Su-34 russo sobrevoando Tartus hoje com mísseis antinavio Kh-35(Х-35)

SINGAPURA (Reuters) – A agência pan-europeia de controle de tráfego aéreo Eurocontrol alertou nesta terça-feira as companhias aéreas a agir com cautela no leste do Mediterrâneo, devido ao possível lançamento de ataques aéreos na Síria nas próximas 72 horas.

A Eurocontrol afirmou que os mísseis ar-terra e/ou de cruzeiro poderiam ser usados ​​dentro desse período e que havia a possibilidade de interrupção intermitente do equipamento de radionavegação.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e aliados ocidentais estão discutindo uma possível ação militar para punir o presidente da Síria, Bashar Assad, por um suspeito ataque com gás venenoso no sábado em uma cidade controlada pelos rebeldes que há muito resistiu contra as forças do governo.

Trump cancelou nesta terça-feira uma viagem planejada para a América Latina no final desta semana para se concentrar em responder ao incidente na Síria, disse a Casa Branca. Na segunda-feira, Trump alertou para uma resposta rápida e contundente quando a responsabilidade pelo ataque na Síria for estabelecida.

A advertência do Eurocontrol em seu site não especificou a origem de qualquer possível ameaça de mísseis.

“Devido ao possível lançamento de ataques aéreos na Síria com mísseis ar-terra e/ou de cruzeiro nas próximas 72 horas, e a possibilidade de interrupção intermitente de equipamentos de navegação de rádio, a devida consideração deve ser levada em consideração ao planejar operações de voo em a área FIR do Mediterrâneo Oriental/Nicósia ”, disse, referindo-se ao espaço aéreo designado.

Controladores de aviação em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha já emitiram alertas a companhias aéreas que entram no espaço aéreo sírio, mas a declaração do Eurocontrol incluiu uma área mais ampla fora do espaço aéreo controlado por Damasco.

A advertência do Eurocontrol citou um documento da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, o regulador de segurança da Europa, cuja cópia não estava imediatamente disponível.

Aviso de exercício de tiro da Marinha Russa na costa da Síria para amanhã, dia 11-4-18

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

304 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Julio

A guerra na Síria está escalando rápido. Rússia, Turquia, Irã, Israel… dentre outros estão lá. Agora eu estou me lembrado das lições de escatologia que eu tive na Igreja.

Antonio Palhares

Com escatologia ou não isto é uma imoralidade. Justamente quando o governo Sírio esta conseguindo vencer os terroristas cortadores de cabeças e destruidores de patrimonio da humanidade, contratados pelos Estados Unidos e aliados europeus para derrubá-lo e dividirem um país soberano e criarem outro que sirva aos seus interesses. A ordem jurídica internacional, se é que existe mais uma vez vai ser jogada no lixo.

Agnelo Moreira

Infelizmente tá cruel… Mas se tudo fosse igual, só q a Síria fosse aliada americana e não russa, veríamos ordas e ordas de manifestantes pelo mundo queimando a bandeira americana e se rasgando pelo chão em uma esteria frenética.
Assim como, se fosse aliada americana, talvez nem estaria na TV e não estaríamos sabendo….
ou não….
Deveria haver coerência, mas é tudo cinza.

pdias

Amigo, os tais terroristas que você acha que o governo sírio está atacando são curdos que, inclusive, ajudaram a eliminar o Estado Islâmico (Daesh). O governo sírio está atacando qualquer um que seja contra ele, mas estes não são, todos, “terroristas” como a propaganda sírio-russo-iraniana faz crer, aliás, é até simplista demais pensat que esta colcha de retalhos só tem “terroristas cortadores de cabeça”. Muitos nem são mulçumanos (são cristãos), outros possuem mulheres em suas fileiras que lutam arduamente contra os barbudos do Daesh…. Outro que não quer ver curdo ganhando é a Turquia que, embora ajuda dos EUA na… Read more »

Mabeco

Amigo, com o devido respeito, você está equivocado. Os curdos não são inimigos dos sírios. Existe ressentimento pelo fato de uma parte deles estarem apoiando os EUA mas, no geral, a convivência é pacífica. Sheik Massoud é um bairro de curdos, em Aleppo, e nunca foi atacado. Da mesma forma, existem cidades “sírias” a leste do Eufrates, que também têm sido relativamente respeitadas pelos curdos. Terroristas são os caras do FSA, HTS, JTS, Al-Nusra e uma infinidade de outras letras. Foram estes terroristas que os sírios enxotaram de Ghouta Oriental. Lá não existem curdos. Portanto, a Síria e seus aliados… Read more »

Agnelo Moreira

É, meu prezado, olhemos Israel e entenderemos os tempos.

MadMax

Confesso que há, por enquanto, uma incomoda convergência entre algumas interpretações escatológicas que li anos atrás e a atual realidade, inclusive quanto ao local Síria.
Mas por enquanto acredito ser mera coincidência.

Julio

A convergência é em relação ao local e os povos envolvidos nesse conflito. Vamos fazer uma contagem: Israel está se envolvendo na guerra da Síria; Elão (Pérsia/Irã e parte do Afeganistão) está envolvido na guerra da Síria e na guerra do Iemem; Assíria (Curdistão) está envolvido nas guerras da Síria e Iraque; Damasco (Síria) está em guerra civil; Babilônia (Iraque) está em guerra civil; Gouge e Magogue (Turquia e/ou Rússia, mas provavelmente apenas Turquia) está/estão envolvido(s) na guerra da Síria; Líbano está envolvido através do Hesbolah na guerra da Síria; Líbia está em guerra civil; Egito está com graves problemas… Read more »

Defensor da Liberdade

“para punir o presidente da Síria, Bashar Assad, por um suspeito ataque com gás venenoso no sábado em uma cidade controlada pelos rebeldes”

Se é apenas suspeição, por que tal ataque punitivo sem antes encontrar o verdadeiro culpado? Difícil de entender.

João Borges Queiroz Júnior

Dá realmente a impressão de ser HOAX, pretexto para a “coalizão” lançar um (contra?)ataque à Síria, convenientemente logo após Trump ter anunciado que desejava retirar tropas americanas de lá…

Além disso, não consigo acreditar que Assad seja tão amador e imbecil.

RICARDO AZEVEDO

A Russia bloqueou na ONU a entrada de investigadores para comprovar a origem e realidade dos ataques ……

Antonio Palhares

De onde os investigadores? Os mesmos que disseram que o Iraque tinha armas de destruição em massa ? Não deu para perceber que esta m.. pode descambar em guerra nuclear e todos seremos atingidos ? O mundo realmente é governado pela mediocridade.

PaZ

Bloquearam também a OMS para investigar qual agente químico foi usado.

João Borges Queiroz Júnior

E de outro lado os EUA bloquearam o pedido da Rússia de colocar investigadores da Organização para a Proibição de Armas Químicas…

Augusto

A coisa está esquentando rapidamente. A Rússia prometeu revidar qualquer ataque à Síria, mas aparentemente, ao dizer isso, se dirigiu somente aos EUA, porque Israel segue sem ser retaliado.

João Borges Queiroz Júnior

Pelo que li, eles revidarão ataques a tropas russas e ao aparato militar russo instalado na Síria.

