Demonstrador Gripen NG com quatro mísseis RBS15

Demonstrador Gripen NG com quatro mísseis RBS15

Demonstrador do Gripen de Nova Geração (NG) com quatro mísseis antinavio RBS-15

Saab disputa concorrência de caças com o Gripen E

Por Dipanjan Roy Chaudhury

A Índia e a Suécia devem assinar um acordo de segurança quando o primeiro-ministro Narendra Modi visitar Estocolmo na próxima semana, disseram pessoas familiarizadas com os desenvolvimentos, uma medida que facilitará a transferência de tecnologia (ToT) se a sueca Saab for escolhida para construir aviões de combate na Índia.

A viagem de dois dias de Modi, a partir de 16 de abril, marcará a primeira visita de um primeiro-ministro indiano à nação nórdica em 30 anos.

Além do pacto de segurança, um plano de ação e um Documento sobre Parceria para Inovação serão emitidos após a Cúpula de Estocolmo entre Modi e sua contraparte sueca, disseram as pessoas citadas anteriormente, acrescentando que a Suécia está empenhada em aumentar sua parceria com a Índia para o nível estratégico.

No ano passado, a Saab assegurou que garantirá a transferência de tecnologia “completa” de seu caça Gripen E para a Índia, caso a empresa obtenha o contrato para fornecer uma frota de aeronaves de combate à Força Aérea Indiana.

O Gripen E, uma versão avançada do Gripen C/D, é um avião de combate leve, monomotor e multirole equipado com aviônicos avançados.

A empresa também disse que construirá a mais moderna instalação aeroespacial do mundo na Índia, além de criar uma base de fornecedores locais de sistemas auxiliares.

Saab RBS-70 VSHORAD

Defesa aérea

A Saab, que tem uma joint venture com o grupo Adani, também está interessada em fabricar sistemas de mísseis de defesa aérea de alcance muito curto (VSHORAD) no país. O processo de aquisição está pendente há quase 10 anos.

A empresa de defesa sueca está mostrando sua tecnologia no DefExpo 2018 em curso em Chennai. A empresa está se concentrando na iniciativa “Make in India” do governo de Modi, que oferece um mercado maior do que seu país de origem. Durante um período de tempo, fará seus mísseis na Índia, disseram as pessoas citadas anteriormente.

Delhi e Estocolmo se concentraram na construção de uma parceria estratégica. A Suécia apoiou a Índia em sua participação no Sistema de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR) e ampliou o apoio total à candidatura da Índia para a sua adesão ao Grupo de Fornecedores Nucleares (NSG).

A Suécia tem uma longa história de investimentos na Índia, de acordo com um documento do Ministério de Assuntos Exteriores. De acordo com dados do governo de outubro de 2017, existem mais de 170 joint ventures suecas e subsidiárias integrais no país. Várias grandes empresas suecas – Ericsson, Swedish Match (WIMCO), SKF e ASEA (mais tarde ABB) – entraram na Índia antes mesmo de conquistar a independência.

FONTE: The Ecnomomic Times

Subscribe
Notify of
guest

108 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BMIKE

Boa noticia, aliás… que foto linda essa do ng com iris-t na ponta das asas, rbs15 em baixo das asas e meteor ventral! é pra deixar qualquer fã de rafale e sh de queixo caído!!!rsrss…

tomcat3.7

E pra deixar os pilotos da MB cheio de vontade !!! Bela máquina, vai nos deixar bacana na defesa aérea.

Gustavo

exatamente! Bem observado! QUE FOTO DE RESPEITO!

pangloss

Sim, a foto é excelente, mas… carregado assim, o Gripen consegue decolar? Em caso afirmativo, qual o seu alcance, nessa configuração?

