Primeiro F-35A do Japão, entregue em 5 de junho de 2017 em Nagoya, fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI)

Primeiro F-35A do Japão, apresentado em 5 de junho de 2017 em Nagoya e fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI)

O Japão está comprando o melhor e mais caro avião de guerra da América, mas o programa vem acompanhado de importantes problemas colaterais

Por Peter J. Brown

Na última semana de fevereiro, VIPs militares e civis dos EUA e japoneses se reuniram na Base Aérea de Misawa para uma celebração realizada pela 3ª Air Wing da Japan Air Self Defense Force (JASDF) para receber seu primeiro avião de combate F-35A.

Este foi o segundo F-35A a rolar da nova linha de montagem nas instalações da Mitsubishi Heavy Industries em Nagoya. A Força Aérea de Autodefesa do Japão agora opera seis F-35As, com quatro atribuídos à Base da Força Aérea de Luke no Arizona, onde o treinamento para pilotos da JASDF e equipes de manutenção está em andamento.

O Japão concordou em comprar 42 F-35As, e agora está considerando 20 adicionais, para um total de 62 aeronaves. O Japão também está considerando a possível aquisição da versão de decolagem curta e pouso vertical F-35B, para emprego a bordo de navios ou em ilhas com aeroportos de pistas curtas, juntamente com o padrão F-35A.

A JASDF é uma das três forças aéreas asiáticas que voam F-35As, juntamente com a Austrália e a Coreia do Sul; Singapura ainda está explorando a opção.

O F-35 é o programa de armas mais caro já realizado pelos EUA, mas é qualidade sobre quantidade: há apenas 260 F-35s em operação em todo o mundo, com 180 em produção. A Lockheed Martin é o contratante principal.

Cada avião F-35 custa mais de US$ 100 milhões. Em 2 de março, o ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, informou o país que o F-35B está sendo estudado para possível emprego a bordo do porta-helicópteros Izumo da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF). Aeronaves não tripuladas também estão em consideração.

Demonstrador de tecnologia ATD-X

O fim do F-3?
A decisão do Japão de proceder com a compra de 20 aviões de combate adicionais F-35A afeta o futuro do caça F-3, que o Japão vem desenvolvendo há vários anos como um complemento, se não substituto, do avião de combate F-2.

O F-3 é um programa de demonstração de tecnologia de combate experimental de quinta geração desenvolvido pelos japoneses, designado como X-2 Shinshin ou ATD-X. A decisão dos EUA de não vender aeronaves furtivas Lockheed-Martin F-22 Raptor para o Japão desencadeou esse esforço liderado pela Mitsubishi Heavy Industries. Um protótipo do X-2 voou em abril de 2016.

De acordo com Garren Mulloy, professor associado de Relações Internacionais na Universidade Daito Bunka em Saitama, a compra do F-35 foi sempre planejada para substituir a aeronave F-4 Phantom da JASDF, pois o mais novo F-4 tem quase 40 anos.

“O F-2 foi desenvolvido como alternativa à compra de mais F-15 para substituir o caça F-1 (que o Japão desenvolveu e construiu por conta própria)”, disse Mulloy por e-mail. Ele prevê que, por enquanto, não haverá desenvolvimento adicional de pré-produção do F-3. “O anúncio do F-35 em 2011 foi surpreendente de uma única maneira: o Ministério da Defesa sentiu a necessidade de ser tão explícito sobre os motivos da sua decisão … com base em parte no ajuste relativamente pobre do F-35 para as necessidades/desejos declarados da JASDF – que incluem preferências por dois motores, longo alcance, código aberto compartilhado e desenvolvimento doméstico”, disse Mulloy.

Mulloy emite uma mensagem cautelosa para qualquer país que esteja considerando uma compra do F-35. “Eles correm vários riscos, em questões técnicas e geopolíticas. Os EUA são um parceiro confiável como nas gerações anteriores?”, perguntou Mulloy. “O Japão buscou muitas opções, incluindo os F-18 Super Hornet, Rafale, Typhoon, e até mesmo o Gripen estava na competição, mas não o F-3 pois não existia, nem qualquer Sukhoi (russo), que poderia ter dado a qualquer aeronave ocidental uma disputa difícil, particularmente com a aviônica japonesa”.

Ele descreve o Japão como ainda interessado em cooperar com o Reino Unido e a Alemanha no estágio 2 do caça F-3 como um possível desenvolvimento do Eurofighter em estágio 2. “O Japão também está olhando muito de perto a cooperação com mísseis ar-ar”, acrescentou.

Se o Japão prosseguir para comprar o F-35B – o que é problemático apenas no ponto de vista dos custos – levanta-se mais questões sobre as capacidades táticas globais de seus porta-helicópteros de classe Izumo.