Augusto L

Os Israelenses treinaram num cenario de guerra com o Hezbollah à algumas semanas, onde o Irã e Russia os ataca, o Irã com drones e as forças Quds e os russos com apoio de Aae russa disfarcada de Siria e fazendo ataques cibernéticos apartir de grupos supostamentes independentes mas que na vdd são controlados pela Russia.
Os Marines tbm participaram num treinamento de guerra urbana com o exercito israelense no mesmo periodo, o que deu a entender que numa proxima guerra EUA e Israel vão lutar lado à lado na proxima guerra.

Marcos10

Os franceses tem uma expressão que resume bem no que vai dar isso dai: “Merde”!!!

Rod

E os alemães: Scheiße!

André A15

Vou compartilhar um Twitter de um cara que acompanha a guerra:

BREAKING: Syrian forces are lifting their military Airbases in Syria. Most of the jets were deployed to russian held Hmneim airbase.

France deploys Rafale fighter jets to the British air base in Cyprus in preparation of air strikes against Assad in Syria.

BREAKING: Heavy Russian aircraft flights arround Russian Hmneim airbase in western Syria tonight

https://mobile.twitter.com/Nidalgazaui/status/983878314262761472?s=19

Bosco

O ataque vai ocorrer de comum acordo com o Putin. Não se preocupem que a chance de der merda e provocar o holocausto nuclear é zero.

Augusto

Bosco, suas opiniões técnicas são sempre referência aqui, mas daí a dizer que o ataque contra um aliado de Moscou vai ocorrer de comum acordo com Putin é por sua conta.

Bosco

Augusto, Israel ataca a Síria e a Rússia não faz nada. A Rússia tolera um certo nível de molestamento ao seu “amigo”, desde que não ultrapasse um certo limite ou que atinja os russos lá instalados. Faz parte do jogo. A Síria é só um peão! Só pra informar, acho que o Trump tinha que se retirar e não atacar, principalmente por conta de um suposto ataque químico . Eles que se virem! Se foram os próprios rebeldes que liberaram os agentes químicos, se não houve nada de agente químico, ou se foram os russos e sírios mesmo que fizeram… Read more »

BILL27

Israel ataca e Putin não faz nada pq a Russia tem boas relações com Israel.O mesmo não acontece com os EUA

Mateus von Marchi

Russia tem boas relações com Israel???????????????????

Só para lembrar a União Soviética(Russia e seus satélites), financiaram os muçulmanos todas as vezes que eles declararam guerra contra Israel.

Rodrigo Tavares

Caro BILL 27

Aonde tirou isso?

Guerra do Yom Kippur só acabou porque antiga URSS iria entrar na guerra pro lado dos árabes, isso com as tropas israelenses nas portas do Cairo e de Damasco.

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

Na grande maioria das vezes concordo com você Bosco, mas quanto a essa questão de virar as costas para as atrocidades que estão ocorrendo na Síria, sou diametralmente contra.

No atual mundo em que vivemos, os ditos países civilizados tem obrigações que extrapolam a proteção apenas a sua população, é mister que esses países impeçam, ou ao menos, tentem impedir violações tão graves aos direitos humanos.

Apesar do “way of life” muçulmano ser em certos aspectos reprováveis e do fato que grande parte da população apoia seus ditadores, pensemos nas crianças que são as maiores vítimas desses vis ataques químicos.

Walfrido Strobel

Vc deve acreditar em fadas e duendes para acreditar nesta conversa das potências civilizadas estarem protegendo as crianças.

pangloss

Bosco, eu salientaria, ainda, que russos e iranianos não confiam uns nos outros.
Quanto mais fraco estiver o Irã na Síria, melhor para os russos. E vice-versa.

Blindmans Bluff

O Trump precisa atacar, mesmo que seja apenas um ataque combinado, pois a tal da “linha vermelha” foi cruzada e a reputacao americana esta em jogo. Se deixar passar em branco, no futuro pode ser bem pior, vide crimea e ucrania.

Jefferson Ferreira

O ataque americano com os tomahawk na base área foi previamente informado ao russos… Não tem porque pensar diferente agora!

Claudiney

Concordo que não dará nada, mas não por acordo. Os russos têm limitado publicamente sua ação a defender a Síria dos grupos definidos por ela de terroristas E a proteção de suas tropas. Portanto, não se sente diretamente pressionada a ação contra turcos, americanos e israelenses no território sírio. Fora disso é especulação e torcida.

Obviamente é um incômodo, quando ações externas vão de encontro aos objetivos deles.

carcara_br

Ta parecendo que vai dar ruim mesmo, tomara que seja tudo um mal estar passageiro e que no ultimo segundo alguém pise no feio…

ADRIANO M.

Até a Arábia Saudita está querendo participar da operação…

Espero que não haja algo mais grave,mas se houver,espero ver imagem de caças sendo destruídos,especialmente desses lacaios franceses e ingleses…

Antonio

E um navio inglês ou francês em chamas.

Jefferson

Espero que ninguém morra…especialmente quem não tem nada a ver com essa história.

Antonio

Estou apenas sendo irônico. Espero que isso acabe logo e em paz.

HMS TIRELESS

Ah esses lambe botas do Putin! Então se França e GB são lacaios o Bachar Al Assad é um eunuco…rs!

Juliano M

Como justificativa para a ofensiva há um ataque químico sem o menor sentido.
Como as informações por lá são limitadas e de péssima qualidade, me reservo o direito de não confiar em ninguém atuando lá. Nesse meio de imprecisão e manipulação dos fatos está rolando o seguinte vídeo de crianças sendo ensinadas a fingir ataques químicos:
.
https://m.youtube.com/watch?v=8BSr_gMNmP4

Bosco

A bandeira parece ser da Síria.
“Ataque químico sem o menor sentido”
Juliano,
Você já ouvir falar de contra-informação, contra-inteligência, semear a confusão, semear a desconfiança, semear a discórdia?
Só isso já são alguns bons motivos para dar sentido ao ataque químico seja lá quem tenha feito isso. O que posso dizer é que não tem santos nessa história e a morte de meia centena de seres humanos descartáveis só pra causar confusão perante a opinião pública mundia não faz nenhum senhor da guerra perder um minuto de seu precioso sono.

Juliano M

A soberba não é boa conselheira seja na guerra seja num debate.
Releia meu comentário antes de me sugerir que a terra é redonda.

Claudiney

Juliano, falta bom senso a muitos. Particularmente preocupante quando falta bom senso aos que dirigem nações. Questiono-me se é só isso ou se é algo mais profundo?

Neste momento repondo a minha própria questão da seguinte forma: os dirigentes destas nações não podem ser tão tolos, então estão usando o episódio como justificativa para atingirem seus objetivos. No caso dos EUA, mudança de governo. Não há preocupação nenhuma em punir os culpados do ataque.

Nonato

Não acredito que o governo, prestes a retomar uma cidade, vitória garantida, fosse usar arma química sem necessidade.
A imprensa ocidental e a população é muito “inocente”. Ah morreram crianças. E daí? Nessa guerra já morreram umas 600 mil pessoas.
Aí ficam comovidas porque morreram dez dez crianças?
Sou fã de Trump. Mas nesse caso, ele está caindo no sentimentalismo CNN.
E pode acabar fazendo besteira sem necessidade.

Mateus

A Fragata Independência tá pela região. Os monitores vão apitar muito nas próximas 24 horas.

Willhorv

Fazendo o quē lá! Manda de volta….precisamos dela pelo menos boiando pra patrulhar nossas costas.
Lá ela corre o risco de tomar um furo sem saber de onde veio…..kkkkk

Mateus

Liderando a força naval na missão do Líbano.