Clésio Luiz

Pangloss, boa parte das fotos com um monte de armas penduradas não chega a capacidade máxima da aeronave. A carga da foto representa pouco mais dois terços da carga total de armas dessa versão do Gripen. Como os suecos são separados da Rússia por uma estreita faixa de mar, alcance não é uma preocupação deles tanto quanto reagir rapidamente à um avanço russo pelo mar. Com a configuração da foto (que eu acho estar errada) ele deve voar cerca de 500 km de raio de ação, no máximo. Mas isso é chute meu. De qualquer forma, essa foto é mais… Read more »

pangloss

Clésio, obrigado pela resposta atenciosa, mas eu queria apenas ironizar exatamente esse aspecto marqueteiro da foto: não é uma configuração para uso real, apenas para exaltar as capacidades da aeronave.

Ivanmc

Panglos, o raio de combate máximo do Gripen NG na configuração ar-terra é de aproximadamente 800 nm (1.500 km). Esse perfil de missão inclui o voo até o alvo, o lançamento dos armamentos ar-terra, e depois o retorno até a base. O raio de combate efetivo depende da configuração da carga paga da aeronave, seus perfis e a disponibilidade de tanques de combustível externos. O raio de combate do Gripen NG atende às necessidades das forças aéreas em todo o planeta, mas com um custo bem inferior ao de seus concorrentes. O tempo máximo na estação em uma missão depende… Read more »

Ivanmc

Eu li numa reportagem na LAAD 2017, que o Gripen NG com ogiva anti-navio tem uma autonomia de 450 km.

pangloss

Ivanmc, obrigado pela resposta atenciosa, mas eu queria apenas ironizar exatamente esse aspecto marqueteiro da foto: não é uma configuração para uso real, apenas para exaltar as capacidades da aeronave.

Ivanmc

Ok Pangloss. Porém numa situação extrema eu creio que o NG poderia levar 4 ogivas anti-navio 250kg cada, em média 1ton. O Brahmos que seria o maior tem 300kg, logo 4 = 1.200 kg. Nessa minha hipótese trágica, o NG deveria ser escoltado com certeza. Hipótese minha. Sds.

Ivanmc

Última forma: 3 mísseis anti-navio de 2 toneladas cada acho que numa situação totalmente adversa o NG poderá levar.
Corrigindo: o Brahmos pesa 2.500 kg lançado do ar.

Fawcett1925

“A empresa também disse que construirá a mais moderna instalação aeroespacial do mundo na Índia, além de criar uma base de fornecedores locais de sistemas auxiliares.”

Ótima notícia para os indianos. Dá até inveja ver como aquele país, cheio de contradições e que há poucos anos atrás tinha um PIB menor que o brasileiro, está evoluindo para se tornar uma potência capaz de peitar os chineses. Dos BRICS apenas China e Índia continuam como promessas para o futuro, já que Brasil, Rússia e África do Sul estão atolados em suas próprias crises.

SmokingSnake ?

Uma fábrica de gripen na Índia seria péssimo para o Brasil, mal negócio em todos os sentidos.

Oráculo

Exatamente!

SmokingSnake ?

mas o do Brasil será… made in Brazil! Vai diminuir o preço também? Sei não, os indianos ainda vão roubar possíveis exportações porque podem produzir a um preço (bem) menor.

Felipe Morais

Cara, dificilmente (muito difícil mesmo) haverá mercado para Gripen made in Brasil. O mercado existente é da SAAB. Haveria algo para o Brasil em mercado sul americano ou africano. No continente africano, quem tem condições de comprar algo, já comprou recentemente. África do Sul mal consegue manter seus gripens C. Na América do Sul, há Chile, Colômbia e Peru (quem sabe os argentinos na metade final da próxima década). Para os três primeiros, difícil concorrer com as propostas de 2º mão dos EUA ou com os upgrades de Israel. Para os argentinos, difícil os britânicos não vetarem. Enfim, o vendedor… Read more »

BILL27

Ganha se tiver um segundo contrato né ,pois se ficar somnte nos 36 não vai adiantar nada

filipe

Segundo o COPAC serão 108 Gripens NG, nesse caso faltam mais 54.

filipe

Desculpa fatam mais 72, 36 + 72 =108 caças

Mk48

Também acho.

Ivanmc

Eu torço para que o negócio aconteça entre a Índia e a Suécia. Será bom para o Brasil, assim o Gripen NG poderá ficar mais em conta ainda.