Destróier porta-helicópteros Izumo

Um braço aeronaval crível?
“Se convertidos, os porta-helicópteros Hyuga e Izumo só poderiam operar um pequeno número de aeronaves: cada Izumo seria capaz de operar realisticamente 10 caças F-35B no máximo, limitando muito a capacidade de operar uma força de helicópteros de guerra antissubmarino (ASW) crível, quer é o motivo declarado para o desenvolvimento dos navios”, disse Mulloy. “Qual, além da missão ASW, é o objetivo do Izumo? Isso não está claro. O Hyuga é um navio grande, com a capacidade de operar uma grande quantidade de helicópteros de apoio. O Izumo pode operar mais aeronaves, mas tem armas extremamente limitadas. Parece um design intermediário: nem destróier, nem navio-aeródromo.”

Com constantes tensões sobre as ilhas disputadas de Senkaku/Diaoyu, as questões sobre esses navios e suas aeronaves a bordo são fundamentais para a capacidade do Japão de manter sua integridade territorial. “As Senkakus estão muito longe das bases da JASDF, e a Força Aérea Chinesa e as violações civis chinesas do espaço aéreo japonês na área são uma grande preocupação.

Os F-15 decolam de Naha para responder, então ter uma capacidade de resposta mais local faz sentido, assim como uma capacidade de suporte da aviação naval para a nova brigada anfíbia da Força Terrestre de Autodefesa (JGSDF)”, disse Mulloy. “Não há um plano de apoio aéreo próximo para a brigada diferente dos helicópteros da JGSDF no momento, além de confiar nas aeronaves do USMC e USN”.

Em janeiro, 350 soldados da Primeira Brigada Anfíbia de Desdobramento Rápido da Força Terrestre de Autodefesa do Japão começaram a treinar com os fuzileiros navais dos EUA na Califórnia. O objetivo é ter a nova brigada operacional até 1º de abril.

“Esta opção do F-35B na JMSDF seria muito cara, difícil de sustentar – manter um navio-aeródromo em estação exigiria um mínimo de três desses navios, juntamente com 30 aeronaves – e chega no momento em que a JMSDF se esforça para manter sua frota atual em operação devido a mão-de-obra limitada”, acrescentou Mulloy. Quanto ao possível – e não testado – uso de drones como multiplicadores de força e combinações de aeronaves tripuladas e não tripuladas voando juntas, não é segredo que o Japão está trabalhando com Israel, Alemanha e Reino Unido para identificar e desenvolver opções.

No entanto, os drones não são o grande problema que enfrenta a JASDF, que, de acordo com Mulloy, é a “taxa de acionamentos da defesa aérea” e as distâncias envolvidas. “Os incidentes russos são facilmente gerenciados, mas os chineses (intrusões) sobre o Mar da China Oriental são muito desgastantes”, disse Mulloy. Outras questões importantes envolvem quais as aeronaves que substituirão os F-15Js da JASDF e se os F-22 podem ou não estar disponíveis para o Japão e outros aliados dos EUA no futuro.

Mitsubishi F-15J da JASDF

Custos de compra, custos de sustentabilidade, problemas mais amplos
No entanto, por enquanto, a maior preocupação do Japão será encontrar os recursos necessários para sustentar seus 62 caças F-35A. Cary Russell, diretor de operações militares e questões de apoio de combatentes no Escritório de Responsabilidade do Governo dos EUA, informa que “uma série de questões importantes permanecem em relação aos custos e desafios de sustentação”.

Os EUA estabeleceram um “Escritório de Guerra de Custo” em iniciativas de redução de custos com o objetivo de diminuir os gastos de sustentação do programa F-35 em cerca de 30% até 2022, por exemplo. “Os custos operacionais e de suporte projetados (para o F-35) aumentaram em cerca de 24% do ano fiscal de 2012 a 2016”, disse Russell por e-mail.

Em 2014, o GAO recomendou restrições de acessibilidade para o programa F-35 ligado aos orçamentos de serviço, acrescentou. As questões relacionadas incluem a capacidade de reparo limitada em parques de manutenção e falta de peças. “Está levando uma média de 172 dias para reparar peças do F-35 em parques militares dos EUA. Além disso, de janeiro a 7 de agosto de 2017, as aeronaves F-35 não conseguiram voar cerca de 22% do tempo, devido à falta de peças”, disse Russell.

Os planejadores militares do Japão estão conscientes desses e outros problemas em torno do F-35, mas cada passo tecnológico que o Japão leva para aumentar seu poder militar gera mais tensão diplomática entre os seus vizinhos. A situação do F-35 apresenta assim ao Japão um desafio multifacetado: fiscal, tecnológico, tático e diplomático.