Bardini

Parece que alguns Su-24M e Su-30SM fizeram voos agressivos sobre a Aquitaine… E a Fragata francesa agora está operando próxima do USS Donald Cook.

BILL27

Vc viu video Bardini ?

Bardini

Não vi nada de vídeo…
.
A Aquitaine se juntou ao Donald Cook. Ambos estão equipados com mísseis de cruzeiro.
Parece que era dali que partiria algum ataque, por isso as aeronaves patrulhando a costa.

Marcos10

Não entendi!
Os caras vão matar um monte de gente porque o outro matou um monte de gente com gás venenoso. Se tivesse matado com bombas, dai não teria problema. É isso?

Jefferson

Arma química é diferente, dispersa de forma indiscriminada, resultando em mortes civis sem controle. Mas concordo com você, é bem estranho. Essa guerra é um rolo, querem tirar o ditador Assad, porém não fazem nada muito forte. Eu me nego a querer entender algo aí ou em querer escolher lados, não vou defender um sujeito apoiado pela Rússia e seus interesses econômicos, assim como um sujeitoque governa a Síria há 50 anos…assim como não concordo com a ação de vários países na Síria, não gosto dessa intromissão em assuntos internos da Síria…errado a ação dos EUA, França, Arábia Saudita entre… Read more »

rodrigo

Nao vejo diferença entre morrer esquartejado por estilhaços de bombas ou por armas quimicas.

carcara_br

No YouTube existem vídeos de teste de armas quimicas, da uma olhadinha nos efeitos destas pragas.
Procure saber quantas toneladas de agente nervoso potente tipo o vx seriam necessários pra dizimar uma cidade, ou melhor a humanidade inteira…
Armas químicas são armas de destruição em massa e ponto. Se o ataque partiu de assad mesmo este merece todas as consequências que estariam por vir…

Flávio Henrique

Bombas convencionais fragmenta-se e atinge de forma indiscriminada (com exceção de um feita de fibra de carbono, o carbono se evapora por isso não há fragmento da bomba penta só quem tem é USAF e ela “só tem” 500lbs e é muito mais cara que uma convencional).

Flávio Henrique

*penta = pena

ederjoner

Você disso tudo…

Augusto L

Mar apertado ein.
Parece que a base da RAF no Cyprus vai ficar agitada nessas 72h por vir.
Agora é hora de especular a formação do strike packed e da amplitude que o ataque deve ter, na minha opinião, se for um ataque como o da última vez sera feito por subs, pq ai os EUA não precisam notificar a Russia que estão levando tomahawks para Europa pra armar os Burke e os britanicos devem acompanhar mandando seus subs tbm.
Agora a parte Francesa deve ser com os Scalp lançados pelos Rafales, a partir de Cyprus.

Groo_SP

Falando em twitter, Su-34 baseado na Síria armado com mísseis anti navios Kh-35 visto hoje sobre o Mediterrâneo.
https://twitter.com/UrgentNews5/status/983746494112108545

Bosco

Kh-35? Os caras têm a chance de usar seus fodásticos mísseis supersônicos e estão armados com míseros clones do Harpoon??

Groo_SP

É que eles vão mandar uns Su-24 desabilitar as Arleigh Burke antes. O USS Donald Cook já está escolado e se juntou à Aquitaine.

Bosco

Ah, tá!!

Washington Menezes

Iguai os F35 que já deveriam ter arrasado toda a síria, e no entanto quem ataca são F15 e F16 de 40 anos atrás.

Everton Matheus

poisé, e os cara estão polpando os F35, acho que ainda estão se adaptando, optando por algo que ja conhecem, é mais básico e vai dar conta da missão. Afinal, convenhamos, IAF tem uns belos de uns mísseis.
Mas vai ver os F35 foram usados mais do que agente imagina kkkkkk

Everton Matheus

Entenda-se: IAF – Israel Air Force

Everton Matheus

a gente’
O corretor fez a festa

Antonio

O Kh-35 já é mais que suficiente. Não convém gastar outras armas mais caras.

Bosco

?????
As mais caras eles vão utilizar contra os ETs??

Antonio

É só para vc perceber o nível dos armamentos que os russos possuem atualmente. Esses que usam lá são suficientes para derrubar qualquer avião ou afundar qualquer navio. Caso seus inimigos desenvolvam coisas mais modernas, não se preocupem, já têm contra-medidas mais poderosas.
Mal comparando, seria o mesmo se Israel usasse seus F-35 para atacar um aeroporto sírio no meio do deserto e disparando de longe. Não há necessidade. Serve o F-15 mesmo.

Augusto L

Mas Antônio, á questão não é se ele pode afundar um navio, coisa que ele pode. O negocio é ele ser capaz de passar pelas defesas dos navios inimigos que são muitas, por isso à indagação, um missil mais moderno como as versões supersonicas do Klub/Kalibur. Apesar de achar que não há uma versão naval ar-mar supersonica, ficando restrita as terra-mar e mar-mar.

Antonio

Augusto L – Aí, só testando, né? Russos e chineses já possuem misseis anti-navios hipersônicos capazes de afundar porta-aviões americanos, visto que praticamente não existem defesas contra eles. Mas, creio que não chegará nem perto desse ponto. Seria praticamente o fim do mundo. Agora, com relação a pequenos navios franceses ou ingleses, o que existe lá é mais que suficiente.

HMS TIRELESS

Ok! Você já pode descontar os cheques vindos de Moscou e Pequim..rs!

Agnelo Moreira

Um NAe afunda com muitos misseis e / ou torpedos contra ele…. não é tão simples… sem contar as escoltas e defesas e aviões no entorno.

Antonio

Agnelo – Quantos muitos bilhões de dólares custa um porta-aviões? Se um míssil hipersônico quase certamente passará pelas defesas do navio, imagine uma saraivada deles o estrago que faria. O prejuízo seria enorme. Acho que valeria o custo de uns 10 lançamentos simultâneos. Mas, tenho certeza que tudo acabará bem.

Russian Bear

Neste momento a Síria depende totalmente da Rússia para garantir a integridade das suas bases e aeronaves. Vamos aguardar como Putin se comporta como os Estados Unidos e OTAN atacando sem aprovação do conselho de segurança da ONU. Acredito que se as forças russas forem atingidas nestes ataques, ela irá responder com o submarino Veliky Novgorod através dos mísseis de cruzeiro Kalibr. Os alvos serão as bases americanos na Síria e inglesas no Chipre.

BILL27

A Onu não apita mais nada faz é tempo

Defensor da Liberdade

Desde quando apitou alguma coisa? ONU só serve para paisecos como o Brasil, o resto pinta e borda e ela não faz nada.

Agnelo Moreira

Duvido… a Russia não vai arrrumar guerra pra ela.
Ela já deve ter acertado tudo.
“Ataquem eles, mas cuidado com nosso pessoal! Vou espernear diplomaticamente, porque não posso ignorar a situação.”

Helio Eduardo

A questão não é que o clima esteja esquentando…. O problema é que muitos querem que o clima esquente. E aos colegas que blasfemam contra esse ou aquele país, na Síria de hoje tem de tudo, menos santo ou gente com boas intenções…

Groo_SP

Não acho que o conflito vai escalar. Os russos no máximo vão tentar abater o máximo de mísseis cruise possíveis para não passar o vexame que foi a chuva de Tomahawks depois do ataque químico anterior.

carcara_br

Espero que sim, porém armar um su-34 com mísseis anti-navio é um sinal claro que pode não ser simplesmente uma resposta passiva…

MATHEUS

Apenas intimidação. Rússia não vai simplesmente fazer nada.

