A-29 Super Tucano

A-29 Super Tucano

A-29 Super Tucano
A-29 Super Tucano

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, tentaram na segunda-feira alardear o acordo de US$ 600 milhões do ano passado sobre os aviões militares bloqueados pela administração Obama.

Mas Trump tropeçou em sua coletiva de imprensa no Rose Garden, respondendo a uma pergunta de um repórter estrangeiro sobre o avião de ataque leve turboélice A-29 Super Tucano no centro do acordo, repetidamente chamando-o de “helicóptero”.

“Fabricamos o melhor equipamento militar do mundo e nossos amigos agora podem comprar esse equipamento”, disse Trump. Esse governo defendeu uma política externa mais transacional e Trump estava no modo de negociador-chefe.

Ironicamente, o governo nigeriano recebeu helicópteros militares de fabricação estrangeira na segunda-feira, de acordo com o release da Força Aérea da Nigéria: Dois helicópteros Mi-35M da Rússia, concorrente estratégico da América.

“Nós amamos helicópteros. Ele os ama mais do que eu ”, disse Trump sobre Buhari, que estava ao seu lado em um pódio separado. “Ele gosta de comprar helicópteros e está comprando muitos helicópteros”.

O repórter, dizendo que a Nigéria estava em “extrema necessidade” do Super Tucano para “resolver os problemas em casa”, perguntou Trump se ele “seria gentil o suficiente” para liberar pelo menos duas aeronaves até 2020.

“Muito em breve”, Trump disse a ele. “Parte do problema é que você não tinha permissão para comprar helicópteros em nosso país e agora tem. Eu trabalhei nisso para que agora você possa comprar os helicópteros que você quer.

“Eles não podiam comprar os helicópteros por várias razões, que francamente não eram boas razões. Agora eles os levam, e eles são muito rápidos, e são os melhores helicópteros do mundo ”, disse Trump.

Ele elogiou o acordo como a primeira venda de equipamento militar americano para a Nigéria, chamando o país de “um parceiro valioso e um bom amigo”.

Buhari anteriormente na coletiva de imprensa agradeceu aos EUA pelos A-29. Ele deixou de mencionar que o presidente Barack Obama bloqueou o acordo em meio a preocupações de legisladores por causa de um ataque da Força Aérea da Nigéria em um campo de refugiados em 2017 que matou mais de 100 civis.

Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano M.

Que asno ! Eu não sei oque é pior: Se Trump que nem tentou procurar saber oque é um A-29 super tucano,ou os safados de seus assessores que não o fizeram.
Mas em uma coisa Trump está certo:
São os melhores “helicópteros” do mundo!???

Gilbert

Os asno são quem deixou que perdêssemos a Embraer para os EUA, pois investimos muitos milhões em projetos, compra de tecnologia (offset) para simplesmente dar tudo aos EUA, como podem ver hoje o A-29 é norte americano e não mais brasileiro. Isso me doí muito no coração

Marcos Paulo

Acorda cara…business é isto mesmo, ao invés de dar dor no coração, o correto é tentar encher o bolso de encomendas e royalties do produto…afinal nem acionista da Embraer somos…aliás asno seria bloquear a venda potencial…

Guilherme Sousa

Marcos, creio eu que os royalties do produto vão todos para os bolsos dos acionistas e para a empresa reinvestir. Para o brasileiro médio, um técnico médio qualificado não sobra nada. Pois para o técnico o que conta é o emprego, é a EMBRAER produzir aqui no Brasil as encomendas do A-29, para que demande mão de obra. E para mim, é sim triste, ver tecnologia brasileira, desenvolvimento brasileiro sendo usado para gerar emprego na Flórida ou invés de gerar emprego em SJC.

Fernando "Nunão" De Martini

Guilherme, no caso do A-29, a fabricação dos principais itens de fornecimento brasileiro continua sendo feita aqui, por operários e técnicos brasileiros, para envio à segunda linha de montagem do avião (a primeira é em Gavião Peixoto), na Flórida. O que se perde é um adicional de técnicos e operários de linha de montagem final no Brasil ou horas de trabalho garantidas para estes, devido à montagem de uma parcela dos A-29 ser agora nos EUA, mas ganha-se, por outro lado, ao ter mais encomendas que mantém empregos de técnicos e operários que produzem aqui as fuselagens, asas e outros… Read more »

Gilberto Rezende

Guilherme…
Várias partes do Super Tucano americano são feitas no Brasil, na parte de estruturas.
Mas especificamente os Royalties (se forem pagos pelos americanos da Sierra Nevada APÓS o pagamento do governo americano via FMS neste caso) será destinado não a Embraer e sim ao Governo Brasileiro.
Especificamente à FAB, dona da propriedade intelectual deste projeto do Super Tucano.

