quarta-feira, outubro 20, 2021

Gripen para o Brasil

Airbus oferta Eurofighter à Alemanha como substituto do Tornado

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Eurofighter e Tornado da Luftwaffe
Eurofighter e Tornado da Luftwaffe

MUNIQUE – Na véspera do ILA Berlin Air Show 2018, a Airbus e a Eurofighter GmbH apresentaram sua oferta ao Ministério da Defesa alemão para a substituição do antigo avião de combate Tornado da Bundeswehr, que foi desenvolvido na década de 1960, e estabeleceu o Eurofighter como seu sucessor ideal.

Atualmente, a Força Aérea Alemã está planejando eliminar o Tornado a partir de 2025 e transferir recursos para outro sistema de armas. Como o sistema Eurofighter já está sendo usado pela Alemanha, esse sistema pode adotar as capacidades do avião Tornado. Além disso, o aumento do uso do mesmo tipo de aeronave resultaria em economias de custo consideráveis ​​em termos de serviços de suporte e custos de treinamento devido a economias de escala, o que também reduziria os custos de voo por hora dentro das Forças Armadas da Alemanha.

“O Eurofighter já é a espinha dorsal da Força Aérea Alemã e, portanto, é a opção lógica para adotar as capacidades do Tornado a médio prazo”, disse Bernhard Brenner, diretor de marketing e vendas da Airbus Defence and Space. “Temos uma excelente aeronave, sua produção garante um importante know-how em construção aeronáutica na Alemanha e, ao mesmo tempo, apoia fortemente a soberania europeia na defesa. A continuação bem-sucedida da produção do Eurofighter também pode levar a uma cooperação com outras nações europeias, como Suíça, Bélgica e Finlândia “.

Volker Paltzo, CEO da Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, disse: “Estou confiante de que o Eurofighter Typhoon pode fornecer uma solução econômica e atraente para a Alemanha, que fornecerá todas as capacidades e realizará todas as missões que a Força Aérea Alemã precisa”.

A médio prazo, o desenvolvimento do Eurofighter proporcionará a base tecnológica para a próxima geração de aviões de combate europeus. A intenção de colaboração foi acordada entre a França e a Alemanha em julho de 2017 e atualmente é esperado que essas aeronaves entrem em serviço por volta de 2040.

No Reino Unido, o Eurofighter já está assumindo cada vez mais as tarefas do Tornado, já que a Royal Air Force decidiu aposentar sua frota de Tornado em 2019.

O Bundeswehr opera atualmente 130 Eurofighters e 90 Tornados. A frota de aviões de combate da Força Aérea Alemã é usada tanto em missões para garantir a soberania do espaço aéreo sobre a Alemanha quanto em missões internacionais da aliança da OTAN em todo o mundo.

A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2017, gerou receitas reportadas de € 67 bilhões – ou € 59 bilhões atualizadas para o IFRS 15 – e empregou uma força de trabalho de cerca de 129.000. A Airbus oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros de 100 a mais de 600 lugares. A Airbus também é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, aviões de combate, transporte e missão, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. Em helicópteros, a Airbus fornece as soluções de helicópteros civis e militares mais eficientes do mundo.

FONTE: Airbus Defence & Space

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DOUGLAS TARGINO

Acho muito difícil! O tornado é um avião bem barato de se manter, enquanto esse ai…

Ivan

Mais ou menos.
Tornado nunca foi barato de manter e com o tempo vai ficar mais caro.
Dois turbofans, dois tripulantes, asa de geometria variável…

HMS TIRELESS

Bem lembrado mestre Ivan! O Tornado sempre foi caro de manter

Gustavo

pois é, mas frente ao F-Bug 35, que foi a opção ventilada, o eurofighter fica “em conta”.

Sem mencionar que 1 Eurofighter faz o mesmo serviço de 2 tornados (alguns afirmam que até 3).
Esses 90 tornados atuais podem se transformar em uma encomenda de 40 a 50 caças e, não seria nenhum absurdo, absolver esses caças adicionais para uma força que já opera 130 Eurofighters.

Almeida

Daonde você tirou que o Tornado é barato de manter?

Alfredo Araujo

De onde você tirou que o Tornado é barato de manter? (2)

Marcelo

Com certeza o Typhoon seria mais barato de comprar e de se manter que o F-35 !