BILL27

Se houver disparo de misseis de cruzeiro a partir dos navios americanos ,eu não duvido

Bardini

A Aquitaine também está equipada com MdCN.

Bosco

Groo, Aí é que mora o problema. rsrss Há duas maneiras de interceptar mísseis Tomahawks: 1- na fase de cruzeiro, pelo ar, com o concurso de caças e aviões radar; 2- na fase terminal, com sistemas de defesa de ponto de baixa altitude (SHORAD). – A opção pelo ar é complicada porque é sabido que a detecção contra alvos em baixa altitude estando o radar acima, é muito dificultada e de curto alcance. Em geral se reduz em metade a distância de detecção. E se levarmos em conta que um Tomahawk Block IV voa a menos de 60 m de… Read more »

Luís Henrique

Bem explicado.

Só um adendo. Os russos dizem que o único caça capaz de realizar esse tipo de missão bem é o MiG-31.

Aquele monstro de radar, o Zaslon Modernizado, segundo os russos, possui capacidade para detectar um alvo de rcs muito reduzido e voando extremamente baixo.
Aliado à alta velocidade do MiG-31 e dos mísseis ar-ar enormes que carrega, que conferem maior capacidade de traqueamento e alcance.
Ainda assim, é uma missão difícil.

Bosco

Os americanos têm receio dos mísseis balísticos, dos mísseis semibalísticos e dos mísseis cruise supersônicos, mas perdem o sono por conta dos mísseis subsônicos semelhantes ao Tomahawk ou ao Kalibr. Há uma série de programas no âmbito do US Army visando prover alerta antecipada e solução de tiro para esse tipo de ameaça. A maioria envolve algum tipo de engajamento cooperativo, onde há o entrelaçamento de diversos sensores e armas. Por exemplo, radares em aeronaves ou balões cativos e mísseis lançados do solo. Até onde se sabe os russos não têm nenhum sistema efetivo anti míssil cruise e utilizar a… Read more »

Bosco
Groo_SP

Imagino que os A-50 darão o primeiro alerta (algo como “começou!”) e a defesa seria feita por Pantsirs. Não sei se a fonte é confiável mas já li que os russos possuem na Síria cerca de 40 baterias de Pantsir e os Sírios não devem ter tantos alvos, vamos dizer assim, emblemáticos. No ataque anterior, a impressão que deu, foi que os russos foram pegos totalmente de surpresa. O ataque americano, com a Síria sob o guarda chuva russo, foi humilhante e acho que os russos não vão querer que isso se repita. Talvez a guarda baixa de deveu a… Read more »

Augusto L

Os Sirios tbm tem Pantsyr, um derrubou um F-4 turco em 2013.

Bosco

Augusto,
Eu comentei sobre o RCS do Super Hornet lá no post dele.

Augusto L

Eu vi mestre bosco. Mas valeu por avisar.

Bosco

Será que os russos têm mísseis aup-ar operando de modo cooperativo? Este poderiam operar em conjunto com o AWACS e teriam capacidade de interceptar mísseis cruise na fase intermediária.
Mísseis assim têm que ter seeker por radar ativo ou IIR.

Felipe

Israel avisa a Russia quando vão atacar e quem se defende dos ataques de Israel são exclusivamente as defesas Sírias (com S-200 e outros meios mais antigos) e não as defesas Russas.

Agnelo Moreira

Prezado
40 Baterias dá uma Div de Art AAe….
Sds

Bardini

Tem P-8 na cobertura do USS Donald Cook.
comment image

Jr

Será que eles vão atacar essa noite ou na noite de amanhã?

Everton Matheus

Qual é base que esta sendo utilizada para o P8?

Everton Matheus

Pelo que vi aqui estão operando da Itália…
Bardini, tem ideia da disponibilidade que possui naquela base(Sigonella)?

Bardini

São 6 P-8 baseados em Sigonella.

Ricardo

Já existe relados que a Síria está desviando suas aeronaves para a Base aérea russa na Síria.

José Luiz

Bem fato que o ataque é EMINENTE parece ser mais uma demonstração de força para os russos das potências ocidentais, atacando alvos de seu protegido, leia-se Síria de Bashar al-Assad. Claro que vão ter cuidados de não pegar os russos, mas pode acontecer.
Segundo ponto infelizmente para os fãs de tudo que é russo, a verdade que a Rússia é muito fraca no teatro de operações quando comparado com todas as opções militares ocidentais, encontra-se em séria desvantagem numérica e logística. Não tem como combater ou desafiar. Isto é fato.
Aguardemos.

Washington Menezes

Iminente

Antonio

Só que em apenas algumas horas a Rússia pode reforçar suas forças, devido à proximidade do OM. Aviões de caça podem chegar lá em alguns minutos vindos do Sul da Rússia. Ao contrário dos EUA, França e Inglaterra que só tem por perto a Turquia na OTAN. E seria certo que a Turquia negará qualquer apoio a essa operação.

Augusto L

Hã? Grecia, Cyprus, Itália e os outros paises árabes que tem Hardware militar dos EUA nos seus paises. Um voo do sul da França ate Palmira é de 1h e 30min.

Antonio

Refiro-me a uma grande quantidade de armas e tropas necessárias para fazer frente ao que a Rússia poderia mandar. Nesse caso, só os EUA mesmo. Lembre-se que o Sul da Rússia, está a pouco mais de 1.000 quilômetros de distância e já possui uma grande concentração de tropas em alerta por conta até da situação política. Contra a Rússia, só os EUA poderiam fazer frente.

Celso

Putzzzzz…sera mesmo que a Russia conseguira enviar tantos reforcos assim ??? Sera que o Ira vai aceitar tamanha invasao de seu espaco aereo e ficar rezando para nao ser atacada tbm ?? enfim, o imbroglio nao e facil de resolver e a Russia nao esta com essa corda toda. Sabe disso e esta so rosnando. Sua pseuda analise esta totalmente equivocada, nao tem conteudo, somente uma torcida tola .

Antonio

Isso é a sua opinião. Reportagem de ante-ontem da Agência Pars diz que o Irã aumentar os laços estratégicos com a Rússia. Não tente desqualificar outras opiniões com torcida típica de ‘american fanboys’. Trump percebeu (e parece que vc ainda não) que o mundo ligou e estão pouco ligando para os ‘interesses’ americanos.

http://parstoday.com/pt/news/iran-i27856-irã_pede_ampliação_de_laços_com_a_rússia

Leia mais fontes. Saia do casulo. O mundo não se resume aos EUA. E isso já há um bom tempo.

Antonio

Digo, ‘Trump percebeu (e parece que vc ainda não) que o mundo MUDOU……

HMS TIRELESS

O problema meu caro Antonio é que você mesmo com sua histeria pró-Rússia, China e fascismo iraniano termina por desqualificar as próprias opiniões. Imagino que tenha sido frustração pelo fato do Papai não ter lhe dado uma viagem para Disney quando fez 15 anos…..

A propósito, você já pode descontar os cheques….

Tadeu Mendes

A Turquia pertence a OTAN. Se os turcos vacilam, vão dançar.

