Pantsir Attack

As Forças de Defesa de Israel divulgaram o vídeo acima que mostra um sistema antiaéreo Pantsir-S1, de fabricação russa, sendo destruído em ataque por bomba guiada, míssil ou drone suicida.

Os ataques das IDF foram uma resposta aos foguetes que foram lançados pelas Forças Quds do Irã contra as posições das IDF nas colinas de Golan e o fogo de defesa antiaérea sírio contra as aeronaves da IAF.

O Pantsir-S1 (SA-22 Greyhound na classificação da OTAN) é um sofisticado sistema de artilharia antiaérea que conta com mísseis terra-ar de curto e médio alcance, sendo considerado um dos mais avançados do mundo.

Ele é capaz de atingir alvos aéreos em altitudes de até 15 quilômetros. O alcance efetivo de sua componente de artilharia é de quatro quilômetros. A cadência de tiro do canhão antiaéreo de 30 mm é de 5.000 tiros por minuto.

O Ministério da Defesa do Brasil tinha planos há alguns anos para adquirir 12 sistemas Pantsir S1 instalados em um chassi fornecido pela alemã Rheinmetall para criar três baterias, mas a compra foi cancelada.

Algumas fontes indicam que a arma de ataque pode ter sido o míssil Delilah, visto na foto e no vídeo abaixo.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

ATUALIZAÇÃO: (10/5/18 – 18h00)

Algumas fontes indicam que o alvo do vídeo acima encontrava-se na Base Aérea de Mazzeh (arredores da capital Damasco). Comparamos algumas imagens do vídeo com imagens do Google Earth da citada base e há muitas semelhanças (ver imagens abaixo). Estas semelhanças incluem a posição das pistas de taxiamento/serviço e o rumo magnético arredondado (“240”) pintado na cabeceira da pista 24.

Subscribe
Notify of
guest

215 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Skyraider

Mata a cobra e mostra o pau

Antonio

Esse está parecendo o caminhão de mudanças do Seu Nassib.

MATHEUS

Está mais do que claro que se trata de um Pantsir. Seu coraçãozinho deve estar oartido, né? Rs

Antonio

Parece mesmo. A idéia é essa.

Jacinto

Quer dizer que o cara que morreu estava tentando proteger uma maquete?

Bosco

A maquete é muito bem feita!!! rsrsss
A “polarização” da câmera térmica tava invertida, mostrando as temperaturas mais altas em cor escura e as mais baixas em cor mais clara.
Pelo que dá pra ver o veículo estava estático há muito tempo mas o motor estava ligado e as partes quentes do sistema de mísseis nos faz crer que apesar do radar não estar girando o sistema estava ativo.

HMS TIRELESS

Certamente essa é uma imagem que partiu muitos corações…rs!

Munhoz

O que ocorre com os países árabes é que o seu sistema de governo e lideranças de um modo geral é praticamente medieval. Eles têm várias tribos e clãs que dominam o governo principalmente dentro das forças armadas onde um sujeito com um mísero intelecto as vezes da noite para o dia se torna um capitão ou até general, os soldados e sargentos são tratados como bucha de canhão e assim por diante. Tem relatos de militares dos EUA tentando treinar os sauditas para a utilização de mísseis e os oficiais sauditas confiscando os manuais e impedindo o treinamento somente… Read more »

Luiz B Santos

Isso mesmo e nem os melhores treinamentos e armamentos modernos numa força militar que não leva a sério os ensinamentos vão ter êxito. Por isso Israel deita e rola pra cima dos árabes. Não sei se o Irã ia aguentar um confronto com Israel diante do amadorismo que também deve imperar no exército iraniano. Por isso o presidente Putin é cauteloso em fornecer os S-300 para o exército sírio. Vão ser destruídos também.

marcelo

deixa eu ver se eu entendi ? quando o f-16 foi abatido as forcas Sirias iriam destruir toda a força aeria de israel se voltassem a atacar , eles tem a melhor defesa aeria do oriente médio etc, mais agora que a forca aeria de israel mostra um vídeo destruindo a um equipamento que e a nata das forcas de defesa sírias e russas tb , são os sírios que não prestam , que são bocais , burros , não sabem de nada etc kkkkkkkkkkkkkkkk e serio isso kkkkkkkkkk esses____________ me matam de rir viu rsrsrsrsrs COMENTARIO EDITADO. NÃO ATAQUE… Read more »

Felipe

O Pantsir estava ativo no momento do ataque?

Bosco

Se não estava deveria estar sendo coberto por um que estava.

Jacinto

Este ė o ponto. O Pantsir parece ter sido pego totalmente desprevenido mas isso nao poderia ou nao deveria ocorrer quando hå um sistema de defesa aerea integrada. Este missil nao saiu da funda do Rei Davi. Ele foi lançado por um avião que nao podia esta muito longe e este aviao não foi detectado seja porque as defesas aereas sirias nao estao verdadeiramente integradas seja porque a ecm israelense e boa.

A verdadeira diacussao deveria ser como este aviao chegou nesta distancia de Damasco.

Almeida

Jacinto, o Delilah tem alcance de 300Km, o avião não precisou chegar tão perto assim.

De qualquer maneira, a surpresa no engajamento deve ter sido fraças à guera eletrônica israelense. O sistema de defesa AA devia estar saturado e cego. O Pantsir nem viu o que o atingiu.

