Concepção do futuro bombardeiro médio chinês

Concepção do futuro bombardeiro chinês H-20

A revista militar chinesa Aerospace Knowledge mostrou recentemente o H-20, a nova geração de aviões bombardeiros chineses, que foi confirmada por especialistas como uma aeronave furtiva e também mais poderosa, pois poderia ser equipada com armas nucleares e convencionais.

A nova geração H-20 da China está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Design de Aeronaves de Xangai desde 2008, informou a mídia russa rg.ru na segunda-feira, dizendo que a pesquisa é altamente confidencial na China e nenhum detalhe havia vazado anteriormente.

A China precisa de bombardeiros avançados de longo alcance que possam transportar até 10 toneladas de armas sem reabastecimento aéreo, disse um especialista militar não identificado, segundo a reportagem.

“A nova geração de bombardeiros pode transportar mais bombas do que os bombardeiros H-6K, tem a vantagem de recursos furtivos e é capaz de atacar alvos a grandes distâncias”, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV ao Global Times.

Song disse que a China fez avanços tecnológicos em sua nova geração de aeronaves e também possui tecnologia proprietária, enquanto enfatiza que “a nova geração de bombardeiros deve ser uma aeronave de alta tecnologia”.

“A nova geração será lançada em dois anos e será incorporada dentro de quatro a cinco anos”, disse Song.

“A revista indicou que a tecnologia entrou em seu estágio maduro”, observou Song.

O especialista acredita que o bombardeiro já seria capaz de realizar voos de teste.

O H-20 poderia melhorar a força aérea tanto na capacidade defensiva quanto ofensiva, o que “permitirá ao exército possuir uma dissuasão nuclear e convencional mais forte”, disse Song.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M.@.K

No futuro ainda terá espaço para uma doutrina stealth?

Jorge F

Não tem nem espaço para piloto… Vai sobrar espaço para furtividade… Máquina contra máquina…

Gustavo

Pois é, a China é uma das lideres nas pesquisas sobre física quântica, inteligencia artificial e bandas diversas para anular o atual conceito stealth, e ela mesma está se preocupando em fazer aviões stealth. O que se projeta é que esse conceito irá pertencer ao primeiro mundo, e só vai aumentar a disparidade destes para o restante do mundo.
O próximo modelo, provavelmente será hibrido, homem e maquina e só o seguinte deverá ser somente maquina.

jorge Alberto

Ja disse e repito: I.A. para guerra nao eh o caminho! Eh “tiro no pe”! Perigoso d+

Groo_SP

Acho que no futuro não existirá espaço para não stealth.

Antonio

Xi!!!!!!
‘American fanboys’ pirando em 3…..2……1……
kkkkkkkkkkkkkk

Brincadeiras à parte, a capacidade de desenvolvimento chinesa é astronômica.
Incrível.

Mark

Nota de 3 reais.

Marquês de São Vicente

O pior é o sujeito que vê um croqui, de um modelo, de um protótipo, de uma ideia e fica todo animadinho…

Paulo Jorge

Conversa fiada…

Sds

Maurício.

…possuir uma dissuasão nuclear…está aí ou ponto que todo país que quer ser respeitado militarmente falando deveria ter, vejam o caso da Síria, eu duvido muito que ela estaria nesse pandemônio de interesses alheios se ela tivesse algumas ogivas nucleares, sei que muitos discordam mas é apenas a minha opinião.

Gabriel

Não merece respeito ou consideração um comentário, sem nenhum tipo de argumentação consistente e coerente, que inicia fazendo uma “suposta critica” a alguém que teoricamente pensa diferente.

Minha conclusão é que falta “lenha para rachar” e a pessoa procura algum artifício para tentar alimentar seu ego.

Simples assim.

Em relação a China, sem dúvida estão fazendo grandes progressos na área de tecnologia militar ao ponto de já estarem projetando e construido equipamentos “genuinamente” chineses. Porém me parece que ainda tem algum caminho para percorrer até chegar em um nível próximo, particularmente, ao dos EUA e Rússia.

