Rafale nas cores do Qatar

Rafale nas cores do Qatar

Rafale nas cores do Qatar

SAINT-CLOUD, França — O exercício da opção para a compra de 12 caças Rafale adicionais para o Catar entrou em vigor hoje.

Esta opção foi exercida em 7 de dezembro de 2017 em Doha, na presença do Presidente da República Francesa, Sr. Emmanuel Macron, e sua Alteza Xeique Tamim bin Hamad Al Thani.

Seguiu-se o contrato assinado em 4 de maio de 2015 entre o Estado do Qatar e a Dassault Aviation para a aquisição de 24 aeronaves Rafale.

Uma vez que estes dois lotes tenham sido entregues, a Qatar Emiri Air Force irá operar 36 caças Rafale.

A Dassault Aviation e seus parceiros agradecem às autoridades do Qatar por terem dado a ela essa oportunidade renovada para consolidar 40 anos de excelente cooperação entre a indústria de aviação francesa e a Qatar Emiri Air Force.

Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis entregues em mais de 90 países no último século, a Dassault Aviation acumulou conhecimento reconhecido mundialmente no projeto, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, desde o caça Rafale até a família high-end de jatos executivos Falcon e drones militares. Em 2017, a Dassault Aviation registrou receita de € 4,8 bilhões. A empresa possui 11.400 funcionários.

As armas do Rafale – clique no infográfico para ampliar

FONTE: Dassault Aviation

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jr

Compra meramente política, apenas para agradar um aliado, assim como o fizeram com Grã Bretanha e EUA, adoraria saber de onde eles vão tirar pilotos para os rafales, F-15 e Typhoons que eles compraram. Para uma força aérea que só tinha 12 mirages fica difícil acreditar que eles precisam realmente dessa grande quantidade de caças.

Marcelo

acho que se fosse meramente politica, teriam ficado apenas com os 24 iniciais.

Wellington Góes

Eles poderiam, na minha opinião, terem sido mais eficientes se tivessem divido melhor entre Rafale, Gripen C/D F20 e o nEUROn. O F-15 e o Typhoon, com certeza, são excelentes aeronaves, mas são ainda mais caros de adquirir, operar e manter. É importante mesclar qualidade com quantidade, nem somente umas, nem somente outra, podem balançar o resultado de uma guerra a seu favor.

É o que eu penso para o Brasil, inclusive.

Gabriel

Esse dai é o melhor caça multifunção de 4,5 geração junto com o F-18 SH em operação no ocidente

Mateus Lobo

Typhoon Tranche 3> Gripen E/F> Rafake F3> F-18SH block 3 🙂

Gabriel

Explique a razão

Mateus Lobo

Depois do que tenho lido vou até mudar a ordem
Typhoon Tranche 3> Gripen E/F> F-18SH block 3 > Rafale F3

Wellington Góes

Sério?!?! kkkkkkkkkkkkkkk

Jean-Marc Jardino

Vc com certeza nao entende nada de aviação.

Mateus Lobo

Só me expliquem o porquê de estar errado, mais argumentos e menos deboche.

Mateus Lobo

Vai ficar um pouco grande, mas vou tentar dividir em partes para não ficar confuso.

Radares
Typhoon Tranche 3 – Captor-E (1426 T/R modules, swashplate)
Gripen E/F – Raven ES-05 (968 T/R modules, swashplate)
Rafale F3 – RBE 2 AESA (838 T/R modules)
F-18 SH Block 3 – AN/APG-79 (~1100 T/R modules)

RCS (informação bem difícil de se achar com boas fontes, deu trabalho)
Typhoon – (0.05~0.1 m²)
Gripen – (0.05~0.1 m²)
Rafale – (0.1~0.3 m²)
F-18 SH – (0.1~0.5 m²)

Manobrabilidade
comment image?x71037

Amanhã (daqui a algumas horas kkk) posto o restante.

Mateus Lobo

Esse gráfico de taxa de de giro provavelmente está errado, porque lembro que estudos mais detalhados comparando o f-15 com o SU-27 em vária velocidades, mostrou que eles são bem parecidos nesse quesito.

Mateus Lobo

Ignora esse último comentário, chequei aqui e trata-se de um jogo, não de um estudo e essa matéria deu uma reforçada na diferença entre o f-15 e o su-27 http://www.aereo.jor.br/2010/01/06/o-dia-em-que-o-su-27-derrotou-o-f-15-tem-territorio-norte-americano/

Wellington Góes

Sério que tu achas que o Typhoon em um RCS menor do que o Rafale?!?! Outra coisa, o Captor E AESA ainda não existe operacionalmente.