Bosco

O Delilah é controlado por um pod de data link de banda larga que opera na linha de visada. A aeronave lançadora tem que ficar em linha de visada com o míssil, o que para uma distância de 250 km é em torno de 3 km de altura.
Em tese um F-35 poderia entrar na rede e tomar o controle do míssil que tenha sido lançado por outra aeronave ou por veículo de terra. https://2.bp.blogspot.com/-84h2_6oXSXY/VZYJteB-7CI/AAAAAAAADGc/GLwHQkWFj3c/s1600/LYNX_Autonomous_Multi-Purpose_Rockets_and_Missiles_Launching_System_MSPO_2013_Kielce_Poland_640_001.jpg

Delfim

O que rola na rede :
1 – que o Pantsir não é operado pelos iranianos e sim pelos sírios,
2 – que estava a 3,5 km do Palácio de Damasco,
3 – que estava recarregando (não acredito),
4 – que o míssil foi um Spike NLOS,
5 – um operador morto.

HMS TIRELESS

Não creio que o míssil utilizado tenha sido um Spike NLOS pois este por ser lento seria muito vulnerável ao Pantsir. Creio que o mais provável tenha sido o Delilah ou como afirmam outras fontes na rede um UCAV suicida (Harpy ou Harops)

Bosco

Spike NLOS?
Quem teria lançado? Tem 20 km de alcance e é lançado do solo.

Jakson de Almeida

O Shayetet 13 operando de dentro da Síria ou outra unidade das forças especias dos israelenses.

Tadeu Mendes

Sayeret Matkal

Guilherme Poggio

Bosco,

Há imagens na internet que mostram a possível cauda de um Sipke NLOS supostamente encontrado em território sírio. Não afirmo nada, mas se forem mesmo restos de Spike NLOS imagino que o ataque aéreo tenha sido coordenado com forças especiais em solo.

HMS TIRELESS

Mestre Poggio, não seria muito arriscado infiltrar e exfiltrar forças especiais assim tão perto de Damasco?

Pedro

HMS, você viu a apresentação do PM de Israel mostrando os arquivos secretos iranianos com o programa nuclear que o Mossad roubou de uma instalação iraniana super secreta? Não foram só um CD ou algumas folhas não, é um armário inteiro, kkkkkkk. Nem 007 faria. Comparado a isso, colocar alguns FE disfarçados de civis no solo a uns km da base deve ser moleza, rsrs. Ou talvez, esses observadores avançados nem precisariam ser um grupamento FE todo paramentado pro combate vindo de helicoptero de noite, poderiam ser agentes secretos que já estavam no território com um rádio.

Doug385

Mas é sob essas condições que as forças especiais operam.

Guilherme Poggio

HMS TIRELESS

Eu não duvido nada de quem já atacou um reator nuclear no Iraque e resgatou reféns em Entebe.

Jacinto

Aliás Guilherme, parece que o José Padilha fez um filme sob o resgate em Entebe.

HMS TIRELESS

Jacinto e Poggio, eu assisti o filme do Padilha e digo que o mesmo é péssimo! Repleto de erros, inclusive na cronologia dos fatos e quanto ao momento do tiro que tirou a vida do Ten. Cel. Netanyahu, e inverdades o diretor fracassa miseravelmente ao querer lançar sobre os eventos um novo olhar. Mas o pior mesmo é que o conjunto da obra termina por transformar em algo banal uma operação que foi, no mínimo, espetacular. Para quem quiser saber mais sobre a operação eu recomendo um filme feito pelos próprios israelenses, “Operation Thunderbolt”, disponível no Youtube em hebraico com… Read more »

Jacinto

HMS,
Existe um livro na Amazon que trata das cartas que o Jonathan Netanyahu escreveu. Se tiver a oportunidade de ler – se já não tiver lido – eu recomendo.

Marcos

O Spike NLOS não é lançado pelo solo, ele foi adaptado para uso em vetores aéreos. A Colômbia utiliza em seus Sikorsky Arpia IV

Leandro Costa

Hmmmmm….

LOL!

Ok, de volta à programação normal. Correto uso do equipamento é vital em qualquer operações de combate.

gordo

Pela imagem a impressão é que o sistema não estava ativo, de sistema antiaéreo passou a ser apenas um caminhão, bem caro diga-se de passagem.

Carlos

Cigarro não faz bem à saúde!
Tranquilos fumando! Será que estavam esperando ser remuniciado?

BILL27

Só não foi tranquilo para o cara q foi pegar algo 10 segundos antes do missel atingi lo

Renê Reis

nossa , o infeliz entrou no veiculo na hora errada.

Augusto

Irã não opera Pantsir, então outro alguém foi atacado (Síria). O sistema parece totalmente imóvel, dando a impressão de que não estaria ativado no momento. Enfim, de qualquer forma pegou mal.

Expectativas russas de venda do Pantsir para o exterior sendo drasticamente reduzidas em 3, 2, 1…

Rustam Bogaudinov

Augusto 10 de Maio de 2018 at 17:44
Expectativas russas de venda do Pantsir para o exterior sendo drasticamente reduzidas em 3, 2, 1…
___

The sale of the system is simply excellent, the system is not to blame if there is no crew inside and he at this time is smoking a hookah ….
___
A venda do sistema é simplesmente excelente, o sistema não é o culpado, se não houver tripulação dentro e ele neste momento está fumando um narguilé ….