Nilson

Vou mais além: se a Índia fechar negócio com a SAAB, o projeto fica com continuidade garantida, evolução do produto. Só Suécia e Brasil não têm caixa para bancar um projeto tão pretensioso.

Ivanmc

É isso aí, Nilson.

Tico

Com todo o respeito ao projeto do gripen E/F, o qual achei acertada a escolha da FAB, pois terá uma aeronave moderna e muito capaz no cumprimento da missão que lhe será incumbida, e que a força poderá manter e operar, mas acho muito estranho a SAAB não ter bolado um jeito de os mísseis que estão no ventre do caça, serem levados justapostos com a fuselagem do avião como no typhoon por exemplo, acho que ajudaria a diminuir ainda mais a assinatura de RCS do caça.Também acho que num futuro não muito longe, tanto a SAAB quanto a FAB… Read more »

Marcos Paulo

Está desculpado…

André Bueno

Se a Índia escolher o Gripen, a versão biposto deverá ganhar grande impulso.

Walfrido Strobel

Mas será “Make in India” e não feito no Brasil.

André Bueno

Tudo bem, penso na escala global.

Filipe Prestes

Isso já pode ser um prelúdio do Gripen (not Grispen!) como vencedor da licitação da IAF? Esperemos que sim, pois com certeza daria fôlego ao projeto, para que tenha continuidade. Fenomenal para a Suécia, excelente para a Índia, bom para o Brasil.

Luís Henrique

Segundo a SAAB o Gripen NG poderá carregar SEIS mísseis antinavio.

No entanto, no material que eu li, não foi especificado QUAL míssil.

Portanto, 4 RBS 15 pode ser considerado mais marketing. Mas acredito que se a missão não for de longo alcance, a aeronave poderá sim executá-la com 4 mísseis.

Já o Brahmos é um míssil bem mais pesado e terá de ser carregado por aeronaves maiores.
O Su-30 MKI que é imenso, se não me engano, consegue carregar SOMENTE UM Brahmos.
O Gripen, sem chance para um míssil desse porte.

Alex Nogueira

Poderia ser 6 mísseis MBDA Marte ER (cerca de 100mk de alcance), pesam cerca de 450kg cada.
Podem não ter o mesmo poder destrutivo do RBS 15, mas seriam excelente para ataques de saturação, além de que devem custar bem menos.

Alex Nogueira

http://www.mbda-systems.com/product/marte-er/

Na verdade, segundo informe do fabricante o Marte ER pesa 315kg, mas acho que pode acrescentar mais uns 80-100kg relativos ao cabide de lançamento.

Alex Nogueira
Bardini

Nessa faixa, é só pagar para a SIATT desenvolver uma versão lançada por aeronaves do MAN SUP, aí teríamos um AShM nacional para os Gripens…

Alex Nogueira

Isso seria o ideal sem sombras de dúvidas, inclusive com potencial para exportações.

Rafael Oliveira

Deixa a SIATT primeiro entregar o MANSUP sup-sup. Aí a MB testa ele direito e, se o desempenho for aprovado, parte para o ar-sup.
Por favor, que não copie a FAB que paga o desenvolvimento de meia dúzia de mísseis, a maioria não presta e ela não compra quase nada (o que não presta não deve ser comprado mesmo).

Bardini

Rsrsrsrs… Pois é.

pangloss

Na correlação de forças Gripen versus Brahmos, a ordem deve ser invertida: quantos Gripen um Brahmos pode carregar?

JC

Sempre que a matéria contem “Índia” e “Caça” na mesma matéria eu já pego a pipoca pra ver a novela.

ednardo ferreira

A Índia precisa muito de ToT. é estratégico para ela.

Os demais fornecedores não deverão ser tão generosos quanto a Saab.

Alex Nogueira

O problema é custo, normalmente, quanto maior, mais caro e guerras tendem a ser muito caras.
Sem contar que temos um ótimo exemplo de avião pequeno que fez um grande estrago, A-4 Skyhawk.