Jefferson

Antonio, observe: a Síria faz fronteira com o Iraque, país que tem tropas e equipamentos americanos. Próximo a Síria há Israel, Grécia, Chipre, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, sem falar a Turquia. Além desses, embarcações como destróiers, fragatas, submarinos e porta-aviões que podem ficam no mar mediterrâneo.

Antonio

Trump conseguiu arrumar inimizades com a Turquia que, inclusive, está com uma retórica de guerra contra Israel, principalmente após a decisão de transferir a capital para Jerusalém. Essa região é muito confusa.

Antonio

Jefferson – Não conte muito com a Turquia, conforme expliquei acima. E outra. As tropas americanas no Iraque não são significantes, acho que cerca de 5 mil homens.
Sem contar que o Iraque é xiita, com grande influência do Irã. Possui ainda uma enorme milícia xiita, PMU, com fortes laços com Hezbollah e Irã. Melhor não contar com nada que venha de lá para não piorar mais a situação

Jefferson

Realmente, Antonio. Eu também não contaria muito com a Turquia, porém a presença de europeus e americanos na região é bem ampla e não pequena como dito anteriormente.

HMS TIRELESS

Da última vez que Russos, Sírios e iranianos se meteram com os americanos na Síria foram fragorosamente derrotados, especialmente pelo apoio aéreo da USAF/USN/US Army. Segundo consta o GAU/8 dos A-10 fez um estrago danado nos veículos blindados dos russos.

E nem adianta mandar o “phodástico” Su-35 pois, como sabemos, ele se mostrou incapaz de impedir que o F-22 se aproximasse. E isso são fatos reais e não os delírios de quem até hoje não perdoa o papai por não ter lhe dado uma passagem para a Disney quando fez 15 anos.

Antonio

Será que os russos vão testar o Zircon?

Antonio

Seria uma excelente oportunidade para um ‘teste de campo’ para o Zircon. Afundar um navio inimigo ou verificar alguma falha.

Bosco

Calma Toinho!!!
Não tem nem uma fotinha do Zircon ainda. Espera sentado porque pode demorar.

Antonio

Não tem a fotinha porque ele passa muito rápido.
Diversas publicações ocidentais já reportam que foram testados com sucesso chegando uma velocidade de lançamento de mach 6 e final de mais de mach 8. Ou seja, quase 10.000 km por hora. Uma boçalidade. Se os russos lançarem um desses, teremos a seguinte reação do operador de radar do navio atingido: ‘Aler….’ . Não vai vai dar para falar a palavra toda. hehehehe

Antonio

Em tempo. Pelo que eu li, a energia cinética do impacto de um míssil desses é cerca de 50 vezes maior que um convencional. Se pegar um navio pequeno, pela extrema velocidade, está arriscado a vazar e sair pelo outro lado.

Bosco

Não dava pra tirar uma foto dele “parado” não. rsrsss
E vaza do outro lado é. rrss
Toin, Toin….

Bosco

Toinho, Se o Zircon tivesse uma ogiva de material altamente denso até poderia ser que vazasse (toda ou parte dela) do outro lado, aliás, como é possível com bombas e mísseis subsônicos tendo em vista a “pele” de um moderno navio ser fina. No caso do Zircon, ele não vaza porque no momento do impacto haveria uma alta energia cinética que iria se transformar em energia térmica e aí ele explode numa imensa bola de fogo e não deve vazar. Ou seja, subsônico vaza… supersônico vaza… hipersônico não vaza. Como se pode ver nesse vídeo, o subsônico Tomahawk consegue vazar:… Read more »

HMS TIRELESS

Deve ser o chá que o “Moon’s Tonho” anda tomando amigo Bosco!

Antonio

Não é o fato de ser subsônico ou supersônico, mas sim o fato de vc programar para que a explosão seja retardada. Acho que isso é bem simples e antigo.

Antonio

E lembre-se. Artefatos contra bunkers vêm com uma velocidade e energia cinética incríveis, furam a capa do bunker no impacto’ e só explodem lá dentro. Mas, tudo bem. Continuo lendo seus posts.

Em tempo: O vídeo que vc mostrou não diz nada, haja vista que o míssil provavelmente não tinha explosivos. Tanto que ele vazou o container e continua sua trajetória e o que pegou fogo deve ter sido pelo causados a ele.

Acho que esse vídeo é mais elucidativo:

https://www.youtube.com/watch?v=XHKkzuU2qtE

Saudações

Antonio

E lembre-se. É questão de física básica. Quanto maior a velocidade, maior a energia no impacto (E=mc2) e, assim, o poder de penetração. Ou seja, dessa forma, um míssil Tomahawk nunca furaria um bunker.

Bosco

Toinho,
Deixa Einstein fora dessa. A fórmula da energia cinética é Ec = m . v² / 2
(energia cinética = massa x velocidade ao quadrado dividido por 2)

Antonio

Essa é a fórmula da energia cinética GRAVITACIONAL. Estou me referindo à capacidade de geração de energia em função da massa e a velocidade. Ou seja, a ‘equivalência’ entre a massa em repouso e em movimento. Estou meio enferrujado em Física, visto estudei há quarenta anos, mas acho que é isso.

Mark

Rapaz, o armamento russo é bom mesmo como pude comprovar hoje cedo. Os comentários religiosos e com base em chutômetro do Toinho passam, minhas críticas são abatidas. Que medo hahaha

Antonio

Estou sendo irônico. Evidente que os mísseis modernos não permitem mais isso. Só por curiosidade, li relatos de batalhas da 2ª GM em que navios americanos foram vazados dessa maneira quando atingidos pelas Okas japonesas.

Antonio

Viu Mark? Quem de ter estilo.
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Antonio

Desculpa. ‘Tem de ter estilo’. Agora saiu certo.

HMS TIRELESS

O “Moon’s Tonho” não foi para a Disney quando fez 15 anos e agora coloca a culpa “nuzamericanú”…rs!

Cav

Esse ataque foi uma “false flag”! A CIA e os warhawks (falcões da guerra, como os americanos costumam chamar os burocratas e generais loucos por uma guerrinha) não querem sair da Síria! Eles estão no controle da maior parte do petróleo. Não é estranho que o exército do Assad acabou de ganhar a batalha na cidade onde os ataques ocorreram contra rebeldes apoiados pela Arábia Saudita e a CIA? Esses rebeldes, depois de perderem a batalha, avisaram que iriam se retirar da cidade em 48h, e justamente quando o ataque ocorreu! O que o Assad teria para ganhar com isso?… Read more »

Bosco

A gente sempre espera que o ataque seja via marítima por Tomahawks mas pode muito bem ser por via aérea. Será que vão estrear o JASSM?
Se for o JASSM fica mais complicado de interceptar. O bicho é stealth.

Jefferson Ferreira

Pelo que o Trumph falou dá a entender que será… veremos!

Tadeu Mendes

Senhores, A situação poderia se complicar muito. Há muito hardware e poder de fogo na região. Há inumeros cenários hipotéticos de como seria a sequencia dos eventos. Tudo vai depender de como a Russia vai responder. Os russos estão em tremenda disvantagem naquela região . As forças convencionais da OTAN + EUA + Israel, podem baixar o porrete pesado, contra qualquer oponente. A Russia vai ser derrotada na Siria, se ela contra atacar as forças da OTAN-USA. É ai que mora o perigo. A Russia poderia acabar atacando Israel, se a OTAN-USA atacam Damasco. Israel em reposta atacaria Latakia, e… Read more »

BILL27

Russia atacar Israel ? Duvido…Alias eu duvido que os EUA irão atacar a Síria

Antonio

Deve ser o de sempre. Meia dúzia de mísseis em alguma base semi-vazia no meio do deserto. Se errarem o alvo, cai na areia.
Depois todos contam vantagens do que fizeram.
O fato é que esse Trump parece um cachorro louco. Está arrumando problemas em todos os cantos do mundo. Literalmente. Isso não vai acabar bem para os americanos.