Bosco

Falando de tecnologia aeronáutica militar, eu fico aqui pensando com meu botões…. um dia desses o Putin anunciou já ter operacional um míssil cruise com propulsão nuclear e com autonomia ilimitada. O anúncio do domínio dessa tecnologia tem potencial para abalar o mercado, fazer ruir as ações de fabricantes de motores, abalar o mundo tecnológico. O potencial de uma tecnologia dessas no mundo da aviação (civil e militar) é imensurável , quase tão grande quanto o próprio desenvolvimento do avião e maior que o advento do motor a jato. O suposto silêncio da mídia e de vários centros de tecnologia… Read more »

Defensor da Liberdade

Com isso podemos pensar duas hipóteses:

A- Era tudo propaganda enganosa;

B- Com a maioria dos conflitos ocorrendo em países com pouca ou nenhuma influência político-econômica, ou contra pequenas insurgências e grupos terroristas, não faz sentido torrar bilhões em armas caras e que terão resultados apenas marginais.

Fabiano

Engraçado Bosco, eu interpretei o referido ‘silêncio da mídia e de vários centros de tecnologia’ como favorável (ou neutro) ao anúncio da Rússia pois não apareceu quem dissesse que seria impossível por A + B
Eu, ignorante como sou para física, acho improvável, mas esperava que os físicos mundo afora dissessem o mesmo.

Bosco

Mas ninguém disse e nem acha que é impossível. É plenamente possível e em sendo desviada para a aviação de modo geral, e não só na área militar, e têm-se um impacto de enormes proporções.

Rodolfo Machado

Prezado Bosco, tenho procurado muito na internet informações sobre este míssil de propulsão nuclear russo, mas nada além do que foi dito pelo Putin no dia 1° de março esta disponível, concordo plenamente com você, esta é realmente uma tecnologia disruptiva, embora o conceito não seja novo, na internet tem muita coisa sobre o projeto Plutão, o ramjet nuclear dos EUA, e um pouco do equivalente russo que chegou a ser testado em um TU-95. A uns quatro ou cinco anos a agencia espacial russa anunciou que iria desenvolver um foguete de propulsão nuclear que permitiria uma viagem a marte… Read more »

Angelo Chaves

Para realização de tal feito é necessário miniaturizar suficientemente um reator nuclear e garantir a segurança em relação à radiação. Realmente as aplicações de um tecnologia dessas à indústria aeroespacial, em última análise à matriz de transportes humana, é extremamente grande, vou um pouco mais longe que o colega na afirmação que seria uma evolução semelhante ao motor à jato, para mim seria uma revolução semelhante a que ocorreu com a máquina a vapor!

Luís Henrique

Se o Homem de Ferro tem um mini reator nuclear em seu peito, porque um míssil balístico russo não pode ter? 🙂

Hélio

Não faz o menor sentido fabricar aviões com propulsão nuclear. O que aconteceria em caso de acidente? O fato de existir um míssil movido a energia nuclear em nada tem a ver com aviões do mesmo tipo, o míssil vai explodir e contaminar a área, esse é o seu objetivo. No dia que inventarem um reator que não espalhe lixo nuclear por aí tal como uma chernobil, sim, seu questionamento fará sentido.

Hélio

Resumindo, não existe alarde por não existir aplicabilidade civil alguma.

Bosco

Um A380 com 450 pessoas se cair faz um baita estrago mas ninguém trabalha com essa possibilidade. O que impediu o desenvolvimento de um avião movido a fissão nuclear foi o peso da blindagem e o perigo dos passageiros expostos à radiação. Hoje, realmente é menos relevante um avião nuclear por conta dos motores convencionais já permitirem um alcance de 20 mil quilômetros, mas a aplicação em drones de grande autonomia ou em propulsão elétrica para naves espaciais seria automática. E mesmo levando-se em conta o perigo no caso de queda de um avião com reator nuclear, essa mesma ponderação… Read more »

Tiger 777

Bosco, teria campo para um motor nuclear, para veículos espaciais, de longa duração, como a Marte???

Bosco

Tiger,
Com certeza. Propulsores iônicos utilizam energia elétrica e além da órbita da Terra precisam ser alimentados preferencialmente por reatores nucleares já que o Sol tá longe.
Os americanos tinham o programa Prometeus que iria prover um reator nuclear para propulsão elétrica espacial mas parece que foi cancelado. Agora estão com o programa KRUSTY, dentre outros.

