Cargueiro militar Y-20

Cargueiro militar Y-20

Y-20
Cargueiro militar Xi’an Y-20

Aviões de transporte Y-20 mais adequados para desdobramentos serão um impulso para a capacidade de entrega e resposta do Exército Chinês

O Xi’an Y-20 “Chubby Girl”, um avião de transporte pesado de quatro motores, parece ter acabado de entrar em serviço formal com a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), após os jornais chineses terem revelado na quinta-feira o primeiro exercício aéreo de lançamento de paraquedistas.

A aeronave fez seu primeiro voo com duração de uma hora no início de 2013.

O porta-voz da PLAAF, Shen Jinke, saudou o destacamento inaugural no qual um Y-20 conduziu um treinamento aéreo direto com paraquedistas do PLA como um salto na estratégia militar chinesa de combate e nas habilidades de transporte aéreo de longa distância.

“A PLAAF é um serviço estratégico, e sua capacidade estratégica deve estar alinhada com os interesses nacionais em constante expansão, para que possa realizar diversas missões militares, especialmente em logística, entrega e garantia de segurança aérea”, disse Shen em uma entrevista coletiva.

Os cargueiros de 200 toneladas serão transferidos para alguns aeródromos de alta altitude no oeste da China para treinamento adicional, incluindo entregas de longo alcance e lançamentos.

O Global Times relatou que tais exercícios de combate e de transporte, incluindo o lançamento de paraquedistas e veículos militares, exigiam que o Y-20 fosse extremamente estável em voo.

Há nformações de que o Y-20 tem uma carga útil de 66 toneladas graças à sua fuselagem protuberante e sua menor distância de decolagem é de 600 a 700 metros com a força de quatro motores Soloviev D-30KP-2 de 12 toneladas de empuxo da era soviética; com um alcance de carga útil de 4.500 km a Mach 0,75, é um veículo versátil para transporte de material e tropas por longas distâncias em diversas condições climáticas.

Os motores chineses WS-20 de 14 toneladas, atualmente em desenvolvimento, substituirão os turbojatos russos para impulsionar o Y-20.

Ainda assim, certas partes da asa, como os bordos de fuga triplos, foram desenvolvidos pelo Antonov Design Bureau ucraniano.

Em junho de 2016, o Jane’s relatou que até 1.000 avões Y-20 estavam sendo solicitados pelos militares chineses.

Em 6 de julho de 2016, o primeiro Y-20 foi entregue pelo fabricante chinês à PLAAF em uma cerimônia. A segunda aeronave seguiu logo depois e foi designada para o 12º Regimento da 4ª Divisão de Transporte em Qionglai, Chengdu, na província de Sichuan, sudoeste da China.

Imagens de satélite comercial capturadas no final de 2017 sugerem que pelo menos três Y-20 foram entregues e alinhados na base em Qionglai.

FONTE: Asia Times

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio

É inegável o avanço meteórico chinês. Sem dúvidas, o Século XXI será chinês.

Washington Menezes

Caraca, 1000 y20 solicitados, vamos ver quantos serão entregue.

Lewandowski

1000 unidades!? Não pode! É um absurdo. Nem mesmo os EUA possuem tal número de cargueiros a jato. É impressionante.
.
Mesmo com o tamanho do avanço chines nessas últimas décadas, ainda não conseguiram desenvolver por conta própria motores aeronáuticos de alto desempenho. Por isso só é de se elogiar e admirar RR, PW e GE.
.
Parabéns aos chinas. Aliás, eles não tem algum projeto de cargueiro na casa do C-5 e An-124?
.
Sds

Rui Chapéu

1000 Y-20 =

100 pra Força Aérea

900 pro Aliexpress !

Esse avião é bonito, pena esses motores de 737-200 serem pequenos. Deveria ter aqueles motores maiores, ai ficava mais bonito!

Paulo Maffi

Kkkkk… Vdd!

Marcelo Andrade

Vou me inscrever em um curso de chinês rápido!!!

Jorge alberto

Eh o que ja estou vendo para meus filhos….

Ate ja fizeram amizade com a filha de um casal de chineses amigos nosso!

Jacinto

Certíssimos os chineses. Aumentando sua capacidade logística.

Nilo Antonio Rodarte

Como um leigo, entusiasta da aviação, pergunto: tá certo isso? Um avião de 200 toneladas, com 60 toneladas de carga útil decola em 600, 700 metros? Tudo bem que não falou se decola vazio ou carregado e parece que os motores são usinas de potência, mas mesmo assim não é pouca pista pra muito avião?