FONTE: Asia Times

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Washington Menezes

172 dias para repara peças e 22 por cento de disponibilidade, a Russia e a China não precisam se apressar em desenvolver seus caças. O F35 é uma piada de mau gosto.

Eduardo de Castro

“as aeronaves F-35 não conseguiram voar cerca de 22% do tempo, devido à falta de peças”, disse Russell”.

Interpretei o texto de forma diferente: eles não conseguiram voar 22% do tempo, e portanto, conseguiram voar 78% do tempo, o que seria uma disponibilidade altíssima, e surpreendente.
Outra interpretação seria de que o F-35 não conseguiu voar [NEM] 22% do tempo…mas não é isso que está no texto, embora seja mais condizente com o que temos lido sobre a aeronave.

paulo dias

Piada de mal gosto que já custou (até 2015) 400 bilhões de dólares. Não dá para dizer que é o “melhor” da América, pois o seu o custo-benefício ridículo e sua produção ainda com problemas o inviabiliza de ter em quantidades em tempo curto. Pode ter decolagem vertical, ser stealth, ter aviônicos dignos de ficção científica, mas são 400 bilhões por um avião que, 15 anos depois, ainda tem problema de projeto…. peloamordedeus

Sérgio Luís

Os japoneses dirão!
Arigat’o!!
Thank you but I want my money back!

Delfim

Os meticulosos japoneses, fanáticos por qualidade, fabricarão seus F-35 com mais qualidade que lá na LM.
.

Marcelo Bardo

Eles ensinarão como devem ser feitos.

Julio

A cada notícia do F-35 eu fico mais convencido que esse programa é uma m… Mais de uma década de atraso, bilhões de dólares acima do orçamento, inúmeros defeitos a serem corrigidos e a baixa disponibilidade. Na minha opnião, seria mais vantajoso reaproveitar a as tecnologias desenvolvidas por esse projeto e implementá-las nos F/A-18 Super Hornet e no F-15. Continuar a fabricar o F-35A e o F-35C, repito, na minha opinão, será um erro. Nenhum país do mundo poderá manter uma frota de aviões de combate inteiramente Stealth, nem mesmo os EUA. O conceito russo empregado no Su-57 parece se… Read more »

RicardoNB

Julio. Não tendo, a notícia fala da intenção de mais e mais F-35 e ainda é negativa ?

Julio

Mesmo que no final a máquina F-35 venda como água no deserto. O programa em si é falido. Isso porque foi gasto muito, mais muito mais do que o planejado, consumiu muito mais tempo do que o planejado e esse avião ainda muito aquém do que foi planejado. O que esse artigo deixa claro é que ou a meta do projeto de ser construídos 3000 F-35A vai ser alcançado sacrificando a qualidade do vetor ou vai ser mantida a qualidade do vetor, mas com redução no número total de aviões construídos. Ou seja quantidade vs qualidade. Nesse projeto não sera… Read more »

Daniel Ricardo Alves

Eu concordo com você. Também não vejo razão de ter toda uma frota com tecnologia “stealth” se muitos poucos países no mundo tem condição de detectá-los e menos ainda derrubá-los. Dá para deixar uns 30% da frota “stealth” que eles ainda estariam “anos-luz” de 90% das forças armadas do mundo. E outra, os EUA não são idiotas. Eles sabem que é muito melhor chegar a um acordo com seus rivais (Rússia e China) do que enfrentá-los em uma guerra que seria desastrosa para o mundo inteiro.

Daniel Ricardo Alves

Não é tão simples assim. Além do dinheiro investido até agora, há a credibilidade militar e tecnológica americana em jogo. De um jeito ou de outro, os problemas terão que ser resolvidos. Eu li ou vi uma matéria há algum tempo atrás, que muitos militares de alto escalão e políticos americanos estão insatisfeitos com o programa. Inclusive, o próprio presidente Trump. Mas mesmo assim, os especialistas consideram que é mais viável resolver os problemas do que jogar todo o dinheiro investido até agora no lixo.

Gustavo

Esses F-35 são um cheio para os Mig-17 norte-coreanos.

Gustavo

Mas falando sério. Se os americanos estão com dificuldades em fabricar esse avião imagine a situação dos russos e dos chineses. O Su-57 não é tão stealth já o J-20 é uma incógnita. Deste último ninguém sabe quais são suas reais capacidades e se estão realmente operacionais.