Walter

Incrível é desconhecer como as guerras são e principalmente não são
A Qualcomm sempre foi uma empresa privada de chips e outros electrónicos.
Esta a venda e Trump proibiu sua venda para empresas estrangeiras
Por que será ???
Trump é contra o liberalismo

CignusRJ

Não é questão de ser liberal. É questão de segurança nacional.
A qualcomm produz eletrônicos de uso militar de alta tecnologia, alguns que equipam apenas armamentos e equipamentos dos EUA.
Se for vendida estes mesmos eletrônicos podem ser usados contra os EUA e isso eles não querem.
Não existem empresas americanas que produzam TV por exemplo, todas foram vendidas para estrangeiros e isso não se oporam. Diga o nome de uma empresa de eletro-eletrônicos japoneses. Vc dirá uma dúzia. E americanas? vc consegue pensar em alguma?

Walter

Exato CignusRj

Ai que entra a Embraer. É a mesmíssima situação

Felipe Augusto

Na realidade, a legislação estadunidense permite que o presidente, se assim desejar, barre a venda de qualquer empresa ou mesmo a venda de qualquer mercadoria fabricada por uma empresa estadunidense. De fato, os EUA pregam o liberalismo, mas o seu grau de intervenção na economia é simplesmente gigantesco, só desconhece isso quem não estuda o assunto. Pesquisem sobre CFIUS para conhecer o assunto.

Guilherme Poggio

Gilbert

Você mesmo pode evitar que isso aconteça. Abra uma conta numa corretora e no mercado secundário compre ações da EMBRAER suficientes para assumir o controle da empresa.

João Adaime

Poggio
Não precisa tanto trabalho. É só procurar diretamente os fundos que possuem o grosso das ações e adquirir a carteira deles.
Mas existe um complicador: independente da quantidade de ações que uma pessoa ou instituição possua, a quantidade de votos numa assembléia não pode exceder a 5% do capital votante. Além disso, ninguém individualmente pode ter mais do que 34% das ações.
Esta é uma prática comum nos países desenvolvidos, para proteger os acionistas minoritários, e a Embraer foi a primeira no Brasil a adotar tal medida.

Jorge F

Isso mesmo.

CignusRJ

Adriano M. Ele não é asno por isso. Ele não é obrigado a conhecer tudo.
Mas que foi falha dos assessores dele, isso foi. E falha grosseira.
Mas ao menos ele não saudou a mandioca. 🙂

Eduardo

kkkk boa, e muito menos falou em estocar vento.

Hélio

É incrível como a qualidade dos comentários na trilogia decaiu, parece o g1, agora até editor está descendo a mesma ladeira…

Fernando "Nunão" De Martini

Hélio,
Quer dizer que, se você não concorda com uma opinião de um editor, isso basta pra dizer que, de um momento para o outro, os comentários dele estão “descendo a ladeira”?

Esse tipo de comentário que fez, isso sim, é bem ao estilo das discussões e ataques gratuitos que se faz no site que mencionou.

Debata os argumentos, sem atacar ou tentar depreciar as pessoas. Quem vai julgar se a sua opinião ou a do seu “adversário” estão “descendo a ladeira” são os demais.

Nicolas_RS

Realmente é um crime hediondo confundir isso, vá para sua turma e poupe de passar vergonha! Um presidente tem muitas coisas mais importante para se lembrar do que lembrar a designação correta de um avião que lembra os aviões da WW2.

Jorge Augusto

Quando eu li pela primeira vez, eu ri cada vez que ele falou a palavra helicóptero. E foram muitas.

Entendo que nem todo mundo tenha que saber o que raios é um Super Tucano. Mas ele ta lá exatamente pra falar da venda, não dava pra dar uma lidinha na wikipedia antes?

Você lendo o que ele fala, ta na cara que ele não faz ideia do que ta falando e só ta enchendo linguiça. Devia estar contando os minutos pra sair daquele “buraco do inferno”.

Gilberto Rezende

Acho que os assessores falaram ANTES para ele que a Nigéria tinha acabado de comprar helicópteros RUSSOS e que com este acordo de material militar, desbloqueado da época do Obama, ele poderia sinalizar ao Presidente Nigeriano que ele agora TAMBÉM PODE comprar helicópteros americanos…
No afã de fazer o que pediram a ele ele se tropeçou no Super Tucano…
Duvido que o Trump saiba da existência ou o que seja o Super Tucano…

737-800RJ

Tô nem aí. Pode chamar até de planador, contanto que compre uns 200, tá tranquilo! ?

Alex Nogueira

Idem.

CignusRJ

737-800RJ,
Aqui deveria ter um joinha pro seu comentário. 🙂

Washington Menezes

Contanto que ele compre uns 300 A29 para seus aliados, ele pode chamar do que quiser: helicóptero, de Kombi voadora, de unicórnio, é só comprar.

Everton Matheus

Brasil até pouco tempo tinha asnos na Presidência que falavam coisas piores. Que moral temos para falar do Trump? Kkkkkkk Melhor do que estocar vento, saidar a mandioca, respeitar o ET de Varginha… E poraí vai.
O que interessa é o Tucanão seguindo firme.