Jr

Pois é, e eu que achei que se a Hillary ganhasse estaríamos mais perto de uma terceira guerra mundial por causa do ódio que ela nutria pelo Putin

Tadeu Mendes

Nada de odio. A Hillary jogou um papel fundamental na venda de 20% do uranio enriquecido nos Estados Unidos para a Russia.

Tadeu Mendes

O Trump não blefa.

BILL27

Não ????Vamos ver então se vai ter algum ataque .Ja blefou pra caramba conta a CN

Everton Matheus

O que deve ter de submarinos enficados ali naquela região… Deve ter um pra cada estrela no céu. Exageros a parte, Essas embarcações já estão devidamente escoltadas né? Acredito que foi só o tempo de chegarem mais reforços para a USS Donald Cook.

Arariboia

Bosco, sobre defesa cooperativa a Rússia faz isso muito com os Mig-31BM/BM3 e os A-50/50U. Agora sobre outroa meios eu não. Talvez o BUk-M2/M3 e S400 mas aí é mais um dedução e um chute.

Bosco

Arariboia,
Sem dúvida os A-50 apoiam os caças russos mas o tal “engajamento cooperativo” é mais complexo que um avião radar coordenar via data link um caça. Tem a ver com uma plataforma (aérea, naval ou terrestre) controlar diretamente um míssil lançado de plataforma diversa.
Por exemplo, quando um caça utiliza seu radar para vetorar os mísseis lançados por outro caça que permanece com o radar silente. Ou quando um AEW vetora os mísseis lançados por um caça ou por um navio.

Antonio

Confirmado: Israel atacou a Síria através do Líbano.

Líbano vai apresentar queixa ao Conselho de Segurança da ONU por violação do espaço aéreo por parte de Israel.

https://www.almasdarnews.com/article/lebanon-will-file-complain-with-un-security-council-over-airspace-violation-by-israel/

Bardini

Mísseis Dalilah…
Atacaram dois galpões, um onde faziam manutenção dos Su-24 sírios e outro usado pelo Islamic Revolutionary Guard Corps.
comment image

HMS TIRELESS

O Líbano também está em guerra contra Israel desde 1948, então não tem do que reclamar.

E se reclamar mais vai tomar bomba na cabeça para aprender a ser gente.

Tadeu Mendes

A IAF entra no Líbano frequentemente. Nada de novo.

Tadeu Mendes

Senhores,

Estamos em DEFCON 4 no momento.

BILL27

DEF4 é aleeta de defesa ?

Everton Matheus

São 5 Niveis. Quanto menor o nível, maior será a eminência de guerra.
Sendo o nível 5 equivalente a Paz, o 4 é o Primeiro passo para guerra, é uma espécie de Guerra Fria. Não se trata bem de um risco de guerra, mas é uma espionagem rolando solta, declarações pesadas, estudos de possíveis quadros,
Mas para mim, os EUA e Russia sempre estiveram em DEFCON 4, nunca conseguiram um sossego pleno kkkkkkkkk.
Tadeu, vc esta dizendo que é Oficial, ou é uma opinião?

Tadeu Mendes

Oficial Everton.

André Bueno

Sempre pensei que fosse o contrário, o número maior indicaria uma situação pior.

cerberosph

E a escalada continua. Navios de guerra chineses no Mediterrâneo recebem ordens de se juntar a marinha Russa no caso de ataque maciço contra a Siria. A aviação síria e as forças aeroespaciais russas decidiram adotar novas regras de engajamento no Levante. Agora, aviões militares sírios e russos não só poderão interceptar aviões inimigos sobre o Líbano fora do espaço aéreo sírio, mas ampliarão seu campo de intervenção do anti-Líbano para a província iraquiana da Al-Qaeda. Anbar. Em paralelo, dezenas de aeronaves russas não identificadas acabam de chegar ao Irã. O Irã, por sua vez, decidiu intervir militarmente e responder… Read more »

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

You’re fake news.

Antonio

Existem reportagens em jornais da grande mídia dizendo que navios chineses estão indo para lá. isso é verdade. O resto eu não li.

Tadeu Mendes

Nao esta acontecendo nada disso que voce esta dizendo. Fake news. 100%.

DOUGLAS TARGINO

Temos uma fragata naquela região, né isso? Acho que se ela tiver naquela região ali perto, vai ser a primeira vez em meio a uma ação militar muito forte. Será que os armamentos que eles tem lá, é o suficiente para se protegerem?

jose luiz esposito

Tio Satã a maior desgraça da Humanidade ,jamais conhecida na História!!

Tadeu Mendes

Jose Luiz Esposito,

Voce deve estar se referindo a Russia.

Hawk

Tem gente jogando demais Battlefield 4, Arma 3, Call of Duty…. Já notaram que 50% das notícias da internet são fakes, 40% só para causar alarde e talvez (talvez) 10% tem alguma chance de ser real? Hoje em dia, as coisas se resolvem mais na política do que uma ação propriamente dita. Guerras não tem aviso, elas vêm do nada principalmente quando envolve mais de 2 países. Parece que muitos desejam que o circo pegue fogo por questão ideológica ou só para provar para o amigo de “super trunfo” que estava certo. Se houver uma próxima guerra será em escala… Read more »

Jonatas Henrique

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu a Rússia nesta quarta-feira sobre a iminente resposta de Washington para um suposto ataque químico na Síria, declarando que mísseis “estão a caminho” e criticando Moscou por apoiar o presidente sírio, Bashar al-Assad. “A Rússia promete derrubar qualquer e todos os mísseis lançados contra a Síria. Se prepare Rússia, porque eles estão a caminho, bons e novos e inteligentes! Vocês não deveriam ser parceiros de um animal que usa gás para matar, que mata sua população e gosta”, escreveu Trump em publicação no Twitter. “A Rússia advertiu que qualquer… Read more »

Tadeu Mendes

A Russia estaria arriscando uma guerra desastrosa, para defender a Siria.

Isso seria o maior erro de calculo estrategico que os russos jamais cometeram em toda sua historia.

Donald Trump atua muito diferente do Obama.

carcara_br

Numa guerra aberta EUA e Rússia o buraco que a Rússia vai cai e enorme, tão grande que cabem dois 🙁

Herquiles Santos

Uma gerra aberta Russia x EUA significa derrota para todos os lados, inclusive para os neutros. Por via das duvidas vou ali no atacarejo comprar algumas coisas em quantidade.

BILL27

NEsta eu acho que o Trump está blefando …Da outra vez que ele atacou com os Tomas ,ele não avisou antes ,ou falou nada ,foi um ataque surpresa ,assim com tem de ser.

Edison Castro Durval

“Guerras não tem aviso”

Você está errado nessa afirmação, todas as guerras têm eventos que as precede, o problema e conseguir enxergar esses eventos, leia as visões dos historiadores nelas você encontra os eventos causais das guerras.