Alex Nogueira

Todavia eu jamais trocaria 36 Gripens E/F por 12 F-15, Typhoon ou SU-35, independente de custo.

Alex Nogueira

E outra é como foi dito acima, um caça grande pode levar mais armamento, ex: 1 F-15E, pode levar o equivalente de armas de 4 Gripen E, porém, se for abatido já era a missão de ataque… enquanto o Gripen ainda teria 3 chances de completar a missão.

Bavaria Lion

Olha o Zlatan Gripenovic pintando na área indiana.

Nilson

Também acho, nada me faz mudar a ideia de que a mudança da seleção hindu de monomotor para mono/bimotor foi uma jogada para dar mais tempo de amadurecimento ao Gripen E. Essa assinatura de pacto de segurança é mais um indício de que os hindus querem ToT, e acho que nenhum dos 6 concorrentes vai oferecer tanto quanto os suecos (talvez os russos??). Os suecos são os que mais precisam do contrato, motivo para serem mais flexíveis. Agora é esperar 3 de julho (ou mais, se a pipoca for suficiente): “Enfrentando um prazo de 3 de julho, são esperadas respostas… Read more »

Rodrigo M

Nas fotos ele passa mesmo uma impressão de ser menor do que realmente é,
não sei porque.
Também pensava assim, até ver o Mock-up do NG na Base Aérea de Brasilia perto de um Mirage 2000.
Ambos tem o mesmo tamanho, tive a impressão da fuselagem do NG ser até um pouco mais alta em relação ao solo, do que a do M2000.
Mas são basicamente do mesmo tamanho.
E em relação ao F-5 que também estava próximo, ele é bem maior, mais “troncudo”.

ednardo ferreira

O Gripen será o ‘mid’ da força aérea indiana no Hi-Mid-Low deles.

Hi- rafale e Sukhois
Mid – Gripen
Low – Tejas

Vejo espaço para o Gripen por muito tempo.

ednardo ferreira

No caso da Índia é o samba do crioulo doido. Eles têm 2 modelos para cada categoria, Hi, Mid e Low. Aí tem de perguntar a eles! 🙂

Mas é fato que eles optam por 3 categorias de aeronaves, e com um agravante: eles sempre querem pelo menos 2 fornecedores para cada 1: um Ocidental e um russo ou chinês.

Chamei o Tejas de Low porque é o que ele virou mesmo. E Gripen pus como ‘mid’ porque está bem além do Tejas mas aquém dos outros.

Walfrido Strobel

Para países que ja sofreram embargo como Índia, Paquistão e Indonésia faz todo o sentido ter aviões de vários fornecedores, eles sabem o que é ter um avião e não receberem suprimentos por birra de um bloco de países.

JT8D

E vice-versa

Alex Nogueira

O tamanho importa se for levar armas grandes, como os Sukhoi com o Bhramos/ Moskit, agora em relação a combate e defesa aérea, menor tamanho e maior quantidade são favoráveis a realização de estratégias de combate.

36 Gripen E/F ao meu ver, seria o possível de se operar com o orçamento destinado a 12 Typhoon, F-15 ou SU-35… posso estar errado, mas ai é só por 24 Gripen ao invés de 36 rsrs.

Felipe Morais

Cara, o exemplo do Alex sana a questão. 12 aeronaves maiores x 36 gripens (ou mesmo 24) qual grupo teria a maior probabilidade de sobrevivência? Radar moderno, armas modernas, menor RCS, grande integração entre vetores etc etc. No mano a mano, no seu exemplo, Mike Tyson provavelmente daria uma surra no José Aldo. Mas será que o Mike tyson aguentaria Jose Aldo, Holloway e Chad Mendes? Estaremos muito bem servidos de Gripen. Na vanguarda da América do Sul. Custo benefício enorme, alta tecnologia, um salto de qualidade gigantesco na FAB. Como disseram ai encima, se o negócio é tamanho, era… Read more »

Alex Nogueira

Mas deveria ser levado em consideração, perdas em combate são inevitáveis, infelizmente. Ai entra a questão de problemas técnicos também, etc. Enfim voltamos a história de quem tem 1 não tem nenhum, quem tem 2 pode ter 1 e assim por diante.
quanto mais trabalho der (gastos) ao inimigo melhor.

carvalho2008

Uma coisa é certa….
.
Se sair Gripen NG para a India, sairá Sea Gripen tambem…..
.
Em tese, é o unico catobar e stobar ao mesmo tempo caso o projeto seja concluído.