Groo_SP

Se o motor for sujo como o do projeto Pluto dos anos 60, pode esquecer seu uso em aviação.

Theo Gatos

Não conhecia Groo, obrigado pela referência… Sei que Wikipédia não é o melhor dos mundos, mas um bom ponto de partida pra leitura…
.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Project_Pluto
.
Sds

Paulo Pontes

Esse design me lembrou as figuras do fascículo “Aviões do Futuro” do “Guia de Armas de Guerra” publicado lá pelo ano de 1986.

Antonio

Chineses são reconhecidos pela paciência, sabedoria, discrição e capacidade de trabalho. Certamente já têm alguma coisa pronta e não vêem a mínima necessidade de publicar aos quatro ventos.

Tanguska

Desenhos conceituais bonitos tem de um monte no Deviantart e no google imagens.

Renan

Apenas uma concepção artística, mas temos um avião com cauda de YF-23, seção dorsal de B-1, asas de F-15 e nariz de F-22.
De novo só o céu laranja

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

Mas se o Stealth não funciona e os F-22 e F-35 podem ser facilmente detectados e derrubados, por que os gênios chineses iriam investir em uma tecnologia que já é ultrapassada, de acordo com aqueles que tanto falavam mal das aeronaves furtivas americanas?

Defensor da Liberdade

O problema não é ser detectado e destruído, o problema é o tanto de destruição que eles podem causar antes de serem interceptados e destruídos, entende?

Bosco

Eu não entendi não!!

Defensor da Liberdade

Os aviões F-35, F-22 e o B-2 Spirit podem até ser detectados pelos radares chineses, resta saber se o tempo necessário para essa detecção será o suficiente para que estes aviões causem estragos consideráveis aos chineses. Mais didático, impossível!

Marcelo

YF-23, voce eh meu pai !
Agora, de boa, eh soh uma ilustracao de revista…acredito que vai ser uma asa voadora.

RicardoNB

Mas o stealth não foi superado pelos radares chineses ? Rs. Adoro essas contradições.

Defensor da Liberdade

O problema é o tanto de estragos que eles podem causar antes de serem detectados e interceptados.

Antonio

É que os chineses têm a mania de, no início, copiar dos outros. Depois, apresentam algo melhor que o original e muito mais barato.

Mark

Mais barato sim, MELHOR já é forçado…

Antonio

Ricardo NB – O fato de os chineses terem radares que detectam ‘stealth’ não impede de eles também desenvolverem esse tipo de avião, haja vista que o inimigo pode não ter o mesmo tipo de radar.

carcara_br

Falar a verdade eu não entendo o motivo disto ser contradição. Quando a avião a jato foi inventado era imbatível, ai surgiu outros aviões e estes passaram a ser também alvos. O fato dos aviões a jato não serem mais imbatíveis não tornou seu desenvolvimento desnecessário perante o restante do mundo; Continuando… O primeiro avião supersônico era igualmente imbatível, o desenvolvimento de sistemas de defesa de mísseis capazes de lidar com estas aeronaves não impediu o desenvolvimento de aeronaves com estas características. Agora me responda, porque o fato de existir sistemas capazes de combater aeronaves stealths impediria o seu desenvolvimento… Read more »

Almeida

Bonita concepção artística! Espero que voe!

Rodrigo

Não acredito que em médio prazo ( 30 anos) os EUA sejam suplantados pelos chineses, mas é inevitável a ascensão ao segundo posto neste período, pois eles tem muito dinheiro, capacidade crescente, motivação e uma rede de espionagem preocupante e invejável. E a partir do momento que eles consigam colocar no ar, algo similar ao B-2, as coisas vão voltar a ficar muito preocupantes para o Ocidente ( eu tenho idade para lembrar das tensões da Guerra Fria)

Antonio

Não sei o que considera como EUA suplantados. O fato é que a produção industrial chinesa ultrapassou a americana em 2010. O PIB chinês por PPP já é significativamente maior que o americano. Agora, com relação à tecnologia, a China pretende passar à predominância no mundo já em 2025. Isto em itens de computação, eletrônica, novas energias, inteligência artificial e etc. O inacreditável nisso é que Trump está pressionando o Governo chinês a não investir em empresas que trabalhem nesse projeto ‘Made in China in 2025’. Acredite! Ora! Faça o mesmo em seu país. Agora é tarde! A China embalou,… Read more »