Bruno w

Muitos dizem que a Rússia foi humilhada no ataque dos Tomahawk de abril passado….mas qual ataque aquele que segundo a mídia lançaram 59 unidades , e acertaram segundo a mídia 23 ,e a base começou a operar no outro dia ….. Até os próprios americanos se sentiram frustados por isso depois..É por isso que um possível ataque agora sera massivo.. Lá já esta 3 Submarinos dos EUA 1 no mar vermelho e 2 no mediterrâneo cada um com dezenas de misseis , também tem uns 3 Russos, ontem a noite chegou dezenas de aviões russos no Irã , segundo relatos… Read more »

cerberosph

Fontes não ocidentais indicam que militares britânicos incluindo elementos do 22º Batalhão da SAS (Special Air Service) foram mortos e outros capturados vivos ao lado terroristas durante a operação de libertação do Leste Ghouta pelo Exército sírio e Russo.

Tadeu Mendes

Cerberosph,

Para de plantar noticias falsas. Para de viajar na maionese cara.

Agnelo

O 22º REGIMENTO SAS é composto por 4 Troops…
Não há batalhão.
Sds

Agnelo

Erro.
4 esquadrões com 4 tropas cada.
Sds

HMS TIRELESS

Mais uma fake news do consórcio autoritário-fascista Rússia-Síria-Irã, que os incautos fiéis da seita antiocidente espalham como se fosse a verdade absoluta.

Bosco

Bruno,
Todos os mísseis acertaram. Só um falhou. Suas fontes estão equivocadas e são parciais e levam em conta em demasia a versão oficial do governo russo. http://www.dailymail.co.uk/news/article-4392962/Satellite-images-destruction-Assad-s-air-base.html

https://www.imagesatintl.com/us-strike-syria/

Pelo menos 44 alvos foram desabilitados o que já descarta a versão que apenas 23 Tomahawks atingiram os alvos.
*Alguns alvos podem ter sido atingidos por mais de um míssil

Tadeu Mendes

Bruno,

Qualquer noticia que venha do Iran, voce pode jogar no lixo, antes de postar aqui. Garbage

Marcelo

Não gosto de comunistas, ditadores e nem similares, mas na minha opinião este conflito esta ficando mais serio mais por culpa dos EUA, não para de provocar e se meter onde não e chamado …

Bardini

Fake news…

Edison Castro Durval

Megiddo é ali pertinho, logo ao lado da Síria, só está faltando chegar o pessoal da China.

ADRIANO M.

Concordo…

Leo Neves

Na imagem do Su-34 não parece ser o Kh-35 nas asas , está muito pequeno para ser.
Posso estar enganado.

Luís Henrique

No Su-34 qualquer míssil parece pequeno.
Aliás, olhando bem, parece ser um Gripen na asa do Su-34.
🙂 Desculpem, não resisti.

kira

kkkkkkkkkk, muito boa!!!

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

Trump no Twitter 1h atrás: “Russia vows to shoot down any and all missiles fired at Syria. Get ready Russia, because they will be coming, nice and new and “smart!” You shouldn’t be partners with a Gas Killing Animal who kills his people and enjoys it!”

Tradução: A Rússia promete derrubar todos e quaisquer mísseis lançados contra a Síria. Prepare-se Rússia, porque eles estarão chegando, agradáveis e novos e “inteligentes!” Você não deve ser parceiro do Animal “Matador com Gás” que mata o seu povo e gosta disso!

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

Ainda de Trump, agora no twitter: “Our relationship with Russia is worse now than it has ever been, and that includes the Cold War.”

Tradução: Nossa relação com a Rússia está pior agora do que nunca, isso incluso a época da Guerra Fria.

Leonardo

Esse lance de torcida é tão gritante aqui no blog, que editam até o comentário do Trump. Porque cortou parte do comentário? Segue abaixo o twitter na íntegra: Our relationship with Russia is worse now than it has ever been, and that includes the Cold War. There is no reason for this. Russia needs us to help with their economy, something that would be very easy to do, and we need all nations to work together. Stop the arms race? Tradução Nosso relacionamento com a Rússia é pior agora do que nunca, e isso inclui a Guerra Fria. Não há… Read more »

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

Simples, por que o final é irrelevante para o contexto do post.

Luiz Guilherme

Quando aconteceu o ataque dos Tomahawk, foi por volta das 21:00 horário de Brasília. Acho que se for acontecer, deve acontecer por volta desse horário novamente.

SmokingSnake ?

Dessa vez é capaz de derrubarem o Assad de vez, e isso é mais uma resposta ao ataque químico na Inglaterra do que com o da Síria…

Augusto L

Um ataque como o ultimo, não vai acontecer, pelo simples fato que o último foi aviso que a adm Trump tá no jogo e não ira tolerar atitudes q violarão os interesses americanos como a do Obama tolerava, por isso é mais que provável que o ataque agora seja maior, uma verdadeira punição. Não iram atacar alvos russos e os russos não iram abater os misseis, á não ser que sejam direcionado ao equipamento russo ou pessoal, o que não será feito. Muito menos o Irã vai mover um dedo, ate pq se atacar vai ter o seu precioso tratado… Read more »

wwolf22

incrível como os estados unidos precisa de uma guerra a cada dois anos…
nao duvido que essa ataque a gás tenha sido obra dos israelis…. quando nao estão assassinando crianças e mulheres estão se intrometendo em assuntos de outros países…
israel eh o famoso “bolsa familia” dos estados unidos… o povo capacho….

Defensor da Liberdade

Israel é o maior recebedor de ajuda financeira dos EUA para a área militar , o que é muito engraçado para um país que é tido por muitos como uma economia pujante. Deveria pagar suas armas com recursos próprios, e não com dinheiro dos outros. O mais engraçado ainda é que os neocons são contra o parasitismo estatal, desde que o bolsa-armas seja para Israel.

Jefferson

PIB de Israel é de 330 bilhões de dólares. Para um país que é um deserto, sem riquezas naturais e com população pequena esse PIB é monstruoso. Inclusive nós brasileiros somos grande consumidores de produtos de Israel, principalmente aqueles de alta tecnologia como nas áreas médicas, energética e de informação. O próprio Brasil é um grande comprador de Israel no setor militar. Quanto a ajuda financeira é verdade, eles recebem isso…só que não pense que é de graça. Israel ajuda muito os EUA em diversas frentes, principalmente companhias israelenses nos EUA. Essa relação está mais para uma troca do que… Read more »

Marcelo

Na pratica Israel e praticamente um estado Norte Americano ..!!

Antonio

Jefferson. Não há como um País do tamanho de Israel manter tantas armas e homens sem uma polpuda ajuda externa. Se não me engano, seu PIB é do tamanho do PIB do Estado de Minas Gerais. Impossível.

