa

Bela imagem. Alguém saberia me dizer se estes Tupolev carregam artefatos nucleares? Outra coisa, eles foram utilizados na Síria?

Tomoko Fujinami

O Tupolev Tu-95MSM pode carregar mísseis Kh-101/Kh-102 (ogiva convencional e nuclear). Na Síria foam usados algumas dezenas de Kh-101 no decorrer da guerra. Lançados tanto pelo veterano Tu-95 quanto pelo Tu-160: https://www.youtube.com/watch?v=joV8Sw08zMM

Meio exagerado para aquele teatro de operações, mas a durante a guerra síria, a Rússia já testou mais de 100 novos equipamentos militares em campo de batalha, dentre eles esse míssil.

ScudB

Neste tipo das missões não carregam.
E sim , foram utilizados junto com Tu-160 para varias ataques contra terroristas com Kh-101.
Um grande abraço!

BISPO

Bela foto…

Em tempo de guerra… a base deste F-22 seria reduzida a pó … do que vale ser stealth se não voa…rs

obviamente o lado russo seria incinerado da mesma forma…. baratas win!

Luiz Trindade

Eu pergunto: Não tem como ter um tanque subalar com bordas enflexadas de modo a acompanhar a aerodinâmica do F-22 facilitando o sua tecnologia stealth?!?

Fernando "Nunão" De Martini

Teoricamente tem sim.

É só projetá-lo com as formas e materiais que foram pensados para esse casulo (pod) furtivo de armamentos criado para o Super Hornet:

comment image

Mas não sei se isso já não traria um aumento da seção reta radar que comprometesse a furtividade além do desejável numa situação em que esta seria fundamental, no caso de um caça de quinta geração como o F-22 (o que é diferente do caso do F-18, um caça de geração 4,5 longe do nível de furtividade do Raptor, sendo que no Super Hornet uma carga externa de desenho furtivo seria claramente uma melhora).

Ivan

Nunão, . O EWP – Enclosed Weapons Pod – desenvolvido para o Advanced Super Hornet deveria ser adaptado para as modernizações do F-15C Eagle, bem como para os F-15E Strike Eagle. . Partindo do F-15C Eagle, aplicando alguns desenvolvimentos existentes, como por exemplo: . – Conformal fuel tanks – CFT – nas laterais da fuselagem, cada um com 3.213,8 litros (equivalentes a 849 galões americanos) de combustível, incrementando algo em torno de 5.100 kg de combustível aos 6.100 kg internos. Dispensaria os tanques externos pendurados nos hardpoints, 3 (três) de 2.300 litros cada, algo como 1.800 kg cada. . –… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Certamente, Ivan.

Mas eu estava mesmo querendo dar uma ideia de como poderia ser, hipoteticamente, o formato de um eventual tanque externo de linhas furtivas para o Raptor.

Sobre atualizações de F-15 e F-18 com novos tanques e baias de armamentos conformais, além de pods de armas e outros itens, eu cheguei a achar na época de apresentações de conceitos que a coisa andaria rápido. O próprio pod de armas do Super Hornet tevw um exemplar desenvolvido muito rapidamente. Mas lá se vão uns bons anos.

Rodrigo M

Parabéns ao Poder Aéreo!
Pelo nível de alguns comentários, percebe-se claramente que o site atinge um público de todas as idades!
Desde pessoas adultas e maduras, até crianças de 8~10 anos..

romp

È bem simples minha analise, Os Russos mandaram um bombardeio Tupolev Tu-95, um avião robusto projetado pós guerra para sobrevoar o Território da maior potencia militar do mundo, que mandou um caça de ultima geração com tecnologia steath para intercepta-lo, logo, eu concluo que os Russo não estão nem ai, simplesmente mandaram esse trambolho ” muito bonito por sinal” dar uma volta em território norte americano.

Francisco

Poderiam constar somente conentarios de especialistas em defesa? Pilotos, estrategistas, gente do ramo? Qual a validade dos achismos dos metidos a entendidos? Vai ver que chegaram se quer perto das aeronaves para definirem isso, ou aquilo e ainda brigarem entre si afirmando que o outro esta errado. Ridículos…

Bosco

Francisco, Qual a sua definição de “especialista em defesa”? Pra você um engenheiro que desenvolve o seeker IR de um míssil é “especialista em defesa”? Será que o comentário dele sobre projétil de canhão você aceita como válido? Será que um comandante de submarino você entende como especialista em defesa? O que você diria se ele comentar sobre obuseiros? Será que um jornalista especializado no tema defesa é “especialista”? Ele aprendeu o tema na faculdade de jornalismo? Será que você aceita a opinião de um jornalista especializado em defesa sobre o railgun? Ou quem sabe um “Marine” com uma folha… Read more »

Bosco

Francisco, O site é para entusiastas do tema Defesa, independente da profissão dele ser ligada diretamente ao tema ou não (militar, engenheiro, técnico, jornalista especializado, vendedor de produtos militares, trabalhador em fábrica de produtos relacionados, etc.). Já te adianto que sou da área da saúde e tendo entrado na faculdade aos 17 anos (40 anos atrás). Mas desde os 12 sou apaixonado pelo tema e como muitos que comentam aqui fui consumidor assíduo e colecionador relaxado de inúmeras publicações semanais, mensais, trimestrais, etc. dedicadas aos tema. Desde revistas até livrinhos e livrões de capa dura. Alguns, de capa dura, adquiri… Read more »

nerudalima

será que alguém em acredita sã consciência,que numa situação real de combate.o f22 estaria passeando ao lado de um bombardeiro russoe ao ao alcance de suas metralhadoras?

bruno

Nerudalima,
É claro que sim, na situação onde o caça atacante tenha utilizado todos os seus misseis derrubando a escolta, só sobraria as metralhadoras pra terminar o serviço. Ai nessa situação o Tu-95MS ainda teria como se defender com as suas metralhadoras de 30mm guiada.
Os Russos sempre colocam todas as variáveis sobre a messa antes de projetar um equipamento.