Rodrigo

Não acredito que em 2025 a China tenha superado os EUA em nenhuma área relevante do conhecimento humano. Por exemplo, ter um supercomputador mais veloz do mundo não faz com que sua industria de TI seja superior a dos EUA. Mas acredito que em 30 anos, em áreas pontuais os EUA serão ultrapassados, exatamente pelo poder economico chines ( hoje maior) estar voltado à inovação… No passado a antiga URSS esteve à frente na corrida espacial ( Sputnik, Gagarin,etc…), mas não na industria espacial, percebe a diferença? Em contraponto, sendo uma ditadura partidária, a China pode ter convulsões socias que… Read more »

Tiger 777

Assino embaixo. Parabéns

USGrant

O futuro da china é o mesmo da ex-urss.

sub-urbano

Será? rsrs

Quantos produtos soviéticos vc tinha na sua casa? Quantos produtos chineses vc tem?

carlos ribeiro

produtos chineses ou produtos fabricados na China? Me fala uma grande marca chinesa de sucesso.

Wagner

Serve a Lenovo? “Lenovo Group Ltd. é uma multinacional chinesa de tecnologia, situada em Pequim, China, e Morrisville, EUA.[1] A empresa foi fundada em Pequim em 1984 por Liu Chuanzhi, junto de dez engenheiros, sob o nome New Technology Developer Inc. (predecessora da Legend Group), mas a empresa controladora só passou a existir em 1988, em Hong Kong.[2] Em 2005, a Lenovo comprou a Divisão de PCs da IBM.[3] Sua sede está situada em Raleigh, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sede do extinto grupo ThinkPad da IBM. Possui em seu portfólio de produtos os conhecidos desktops e laptops da… Read more »

Antonio

Carlos Ribeiro – Esse é o problema. Vc está vendo apenas as marcas. Muitas vezes o produto tem todos os componentes fabricados na China por empresas chinesas com patentes locais. Vende-se a marca apenas. Só que muitas vezes quem produz o ‘miolo’ produz a ‘casca’. Por exemplo: No campo dos smartphones, bastante concorrido, a 3ª, 4ª e 5ª colocadas são chinesas, sendo que a 3ª, a Huawei está se aproximando da 2ª, a Apple. Tudo bem que alguns componentes de ponta, tipo processadores de última geração, os chineses ainda não possuem, mas esse é o objetivo do projeto de 2025… Read more »

Antonio

Só por curiosidade: A Samsung disparou como produtora de processadores de alta tecnologia. A americana Qualcomm, a segunda colocada, por algum motivo tentou ‘se vender’ para uma empresa de Cingapura e Trump bloqueou, A também Intel, que é a terceira, está estagnada tendo em vista que é especializada em processadores para computadores maiores. Com relação aos processadores e placas de circuitos mais ‘básicos’, o mercado é dominado pelos chineses que, se não me engano, consomem cerca de 60% da produção mundial.

Defensor da Liberdade

Tive muitos produtos Lenovo e posso garantir que são bastante confiáveis, inclusive eram os que possuíam os melhores custos/benefícios em suas categorias, os outros como Samsung, LG, Asus e Apple estão em um patamar um pouco mais acima, mas cobram muito mais caro por isso.

carlos ribeiro

China paga mico com lançamento de aeronave igual o Irã. impressionante.

Victor Moraes

Bonito é… mas o que tem de inovação eu não sei… Inovação genuinamente chinesa, sei menos ainda…

Ricardo Bigliazzi

Não conta para ninguém, fui no ITA e pude ver desenhos de aeronaves furtivas capazes de serem produzidas em dois anos, podendo ser operadas em 4 anos.

Não pude tirar fotos, mas o desenho era bem melhor do que esse desenho Chines, uma coisa é certa, a China esta a muitos anos-luz atras de nossos desenhistas.

Segue o jogo, enquanto o lado vermelho desenha o lado azul opera.

Victor Moraes

Eu me senti tão familiarizado com este desenho… não sei o “porquê”.