HMS TIRELESS

Em que pese ser um excelente caça, aliás um dos melhores caças 4.5G do mercado, o Typhoon não é a melhor escolha para substituir o Tornado. Faltam a ele a furtividade, a consciência situacional e os sensores necessários para se adentrar em espaço aéreo fortemente defendido. Diante do atual contexto, e para evitar o surgimento de um gap tecnológico muito grande. Nesse sentido a melhor alternativa ainda é o F-35.

Almeida

Discordo amigo, essa é a mentalidade da USAF, não da Luftwaffe e principais forças aéreas do Mundo, incluindo aí a US Navy.

Para os demais, armas stand-off são a resposta para cenários de altíssimo nível.

E para tanto, até mesmo Tornados com armas stand-off são uma opção viável, vide o recente ataque britânico contra a Síria, onde 8 tornados lançaram mísseis Storm Shadow contra alvos bem dentro de território inimigo muito bem defendido. Se os Tornados FR4 do RU podem fazer isso, Typhoons tranche 3 ou 4 alemães podem fazer o mesmo, e melhor.

Jacinto

Almeida,
O problema é que para a Alemanha atacar um alvo dentro da Rússia (por exemplo, Smolensk que está quase na fronteira da Rússia com a Bielo-Rússia) com o Storm Shadow (600km de alcance) ela precisaria entrar no alcance de detecção dos sistema A2/AD russos em Kaliningrado e na Bielo-Rússia, que funcionam como estações de alerta antecipado para os russos. Da forma como está, os alemães jamais conseguiriam obter uma surpresa tática contra alvos dentro do território russo.

Mateus Lobo

Voo a baixa altitude ainda é um forma eficiente de se esquivar de radares, isso combinado com uma boa suite de guerra eletrônica diminui a necessidade de RCS ínfimo

Jacinto

Mateus
O voo em baixa altitude resolve parte do problema que sao os radares terrestres mas nao elimina o problema represenrado pela plataformas embarcadas como o Beriev A-50.

HMS TIRELESS

Mateus Lobo, desde a primeira guerra do Golfo que o vôo a baixa altitude como forma de se esquivar dos radares não é mais eficiente como as grandes perdas de Tornado na fase inicial da campanha aérea comprovaram. Hoje em dia a tática reside no lançamento de armas stand-off a média altitude mas mesmo essa tática tem suas limitações. Por isso a necessidade da furtividade.

Mateus Lobo

Sim, mas o Beriev A-50 não opera de modo ininterrupto e também é passível de ser “jameado” embora pouco provável.

Jacinto

Nada opera de modo ininterrupto porque isso arrebenta a cadeia logística. Mas se as coisas ficarem tensas, a ponto de ações militares começarem serem efetivamente cogitadas, ai sim a cobertura será ininterrupta. Em verdade, nem é necessário cobrir uma área muito grande já que as posições geográficas da Rússia e da Alemanha limitam as rotas de penetração de um caça tático…

Bosco

Uma aeronave voando a baixa altitude deteriora o desempenho do radar aerotransportado.
Mas vale salientar que atualmente o voa a baixa altitude (NOE) não é tática padrão da OTAN contra um país dotado de avião AEW. A tática padrão é a penetração à média altitude de aeronaves convencionais armadas com armas stand-off combinada com intensa ECM (supressão de defesa), mísseis cruise penetrando a baixa altitude e aviões stealths a grande altitude.

Bosco

Os satélites ELINT formando uma grande rede global em tempo real podem precisar se há um AEW em operação e isso pode orientar o planejamento de missão.
A Rússia a a China provavelmente contam com rede similar tendo em vista serem satélites de tecnologia relativamente modesta.