Augusto

Rustam, seeing the footages I assumed the system weren’t running indeed. Now, as concerned to future sells for foreing crountries, the incident will centainly be taken to account for decision makers.

Augusto

countries*

Rustam Bogaudinov

The system was waiting for the reloading of missiles, another question is why it stood on a concrete strip and not in cover – one answer, the Arabs …
__

O sistema estava aguardando o recarregamento de mísseis, outra pergunta é por que ele ficou em uma faixa de concreto e não em cobertura – uma resposta, os árabes …

HMS TIRELESS

“another question is why it stood on a concrete strip and not in cover – one answer, the Arabs …”

Perfect Rusty! in fact the arabs are still poor trained

marcelo

se não tinha , ou tava parado , ou sendo remuniciado , esse sitema não age sozinho , deveria esta sendo coberto por um outro ativo corrento !!!!!!! , para min como sempre desconfiei esse sistema não e tão bom assim !!!

Andrew Martins

Se você pausa o vídeo em 9 segundo, dá pra ver que a bateria não estava operacional. Porque eu não sei, mas provavelmente aquela galera ao lado era a tripulação.

Esse míssil Delilah poderia ser adquirido pelo brasil, ou ele é muito caro? Ele faz a mesma função do AGM-65 Maverick ou são mísseis diferentes?

Outra dúvida já que o Força Aérea opera o Python e Derby, seria uma boa opção pensar no SPYDER como opção de defesa antiaérea?
Grato desde já.

Bosco

Andrew, O Maverick D é um míssil guiado por IIR, mas opera do modo “fire and forget” (atire e esqueça), trancando no alvo antes do lançamento (LOBL). Ou seja, o piloto vê na tela o que o míssil está vendo e tranca o seeker num determinado alvo e lança o míssil. O míssil segue sozinho e a partir do lançamento o piloto não vê mais o que o seeker “vê”. O motor do Maverick é foguete sólido e o míssil tem curto alcance. Um alvo do tamanho de um Pantsir deve poder ser identificado por um Maverick D a uns… Read more »

Andrew Martins

Bosco, obrigado pela aula! Sua explicação me fez pensar se existe um míssil com a capacidade de arquivar um banco de dados dos principais meios e equipados do inimigo, e ser lançado no modo “fire and forget” e guiado por GPS até uma região predeterminada. Próximo da região por um sistema de imagem térmica o piloto confirma o alvo travado pelo míssil ou interfere. A ideia é deixar o sistema mais autônomo possível, só sendo necessário a interferência humano caso o alvo travado seja um ”erro”. Existe algo assim?

Bosco

Andrew, Existe sim! Tanto em relação à guerra naval quanto à guerra terrestre. Na naval vai entrar em operação o LRASM, que opera exatamente desse modo que você se referiu. Contra alvos em terra tem o SDB 2 (GBU-53/B). Ele é lançado contra um alvo dentro de uma área delimitada e encontra o alvo por conta própria, no modo LOAL (trancamento depois do disparo) usando a combinação de imagem térmica + radar ativo de onda milimétrico. Ele tem um banco de imagens e as compara para reduzir o risco de trancar num alvo “civil” . Em relação a alvos fixos,… Read more »

Cbamaral

Será que estava desativado ? não tentaram se defender nem com o canhão !

MadMax

Deu ruim.

Jacinto

Em breve vão dizer que foi a funda do rei David!

Defensor da Liberdade

Foi bênção divina. Huahauahau

Bravox

Pessoal é normal a qualidade da camera do missil de baixa qualidade como essa do video?

Aldos

Eles não dão uma diminuída na qualidade da imagem que eles divulgam também não?

Que ate em ataque diurno eu vejo as fotos e vídeos são todos em baixa resolução.

Creio que a qualidade original seja bem maior ate mesmo para uso posterior para “inteligência”

Humberto

Qualquer transmissão depende de alguns fatores 1- Resolução ou sensibilidade da câmera, temos que lembrar algumas coisas. Maior resolução, maior o preço da câmera, maior consumo de energia etc. 2- A transmissão foi on-line do míssil para o vetor (a priori um caça) ou seja, o míssil tem que ter um transmissor x receptor, como é um equipamento bélico, o mesmo tem que ser resistente para o EW. Caímos na mesma situação do item 1, maior preço, mais consumo de energia. 3- Maior a resolução significa uma maior banda, maior a banda, mais sensível para quedas ou perda de sinal… Read more »

Aldos

Bacana a explicação

A parte da qualidade da câmera e o consumo extra de energia creio que não impactaria muito no preço final do míssil, levando em conta que a maioria dos misseis custarem milhões.

Mas a parte de “blindar” tudo isso contra EW fora o risco de perder sinal pelo volume maior de dados da transmissão aliado ao fato de provavelmente deixar o míssil mais “visível”, deve pesar bastante na escolha deles de fazerem uma transmissão com uma qualidade inferior.