AVISO: A POLÍTICA BRASILEIRA NÃO TEM NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA.LEIA AS REGRAS DO BLOG.

Walfrido Strobel

Pois é, cada país elege seus idiotas.

AVISO: A DISPUTA POLÍTICA INTERNA BRASILEIRA NÃO TEM NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

Antonio Plhares

A imbecilidade não é apenas um produto dos trópícos tupiniquins.
O virus imbecillus proliferantis corre solto em outras plagas. O mundo esta sendo governado pela mediocridade. E um homem desse rodeado de aspones, tem o botão na mesa.

Alex II

Seria demais querer que Donald Trump soubesse a diferença entre um Super Tucano e um helicóptero. Ele só sabe a diferença entre morenas e loiras.
Releva.

MGNVS

HAHAHAHAHAHAHA…
Boa… rindo muito aqui!

JT8D

Eu só que que ele compre muitos “helicópteros” para a USAF

João Adaime

Mesmo com a troca de alhos por bugalhos, o pessoal que fabrica o Texan não deve ter gostado nadinha dele se referir como “os melhores do mundo”.
E a turma da Sierra Nevada deve estar rindo até agora.

Hélio

Isso é que é importante. Mostra que a USAF disse para o trump que o a29 é o melhor do mundo, logo a tendência é que vença a concorrência.

Mauricio R.

O ST da Boeing.

Aviall e Global Services da Boeing se juntam ao programa Bronco II:

(http://www.janes.com/article/79688/bronco-ii-team-grows)

João Adaime

Parece ser um bom treinador, patrulha e ataque ao solo, mas não dá muita confiança na agilidade. Também é preciso saber preço e custo de manutenção e operação, além de desempenho geral.
Seu ponto alto é o lobby da Boeing por trás.

Alex II

COMENTÁRIO APAGADO. A DISPUTA POLÍTICA INTERNA BRASILEIRA NÃO TEM NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA. NÃO USE O ESPAÇO PARA ATACAR OS DEMAIS COMENTARISTAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG. PRIMEIRO AVISO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JT8D

Aqui se você fizer qualquer crítica à Russia ou aos EUA as respectivas tropas de choque reagem instantaneamente

Everton Matheus

COMENTÁRIO APAGADO. A DISPUTA POLÍTICA INTERNA BRASILEIRA NÃO TEM NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA. NÃO USE O ESPAÇO PARA ATACAR OS DEMAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG. PRIMEIRO AVISO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alex II

COMENTÁRIO APAGADO. AVISO DOS EDITORES: JÁ ALERTAMOS EM INÚMERAS OCASIÕES QUE COLOCAR A DISPUTA POLÍTICA BRASILEIRA NA DISCUSSÃO E ATACAR OS DEMAIS COMENTARISTAS SÓ ATRAPALHA O DEBATE. A NECESSIDADE DE EDITARMOS OS COMENTÁRIOS NESTA MATÉRIA ANTES QUE O DEBATE DEGRINGOLASSE TOTALMENTE PROVA ISSO MAIS UMA VEZ. ATACAR OS OUTROS OU COLOCAR A DISPUTA POLÍTICO-PARTIDÁRIA NA DISCUSSÃO LEVA A UMA BOLA DE NEVE, COM DOIS LADOS SE ATACANDO E USANDO O ESPAÇO COMO PALANQUE IDEOLÓGICO. NÃO INICIEM ISSO E NÃO RESPONDAM QUANDO OUTROS INICIAREM. LEIAM AS REGRAS DO BLOG ANTES DE COMENTAR E RESPEITEM ESSAS REGRAS. ELAS EXISTEM PARA QUE O… Read more »

Marcos Paulo

Concordo srs editores, também apaguem o do JT8D ou pau que bate em Francisco não bate em Chico?

NOTA DOS EDITORES: LEIA A ORDEM DAS ADVERTÊNCIAS, A AÇÃO DOS EDITORES PRIMEIRO ADVERTINDO E SÓ DEPOIS APAGANDO, E AÍ PERCEBERÁ OS MOTIVOS PARA AS AÇÕES FRENTE AS REGRAS DO BLOG E O QUE SE ENQUADRA NELAS. AS REGRAS SÃO PARA TODOS E FORAM AVISADOS E APAGADOS COMENTÁRIOS DE AMBOS OS LADOS QUE PROMOVERAM A BRIGA.

Tadeu Mendes

O fato de que o presidente Trump não saiba que o Super Tucano seja uma aeronave, no meio de uma coletiva de imprensa, aonde o tema da conversa era sobre helicópteros, não significa que êle vseja um idiota, como foi proposto aqui por um certo troll.

O presidente Trump tem coisas muito sérias para se preocupar, do que saber sobre a existencia de uma aeronave pouco conhecida fora dos meios militares.