HMS TIRELESS

Almeida, você está equivocado! Não é apenas a USAF que está investindo na furtividade mas sim todas as forças aéreas de respeito do mundo, especialmente as que se comprometeram com o programa JSF. Basta ver que aquela que é considerada a melhor força aérea do mundo pela maioria dos especialistas, a Heyl Ha’Avir, quer comprar o máximo de caças F-35 que puder. Ademais, em um conflito disputado por uma coalização de países como é o caso da OTAN praticamente todas as principais forças aéreas do mundo às quais vocês se referiu é dependente da USAF e suas plataformas furtivas para… Read more »

Jose De Deus

Tireless, Não consigo entender quais os motivos que te levam a crer que todo avião de caça tem que ser necessariamente FURTIVO. Mesmo dotado de desconhecimento e uma certa ignorância, Creio eu que nem toda nação dotada de doutrina defensiva e com boas intenções geopolíticas irá necessitar de um vetor agressivo e furtivo. No caso dos Alemães, sempre participam de missões da OTAN ao lado de parceiros que possou em este tipo de vetor, outras missões são de interceptação e os vetores que possuem pode fazer isto facilmente. Não diria o caso Japonês que além de uma grande autonomia, um… Read more »

Jose De Deus

Errata: : Preço tão alto. : que possuem.

Mateus Lobo

O F-35 não é tão discreto a radares de baixa frequência usada pelos russos, como os de banda VHF e UHF, nesse caso o suite de guerra eletrônica é mais importante do que a baixa descrição do F-35, ou seja, entrar em território russo não é um passeio para o F-35.

Mateus Lobo

Sim, mas só de detectar já é uma problema, pois um radar diretor terá seu alcance ampliado porque diminuirá seu cone de varredura, concentrando mais energia em uma menor área, aumentando as chances de detecção, assim como será enviado caças para interceptá-lo. Por isso o B-2 é carta na manga dos EUA, ele é eficiente em praticamente todo espetro eletromagnético.

HMS TIRELESS

Isso ( o B-2 é carta na manga dos EUA, ele é eficiente em praticamente todo espetro eletromagnético) é verdade! Aliás a melhor arma SEAD é justamente o B-2 equipado com armas Stand-off como JASSM

Tallguiese

Bem os alemães já utilizam o Eurofighter, então seria lógico substituir o tornado por ele e manter a frota homogênea. Mas é eles quem sabem!

Ivan

Apenas para melhor avaliação dos números, segue as unidades ativas (Alas) de combate aéreo da Luftwaffe: – Tactical Air Force Wing 31 “Boelcke”, Nörvenich Air Base, voando 35 x Eurofighter Typhoon; – Tactical Air Force Wing 33, Büchel Air Base, voando 42 x Panavia Tornado IDS; – Tactical Air Force Wing 51 “Immelmann”, Schleswig Air Base, voando 28 x Panavia Tornado ECR; – Tactical Air Force Wing 71 “Richthofen”, Wittmundhafen Air Base, voando 24 x Eurofighter Typhoon; – Tactical Air Force Wing 73 “Steinhoff”, Rostock-Laage Airport, voando 35 x Eurofighter Typhoon; – Tactical Air Force Wing 74, Neuburg Air Base,… Read more »

Ivan

Observem que são 6 (seis) alas de combate:
– 2 (duas) com caça-bombardeiros Tornados;
– 4 (quatro) com caças multirole Typhoon.

Luiz Trindade

Uma dúvida: Pq a geometria varíavel das asas é um componente complicador em aeronaves modernas?
E outra: Os Typhoon vai cumprir a missão com excelência o que Tornado faz em função de bombardeiro?!?

Lucas Senna

Muitas peças móveis, o que leva a maior suscetibilidade a falhas e problemas, além de uma manutenção mais cara e complexa.

Wellington Góes

Uma opção natural no meu entendimento, ainda mais em tempos de orçamento mais apertado. Assim sobra um pouco mais de dinheiro para injetar em algo que vá mesmo fazer a diferença lá na frente. Enquanto isto, era bom avançarem com o nEUROn, já seria uma ajuda e tanto na capacidade de ataque.

Minha opinião

Almeida

Concordo plenamente!

Lucas Schmitt

Seria algo impensável o Brasil adquirir alguns tornados para quebrar o galho até a chegada dos gripens? Se sim, por que?

Jagderband#44

Sim seria.