Obrigado por ter dedicado o tempo respondendo 🙂

Humberto

Imagina Aldos,
Só complementando, o custo da câmera é irrisório MAS a questão é a integração com outros componentes e camadas de software, é pouca coisa mas vai complicando, maior a banda, maiores os problemas. Quanto a energia não é irrisório. Use como exemplo o seu smart phone, veja o consumo do Waze ligado ou uso intensivo do whats (enviando vídeos).
O resto vc está corretissimo.
Abraços

MadMax

Ué o atacante estava invisível ao radar? Ninguém percebeu a aproximação? Totalmente surpreendidos?

Blind Man's Bluff

O radar do Pantsir nao estava girando. É como dizem: Camarão que dorme, a onda leva!

Augusto

Galante, esse é uma questão controversa. O Pantsir é um sistema totalmente autônomo, independente de outros sistemas integrados para operar.

Em um cenário ótimo, com Forças Armadas muito bem adestradas, haveria outras coberturas de sistemas antiaéreos e mais camadas de radares, mas duvido que esse seja o caso da atual Síria semi-destruída. É perfeitamente possível (e mesmo provável, pela inércia do sistema) que os operadores estivessem comendo mosca e foram pegos de surpresa, uma barbeiragem que lhes custou a vida.

José

Por que não se discute os méritos da ação da força aérea de Israel,ao invés de darem desculpas esfarrapadas para aos já costumeiros vexames dos adversários do pequeno e bravo Israel?

José

Por que não se discute os méritos da ação da força aérea de Israel,ao invés de darem desculpas esfarrapadas para os já costumeiros vexames dos adversários do pequeno e bravo Israel?

Bardini

Spike NLOS pode ser lançado pelos Apaches deles.
Vejam no Google Maps, se esse míssil tem 25km de alcance lançado de um veículo em terra, se for lançado da fronteira, ainda pega muita coisa e boa parte dos alvos atacados. É tudo muito perto ali.
.
Um pedaço de um Spike NLOS, de ontem…
.
Mas esse Pantsir. Isso aí deve ter sido um Delilah mesmo.
.
Eles lançaram muitos Popeye também, mas parece que esse tem sido mais suscetível a interceptação.

Bardini

Esqueci o link:comment image

Saldanha da Gama

Operacional ou não, a destruição foi realizada. Se os operadores estavam no descanso pós almoço dando uma baforada também não há desculpa, pois deveria haver outros o cobrindo. Ótimo que o Brasil não o comprou, Assim poderíamos adquirir os Patriots e o de Israel Iron Dome, colocando-os na proteção dos subs em Itaguaí, em Anápolis protegendo a base e principalmente para proteger o norte do país, pois, não confio no Maduro e nem no evo, na hora que se sentirem encurralados, irão arrumar um inimigo externo! st4

Saldanha da Gama

Claro se o congresso americano não impedir! st4

Hélio

Que besteira é essa agora? O que tem a ver a destruição dessa unidade com o Brasil comprar ou não? Se fosse qualquer outro sistema ele teria sido destruído da mesma maneira. O que possibilitou o ataque foi o alto nível da força aérea israelense aliado ao baixo nível do exército sírio. Se fosse o thaad ele teria o mesmo destino. Se você quer destilar seu ódio ideológico baseado em facebook, ao menos tenha argumentos para isso. O Brasil não tem que sair comprando equipamento americano (que não é melhor) nem israelense porque você acha que os EUA são os… Read more »

Saldanha da Gama

Meu Deus, calma!!!! Destilar ódio Hélio?, pelo visto é o sr que o está fazendo! jamais afirmei que os russos são vilões ou americanos mocinhos, calma, ainda acho que a educação é o melhor caminho em uma discussão! O que eu defendo, é o melhor para o Brasil e somente com o Brasil é que me importo. Não torço por outra nação que não seja o Brasil, pelo visto bem ao contrário de V.Sa. Minha ideologia é baseada apenas no amor e respeito que sinto pela pátria Brasil e de novo afirmo, pelo visto bem ao contrário de V.Sa. e… Read more »

José

Boa Saldanha!

Esses¨vermelhofilos¨devem aprender,ao mínimo,boas maneiras.A boa educação cabe em qualquer lugar,até nesse fórum,e não ocupa lugar!

Saldanha da Gama

José meu caro, principalmente neste fórum a educação deveria imperar! Onde muitos estão aqui a ler e comentar. Abração st4

marcelo

E outra coisa antes eles diziam que as forcas sírias eram as melhores , que não tem pra ninguém , que a força aeria de israel iria cair feito mosca se entrasem na síria novamente , agora quando os israelenses atacarão alvos a apenas 4 km do palácio presidencial do assad , a culpa e das forcas sírias que são burras , bocais , estupidas, não sabem operar o sistema direito kkkkkkkkkkkkkkkk nada como um dia traz do outro e uma noite no meio

marcelo

relaxa Saldanha, isso e dor de cotovelo e choque de realidade ao se dar conta que os deuses oniscientes da sputinik, errarão, ou como eu prefiro dizer mentiram, ao informar que esse sistema derrubaria ate o f22 rsrsrsrs , quando na verdade não enxerga nem um míssil de cruzeiro rsrsrs

Antonio Jefferson

Porque o operador correu rumo ao equipamento segundos antes de ser atingido ? , existe algum tipo alarme sonoro sobre proximidade de ameaças ? desculpem a ignorância kkk

Delfim

O alerta deve ter acionado e ele correu pra dentro mas não deu.