Mateus Lobo

A-4 Skyhawk manda lembranças…
comment image

Ronaldo de souza gonçalves

Se a India fechar essa fabrica com os indianos é as encomendas forem muitas,pois o tejas é um avião que já nasceu meio obsoleto e dificilmente vai ser a espinha dorsal da India,mas os indianos são perigosos que mudam muito de opinião,o Brasil pode ganhar no barateamento do caças futuros que deve adquirir,mas perdi como cliente preferencial pois nossas encomendas serão melhores, é não terá vendas para a américa latina.Está muito cedo,e muito difícil avaliar essa relação súecia e India temos que esperar.

Ronaldo de souza gonçalves

Retifico,nossas encomendas serão menores.

Alex Nogueira

Roberto, tudo o que falei a respeito do Gripen x um caça maior é levando em conta um hipotético país com orçamento de defesa reduzido/comprometido*, no caso de um país rico ou que destine bastante dinheiro para defesa, poder contar com uma grande quantidade de caças peso-pesado, certamente irá ajudar em muito, principalmente no quesito “intimidação”.

*De todo modo o Gripen serve também para um país rico que queira utilizar seu dinheiro da maneira mais eficaz possível rsrs.

ednardo ferreira

A ìndia tem 2 grandes ameças: China e Paquistão.

Ela precisa muito de quantidade. Tentou ir de 120 rafales mas a grana não deu. Aí preferiram um ‘rafalinho’ (outro caça de geração 4++) que fosse mais barato.

E olhando para estes rivais, o Gripen está à altura da grande maioria das aeronaves deles.

Obs.: Problema da Índia é insistir em ter uns 6 modelos diferentes na frota.

Alex Nogueira

Também concordo com as possibilidades que você citou (fator político principalmente), mas temos também o caso de um país muito rico que decidiu investir no que traria um retorno mais eficaz, como foi a Suíça (que por infelicidade acabou cancelando a compra por motivos políticos).

JT8D

Roberto, a Suécia seria um país pobre?

Felipe Morais

Como assim, o gripen não seria caça para a Índia? Paquistão e China estão/irão se entupindo de FC-1/JF-17 . Como diz o “Ivan, o mapento”, o mapa, sempre o mapa. Olhe a extensão de “fronteiras quentes” da índia. Eu diria totalmente o oposto. O Gripen (ou mesmo o F16) é o caça mais adequado para a Índia, considerando as forças aéreas de seus dois vizinhos. Um caça bem superior ao chinês/paquistanês e que pode ser adquirido em grande quantidade, num preço 2 ou 3 vezes menor que um Rafale da vida. Já para país rico, que você pergunta, é claro… Read more »

Rinaldo Nery

Pensei que houvesse requisitos e critérios técnicos, logísticos. … Vai ver o item “dimensões ” entra no RFP….

JT8D

Pois é, vamos armar o KC 390 então

Mateus Lobo

Uma versão armada do Antonov AN-225 seria imbatível! como nunca pensaram nisso?

Adriano R.A.

Novela Bollywoodiana…. capítulo 87.
Aliás, gostaria de saber o que significa o termo “transferência de tecnologia completa de seu Gripen E”….
Existem milhares de itens no avião sobre os quais a SAAB não tem nenhum direito de propriedade intelectual…

Alex Nogueira

Tecnologia completa de tudo o que a SAAB produz, o que não produz não repassa… todo caso, muitos itens que são terceirizados podem ser substituídos por similares de outras marcas e o que não tiver substituto pode se desenvolver por conta própria ou deixar sem se for o caso de algum sensor menos importante.