Tallguiese

É bonito o pássaro aí. Essas turbinas aí que paressem aqueles antigos turbojatos beberrões.

Mazzeo

Gostei do apelido “Chubby Girl”
Gordinha, fofucha ou gordelicia … não sei qual tradução .br fica melhor !
Anv impressionante.

EduardoSP

Fiquei curioso aos 0:35. Parece haver uma porta vertical que isola o compartimento de carga da rampa. É isso mesmo? Os modelos ocidentais não têm essa porta, sendo que em alguns é possível até carregar alguma carga sobre a rampa.

Mauricio R.

Vamos dizer assim, que os chineses enfim chegaram ao C-141, passaram pelo Il-76 e com turbinas melhores poderão chegar ao IL-476.

Marcos

As desventuras de governos totalitários em investimentos a seu belprazer, já vimos algo assim na historia recente da América do Sul.
Vamos ver até onde a megalomania vai.

Obs.: Enquanto por aqui sabemos até quando o kc390 faz qualquer teste, pelos lados vermelhos do mundo esses troços são só perfeição.

ADRIANO M.

Quanto custa esse “Globe Master” chinês amigos do poder aéreo?

E como não poderia deixar de perguntar,uma aeronave dessas teria alguma serventia na FAB/EB ?
Um GlobeMaster III pode levar ou um M1 Abrams,ou três M1126 Stryker ou seis M-1117.
Pelo que andei lendo,o Y-20 poderia transportar um type 99A2 de 58 toneladas,com certeza levaria fácil,fácil um Leopard de 40 toneladas ou M-113…

Obs: Esse Recaptcha é uma porcaria!

Luiz Trindade

Enquanto a gente tá patinando com KC-390 a China tá mandando ver! Como dizia um cantor dos anos 80: “Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim”

Fernando "Nunão" De Martini

Não entendi o “patinando”. Refere-se ao recente acidente?
Se for, acidentes com protótipos também ocorrem na China, nos EUA, Rússia, França, Suécia, Principado da Pontinha, Grão-Ducado de Fenwick, Genóvia e Zamunda.

JT8D

Luiz, quando você não tiver nada pra dizer, não diga nada

Daniel

Impressionante como o ______________________assola muita gente.

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz Trindade

Galera… Vamos ver a real… O avião chinês saiu porque houve investimentos e vontade política! Isso tá acontecendo no projeto KC-390?!? Pq se tiver, então eu tou vendo outra realidade e vcs mais outra ainda… O KC 390 já devia tá pronto e sendo vendido, mas principalmente sendo entregue a FAB! Isso tá acontecendo?!?
Alexandre Galante, vc editou um comentário porque rotular viraria bola de neve! Porque não aconteceu aqui?!? Dois pesos, duas medidas?!?

Rinaldo Nery

Havia outro cronograma anterior a 2018 e ninguém sabia?

Fernando "Nunão" De Martini

Rinaldo, Na verdade o cronograma era entregas de série a partir de 2016, mas precisou ser ajustado devido aos contingenciamentos que atrasaram repasses à Embraer, o que foi noticiado aqui. O cronograma original está nesta matéria da revista Forças de Defesa de 2014, publicada quando o primeiro protótipo foi apresentado, e republicada recentemente: https://www.aereo.jor.br/2017/09/01/embraer-kc-390-um-aviao-que-carrega-o-desafio-de-conquistar-muitas-bandeiras/ Luiz, Em vista da profunda crise que estourou no segundo governo Dilma e gerou atrasos em pagamentos e readequação de cronogramas de praticamente todos os programas importantes, como o dos submarinos, dos helicópteros, do Guarani, e não só o do KC-390, crise esta que ainda está… Read more »

Rinaldo Nery

Nunão, obrigado. Não me recordava dessa data.

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz, quem te rotulou nos comentários deste post agora?
Vi uma resposta mais azeda a você, mas ainda longe de ser um xingamento, ofensa, rótulo etc.
Os pesos e medidas são os mesmos para todos, e recebemos reclamações do mesmo tipo de pessoas das mais variadas ideologias etc quando são advertidos, o que mostra que, na justeza de tratar todos do mesmo jeito, os editores do site estão corretos. Só não vê quem não quer.