Jose de Deus

Tadeu, Desde que é ele o responsável pela liberação do financiamento, O mesmo deveria saber de que produto se trata antes de qualquer decisão. Falar sem saber do que se tratava em um assunto de grande responsabilidade demonstra despreparo para um governante da maior nação do mundo. Pode até ser engraçado mas irrelevante não é. Será que ele tinha mesmo certeza sobre aquele ataque químico na Síria? Ou disparar 100 mísseis sobre outras nações tbem é irrelevante? Deve estar faltando acessoria em determinados assuntos por lá.

Nicolas_RS

Realmente…Errar a designação correta de um aeronave é um crime!

Brasileiro é uma piada mesmo, isso é irrelevante! Só averiguar o quanto o governo Trump é bom e MUITO MELHOR que o do Obama por exemplo!

HMS TIRELESS

Desde que vendam muitos Super Tucanos o Trump pode até chamar de autogiro se quiser…

WellingtonRK

Aiimmm o Trump não sabe a diferença entre um ST e um helicóptero, nooooosssssaaaa como ele é burro!!!!!!

André Luis Santos de Oliveira

Não concordo com alguns comentários, sobre tudo que o brasil e brasileiros fazem e produzem, símbolo de de profissionalismo e amor a pátria, o que sabemos que parte ta tecnologia e americana de fato mas não significa que não foi iniciadas por brasileiros como no caso do super tucano A-29, agora promover e liberar de um produto ao um outro país, no minimo falta de respeito ou falta de conhecimento mesmo, para estas pessoas dos comentários, sobre este cidadão chamado trump já e bastante criticado pelas suas atitudes pelo seu próprio povo, o que não intendo o que estão fazendo… Read more »

Saldanha da Gama

É impressão minha,ou o trumpeeee, disse que os “helicópteros” A29 pertencem e são fabricados por eles (EUA)? E agora governo brasileiro, iremos ficar mesmo com a parte militar da Embraer? st4

João Adaime

Saldanha, os ST fornecidos para as forças armadas dos EUA são montados nos Estados Unidos, pela Sierra Nevada. Isso sem falar que uns 60% dos componentes são fornecidos por empresas norte americanas. Qualquer venda do ST pela Sierra Nevada, pinga dinheiro no caixa da Embraer. Assim como o governo português anunciou o KC-390 como deles. Além de duas fábricas da Embraer em Portugal, que produzem componentes para seus diversos aviões, aquele país é parceiro no desenvolvimento do KC. Eu tenho um Ford. Feito no Brasil. Pra mim ele é brasileiro. Mesmo a empresa sendo de fora. Se eu for vendê-lo… Read more »

CignusRJ

João Adaime. Perfeito.
Só acrescentaria que as fábricas em Portugal pertencem à OGMA. Uma empresa portuguesa que foi comprada pela Embraer.

Walfrido Strobel

Que eu saiba a OGMA é uma empresa de manutenção separada da Embraer de Portugal, apesar de que a OGMA tem a Embraer como majoritária.

Saldanha da Gama

Caro joão, ok, entendi, mas a meu ver, nem que 100% das peças do tucano fossem de fabricação americana, o design, a idéia pertence ao brasil! O gripen, assim como a maioria dos caças ocidentais tem muitas peças americanas, mas não pertence aos EUA sua concepção e sim aos seus países de origem! Em relação ao ford, e eu tenho um tb, no caso para mim é americano, já que a empresa é daquele país, assim como a gurgel era brasileira, apesar de praticamente todo o carro ser da volks e que é alemã. O que está em jogo, é… Read more »

João Adaime

Prezado Saldanha
O pessoal do meio sempre saberá que é projeto nosso. DNA brasileiro.
Abraço

Saldanha da Gama

João OBRIGADO!!!!!!!!! ufaaaa!!!!! abraços st4

Gilberto Rezende

Saldanha é igual aos portugueses dizerem que o KC-390 é a maior aeronave desenvolvida e fabricada em Portugal…
Cada um garganteia e puxa a brasa para a sua sardinha…

P.S. para o caso do Trump é puxar a brasa para o seu Atum…

Saldanha da Gama

Gilberto!!!!!! OBRIGADDOOOO! Eu já estaVa começando a pensar que o ” Helicópetro ” A29 Tucano já pertencia e era realização dos EUA! abração st4

Ulisses

Vocês tem que considerar que poderia ser deboche do Trump também….

Claudio Luiz

Não foi deboche.
Assista o vídeo.
É mais uma prova do quão ignorante o Trump é.

Russian Bear

O erro do Trump acabou se tornando um acerto. Os super tucanos possuem capacidade de ataque similares aos Apache Longbow 2 e do MI-28N. Com o advento do míssil Brimstone e foguetes guiados, o poder de ataque dos helicópteros se assemelha muito aos do A-29 e suas GBU-28. Tanto que a aquisição dele não é tão restrita como um F-16 por exemplo.

Marcos Paulo

Quem é milionário e chefe de estado não precisa saber o produto mas pra quem vende…

HMS TIRELESS

Como chefe de estado (e vendedor) tudo o que Trump precisa fazer é vender! Os operários em Gavião Peixoto agradecem.