GripenBR

Certeza na Índia tem no máximo 30% de chance de acontecer. Se eles comprarem será ótimo. Em se concretizando talvez até o Sea Gripen pega uma carona na eclética mistura bélica indiana e se materializa.

Nonato

A Suécia é um fornecedor que eles ainda não têm…
Melhor comprar 120 gripen e 50 F35, pois varia os fornecedores…

Bardini

Caça Grande tem vários e vários benefícios, isso é óbvio. Mas em se tratando de Brasil, a FAB conseguiria extrair o máximo de um caça desses? Eu duvido e muito… . O território nacional é imenso, é sempre bom ter isso em mente. Para cobrir o básico do básico do básico, precisamos é de números e não de “caça grande”, com autonomia infinita e lero-lero. Precisamos é de equipamento que agregue benefícios por um custo aceitável, que caiba no nosso bolso. Não adianta muito ter meia dúzia de rainhas de hangar, que não podem estar em dois lugares ao mesmo… Read more »

André Gomide

Aí eu venho com meu super trunfo e ganho de vcs.

Se vamos especular, prefiro jogar…kkkkk

Bardini

Tá bom. Então o Gripen não serve para o que foi projetado.
Que interessante. Vivendo e aprendendo…

Mateus Lobo

Quais características do Super Hornet e Rafale tornam eles superiores ao Gripen, em especial a versão E/F?

tomcat3.7

Falando bobagens e comparando vetores de categorias diferentes . Assuma que ta de birra que seu caça preferido não levou o FX2. Ficar desmerecendo algo que vc assim como eu desconhecemos a fundo não leva a lugar nenhum e ainda faz parecer que o pessoal da Copac não sabe trabalhar pois não lhe pediram a opinião(sempre acertada).

Fabio Aguiar

Essa notícia é ótima, a Índia quer mais de uma centena de aeronaves, isso pode baixar o preço e viabilizar a encomenda de um novo lote tanto pela FAB como pela Suécia. Isso sem falar na possibilidade de novas vendas internacionais.

Clésio Luiz

Essa é minha linha de pensamento. Hoje em dia. olhando fotos de aeronaves armadas em configuração de combate, raramente se tem mais de 4 mísseis ar-ar, em aeronaves que podem facilmente carregar 8 ou até 10.

E os em missão de ataque raramente transportam mais de 4 bombas guiadas.

Curiosamente, o requisito japonês para o que seria o F-2 era justamente poder transportar 4 mísseis anti-navio ao mesmo tempo em missões de longo alcance. Imagino se hoje em dia isso é levado em consideração no planejamento de combate do Japão.

comment image

Clésio Luiz

A não ser que caças passem a abarroar outras aeronaves para conseguir um kill, não vejo o tamanho do Gripen como um problema…

Afinal, o mesmos mísseis e bombas que os outros caças ocidentais levam, ele leva também.

Jorge Nakata

Se o Brasil tivesse comprado o FA18 ou o Rafale o cara estaria criticando, é aquele história, o cara é do contra sempre. É provável que se o Brasil compra algum bimotor e não o Gripen ele estivesse dizendo que o Gripen era o melhor e o favorito nessa competição, e que o Brasil ganharia com isso se tivesse escolhido o caça sueco. Esse cara é sempre do contra, nunca estará satisfeito com nada do Brasil. _______________________ Bardini 16 de Abril de 2018 at 18:41 O Gripen é o melhor disparado para o Brasil, qualquer um sabe disso, e é… Read more »

Lemes

Qual o problema com o tamanho do Gripen? É praticamente do no tamanho do Rafale que ninguém acha pequeno, mas ficam de implicância com o Gripen!

JT8D

Pergunta aos amigos mais bem informados ou mesmo aos editores, se estiverem com paciência para responder:
O Gripen F está sendo projetado com participação da Embraer, o que, portanto daria ao Brasil direito de propriedade intelectual sobre essa versão. Isso significa que se a Índia quiser produzir o Gripe F terá de pagar royalties ao Brasil?