FRANKLY NORA

Também pensei nisso Antonio. Da pra ver que ele corre do nada, como se fosse alertado por algo e então foi ver.

Luiz Konfidera

Ele correu para dentro do veículo porque escutou o alerta de ataque, e evidentemente não viu o míssel, assim como os outros soldados ao lado, que não esboçaram reação. Se tivessem visto o míssel, teriam fugido.

Bravox

Duvida, agora o que vem a seguir por parte de Israel,Siria e Irã ?
(qual a previsão dos leitores?) Sem ufanismo ou politicagem .

Jacinto

Agora vem a fase de colocar panos quentes. O Irã vai negar ter atacado Israel, e Israel vai afirmar que já retaliou o ataque.

Heitor

Não creio que vai haver escalada… Os iranianos perderam muito a capacidade dentro da Síria e não há muito o que fazer, se ousarem atacar de novo, os israelenses não se importarão em responder de novo… Mas observe o seguinte, na Síria, os iranianos estão longe de casa, mas os israelenses não

carcara_br

O sistema estava virado na direção oposta ao ataque, ou seja foram pegos totalmente de surpresa, israel conseguiu um troféu em tanto. E não importa o motivo isto é um ponto pra lá de importante que mostra um alto nível de preparo no ataque! Pena que o mágico nunca revela o truque! Em relação ao sistema como um todo não podemos dizer que não funcionou porque atingiram algumas baterias se existem vídeos de sistemas antiaéreos sendo destruídos igualmente existem imagens de mísseis sendo destruídos. E repito o sistema de defesa em si não foi comprometido, todo o ataque vem enfrentando… Read more »

marcelo

bom deixe ver, antes os israelenses só atacavam com 8 caças , e agora atacam com 28, antes só na fronteira ou próximo , agora atacam na capital alvos a apenas 4 km do palácio do assad , e as defesas deles não foram comprometidas ????eu acho que os israelenses estão com liberdade de folga pra agir sobre a síria.

marcelo

outra coisa, virado na direção aposta ao ataque ???? pelo amor de Deus , aquele troco na carroceria e giratório neee , já pensou se no meio do ataque vc tiver que ficar guiando o caminhão para virar o sistema a outra posição, faz favor neee vlww

Bosco

Se o veículo/sistema tava em operação ou não, eu não sei, mas as sapatas estavam instaladas e o radar estava em posição de operação, e não, recolhido.

Saldanha da Gama

Bosco, Boa noite, mesmo que estivessem inoperantes, de folga ou baforando, não deveria haver outros equipamentos dando cobertura? E numa situação como esta na região, será que o equipamento estava desligado, coisa esta que não acredito, ao ver um dos operadores correr em direção a ele. Só se este operador esqueceu o isqueiro para acender o narguile e resolveu ir buscar. abraços st4

Bosco

Saldanha,
Isso devia ser a regra. Daí haver uma sobreposição de varredura de um sistema de modo a um cobrir o outro.

Saldanha da Gama

Obrigado caro Bosco, era o que imaginava, mas necessitava de uma opinião de expert Valeu! st4

Marcelo-SP

Ué?! Mas não tinha gente falando que os Sírios tinham achado o caminho das pedras na defesa antiaérea contra Israel? E como Israel, então, entrou com quase 3 dezenas de aeronave para martelar 70 alvos? Na sequência, previsível, de uma ataque de foguetes iranianos ao território israelense? Então estava tudo desligado? São burros, assim, esses sírios?

Olha, é melhor Putin parar de incomodar o bolso do contribuinte russo com esse negócio de presentear os sírios com defesa antiaérea. Ontem ficou claro que não vai adiantar grande coisa…

Lynx

Pois é… numa semana alegam ter abatido 70% dos Tomahawks americanos (provável record mundial). Na outra estão com um sistema AA em posição mas possivelmente inoperante e sem cobertura. Nos dois casos a probabilidade de um ataque ocorrer era altíssima. Em se tratando da mesma força, o segundo fato contribui para o descrédito da primeira alegação .

Bosco

Lynx, Na verdade a interceptação de Tomahawks nunca foi sequer aventada. A única vez que se falou disso foi no primeiro ataque americano à base aérea síria e depois, no ataque às alegadas fábricas e depósitos de agentes químicos. A prática de “atingir a flecha e não o arqueiro” , ou seja, a tentativa de interceptar a munição e não a aeronave lançadora é comum em relação à guerra naval devido às características peculiares dos navios de guerra e das operações navais, mas ainda assim, nunca houve uma interceptação de míssil antinavio em operações reais. Tal feito nunca foi conseguido… Read more »

Lynx

Bosco, meu conhecimento a respeito não tem a profundidade do seu e concordo com tudo o que falou. Minha intenção foi ironizar as alegações sírias, sempre difundidas pelos russos, que, estranhamente, nada fazem nesses ataques. Nem mesmo para defender seu “aliado” Irã ( só rindo mesmo). E ainda convidam Netaniahu para o Dia da Vitória!
Essa estória dos mísseis cruise x SAM tá parecendo a dos mísseis anti-porta-aviões kkkkk

Bosco

Não sabia!
Valeu!!
Vou pesquisar.

marcelo

pois e, com quase 30 caças e nenhum abatido , o que colabora tb com a afirmação de que a perda do f16, abatido pela defesa anti aeria , foi mais por imperícia do piloto, do que por merecimento das forcas sírias