Flanker

O TU-95 foi projetado numa época em que metralhadoras e canhões de autodefesa eram úteis. No caso colocado por você, basta o caça atacante se aproximar por baixo, ou por cima, em voo quase vertical, disparar seu canhão e então as armas defensivas do bombardeiro serão inócuas.

bruno

Flanker,
As metralhadoras guiadas do Tu-95MS dão cobertura 360º à aeronave.
Ninguém vai gastar mais combustível pra carregar pesadas metralhadora de 30 mm se não fosse necessário.

Flanker

bruno, me desculpa, mas se você olhar a posição onde se localizam as metralhadoras (canhões, na realidade) do TU-95, ou seja, no cone de cauda da aeronave, verá que, logicamente, essas armas não podem dar conertura de 360° à aeronave. Em azimute, algo como 180° e algo como 90°. Para dar 360° de cobertura, deveriam ser colocadas no ventre ou dorso da aeronave, mesmo assim com algumas limitações (ventre, pelo arco das hélices e dorso pela empenagem vertical). Além disso, nunca vi nenhum TU-95 com outra estação de canhões além daquela da cauda. Portanto, essas armas não dão, em hipótese… Read more »

Bosco

Para um bombardeiro ter cobertura em 360º ele precisa de pelo menos 4 torres de canhão (uma no nariz, outra na cauda, uma na parte superior da fuselagem com giro em 360º e outra na parte de baixo igualmente com giro em 360º)
Já vi Tu-95 com duas torres, na cauda e ventral.
Quanto a essa versão (Tu-95MS), só ficou a da cauda. O motivo me escapa!!

Flanker

algo como 90° em elevação*

Flanker

Exatamente, Bosco. Abs

Tomoko Fujinami

Eu me lembro vagamente que durante a guerra do Vietnã teve B-52 abatendo caça Mig-21 com seus canhões, mas na atualidade é difícil imaginar a utilidade desses canhões GS-23L no Tu-95. Bem, estamos falando de um povo que às vezes faz coisas estranhas como equipar um submarino da classe Whiskey com antena de radar.

Ypojucan

Então senhores, vou lhes postar algo: ” As in other Russian heavy aircraft, the primary purpose of this cannon is to jam enemy anti-aircraft missiles anda radars of enemy fighters. For this purpose, the cannon fires rounds carrying thermal or radar decoys” (Russia’s Warplanes Vol. 2 Piotr Butowski) ou seja, o objetivo dos canhões nos bombardeiros (Tu-95 e Tu-22M3) e aeronaves pesadas (Il-76 e AN-22) não é propriamente abater caças inimigos, mas sim ajudar a defender a aeronave com munição especial, dificultando o abate dessas grandes aeronaves. De outra forma, TODOS os Bear operados hoje são da versão H, ou… Read more »

Bosco

Ypojucan,
Em sendo isso verdade, lançar chaffs e flares por um canhão de 23 mm com taxa de fogo de 3000 t/minuto, é a maior esquisitice russa que já vi em toda a história da aviação.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Bosco. Ia escrever o mesmo.

E olha que os russos têm bastante costume de pensar fora da caixinha. E são tantas “esquisitices” que, quase dez anos atrás, escolhi um avião russo para abrir aqui uma série sobre “caças bizarros que quase vingaram”:

http://www.aereo.jor.br/2008/11/27/cacas-bizarros-que-quase-vingaram-parte-1/

Ypojucan

Caro Bosco e Fernando, o Sr.Piotr Butowski é tido (e reconhecido) como um dos maiores especialistas em aviação soviética/russa. É autor de vários livros e contribui regularmente com artigos na Airforces Monthly e Air International. Dessa forma, não creio que seja leviano a ponto de numa coleção de 3 excelentes livros sobre a aviação russa ( volume 3 é só sobre armamentos) e com a reputação que tem, “inventar” algo. Grande abraço.

Ypojucan

Isto não levando-se em conta que per si os Bear possuem um sistema integrado de proteção muito bom. O sistema Meteor NM conjuga o RWR SPO-15 “Beryoza” além do sistema, L083 Mak-UT IR/MAWS que é um sistema de alerta de mísseis, ambos em duplicidade no nariz e na cauda da aeronave, também tem o ” radar jammer” SPS-172 (Geran-2DU) no nariz e em dois pod’s em baixo dos canhões de cauda, além de contar com o APP-50 chaff/flare nas naceles dos motores com entre 24 a 30 lançadores de 50mm ( são 8 ou 10 caixas triplas). O sistema de… Read more »

Groo_SP

As torres do Bear. As dorsais e ventrais (os modelos iniciais tinham duas de cada) eram remotamente controladas, “inspiradas” nas torres do Boeing B-29.
comment image