Hélio

Os operários de gavião Peixoto não agoradecem, os que agradecem são os da sierra nevada.

Fernando "Nunão" De Martini

Os de Gavião Peixoto podem agradecer sim, se quiserem, pois continuarão a produzir as fuselagens e asas fabricadas no Brasil, entre outros componentes da parcela de itens brasileiros do Super Tucano, para envio à linha de montagem final na Flórida, que produz as aeronaves de encomendas conquistadas pela parceria Embraer / Sierra Nevada. Tanto quanto produzem essas mesmas partes e componentes para abastecer a linha de montagem final em Gavião Peixoto, para as aeronaves de encomendas conquistadas exclusicamente pela Embraer.

Claudio Luiz

Ou seja, para você se o cara for um milionário pode ser um asno…

MGNVS

HAHAHAHA… Boa!
O Trump consegue ser pior q o George W. Bush.

HMS TIRELESS

Eu detesto o Trump mas a gente há de convir que um asno não entra em Wharton e tampouco se torna um bilionário

Delfim

Hoje fazem 36 anos do primeiro ataque de Vulcans aos argentinos nas Falklands-Malvinas.
http://meiobit.com/306185/falkland-islands-como-a-inglaterra-expulsou-os-invasores-argentinos-das-ilhas-malvinas-vulcan-victor/

Gabriel

Ele não tem obrigação de saber.

elton

se ate no brasil pouca gente sabe o que realmente e o super tucano ate mesmo algums militares que eu vi nao sabiam a diferença de um uh-60 pra um ec-725 .nao e de estranhar isso kkk

Jose de Deus

Tem sim amigo. Ou qual foi mesmo o motivo de terem cancelado a primeira tentativa de financiamento? Não se trata apenas de financiar ou vender um produto. Nesta área é sim necessário saber em que o produto será destinado, usado…. Um chefe de estado não tem necessariamente que saber de tudo mas precisa ser bem acessorado, Ou então vai acabar armazenando vento.

Fábio J

Afinal, quantos super tucanos sąo? Serão produzidos nos EUA?

Fernando "Nunão" De Martini

São 12 aeronaves, com montagem final dos componentes de fornecedores de vários países (o que inclui as partes produzidas pela Embraer em Gavião Peixoto para todos os Super Tucanos) a ser realizada nas instalações Sierra Nevada / Embraer na Flórida.

Gilberto Rezende

Produção dos Super tucanos nos EUA éla Sierra Nevada:

Afeganistão: 20 aeronaves e um contrato adicional de mais 6 aeronaves aprovado em 2017.
Líbano : 6 aeronaves
Nigéria: 12 aeronaves

Total parcial: 44 aeronaves via EUA…

HMS TIRELESS

A fuselagem da aeronave é produzida em Gavião Peixoto, com a montagem sendo efetuada nas instalações da EMBRAER em Melbourne/Florida e integração de sistemas realizada pela Sierra Nevada.

ODST

Não sei o que foi pior, achar que o ST é um equipamento militar estadunidense, rasgar de elogios um equipamento estrangeiro que concorre com fabricantes locais, achar que toda essa grana ficará no EUA, ou pensar que é um helicóptero.

Enfim, só MAIS UMA prova de que o Trump não sabe nem o que está fazendo lá na casa branca. É bem provável que ele tenha liberado a venda só para contrariar o Obama. Inclusive tivemos uma presidANTA tão ignorante quanto ele por aqui.

Gilberto Rezende

Normal, os portugueses acham que o KC-390 é deles…

Saldanha da Gama

Meu caro, pior que confundir com helicóptero é dar a entender que a concepção do A29 é deles, será que o trumpeee, já está considerando a compra da Embraer pela Boeing? abraços st4

Lucas Senna

Se fazer ele achar que o Super Tucano é americano impulsionar mais vendas nos EUA e pelo mundo, meu caro, por mim pode até pintar a bandeira americana nele todo…

Nonato

Respeitem Trump. A mídia internacional o ataca dia e noite. A CNN e outros abestalhados nos EUA também (artistas, empresários, jogadores de futebol americano, etc). Só porque ele é contra o politicamente correto. Porque ele não concorda que milhões de imigrantes latino americanos invadam os EUA todos os dias (a imprensa americana fecha os olhos para o fato de que ninguém pode entrar em outro país sem autorização prévia – isso vale para o Japão, Índia, Rússia, Espanha, etc). Se ele critica o islamismo cria-se um auê. Realmente cometeu uma gafe. Esse tipo de gafe é muitas vezes tolerada é… Read more »

João Adaime

Nonato, o Reagan chamou o Brasil de Bolívia.
Lá pelos anos 1970 na Europa se pensava que a capital do Brasil fosse Buenos Aires.
Assim como a gente pouco sabe da África ou América Central (para dar um exemplo mais próximo), o primeiro mundo quase nada sabe do terceiro mundo.
Dia desses vendo um programa na TV onde os concorrentes respondem a perguntas variadas, uma das candidatas errou TODAS as questões sobre geografia do Brasil.
Abraço

Nonato

Aqui está o vídeo. Por volta do minuto 9:40.
Não estavam falando exatamente sobre Supertucanos. A repórter que causou a confusão…

BILL27

Cade o link ?