Luiz Campos

Na guerra enquanto um dorme outro deve estar vigiando.

carcara_br

Marcelo, existem vários vídeos do sistema antiaéreo sírio reagindo, coisa que não acontecia antes, que algo mudou é fato, que mísseis foram interceptados também é fato. Que as missões israelenses aumentaram em muito o risco depois da queda do F-16 também, até israel alega que os sistemas atacados estavam reagindo…

MGNVS

Israel so vai temer as forças arabes no Oriente Medio qndo elas conseguirem fazer uma fila unica pra entrar num onibus sem brigar entre si. Nem adianta colocar equipamento de ponta nas maos de algumas forças armadas arabes pq o despreparo delas é grande. O medo seria de equipamento de ponta cair nas maos de terroristas pq esses sim utilizaram todo o potencial do material para causar o maior dano possivel e com certeza eles seriam mais bem-sucedidos do que muitas forças armadas arabes. Simplesmente pq os arabes brigam mais entre eles mesmos do que com Israel. Por ser um… Read more »

MGNVS

*utilizariam

Mk48

MGNVS 10 de Maio de 2018 at 19:33

Ótima explicação.
Suscinta e correta.

Agora essa galerinha que vive criticando os ataques preventivos feitos por Israel vai ter que melhorar a argumentação (isso quando argumentam, normalmente partem para a ignorância).

ODST

Só não acho que tenha sido algo planejado. Provavelmente os israelenses receberam durante a operação a informação de que havia um Pantsir dando sopa, e que a tripulação estava vacilando, o que os transformou em alvos de oportunidade. Bobeou dançou!

Luiz Campos

Se israel recebeu a informação do pantsir com a tripulação vacilando me parece algo bem planejado. Informação recebida, processada e reação imediata.

ODST

Você não entendeu o que eu quis dizer com “planejado”.

Luiz Campos

OK.

ODST

O que eu quis dizer é que talvez esse alvo não estivesse nos planos deles, não planejaram operação já com a intenção de ataca-los dessa forma, pois o modo como o Pantsir e sua tripulação são pegos, passa a impressão de que foram (como eu disse antes) apenas alvos de oportunidade, perceberam que os caras estavam com as calças arriadas e aproveitaram o momento, meio que de “improviso”.

Minha teoria, claro, pode ser que já estivesse nos esquemas israelenses fazer tudo dessa forma o tempo todo. Mas que bobearam feio os caras bobearam.

RL

O vídeo mostra o que?

Um míssil sendo interceptado pelo sistema Pantsir ou o caminhão sendo reduzido a pó?

É simples saber o que funcionou e o que não funcionou.

Não precisa ser nenhum expert em nada.
Basta assitir o vídeo.

Marcelo-SP

Reagir os sírios sempre reagiram… Daí a conseguir alguma interdição do espaço aéreo aos israelenses… Está claro que Israel continua entrando como quer e martela sem dó.

DOUGLAS TARGINO

Não estava ativo, podem prestar atenção que os canos dos mísseis estão em posição de “descanso”, ou seja, deitados!

Luiz Campos

ODST perfeito concordo e entendi seu ponto de vista.
Saudações.

Paulo Costa

Estava vendo hoje lá no Rio,a comemoração do dia da vitória da 2GM,e tinha vários vídeos da Praça Vermelha em Moscou,assiti partes da parada anual da vitória,e vi um novo tipo de Pantsir,sem os canhões e com os radares de direção e tiro agora em um mesmo eixo,ou seja de costas um para o outro.
Também tem um pequeno tanque robot,achei que era um sistema menor e mais barato de defesa antiaérea.

Space Jockey

Ainda bem que desistimos dessa porcaria, taí o video pra provar que não presta.

Dan01

Nesse caso ele so foi abatido por pura burrice dos Sirios. O sistema estava desligado e desprotegido, pedindo pra ser abatido.

Rustam Bogaudinov

Space Jockey 10 de Maio de 2018 at 20:49
Ainda bem que desistimos dessa porcaria, taí o video pra provar que não presta.
___

De uma maneira mais casual com as palavras, você pode ver que nas ciências militares você é um 0 (zero) completo, é verdade que o exército brasileiro permanece na Idade da Pedra, com o sistema «Gepard» …)))

____

In a more casual way with the words, you can see that in the military sciences you are a complete 0 (zero), it’s true that the Brazilian army remains in the Stone Age, with the «Gepard»system …)))

ODST

Rustam Bogaudinov And you show complete ignorancy about the south america’s theatre of operations. Brasil don’t need nothing too advanced for our defenses. There’s not a single country in latin america that could invade us. And we don’t have enemies or any wars/conflicts arround here. If you think Gepard is a stone age system is because you didn’t saw our neighbourhood! Argentina – Allied, no money and bad weaponry. Venezuela – Some decent weaponry (we don’t know their real conditions), dictatorship, no money, bad training, with zero chances or conditions of invading any country. Uruguay, Bolivia and Suriname – I… Read more »

Rustam Bogaudinov

ODST 11 de Maio de 2018 at 18:17 Rustam Bogaudinov And you show complete ignorancy about the south america’s theatre of operations. Brasil don’t need nothing too advanced for our defenses. There’s not a single country in latin america that could invade us. And we don’t have enemies or any wars/conflicts arround here. If you think Gepard __ I know everything, there is no one to intrude? Well, if Brazil did not have the resources and it was possible, Gaddafi also thought that everyone loved him, Argentines and others, just remember the war between Peru and Ecuador, the rumors with… Read more »