Agnelo

Hahahahhahahahahahhahahah
De onde tirou essa??? Kkkkkk

HMS TIRELESS

Toinho, vamos aos fatos: O orçamento de defesa de Israel perfaz US$ 20 bilhões de dólares anuais. Conforme acordo celebrado entre o país e os EUA eles recebem US$ 3 bilhões anuais. Ou seja, a ajuda norte-americana não chega a 20% do orçamento de defesa israelense de modo que não possui impacto significativo. Ademais não custa lembrar que o grosso desse recurso é empregado na aquisição de armas e sistemas de origem norte-americana ou que possuam um mínimo de 30% dos componentes produzidos nos EUA. Ou seja, trata-se aqui na verdade de um subsídio indireto à indústria no intuito de… Read more »

camargoer

Olá. Como Jefferson comentou, o PIB de Israel é de US$ 320 bilhõea, o que dá um valor percapita de US$ 37 mil (muito alto mesmo). O PIB de MB em 2015 (que eu conseguir apurar oficialmente) foi de R$ 520 blhões (ou aproximadamente US$ 140 bilhões, metade do PIB de Israrel) o que dá um valor percapita de cerca de US$ 6500 mil (o de Israel é 5 vezes maior).

camargoer

correção.. o PIB percapita de MG seria de US$ 6,5 mil. (ou US$ 6500)

Defensor da Liberdade

Ah claro, só por que há companhias de investidores israelenses nos EUA, os EUA além de comprar os serviços e produtos dessas companhias israelenses, ainda tem que enviar uma gratificação em F-16, Iron-dome, Merkavas e F-35. Que interessante. Israelense é bicho inteligente mesmo, o Brasil deveria fazer o mesmo, cobrando uma contribuição dessas em troca das commodities que nós enviamos para o exterior. Até nisso brasileiro é burro.

Jefferson

Vou explicar uma coisapara você, PIB éapenas uma forma de mensurar a riqueza de um país, há diversas outras. Países pobres costumar usar o PIB como referência, porém, países ricos utilizam o PNB, que significa produto nacional bruto, este soma o PIB do país + as riquezas oriundas de fora da fronteira. O PNB de países pobres e em desenvolvimento costuma ser negativo, como é o caso do brasileiro, países ricos costuma ser positivo. Riqueza não é apenas aquilo que eu produto internamente, mas sim a soma GLOBAL de riquezas produzidas. A Embraed do Brasil produz riqueza fora do Brasil,… Read more »

Agnelo

O MERKAVA é israelense.

SmokingSnake ?

Os poucos drones que a Rússia tem são feitos com tecnologia licenciada de Israel, a Rússia depende de Israel em tecnologia.

Rodrigo Tavares

Sabem como Israel mantém esse aparato militar todo?

Lá o estado não é um cabide como no Brasil

Um juiz lá não fica em 100 mil reais mês com salários, auxilio moradia, auxilio escolar, auxilio paleto……
Muito menos mordomias de um politico brasileiro.

Conseguem administrar o país de forma enxuta como fazem na Europa com deputado andando de metro e outras coisas impossíveis para um politico brasileiro

Bardini

Obra de Israel???
.
Foi coisa do IRGC… Que é quem Israel está combatendo na Syria.

Arariboia

Duvido os USA atacarem a Síria… Vai ficar só na bravata mesmo. No máximo um ataque igual ao do ano passado e só.
PS: Fora que esse ataque de armas químicas tem muito cheiro de armação… Pela segunda vez. Todas vez que o Assad tá surrando os rebeldes e ganhando fácil, vem uma história dessa.

Tadeu Mendes

Bravata? Depois nao diga que nao foram avisados.

BILL27

Tbm acho que é blefe

Bardini

Parece que o Iran vai receber S-400 (segunda mão) e Pantsir S2E em troca do uso de sua base aérea pelos Russos…
.
A coisa está escalando.

Claudiney

Se isso se confirmar, Bardini, será o revés americano na disputa.

Antonio

E acho que vão por esse caminho. O Presidente iraniano pediu o aprofundamento dos laços estratégicos com a Rússia.

http://parstoday.com/pt/news/iran-i27856-irã_pede_ampliação_de_laços_com_a_rússia

Tadeu Mendes

Iran esta com medo de um ataque americano/isaelense.

Os iranianos estao provocando os EUA e Israel ha muito tempo, e ja comeca dar sinais de que precisa da Russia para se defender.

O mundo mudou…e muito. Obama ja era. O novo xerife nao blefa.

lima

São tantas variáveis presentes, uma coisa é certa: se um caça atira e afunda um PA será um soldado matando 5000 soldados, uma coisa é ficar no Twitter postando insanidades, a opinião pública não está nem ai, outra é começar a morrer cidadãos às centenas ou milhares em uma guerra inútil, no outro lado do globo, longe de suas fronteiras. Toda unanimidade é burra, se o ISIS diz “ou vem pro meu lado ou morre ” e os EUA dizem “ou vem pro meu lado ou sentirão o porrete do tio sam” só muda a ideologia, o fim é o… Read more »

sub-urbano

A Rússia acabou de requisitar uma base Iraniana para operar bombardeiros TU-22M e tanques IL-78 “Midas”.

O conflito está escalando.

Gosto do Trump, mas é inegável que ele é absolutamente despreparado para lidar com uma crise dessa magnitude.

Tadeu Mendes

O Trump nao esta sozinho. Ele tomara as decisoes de acordo com as recomendacoes dos militares e analistas do Pentagono, e do Gabinete de Seguranca Nacional.

Bardini

É o mesmo que aconteceu da outra vez…
.
Trump ataca. Os russos tentam defender e falham, ou deixam passar, como deixaram da outra vez…
.
O que vai restar a Rússia é fazer Fake news, dizendo que os ataques falharam, como fizeram antes.

Fabiano

Em minha opinião, o ‘sistema’ já decidiu.
Na campanha eleitoral, o Trump queria apaziguar as coisas com Rússia, mas descobriu depois o serviço que teria que fazer. E acho que vai.
O que me deixa assustado é a grande probabilidade de irmos de pato juntos.

Jr

Nessas horas dou graças a deus de morarmos na América do Sul, o continente mais afastado de tudo isso

Ivanmc

Concordo, JR. Quase na Patagônia. Só as Malvinas, onde de vez em quando os Argies ladram um pouquinho.

Everton Matheus

Imagine se os EUA tbm pede o msm pra Israel. “Deixa eu colocar uns B-52 ai, mas uns B-1B, mais uns F-22 de brinde…” A questão é, pode por um cavalo no lugar do Trump, ele vai continuar tendo meia centena de submarinos, alias, mais de 60… Mais de 10 Porta Aviões, isso sem falar do restante da OTAN… Não é clubismo, mas é covardia comparar. O que a Russia pode fazer é dar um cansaço nos EUA, mas não vejo muito alem disso. A Russia não vai iniciar uma guerra por um pedaço de terra que nem dela é,… Read more »

Marcelo

Particularmente não gosto da conduta de nenhum dos que vou citar, mas não sei quem e mais Louco, Assad, Putim, Iran, israel ou o louco do Donald Trump, os EUA vão de novo se meter numa guerra que não tem absolutamente NADA haver com os Americanos, matar mais pessoas e botar mais lenha nesta fogueira que já começava a se apagar, simplesmente para ganhar uns pontos de aprovação do seu governo nos EUA e agradar a industria Bélica, quem ai esta do lado de Deus ou do diabo eim ?? são todos iguais, vidas não valem nada, o que importa… Read more »

Claudiney

O ataque será esta noite, muito provavelmente.

As ‘provas’ do ataque começam a ser seriamente discutidas no ocidente. Se isso não for rapidamente sufocado politicamente ficara cada vez mais difícil autorizar o ataque. Como a verdade é o que menos interessa…

RL

Lembrei de uma frase do próprio Putin a alguns anos atrás se dirigindo a todos os seus políticos e militares…

“Preparem-se para o Armagedom”.

Tadeu Mendes

DEFCON 4.