MGNVS

Esse é o problema de se ter um analfabeto funcional como Topete Trump no comando da Casa Branca.
Ele consegue ser ainda pior que o George W. Bush.
Nossa sorte é q a Cupula do Comando Militar Americano é extremamente profissional e competente, pq se deixar, esse asno do Topete Trump destroi o mundo numa clicada de botao enganado ao achar que esta enviando so mais um tweeter.

Depois do Will Smith em Um Maluco no Pedaço, agora temos o Trump em Um Maluco na Casa Branca.

Ivan BC

MGNVS 1 de Maio de 2018 at 16:11 Que comentário raivoso! Analfabeto funcional? Um dos homens mais ricos do país mais rico do mundo, estudou na Academia Militar de Nova York (uma das melhores no país nos anos 60), acho que chegou a ser o aluno com a maior nota geral na sua turma, também é formado em economia pela Wharton University of Pennsylvania…essa pessoa que você chama de analfabeto tem projetos imobiliários e participação em fundos aqui no Brasil, gerando receita e empregos no nosso país. Após tudo isso virou presidente dos EUA após receber ataques de todos os… Read more »

MGNVS

Ivan BC 1 de Maio de 2018 at 18:23 Boa noite Ivan! O fato de ser bilionario e ter estudado nas melhores academias universitarias dos EUA nao exime o TRUMP de fazer besteiras ou de dizer asneiras. De novo eu reafirmo meu comentario acima segundo o qual a minha argumentacao é: Ainda bem que o Comando Militar Americano é extremante profissional e competente no que faz, principalmente no fato de assessorar o Trump em questoes de defesa pq senao ele ja teria começado a 3° Guerra Mundial. E isso tanto é verdade que pode ser comprovado pelas fanfarronices dele no… Read more »

Ivan BC

MGNVS 1 de Maio de 2018 at 19:37 Com todo respeito, mas discordo totalmente do seu texto. 3 guerra mundial? Saia da Globo… Comando militar profissional barrando Trump de fazer a 3 guerra? Até o momento os “tweeter irresponsáveis” aproximou um ditadura comunista chamado de Coréia do Norte a negociar com a Coréia do Sul. O gênio Obama, o mestre inquestionável pela mídia chamando Obama, Deus da paz e do amor chamado Obama não fez nada enquanto a Coréia do Norte construia armas nucleares e ameaça os EUA abertamente, assim como Japão e Coréia do Sul… Tem que fazer igual… Read more »

MGNVS

Ivan BC 1 de Maio de 2018 at 20:54 Caro Ivan… Respeito seu ponto de vista mas tbm discordo totalmente dele, no entanto agradeço a vc por manter esse debate em alto nivel ja que alguns foristas aqui geralmente nao mantem o respeito qndo confrontados por opinioes contrarias. Essa é a sua visao de Trump, e nao pretendo em nenhum momento tentar mudar isso. Metade da propria populacao americana discorda de vc, mas a democracia é assim. E se todos pensassemos iguais entao seriamos comunistas nao é mesmo??? HAHAHAHAHA… Deus me livre disso pq ja ficou mais que comprovado que… Read more »

Luiz Trindade

Eu não sei porque tem gente se doendo pelo presidente dos EUA Pato Donald Trump confundir os A-29 Super Tucano com helicópteros… Deviam se preocupar mais com a venda da Embraer… Essa sim fazer falta pois não teremos mais fábrica para fazer os A-29 e vender pro exterior!

Angelo Chaves

Me tirem um dúvida por favor, os ST que os EUA podem barrar a venda são somente os fabricados lá, ou os fabricados no Brasil também? Supondo que a segunda assertiva seja verdadeira, seria possível os EUA barrar uma compra Brasileira de A-29? Sei da questão dos componentes do avião que lá são fabricados, que eles podem vetá-los.

Davi

São todos os equipamentos que possuam tecnologia norte-americana, independente do local de origem. Na fase de projeto foram escolhidos os itens que compõe o avião e foram buscadas as devidas autorizações. Do contrário, não teríamos fabricado com estes itens.

Rinaldo Nery

A célula é brazuca, o motor é canadense, os assentos são ingleses, a aviônica é israeli. O que sobrou de norte americano? Os pneus Goodyear? As .50?

BILL27

Não tem mais nada ?