ODST

– Again, you are showing low knowledge about the region. Brasil is the 9° world economy, the richest country of latin america, with the biggest army, the biggest investment in armed forces, the most advanced country in terms of tecnology (military and no military) and so on. You are talking about Argentina even when i say that they don’t have money and weaponry! They are asking the IMF for help right now! I reapeat, there’s not a single country in the region with conditions for a invasion against Brasil. And please, don’t bring the old Peru, Chile, Ecuador conflicts to… Read more »

Müller

Estão certíssimos tanto Israel quantoe Estados unidos por não deixarem essa corja crescer no oriente médio. Hezbollah, Irã, Rússia são lobos disfarçados de cordeiros. Sobre os sistema de defesa Pantsir, é uma piada de péssimo gosto. Nada feito no oriente é capaz de contrapor a tecnologia israelense. Os mísseis foram disparados dentro do território sírio e mesmo assim a Rússia foi incapaz de ajudar seu falso aliado. God Bless America.

Marco Souza

Sim, Netanyahu tava sentadinho do lado do Putin na praça vermelha com os olhos brilhando e deslbrado.

Rustam Bogaudinov

Müller 10 de Maio de 2018 at 21:02 Estão certíssimos tanto Israel quantoe Estados unidos por não deixarem essa corja crescer no oriente médio. Hezbollah, Irã, Rússia são lobos disfarçados de cordeiros. Sobre os sistema de defesa Pantsir, é uma piada de péssimo gosto. Nada feito no oriente é capaz de contrapor a tecnologia israelense. Os mísseis foram disparados dentro do território sírio e mesmo assim a Rússia foi incapaz de ajudar seu falso aliado. God Bless America. __ )))) And the prime minister of Israel was at Putin on May, 9th in Moscow on a parade of a victory… Read more »

Bosco

Amigo Rustam,
Não lembra que o primeiro ministro de Israel estava na Parada da Vitória em Moscou não que aqui no Brasil tem muita gente que é adepta de teorias conspiratórias das mais variadas e podem inventar que o Putin passou os “códigos de desativação” do Pantsir para os israelenses. rsrsss
Felizmente essa atitude de inventar e acreditar nas próprias mentiras é mais da turma da “esquerda”, os chamados __________________ . Eu me coloco mais à direita e jamais sequer insinuaria essa possibilidade. rsrsss

COMENTÁRIO EDITADO

Rustam Bogaudinov

– Today it was announced – that Moscow will not supply Syria with S-300

– The system of Shell S1 – is gorgeous, but my friend I repeat the Arabs …

– Israeli Air Force demonstrated good work

Dan01

Mereceram, estao no meio de uma guerra e ainda vacilam assim.. Pra piorar ainda deixaram em uma localizacao perfeita para um missil, ja que estava desligado que colocassem ele em um lugar coberto pelo menos.

Rodrigo

Israel utilizou 20% de sua capacidade bélica, imagine numa guerra declarada, no maximo em 48 hs toda a infraestrutura bélica da siria seria aniquilada, mesmo com o apoiou da Russia e Irã. O grande derrotado dessa guerra age agora esta sendo a Russia que esta gastando bilhões e ainda com.a grave crise na sua economia, qie deve se agrava apos a Copa (historia semelhante do brasil)… populismo + nacionalismo + corrupção = quebradeira econômica.

Rustam Bogaudinov

Rodrigo 10 de Maio de 2018 at 21:25 Israel utilizou 20% de sua capacidade bélica, imagine numa guerra declarada, no maximo em 48 hs toda a infraestrutura bélica da siria seria aniquilada, mesmo com o apoiou da Russia e Irã. O grande derrotado dessa guerra age agora esta sendo a Russia que esta gastando bilhões e ainda com.a grave crise na sua economia, qie deve se agrava apos a Copa (historia semelhante do brasil)… populismo + nacionalismo + corrupção = quebradeira econômica. ____ Sério? ))) o preço do petróleo já é $ 77 Acorde amigo e pare de manhã leia… Read more »

Paulo

kk deu ruim para o Pantsir e se soldado correu para o veiculo deve ter visto a encrenca vindo ou teve algum alerta.

Acho que não entraria para virar churrasco como ocorreu conscientemente.

Defensor da Liberdade

Os outros tripulantes continuaram onde estavam, logo eles não tinha a mínima noção da ameaça.

Paulo

Verdade, inclusive quando o missel vem parece que eles estão papeando e de costas, um até vira para conversar com outros.

Acho que é o grande mal de boa parte dos exércitos arabes, o despreparo para combate.

Antonio Jefferson

Treinamento ruim ? esse tipo de equipamento em zona de conflito tem que ser operado pelos melhores , erro de doutrina dos sírios/iranianos.

SmokingSnake ?

Vejo cada justificativa aqui que só me faz dar risada.

jmoura

temos que pensar no uso intensivo de ECM por parte de Israel, para bloquear a rede de radares sírios, aviões voando baixo para dissimular a entrada na Siria, e talvez ajuda Americana para reforçar essas ECM.