Daglian

Os Tornados não são caças e não “quebram o galho” até a chegada dos Gripens. Caso a FAB quisesse um “tampão” (essa palavra me causa até arrepios), ele tinha nome e sobrenome: Gripen C/D. Uma vez que, por diversos motivos, a FAB não alugou os Gripen C/D, simplesmente não valia a pena, por custos e mão de obra, operar qualquer outro vetor diferente dos que a Força Aérea já opera (no caso, F-5 e AMX) até a chegada dos novos Gripen E/F. Não sei se há tornados disponíveis para compra (imagino que todos sejam preciosos para suas respectivas forças aéreas)… Read more »

Flamenguista

Seria impensável mesmo!! Caro de se manter, final da vida útil, pesadelo logístico, etc.
Gostaria de saber se o Eurofighter consegue voar a 60 metros do solo, a velocidade do som, como o Tornado??

SRN

Almeida

Sim, podem:

https://www.youtube.com/watch?v=kT7qrYi8R_M

(Só não é mais necessário hoje em dia)

Claudio Luiz

Show.

Jose De Deus

Nossa, No Brasil todo mundo curte uma velharia. Cara, O pessoal lá está se desfazendo de algo que já não serve mais,( nem pra eles e nem pra mais ninguém, e por favor esqueçam os Argis). Se usar aviões velhos e surrados até os ossos resolvesse o nosso problema, iríamos de MIRRAGE mesmo, Temos um punhado deles no pátio. Deve ser por isto que quase não temos MUSEUS, Todo o pessoal guardando o poderá ser util um dia em casa mesmo. Olhem os Americanos com seus F-22, já encerraram a produção e logo logo aposenta( Nem me digam que é… Read more »

Antonio

Índia fazendo escola.
Aliás, parece que isso está pegando. Já foram a Bélgica, Suíça, Índia e Alemanha.
Só falta agora a Finlândia começar a ‘ratear’.
Muitas indefinições.

HMS TIRELESS

Índia em indefinição é um estado natural deles, nada a ver….. Na Suíça o caça foi escolhido (Gripen E) mas o povo em referendo rejeitou. Não houve indecisão alguma. Na Bélgica o short-list final é composto pelo Typhoon e o F-35. Os Franceses tentaram furar a fila com todo aquele palavrório fajuto de “parceria estratégica de longo prazo” (herança das negociações com indianos e brasileiros) mas foram rifados. Nada de indecisão… A Alemanha está considerando as suas opções, o que é natural e passa longe de “indecisão” (certamente porque lá não tem essa de escolha “político-etílica” no dia da independência.… Read more »

Ozawa

Eurofighter erwache!

Jose De Deus

E nada além disto Mestre Ozawa.

Beto Santos

Olha eu posso estar muito errado pois não dou especialista e conhecedor do assunto como muitos aqui e também não sou militar mas como administrador não gosto desta ideia de trocar 2 por 1 mesmo tendo um vetor mais capaz, na minha opinião deveria trocar estes 90 caças ou pelos mesmos 90 ou por uns 75 ou 80 não menos que isso. Do mesmo modo acho muito arriscado o Brasil ter menos do que 120 caças pois nunca teremos isso a disposição, digamos que tenhamos sempre 20 em manutenção neste caso teremos somente 100 peças no tabuleiro de um vetor… Read more »

Almeida

MB e FN (nem são uma força independente!) com 100 caças e a FAB com 120? Por quê? Quer invadir a Síria também? Rsrsrs

Não seria melhor, e muito mais barato, a FAB com 200 caças?

Mateus Lobo

Concordo com você em quase tudo, só uma ressalva quanto aos fuzileiros, no Brasil estes são integrantes da MB e não tem essa autonomia que tem no EUA, de modo que os caças seriam todos da MB. A quantidade de caças que a marinha pretende ter é 24 e a FAB 108, isso é o que eles querem…

João Paulo

Colombia adquiriu os Eurofighter da Espanha? E seria capaz a embraer construir sozinha um similar f-20 com tecnologia aquirida no F-39. Em caso de guerra e boicote. Plataforma de misseis.

Soldat

Bom o negocio é ir mesmo com o Eurofighter é o melhor par a Alemanha no momento!!!!
—————————————————————————————————————
O F-35 é furada…para todos que não são Ingleses e Israelenses!!!!!!
Pois esses tem o direito de mudar software etc……..e o resto NÃO……..