Mateus Lobo

Sim, Wellington Góes. Como você deve saber informações sobre RCS são muito difíceis de serem obtidas, as informação do RCS do Typhoon Tranche 2, Gripen C e de um outro caça que não me recordo com precisão qual foi, mas acho que foi uma versão do f-16 similar ao block 60, foram vazadas na apresentação a Noruega. Infelizmente os links pelo estão fora do ar (lembre-se que isso foi em 2006) e eu mesmo não consegui ver pessoalmente os dados divulgados pelos fabricantes, tendo que me contentar pelos post da discução que envolviam a menção de tais dados em um… Read more »

Mateus Lobo

Suite de guerra eletrônica Typhoon – Praetorian https://en.wikipedia.org/wiki/Praetorian_DASS Gripen – Arexis (usa GaN ao invés de GaAs) Com os sistemas internos ele é capaz de atuar nas frequências C, X, Ku, K e com o pod esse leque de frequências é ampliado para VHF, UHF, L, S, C, X, Ku, K, ou seja é praticamente um Growler http://www.aereo.jor.br/2018/02/19/caca-saab-jas-39e-gripen-sistemas-de-guerra-eletronica-e-radar-aesa/ http://www.aereo.jor.br/2010/04/13/suite-de-guerra-eletronica-do-gripen/ Esse link compara os sitemas https://epamuodikkaitaajatuksia.com/2017/11/13/saab-arexis-turning-tables-in-gripen-e-fs-favour-in-hx-program/ Rafale – Spectra Não encontrei nada muito detalhado, mas é basicamente um sistema que atua presumidamente nas bandas C, X, Ku, K https://en.wikipedia.org/wiki/Thales_Spectra F-18 SH – AN/ALQ-214 Basicamente a mesma coisa do Gripen, logicamente com… Read more »

paisano

Sugiro mudar o título para “exerce opção de compra”

Chico Novato

Parabéns à Dassault e aos seus clientes. Já podemos dizer que o Rafale é um sucesso de vendas? Acho que sim.

É um excelente caça, sem dúvidas.

Robsonmkt

Independente de motivações políticas (qual compra de defesa não as tem?), o fato é que o Rafale conseguiu se consolidar como um produto atrativo no restrito mercado de aviação de caça.
Mesmo sem ter o peso do lobby americano (e de sua FMS) e do pontapé inicial de um consórcio como o Typhoon, O Rafale conseguiu exportações expressivas se levarmos em conta seu preço, o atual momento da economia global e o fato de seu portfólio de carga paga estar restrito a armas e sistemas de origem europeia.

Tomcat3.7

Realmente tem surpreendido mesmo as vendas do Rafale, bela máquina em todos os sentidos.

Wellington Góes

Algumas correções, meu amigo. Não há restrição para que o Rafale só use armamentos europeus, o que existe é que só foram integrados armamentos europeus, porque seu operador inicial só fez assim, conforme seu próprios interesses. Nada impede que os clientes não europeus do Rafale, se assim desejarem fazer, integrar armamento de outras origem. A diferença aqui é que eles terão que pagar tal integração. No mais, não há sentido algum querer integrar armamento estadunidense (que é a “justificativa” de alguns “iluminados”), por exemplo, se o país que for querer fazer isto, não tiver acesso aos aviões, o que dirá… Read more »

Bueno

esta ai Dassault Aviation, aeronaves civis e militar. Será que a EMBRAER Defesa, conseguira chegar neste patamar depois do advento Boeing ? O tempo , ele nos respondera

Nonato

Não. Se vendida para a Boeing a Embraer sumirá.
A Embraer atual é a terceira maior fabricante de aviões, incluindo comerciais, executivos e militares.
A Dassault fica para trás… Bem como a Bombardier…
Se vendida, a Embraer além de sumir, logo ou mais adiante, não irá desenvolver um caça. Isso fica com a Boeing e seu F18…

Felipe Morais

É mesmo Nonato? Conte-nos mais dessas mudanças que nem os executivos da Boeing nem da Embraer divulgaram e que, provavelmente, ainda não foram nem definidas completamente.

Wellington Góes

É sério que tu achas que precisam divulgar isto e dessa forma?!?!