Nunão

“devem levar mais combustível, devem ter mais persistência em combate, devem ter mais redundância de sistemas, devem ter maior alcance, devem ter maior autonomia, devem ser mais velozes” Depende, Roberto. Se estiver falando de combustível interno, podemos comparar com o Super Hornet que vc mencionou: cerca de 6800kg para saciar dois motores GE F414 no F-A-18E Super Hornet e 3400kg para um só GE F414 no Gripen E. Ou seja, em kg de combustível por motor, dá no mesmo. A carga externa (combustível e armas) do Super Hornet é maior, mas com o arrasto gerado, não necessariamente significará alcance muito… Read more »

Mateus Lobo

Eles tem praticamente o mesmo motor, é mais provável o Gripen ter alcance maior, pois mantem voo supercruise a mach 1.2 sem pós-combustor, característica que o SH não tem, por não ser aerodinamicamente tão eficiente quanto o Gripen.

Rommelqe

Entendo que varios itens desenvolvidos em conjunto com o Brasil poderiam ser motivo para recebimento de royalties pela FAB. Por exemplo, a opçao pelo WAD , na minha percepçao, sera a escolha da India. Ou nao? Como os indianios estao com um atrazo enorme em relaçao à necessidade de recompor suas alas aereas, creio que eles nao iriam optar por desenvolver seu proprio sistema. O Gripen F (biposto) pode ter uma participaçao indiana, mas ja ha uma colaboraçao com o Brasil e esse V0 agrega muito as pretensoes indianas de reduzir prazos. A necessidade de componentes que somente a AKAER… Read more »

Mateus Lobo

“Ninguém compra caças pensando como ele vai ser abatido.” Ah não? treinamentos de combates existem pra que então, senão prever possíveis cenários e evitar futuros abates?
“Se o F-15 leva ao equivalente ao que leva quatro Gripens, logo, ele tem quatro vezes mais poder de destruição.”
De onde você tirou isso?

Mateus Lobo

Parei de levar a sério nessa parte: “Digo que o Gripen é inferior ao Super Hornet, Sukhoi ou Rafale, sem mesmo conhecer os números.”

Coutinho

Já eu, parei na Ferrari. Comparação que não tem nada a ver.

Overandout

A próxima vez creio que o COPAC deva consultar os especialistas levando em conta as impressões de dimensões e robustez baseada em fotos da internet.

nerudarruda

É nisso que dá o MD comprar caças de combate,sem consultar os “especialistas” de plantão…

Juliano Lisboa

Bom… quem fala que o Gripen é pequeno nunca o viu ao lado do Mirage 2000, aqui na ALA 2 o mockup do F-39 estava do lado do F-2000, e digo, ele não tem nada de pequeno. Sua altura é menor porque o perfil da asa é mais alto que o do Mirage e por isso o trem de pouso pode ser mais curto. De resto… ele é imponente. Ah o F5 perto dele some.

Felipe Morais

kkkkkkkkkkk Po até me dei o trabalho de tentar responder dois comentários.
Mas vi que a caixa de bobagens caiu de cima da mesa.

Esse acordou com vontade de falar besteira.

Pessoal do COPAC deve estar pedindo exoneração nesse momento, preocupado com a falta de eficiência de seus trabalhos.

ednardo ferreira

Na mesma lógica, a pergunta mesmo é se posso comprar uma ferrari.

Não posso. Assim como só EUA podem comprar o F22 e apenas uns eleitos podem ter acesso do F35.

Transferência de tecnologia, menos ainda.

Ádson

Roberto, seu raciocínio a respeito do Gripen E esta completamente equivocado. Ele é superior ao Super Hornet, ao Rafale, ao SU-30 e equivale ao SU-35. Menor sim, porem mais capaz.

ednardo ferreira

Na mesma lógica, a pergunta mesmo é se posso comprar uma ferrari.

Não posso. Assim como só EUA podem comprar o F22 e apenas uns eleitos podem ter acesso do F35.

Transferência de tecnologia, menos ainda.