Plinio Junior

O escopo inicial era substituir os Tornados pelos EF-2000, não me lembro se seriam a versão biplace ao invés da mono, enfim, tbm vejo como saída natural a escolha de um vetor que já está em operação, iria baratear os custos operacionais….

Mauro 76

Eu acho que vcs se prendem muito ao fator custo..
Isso pode ser uma realidade nossa e de paises sem uma tradiçao de defesa seria como o primeiro mundo..
Os alemaes se tivessem mesmo com essa fixação em quanto custa operar tal aeronave, nao iriam sequer mencionar o f35..
Eu acho que eles tem outros quesitos para avaliar enquanto nós brasileiros somente pensamos em quanto vai custar.

Jose De Deus

Em termos de custos é que Você se engana. Talvez Você não faça ideia de quanto um cidadão Europeu necessita ganhar para manter o alto custo de vida lá, e cada centavo à mais que o governo gastar irá influir neste padrão de vida. O dinheiro Brasileiro que deveria cobrir nossas defesas desaparece na corrupção e nos alto salários pagos aos políticos e aos nossos medalhões…. Engana se quem acha que nosso país é pobre.Vão de Eurofighter mesmo.

Nonato

Não sei por quê o dilema. O tornado é um avião a jato comum. Não é caça. Me parece ter a função mais de bombardeiro, tipo o AMX, só que com maior desempenho. O Typhoon é a alternativa natural. O problema é que ataque ao solo não é a função primária dele. O F35 seria um enorme ganho tecnológico, já adotado por Inglaterra, Itália, Holanda, etc. Ocorre que o F35 ainda tem problemas e também deixaria de gerar divisas para a própria Alemanha além de eventualmente poder atrapalhar o desenvolvimento do novo caça, talvez até mais moderno e capaz do… Read more »

Adriano R.A.

Não sei não… eu iria com a opção Australiana, com um misto de FA-18 E/F Super Hornet e de EA-18 G Growler. Não muitos, até o novo caça europeu se materializar. Não ponho fé em um único vetor para um TO tão complexo como o da Europa Central….

_RJ_

Quando do projeto do Eurofighter, a Dassault pulou fora em favor de desenvolver o Rafale porque não concordava com a ênfase exagerada em superioridade aérea. Queria que o avião fosse multimissão desde o início.

Hoje o Eurofighter incorporou as demais funcionalidades e está apto a substituir, com primor, aeronaves de ataque ao solo, permanecendo um excelente caça de superioridade.

Mais um exemplo de como chegar ao mesmo resultado seguindo caminhos diferentes…

Para mim o Typhoon é a escolha mais óbvia para a Alemanha (muito melhor custo x benefício que a orquinha)

Luiz Trindade

Obrigado_RJ_ por responder a minha pergunta:
– E outra: Os Typhoon vai cumprir a missão com excelência o que Tornado faz em função de bombardeiro?!?

Sua resposta:
– …Hoje o Eurofighter incorporou as demais funcionalidades e está apto a substituir, com primor, aeronaves de ataque ao solo, permanecendo um excelente caça de superioridade.

Leonardo Araujo

Gripen NG para Alemanha
Kkkkk
O povo vai ficar louco aqui.

Robsonmkt

Lembrando que, conforme foi noticiado aqui mesmo no poder aéreo, a Luftwaffe que opera tanto o F35 quanto o Typhoon, prefere o polêmico caça americano ao delta canard europeu.
Como o Ministério da Defesa alemão prefere o Typhoon, será este o escolhido.
Mas escaqueirada que opera os dois prefere o americano, isto é sinal de que ele cumpre o que promete.

Robsonmkt

“Mas se quem opera os dois prefere o americano, isto é sinal de que ele cumpre o que promete”

foi o que eu quis escrever.

Jr

A Luftwaffe não opera F-35, ela opera o tornado e o eurofighter apenas

Robsonmkt

Obrigado pela correção! Isto desmonta meu argumento acerca da preferência daquela força pelo F35, mas não o fato de que ela prefere o F35.

Jacinto

O comandante da Luftwaffe, Tenente-General Karl Müllner, repetidamente afirmou que o F-35 seria a melhor opção para a Alemanha. O que está acontecendo na Alemanha a gente aqui do Brasil conhece bem: os militares profissionais têm uma preferência e os políticos outras.