Augusto

A razão das aquisições de fato é política, em meio a muitas incertezas no Oriente Médio. Entretanto, apesar de o dinheiro poder tudo, seria mais inteligente se eles mantivessem somente 1 tipo de caças (ou dois, se 1 fosse mono e o outro birreator) e comprassem meios terrestres e navais dos outros aliados, ao invés de fazer essa salada de aviões muito similares funcionalmente, todos biturbinas similares.

A capacidade logística e de treinamento de pilotos em um país de meros 2,5 milhões de habitantes não deve ser das melhores.

Amadeu Parrinha

O Qatar só tem 313000 habitantes qataris o resto são estrangeiros

Augusto

Repeti o “similares” no segundo parágrafo sem querer.

Guizmo

A suite de armamentos do Rafael é sensacional. Que belo sistema de combate, completo, e em operação.

JDSSjunior

O Qatar tem uma situação complicada do ponto de vista vida geopolítica do oriente médio. Como exemplo tem severas diferenças com a Arábia Saudita, que é um aliado norte americano de peso. Creio que isso explica em parte essa estratégia semelhante na da Índia, na hora de adquirir armamento. Para o Qatar ficar na “mão dos EUA” incomoda muito.

PauloR

Muita coragem do Qatar em confiar sua força aérea nos EUA, França e Reino Unidos. Esses países costumam agir em conjunto e se Arabia Saudita e outros países do O.M decidirem atacar o Qatar esses países não vão fazer nada, apenas olhar o pau comer. Seria bom comprar uns SU-35 + S400 para equilibrar o jogo.

HMS TIRELESS

Salvo engano os EUA têm instalações militares do Qatar.

Gabriel

Tem sim e se bobear a é a maior de todas no Médio Oriente

Jacinto

O Catar abriga a maior base aérea dos EUA na região: Al Udeid Air Base. Ela abriga mais de 10 mil militares americanos e de outros países e mais de 100 aviões de combate.

Washington Menezes

E o Rafale, depois de um incio difícil se solidificou.Parabéns a França.

Everton Matheus

Imagino o Brasil chegando la com o São Paulo, o A1 e uns lança granada soldado no casco kkkkkk – Baile dos aposentado.
#GRIPENVemlogo

BILL27

Esta camuflagem do Rafale ficou muito bonita .Tomara que a FAB use esqema de pintura parecido no Grispen

Daniel

Concordo. A camuflagem deste “draw” ficou bem legal, mas não serve pra qualquer país.

Não faz sentido, por exemplo, a Suécia que é um país nórdico (frio) ou Israel que é um país de clima seco, camuflar seus caças em tons de verde oliva que remete a floresta.

Ronaldo de souza gonçalves

O Rafael pode ser muito bom,mas seu custo é alto a hora de vôo e o dobro do grispen,pode ser avião para o quatar a India mas sinceramente não é avião pro Brasil não.Não falo da performance mas do custo / beneficio,vamos de grispen que tá bom demais.

Gabriel

Francamente as vezes me pergunto se essa economia vale a pena , uma vez que não vamos compensar numericamente as desvantagens. Perder a superioridade aérea num conflito moderno custa muito mais caro que os Rafale F3,o F-18 SH ou o Sukhoi 35… as vezes a destruição é tamanha que o país não se levanta nunca mais!

Pedro

Desculpem o off-topic, mas realmente queria entender de onde sai ou saiu esse “Grispen”…
Não sei se seria dislexia, analfabetismo funcional, algum corretor ortográfico meio capenga, gozação/má fé, ou simplesmente ignorância mesmo…

Gabriel

Deixa de ser chato

Felipe Morais

Acho que a única coisa que evitou que o bloco de países árabes “honestos” invadisse o Qatar no ano passado, por suposto auxílio ao terrorismo, foi a base americana lá. Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes, Egito etc fizeram várias exigências que, caso não fosse cumpridas, acarretariam na invasão do país. No fim, o Qatar não atendeu e ficou por isso mesmo. Eu no lugar deles estaria fazendo o mesmo…Porque se esses países resolverem invadir, com os EUA provavelmente fingindo não ser nem com eles, as coisas ficarão ruins para eles. Mas, por hora, enquanto os americanos estão lá, melhor não… Read more »

Jacinto

Eles estão negociando S-400 com os russos…

dacta

Grispen????????? que mania que brasileiro tem de falar errado; De verdade fica até feio de ver comentários assim.

Almeida

Tem uma resposta minha presa aí administração…

Bavaria Lion

Depois que vendeu pra Índia, arrumou mais alguns contratos.
É bom que essa indústria, base de uma escola, não morra.