JT8D

Ora, o Gripen é o ÚNICO caça operado pela Suécia, um país que de pobre não tem nada, além de estar constantemente ameaçado pela Russia. Eles poderiam tranquilamente desenvolver caças bimotores, se achassem necessário, ou comprar F-35 ou Eurofighter. Dinheiro não falta e ameaça também não. A única desvantagem do Gripen em relação aos concorrentes era o alcance, mas isso foi completamente resolvido na versão E/F. Enfim, ninguém é obrigado a gostar do Gripen, mas basta assumir que é uma preferência pessoal e pronto. Inventar argumentos forçados para justificar simpatias/antipatias acaba ficando feio

JT8D

Roberto, não leve a mal meu comentário, não é nada pessoal. Aliás, você é uma das raras pessoas com as quais é possível divergir sem que o debate descambe para os ataques pessoais. Voltando ao assunto, entendi seu ponto, mas ainda o considero demasiadamente subjetivo. Você sabe melhor que eu que a estrutura do Gripen resiste a +9/-6 Gs, ou seja, de frágil ele não tem nada. Asim, me parece que sua impressão a respeito da robustez do avião tem base meramente estética

Robert

Só tem uma coisa que acho ridícula, 36 aeronáveis, menos de duas por estados da federação. Quanto a capacidade de combate, por melhor que seja o oponente fica na casa de 2 por 1 a perda em combate direto. Assim é melhor sim ter mais NG.
SEM ESQUECER QUE COMBATES ASA A ASA SE DA EM VELOCIDADE SUBSONICA.

Ádson

Off topic. Alguém lembra de uma tinta anunciada há alguns anos pela FAB, desenvolvida aqui, que teria a capacidade de absorver as ondas do radar e seria usada nôs Gripens feitos aqui?

JT8D

Boa argumentação. Mas seria muito simplista generalizar esse raciocínio, do contrário teríamos caças com três ou quatro motores e bem maiores que os que existem atualmente. Eu acredito que o Gripen foi projetado segundo o conceito de um sistema em rede, onde cada caça é apenas um nó da rede. Então, pelo paradigma anterior um Gripen é um caça pequeno. Entretanto, pelo paradigma da rede um único Gripen não é representativo do todo que ele compõe, ou seja, nunca pense num Gripen isoladamente. Aí você entenderá que o “Sistema Gripen” transcende as limitações de tamanho.

JT8D

Datalink, integração das informações providas pelos sensores de vários caças, fusão de dados. Isso é o paradigma de guerra em rede. Em carga de armas e potência, um F/A-18 equivale a dois Gripens, mas dois Gripens podem estar em dois lugares ao mesmo tempo e um único F/A-18 não pode

Ádson

Roberto Santana, o Gripen E tem muito mais potência que o C/D, com isso mais alcance, mais carga, capacidade super cruise coisa que F-18 nem SU-30 não tem, RCS diminuto (quase stealth) e o mais importante, combate centrado em rede via datalink.

Ádson

Roberto, você esta certo. Com o combate em rede, bombardeiros podem ser armados com armas BVR e serem disparadas com dados de caças amigos que estão a dezenas de quilômetros a frente e estes iluminarem, se esse for o caso, o alvo enquanto os mesmos bombardeiros se afastam sem serem detectados. O combate em rede transforma os vetores em um organismo.

Paulo

¨¨Não é um avião para assustar, mas impõe respeito!¨¨ (Comandante Juniti Saito)
Vamos torcer para que nossos ¨inimigos¨ (se algum dia aparecerem!) não venham com aviões ¨assustadores¨ então.

Bardini

Não é atoa que a SAAB chama o Gripen de Smart Fighter. Ele é revolucionário.
Se o F-35 tivesse esta concepção no desenvolvimento de Software, a LM não teria lucrado bilhões e mais bilhões…
.
Esse é o futuro:
https://www.youtube.com/watch?v=mxtVVa0_8RQ

Paulo

Video interessante mas apenas publicitário e sem fundamento técnico, sou arquiteto de software mas não falou nada que comprove economia.

Mas se conseguirem o que dizem na teoria, poderá trazer bons frutos para os clientes, ao invés de ficarem lançando block 1, block 2 e assim vai.