Alfredo CS

Nossos Amx foram pensados como mini-tornados: penetracao em baixa altura…ate que as defesas antiaereas evoluissem e anulassem esse tipo de acao. Tem la suas utilidades…Siria…Venezuela…

Russian Bear

Será que um Gripen NG poderia entrar nesta disputa? Normalmente ele entra nas concorrências.

pangloss

Acho que foi aqui mesmo no Aéreo que alguém comentou que, depois da péssima experiência com o F-104, a Luftwaffe prioriza bimotores.
O F-35 abriria uma exceção a esse requisito, mas creio que o Gripen não seria capaz de derrubar a norma – se ela realmente existir.

Humberto

Para mim vai ser surpresa se a Luftwaffe não for de F-35. A Alemanha é um pais rico e pode se dar ao luxo de comprar o vetor.
Typhoon é um caça de uma geração (tá meia geração) atras do F-35, qualquer militar sempre vai desejar tem algo melhor que o seu adversário, o F-35 ainda tem problema? Sim, mas até 2025 os problemas estarão mitigados e provavelmente será o adversário a ser batido.

Justin Case

Dica:
Dassault Aviation and Airbus join forces on Future Combat Air System.
https://www.dassault-aviation.com/en/group/press/press-kits/dassault-aviation-airbus-join-forces-future-combat-air-system/
Abraços,
Justin

HMS TIRELESS

A questão Justin é que até esse aparelho ficar pronto haverá um gap tecnológico muito grande, colocando tanto a Luftwaffe como o Armée dl”air em uma situação de desvantagem.

Wellington Góes

Quão grande seria este GAP, que Typhoon e Rafale, em rede com uma boa quantidade de nEUROn, não poderiam resolver?!

Mateus Lobo

Essa parceria promete, pena a Inglaterra e Itália estarem de fora por enquanto.

Luís Henrique

Esse futuro caça entrará em serviço entre 2030 e 2040.

A substituição dos Tornado é para daqui POUCOS anos.

Acredito fortemente em Eurofighter última versão com radar AESA, etc.

E próximo de 2035 a Alemanha e França começarão a substituir os primeiros Rafale e Eurofighter com este novo caça de nova geração.

Bavaria Lion

O ganho operacional será muito sensível. Os esquadrões de tornado deixarão de ser apenas de ataque ao solo e serão multifunção.
O Typhoon tranche 3 é um avião letal em vários envelopes de combate, e, em ambito geral, mais eficiente que o próprio tornado ids para ataque ao solo.
Essa venda pavimentará o novo caça furtivo alemão, que deverá se concretizar em cerca de 5 anos. E ficará pronto de verdade, não como o f-35 que já teve uns 50 IOC, mas “de mentirinha”.

HMS TIRELESS

Explique como França e Alemanha, que nunca projetaram um caça furtivo e cuja expertise nessa área é quase nula, irão em 5 anos aprontar um caça sem que o mesmo não apresente nenhum problema?

E não custa lembrar que não apenas a nação líder na pesquisa, desenvolvimento e produção de aeronaves furtivas, os EUA, estão tendo problemas como também Rússia e China com seus respectivos vetores.

Bavaria Lion

Sobre desenvolvimento, a dassault já tem uma parceria (descontinuada) com a BAe para o nEuron, e a Alemanha tinha um brinquedo bem interessante (https://www.aereo.jor.br/2010/03/17/mbb-lampyridae-o-caca-stealth-alemao/). Some-se a isso a possibilidade de design, a evolução dos softwares CAM, CAD e CAE, além da expertise de ambos no assunto. Não custa lembrar também que o próprio Japão já pôs um stealth ATD-X pra voar em pouco tempo de desenvolvimento, bem como, o KF-X coreano deve voar esse ano. O problema do F-35 é de concepção, tanto do avião quanto da produção. É um poço sem fundo de dinheiro gasto, sem previsão devida de… Read more »

HMS TIRELESS

Bavaria Lion, O Su-57 é apenas um protótipo que fez uma curta viagem até a Síria. E tanto não é operacional que até o presente foram construídos apenas 12 protótipos, e tanto tem grandes problemas que a Índia se retirou do programa alegando, dentre outros motivos, que o aparelho não alcançou a furtividade desejada sem falar, é claro,que até o presente não tem seus motores definitivos. Quanto ao protótipo alemão, foi feito há mais de 30 anos atrás e apresentava um conceito de furtividade, inaugurado pelo F-117, hoje em desuso visto que embora de fato reduza o RCS do avião… Read more »