Fernando "Nunão" De Martini

BILL27, Se não me engano há itens diferentes do original na aviônica e sistemas de combate específicos, fornecidos nesse caso por fabricantes dos EUA ao invés de israelenses, para a versão específica montada pela Sierra Nevada / Embraer na Flórida. Mas não me lembro exatamente quais. Há diversos pequenos componentes americanos também. Se não me engano, o sensor FLIR e americano também. De resto, o resumo da origem dos componentes do Super Tucano é esse que o Rinaldo escreveu. Apenas faço a observação que o motor é fabricado no Canadá, mas por uma subsidiária de empresa americana (a Pratt &… Read more »

BILL27

Valeu brother.
Eu consegui ver que tbm o OBOGs é de origem americana …
OS mostradores do cockpit pensei q eram feitas pela Honeywell

Alex Nogueira

Cel Rinaldo, durante o desenvolvimento do Super Tucano, o senhor sabe se foi pensado um futuro upgrade/desenvolvimento a ser incorporado digamos em uma segunda fase/MLU? Algo que não pudesse ser feito no lançamento da aeronave? Caso negativo, o que o senhor acha que poderia ser melhorado no Super Tucano atual? Quando da escolha do motor de 1600 shp, esse sempre foi a primera opção ou existia uma opção mais potente?
Obrigado!

Rinaldo Nery

Não. A FAB não possuía a cultura de MLU. Sempre esperou ser roubada pra trancar a porta. Só agora, no F-39, que o MLU já faz parte das especificações. Quanto ao A-29, não vejo muita opção de upgrade, além de instalação de um telêmetro laser, que já existe nos colombianos e noutros operadores. Mísseis ar-ar já tiveram seu carregamento certificado, não o lançamento. Emprego de LGB já ocorre também. Os nossos não possuem freios ABS (básico ), acarretando muitos estouros de pneu no pouso no início da operação. O motor já era a opção inicial, não havendo necessidade de outro… Read more »

Alex Nogueira

Muito obrigado pelas respostas Cel Rinaldo!

Chesterton

Ao meu ver parece que o Trump tirou uma onda com tucano por nao ser um produto 100% made in USA, ainda mais oriundo da america latina.Acho dificil ter sido um equivoco, ainda mais se havia fotos da aeronave no local do evento.

Luiz Campos

O que importa é dinheira na bolso.

Fabio Mayer

O portfólio de produtos militares dos EUA é tão grande, que não é difícil seu presidente meio bronco confundir porta-aviões com rifle de assalto, deixem o cara falar bobagens, desde que os produtos EMBRAER continuem sendo vendidos…

Davi

Acho que o melhor deste comentário foi ele falar do A-29 como produto americano. Isto dá um peso grande na concorrência da USAF. Um grande amigo me disse que em política externa deve – se entender as entrelinhas.

Marcio

A29 super tucano helicóptero. Piada

Rodrigo Tavares

Pra quem já teve um Franklin Delano Roosevelt, IKE, Harry S. Truman, John Quincy Adams, James K. Polk, Thomas Jefferson…….

Mas ele não é único presidente deles a cometer gafes

André Bueno

Reagan esteve por aqui em 82. Chamou-nos de povo da Bolívia e Figueiredo de Figueiroa.

pangloss

O Trump pensa que o Super Tucano é um helicóptero.
Nossa imprensa descreve o Super Tucano como um “caça”.
Quem está mais errado?

Walfrido Strobel

Trump, apesar de não fazer muita diferença.

Antonio Ferreira

Achei curioso a forma como ele se refere ao assunto aqui “Fabricamos o melhor equipamento militar do mundo e nossos amigos agora podem comprar esse equipamento”, disse Trump.

mf

Ainda não vi o Poder Aereo divulgar, mas será realizada tomada de preço internacional para modernização da avionica de 50 AT-27 Tucano da FAB.

Walfrido Strobel

Só um detalhe, a FAB não usa mais os AT-27 armados, foram sustituidos pelos A-29, só usa atualmente o T-27 de instrução avançada da AFA.

Fernando "Nunão" De Martini

Acabamos de publicar matéria, mf, e agradecemos o aviso.

Ricardo Bigliazzi

Pessoal, a diferença deles (todos os países) para nós é que eles realmente só se preocupam com os “buracos da rua de suas casas” enquanto nós ficamos com ” mi mi mi” sobre tudo e todos. Se o pessoal por aí confunde Brasil com Bolívia e Brasília com Buenos Aires o que falar sobre o desconhecimento sobre um avião feito em terras distantes?? Segue o jogo, que encomendem centenas e centenas desse “helicóptero”.

GALEAO CUMBICA

O trump sabe muito bem que o A 29 nao eh um helicoptero, ele queria dar um recado ao presidente da Nigeria, que eles acabaram de comprar helis russos.

sds
GC

Karl Bonfim

Vou defender o Trump, ele não é especialista, e talvez ele tenha um vago conhecimento sobre assunto (não saiba que o A-29 Super Tucano é um avião e não um helicóptero). Elen do mais, aviões e helicópteros são tecnicamente aeronaves, um de asa fixa e o outro de asa rotativa, simples assim, não é nenhum absurdo.

Karl Bonfim

“Galeão Cumbica”. E daí, afegãos também operam os A-29 Super Tucano junto com os helicópteros russos MI-17 e MI-35 com a anuência do EUA!