Thiago

Dizer q China nao faz equipamentos, plataformas q prestam, hoje, é ingenuidade. Copiam? Claro! A capacidade de engenharia reversa deles é invejável e foi isso q os colocaram onde estão. Lembro ha alguns anos aki vários dizendo q o j20 nunca voaria, q era propaganda. Ainda alguns dizem q nao sera produzido em massa (duvido. Vai sim.) etc. Q esta anos luz atras de f22,…. Deve estar mesmo mas é oq desenvolveram inteligentemente copiando descaradamente. Qual problema? Foram inteligentes o suficiente de investir nessa capacidade. Copiar, Adaptar, improvisar. E tecnologicamente evoluem exponencialmente. Eu acredito q mais rápido q o ocidente.… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Também concordo, mas quando a torcida do time vermelho desenha um cenário catastrófico para a vida do planeta em cima de um desenho aí já beira fanatismo barato.

Copiar e melhorar é inteligente e é feito por todo o mundo

Obs.: Devíamos fazer mais isso.

Johnny Walker

Infelizmente copiar um produto de alta tecnologia não é tão fácil assim, caso contrário todo mundo copiaria. É preciso ter um parque industrial, científico e tecnológico capaz absorver e desenvolver tal tecnologia. Infelizmente não estamos neste patamar, pois demanda produtos sensíveis e que nossa indústria não desenvolveu ainda. Não digo que sejamos incapazes de fazê-lo, mas não no tempo dos chineses que investiram bilhões e bilhões. Lembrando que a indústria de semicondutores chineses está a todo vapor e o governo está investindo pesado, cerca de 150 bilhões de dólares em cifras oficiais foram investidos, imagina o que não tem por… Read more »

ODST

“e também possui tecnologia proprietária”

Proprietária de quem? Quem foi roubado dessa vez? kkkkk

Defensor da Liberdade

Esse papo de desqualificar a China por causa de seus produtos serem “cópias” é pura balela de gente ignorante em questões econômicas. Dar crtl C + ctrl V é coisa muito comum no capitalismo, do contrário só teríamos uma única marca de celulares, de computadores, e de milhares de outros produtos.

Tadeu Mendes

Esse span box é um saco.

jorge Alberto

Em um Pais fechado, onde a net de alta velocidade eh lenta, pois o governo a monitora.. “Vazar” um croqui desses, da pena de morte!….

Ou e piada, ou os chineses seguem fielmente “a arte da guerra” …

Fernandes

Quem é o dono da Pirelli? E da Syngenta? E da KraussMaffei? É tudo da ChemChina, estatal chinesa, 234 no ranking da Forbes. O problema é que se eles não tem, tem dinheiro para comprar…
Não subestimem os chineses…

Flanker

Fernandes, a KMW, fabricante alemã dos carros de combate Leopard possui controle chinês? Os chinas compraram dos alemães? Ou compraram apenas a divisão de máquinas industriais de uso civil? Pelo que sei, a KMW continua alemã.

Fernandes

Compraram a linha industrial de Injetoras e Extrusoras da KMW. Há anos já compraram também partes industriais da Krupp. São partes industriais com desenhos e máquinas de alta capacidade para produzí-las, mas carregam tecnologia das empresas, e com certeza, sempre há algo de interesse que um bom técnico pode usar para compor seu desenvolvimento.

Tadeu Mendes

Os chineses sao brilhantes neste aspecto. Compram as companias, se apoderam da propriedade intelectual e dos segredos industriais das mesmas, e vao transferindo os conhecimentos adquiridos para dentro das companias chinesas.

Depois eles vem e dominam o mercado com mercadorias copiadas. Isso se chama arte da guerra economica.

O interessante e que alguns consultores ocidentais, ensinaram aos chineses, toda essa estrategia economica e como sucatear as industrias do ocidente.

ROBERTO CAMPOS FREIRE

Duvido! Apresente um equipamento chinês de ponta na área militar! Bomba nuclear, míssil balístico e submarino nuclear Índia e Paquistão também possuem! Sistema GPS próprio, caça furtivo em operação, turbina de alto desempenho e baixa assinatura térmica, Marinha e Força Aérea com presença global! Não tem nada disso, somente projetos e protótipos que nunca entram em produção, o resto é somente produto russo adaptado para o contexto deles.

Juscelino S. Noronha.

Esses chineses são muito espertos. Pela concepção artística o designer do futuro bombardeiro stealth chinês H-20 foi baseado no Northrop YF-23.