Bavaria Lion

O nEuron é liderado pela dassault: https://www.aereo.jor.br/2016/06/06/neuron-e-primeiro-ucav-a-voar-em-formatura-em-show-aereo/ O F-35 israelense tem algumas mudanças, tanto de software quanto de hardware. Eles mesmos disseram que cortaram “algumas besteiras”. O fato da operação em Israel ser mais limitada em relação a alcance também contribuiu para a entrada em operação dele por lá, que é a versão A. O Su-57 é um avião diferente do PGFA que era a colaboração russa e indiana. A “asa voadora” desde o Horten 229 também se mostrou adequada para caça, muito embora não tenha sido aplicada em aviões desse tipo. O caso é que se o Japão conseguiu… Read more »

HMS TIRELESS

Eu não neguei que o Neuron era liderado pela Dassault. Contudo, e como comprova a reportagem que você citou, o programa não foi executado com os britânicos que, como mencionei, produziram seu próprio protótipo (BAe Taranis). Quanto aos F-35I, as únicas mudanças do aparelho dizem respeito à incorporação de sistemas de guerra eletrônica e armas de produção local. Ocorre que essas mudanças apenas serão executadas nos lotes subsequentes, tanto que para a tarefa os israelenses receberão uma aeronave instrumentada. Ou seja, os 9 jatos já recebidos, e que permitiram o IOC no final do ano passado, estão na configuração padrão… Read more »

Mark

Para enfrentar as ameaças atuais está de bom tamanho, mas já seria interessante a Europa pensar em uma geração mais avançada. Um dia aqueles remendos para acrobacias da Rússia chamados SU-?? irão chegar à uma quinta geração, aí a coisa aperta. Mas pela próxima década ou duas é superioridade garantida, pois melhor que isso só os f-22 e f-35, que por sorte são de aliados.

RL

Macron, Merkel e outros líderes respondendo ao Trump:

“Europe great again”.

Kkkkk

HMS TIRELESS

Macron está nos EUA trocando, literalmente, afagos com Trump e discutindo o acordo nuclear com o Irã sendo que presidente francês concorda com os norte-americanos no que tange ao aumento da abrangência do mesmo para incluir o programa de mísseis balísticos.

RL

Sim. De Fato.
Mantenimento de negócios. Acordos assinados.
Mas assim mesmo, especificamente neste “causo” kkkkk Vai dar Eurofighter.
A posição da resposta é á mesma. Europe great again.

Fernandes

Pergunto aos foristas, embora praticamente Off-Topic: Na negociação Embraer/Boeing, o Brasil não poderia incluir a aquisição e transferência de toda linha de produção do F-15 (Strike Eagle; Silent Eagle), que passaria assim a ser fabricado pela Embraer Defesa? Creio que essa linha está em vias de desativação na Boeing, mas o avião é um sucesso e é usado em muitos países. Modernizado com novas tecnologias e talvez downsized, poderia servir ao Brasil como caça de superioridade aérea e plataforma de mísseis e a muitos outros países, além de manter ativo o mercado de peças… Com preço conveniente, por que não???… Read more »

Carlos Eduardo Maciel

Amigo Fernandes, o que acaba de acontecer ébem o contrário…
Bradar e Neiva que eramda Embraer Defesa e Segurança foram incorporadas pela Embraer!!!
Ou seja quando a Embraer for entregue a Boeing, o Saber M200 e M60, vão junto !!!
Aí agente vai pagar em dólar e os royaltes vão para a matriz !!!

Groo_SP

Typhoon, F-35, tanto faz. A ameaça dos radares de baixa frequência e SAMs vai fazer esses dois aviões meros transportadores de mísseis cruise. O mesmo para Rafale, Super Hornet e Gripen E. O melhor seria um B-21 “EuroRider” ou, se não der, um cargueiro ou avião comercial adaptado para o lançamento de mísseis cruise. O H-6, o Tu-16 chinês, vai causar inveja.

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