GALEAO CUMBICA

Karl
E dai! que o Trump sempre gosta de soltar uma piadinha!
Nao tem logica e nem magina na conclusao, isso eh Trump! e Trump e Trump just that!

sds
GC

Mattos

Sabem o que eu acho, O Trump está totalmente certo. Nós os tupiniquins estamos errados. Precisamos de um Trump brasileiro já.

pgusmao

O fato de o Super Tucano ter conseguido entrar no mercado de armas restritíssimo dos Estados Unidos é um feito extraordinário, sendo o erro de TRUMP de menos. Se tivéssemos uma política de redução de impostos como a implantada por TRUMP aqui no Brasil, eu não me importaria de chamar os nossos carros de “carroças”.

José

E fácil criticar alguém e chama-lo de asno,quando esse não tem interesse e não domina o assunto e por um lapso de memoria,que os pobres mortais estão sujeito,comete algum engano.Um presidente americano já chamou o Brasil de Bolívia.Atire a primeira pedra quem nunca errou! Essa de ser radical na venda de empresa brasileira para o capital americano é coisa de esquerdista, que naturalmente são do contra quando o comprador é americano,porém se fosse o interessado um capitalista da China ou mesmo da quebrada Rússia,não teriam objeções. E apenas um negócio que para o vendedor terá vantagens,enquanto aos tais nacionalistas de… Read more »

Jr

Muito comovente o seu discurso, hoje os EUA encerraram as negociações com o Brasil abruptamente na questão do aço e taxaram o alumínio brasileiro em 10% e o aço em 25%, mesmo depois de o secretário americano admitir que o aço brasileiro não concorria com o aço americano, mesmo o Brasil sendo o maior comprador de carvão americano, mesmo o Brasil tendo déficits seguidos na última década com os EUA

O Trump nesse último ano vetou a venda da bolsa de Chicago e 4 empresas privadas americanas para empresas internacionais

Flanker

Jr, não vou entrar no mérito da discussão se Teump é um gênio ou um imbecil. O que digo é que, no caso do aço e do alumínio brasileiros, ele sobretaxou, mas continua comprando. Entretanto, a UE suspendeu totalmente a compra de carne de frango brasileira, por conta da presença de salmonela no produto. Todo mundo sabe que a salmonela está presente na carne de frango. É praticamente impossível evitar essa contaminação. Mas, basta cozinhar, assar ou fritar essa carne que a salmonel morre facilmente. E alguém por acaso come carne de frango crua? É tudo pressão e negócios. Os… Read more »

Paulo

Trump feio que só pensa nos americanos!
¨Bonitos¨ são os daqui que entregam toda a rapadura como porto em Cuba, dinheiro do BNDS mundo afora, refinaria na Bolívia, etc, etc, etc.

vanicio

pode ser ruim demais para o brasil este esquema que o st acabou sendo submetido ,, digo esquema de produçao e venda em conjunto com os euas,, mas pensando bem , ainda sim e a melhor opçao para a embraerr e ate para o brasil ,, porque se os euas quizerem, eles simplesmente deixam de enviar softwares e hardwares para o brasil colocar nos avioeszinhos e pronto , nao teriamos nem fabrica de avioes aqui ,, e mais , sabemos que nao a interesse dos eua fabricarem este tipo de aviao por la,,, sabemos que ate tem empresa la que… Read more »

Dieter

É nisso que dá a falta de seriedade do Brasil. Sempre acabam comendo o almoço do Brasileiro.

Felipe Morais

Engraçado, ver a galera chamando um bilionário de “asno”. Sinceramente, para o cara virar um bilionário, é muito difícil ele ser um asno. Em algo ele é bom, muito bom, e é esse o ponto que importa. Pergunte ao cidadão comum brasileiro o que é o Super Tucano. Digo, com tranquilidade, que, de 10, 9 não saberão o que é. Pergunte ao cidadão americano. A proporção, com certeza, é ainda menor. Vamos a nossos presidenciáveis. De esquerda, de direita, de centro. Eu aposto que apenas o Bolsonaro e, quem sabe, o Levi Fidelix, conhecem, por exemplo, o que é o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Felipe, Agradecemos a sugestão, mas não creio que adiantaria muito. No Poder Naval, por exemplo, há uma matéria fixa no alto da página que explica detalhadamente quais são os 102 navios da Marinha atualmente, onde cada um deles está geograficamente e a qual organização está subordinado, mostrando todo o organograma etc. Ainda assim, muitos continuam fazendo as perguntas mais básicas e afirmações mais estapafúrdias baseadas em suposições erradas e não em fatos (e não importa se para elogiar ou criticar a Marinha, fato é fato, erro é erro, de qualquer lado), quando bastaria, com um mínimo de curiosidade, vencer a… Read more »

Dieter

Felipe como adoras o Trump, não? Aposto que você tem um poster gigante dele no teu quarto…rsrsrs

Felipe Morais

é