Formiga

Oa russos sempre foram subestimados. O problema do F35 é o mesmo de fazer uma empreitada ppr diaria sem cronograma e você tendo que bancar todas os erros (cagadas) do empreiteiro. Ele não irá terninar a obra nunca… No fi al acho que o F-36 vai ter muito no papel e pouco na prática, por isso o EUA esta vendendo a todo mundo que queira. O caça estado da arte F-22 ele nao vende a ninguém!!!! Por que será? Até aliados dos Five Eyes não tem acesso a eles, enquanto que o F-35 já foi oferecido até a aliafos não… Read more »

Nonato

Achei engraçado. Consta do texto que o Japão está com dificuldade financeira para cobrir os custos operacionais de manter 42 caças… Enquanto isso, China e Coréia do norte dão gargalhadas. Sem dinheiro, a Coreia do Norte testa mísseis nucleares (ou algo do tipo). A China nadando em dinheiro, faz o que quer. Já o Japão, o terceiro maior PIB do mundo bate cabeça e não tem forças armadas de respeito. Nem conseguem projetar um caça stealth e o que têm é problemático… Poucos navios… As invasões chinesas dizem que é longe para aviões em terra. Os chineses só perturbando… O… Read more »

Leonardo Gama

Creio que o ideal para o Japão seria se aliar à Índia para o desenvolvimento do F-3, pois os dois países têm o mesmo desafio chinês pela frente.

Agnelo

Prezado
250 F-15 e 42 F-35 é uma Força Aérea.
5 PH escoltados por DD copia do Arleigh Burke (não sei se escrevi certo)
Um considerável exército (Força de Autodefesa Terrestre) Q tem pelo menos uma Bda em condições de ser projetada.
Eu considero uma Força Armada de respeito.
Sds

Raphael

“Poucos navios”, “não têm forças armadas de respeito “, “deviam se aliar a nós, à Embraer”

Rapaz… o cara escreve isso e eu aqui rezando para o Brasil ter uns 50% da força japonesa.

J-20

Eu só não concordei com a parte do F-35 pode comprometer o programa do desenvolvimento do F-3. Para mim, não faz sentido, uma vez que os japoneses precisarão substituir seus F-15 mais pra frente e a função desempenhada pelo F-35 não cobre o buraco que vai ser deixado pelas suas velhas e poderosas águias.

paulo dias

A receita boa que pessoas honestas no Brasil aprendem é que por sermos uma nação com gargalos econômicos, grande área, problemas com narcotráfico e violência culturalmente enraizada (cultura de extermínio que veio com os exploradores e grileiros), aprendemos a fazer “mais” por “menos”. Basta ver os Supertucanos, o KC-309, a família de e-jets da Embraer…. todos filhos de um, só, pequeno parque educacional-fabril (ITA, EMBRAER) localizados às voltas de São José dos Campos. Ou seja, com a contingência, com pouco, tiramos leite de pedra… mas ao invés de ficarmos vaidosos, devemos entender que ainda não é suficiente e isto nos… Read more »

Ricardo Da Silva

Trocar o F-3 pelo F-35A é como trocar uma bomba desarmada por uma bomba armada, na minha humilde opinião uma tremenda burrada!
Agora a questão do Mar da China e a possibilidade de operação a partir do Izumo, até entenderia a adoção do F-35B, até mesmo pela atual total falta de opção em V/STOL.
Mas vindo a acontecer a adoção do F-35, creio que o Japão seguirá o caminho parecido ao de Israel, customizando-o em uma espécie de F-35J, evitando assim as lambanças do Tio Sam

Roger

Alguém sugeriu parceiria com a Índia, eles nao tão com essa moral toda não. Olha o caso do Tejas. Se nao me engano até abandonaram o projeto e tão atras de mais Rafales. Coisa q os americanos deveriam ter feito com o F-35, não tenho dúvidas q é um avião formidável, mas o custo benefício não compensa. Prova disso é Israel ter tido a oportunidade de usa-lo em combate real e não o fez, imagina o golpe na moral perder um caça desses para um antiaéreo Russo????

Daniel Ricardo Alves

Acho que ele não quis dizer com capacidade técnica, mas por ter um inimigo em comum, a China. Seria tipo a parceria que os indianos tiveram com os russos: os indianos entram com o dinheiro e os japoneses com a tecnologia, que diga-se de passagem, é a melhor do mundo em muitas áreas.

Gabriel

A Manutenção é muito sofisticada e de altíssimo custo…se é para pagar caro desse jeito era melhor ter continuado o projeto japonês de caça de 5º geração

Ronaldo de souza gonçalves

O japão poderia sim como dito por Leonardo desenvolver em conjunto com a India,e poderia envolver até a coreia do sul(a India é coreia faria um mínima aquisição futura para repor um pouco o que já gastou o japão . e quando o projeto estiver testados com mais protótipos,poderia começar em série com fabricas de componentes nos 3 países e montagens nos 3 .Poderiam dependendo do preço para vários países incluindo países que tem alguma pendência com a china até para fazer frente aõ j-20 qu pela politica da china não terá fácil mercado.