BILL27

Bombardearam estações de radar tbm

Doug385

Isso deve ser um belo banho de água fria para quem acreditou na propaganda síria/iraniana de que o espaço aéreo sírio estava negado para Israel.
Guerra dos Seis Dias, Guerra do Yom kippur… Estamos falando de quem se prepara para o conflito desde que se entende por Estado, não de amadores.

Dan01

Esses arabes nao sao feitos para a guerra, esse video e os varios videos das forças armadas da arabia saudita no youtube deixam isso evidente. Por outro lado israel nao brinca em servico, provavelmente sao um dos melhores se tratando de guerra.

Dan01

Assistindo aqueles videos da Arabia saudita em combate so deixa isso mais evidente. Os arabes ainda terao que evoluir muito pra se comparar a qualidade do exercito israelense.

Meireles

Se estão destruindo as baterias antiaéreas, é porque o ataque aéreo já está a caminho, eu não sei o que os russos estão esperando pra se retirarem da Síria, a Síria está se tornando um barril de pólvora, pronto pra explodir de novo a qualquer momento, o cerco está se fechando na Síria, antes falavam que eram os rebeldes que estavam na Síria, aí aos poucos vários países foram declarando guerra a Síria, são muitos países do ocidente, e muitos países vizinhos a Síria, Israel, Turquia, Arabia Saudita, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, e etc, é impossível que a Russia… Read more »

marcio alves

Total falta de preparo dos operadores = Seek and Destroy

Antonio Jefferson

Pelo amor de Deus , esse povo falando mal do equipamento pelo fato de ser russo, o que ocorreu foi falto de preparo e instrução dos operadores, e isso que difere os Israelenses dos demais paises no oriente médio, treinamento, doutrina e prontidão, a titulo de comparação já vimos e continuamos vendo a surra saudita no Iémen , mesmo com todo o equipamento de ponta “ocidental”.

MarcosL

Comentário da internet para justificar a destruição o Pantsir S-1 das Forças Sírias.
Isto faz algum sentido?
“Esse foi um falso video gravado de um avião sobrevoando Golan com zoom de câmera termal (70 km como navy orion P3 para assistir navios) …. certamente dias antes de ataques aéreos! … na velocidade normal você pode ver movimentos repentinos não compatíveis com um caminho de planeio de um míssil ou bomba contra alvo estático que tem um caminho linear!”

carcara_br

ECM não deixa os atacantes invisíveis é como entrar uma sala escura gritando. Ok o inimigo não sabe a sua exata posição nem distância, mas sabe que você está lá e sabe sua direção aproximada… A guerra moderna é isto ai não se trata de sistema antiaéreo vs caças, se trata de antiaéreo vs inteligência no solo, aeronaves iscas, guerra eletrônica, forças especiais, mísseis, drones e aeronaves atacantes. Ficar abatendo mísseis com sistemas de curto alcance é enxugar gelo, isto ficou bem claro nos ataques recentes, e é uma coisa meio evidente. E mesmo sem todo o aparato de suporte/… Read more »

Nonato

Muita gente aqui falando que havia soldados assim, assado.
Que os canhões estavam baixados.
No vídeo da matéria não consegui ver nada disso.
Vocês viram outro vídeo?
Ou usaram alguma ferramenta específica, tipo alterar velocidade, etc?

Nonato

Revendo o vídeo, deu para perceber os três homens próximos ao caminhão.
Esse caminhão é completo? Radar, artilharia e lançador de mísseis?

carcara_br

Repara bem entre os 5 e os 6 segundos um azarado corre em direção ao sistema. Bem no inicio da contagem dos 9s o sistema está alinhado na direção oposta ao ataque, e uma estrutura semelhante ao radar se destaca na parte superior…
Achei a aproximação lenta, não sei se por efeito das lentes de filmagem, não ficaria surpreso se o ataque tiver sido executado por um drone guiado remotamente, qual a velocidade do Delilah/Sipke NLOS

Heli Queiroz

Até onde eu saiba, nada é 100%. O sistema Sea Wolf da HMS Broadsword falhou quando do afundamento do HMS Coventry, que possuia o Sea Dart. Os sistemas Standard SM1, CIWS Phalanx falharam quando o Exocet atingiu a fragata Stark Na Guerra do Golfo, os sistemas Patriot falharam dezenas de vezes Será que o Iron Dome nunca falhou? Sem querer entrar no mérito da qualidade do Pantsir, mas acho que o operador do equipamento (seja lá quem for) foi muito incompetente. Estava ligado ou desligado? (pois estão em conflito, deveria estar ligado, a não ser que estivesse em manutenção…). Tinha… Read more »

Paulo

Hum..vi essa mesma notícias no jornal inglês falando de lançadores de mísseis iraniano da época da antiga união soviética…aqui são o Pantsir quem fala a verdade!!!??

Delfim

O Pantsir derrubou um F-4 turco voando rápido e rasante com os canhões. Não é uma porcaria.
Mas sem disciplina da tripulação não faz milagres.
Uma boa lição para o BR que ainda acredita em conscrição em vez de profissionalização.

MadMax

Mais uma interceptação com sucesso do equipamento Russo. Nesse caso usou o próprio caminhão para interceptar.

MadMax

Afinal se não fosse essa interceptação teria atingido um hospital ou de civis, como os Sírios mostram.