Caças russos Sukhoi Su-57

Fotos não verificadas e imagens de vídeo começaram a circular nas mídias sociais mostrando um par de caças russos Su-57, também conhecidos como PAK FA e T-50, pousando na base aérea Khmeimim na Síria, na província de Latakia.

Em um dos vídeos, divulgados online em 21 de fevereiro de 2018, um avião de combate Su-35 Flanker-E, que os russos já desdobraram na Síria, também é visto voando nas proximidades.

Reportagens adicionais não confirmadas disseram que os Su-57s eram parte de um grupo maior de aeronaves russas que chegaram ao país, incluindo quatro Su-35s adicionais, quatro aeronaves de ataque Su-25 Frogfoot e uma aeronave A-50U Mainstay de alerta aéreo antecipado.

Não está claro o que pode ter provocado o desdobramento dos caças furtivos russos, que ainda estão no estágio de desenvolvimento.

Mas o número cada vez maior de interações agressivas entre os aviões táticos da Rússia e os caças furtivos F-22 Raptor da Força Aérea dos Estados Unidos sobre o leste da Síria pode ser uma dos motivos.

Se for confirmado que o Kremlin enviou os Su-57 para a Síria, isso poderia complicar ainda mais essas situações, uma vez que os pilotos americanos não têm experiência real com a nova aeronave russa em seus sensores e nem conhecem as capacidades de combate e a ameaça que pode representar.

Ao mesmo tempo, é claro, os Estados Unidos terão uma excelente oportunidade para reunir novas informações sobre os novos caças, especialmente dependendo de quais sensores ativarem ou se eles voarem em uma configuração completamente observável durante as missões.

Renderização de um Su-57 com armas externas

Subscribe
Notify of
guest

319 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel

Será?

Cesar A. Ferreira

Recebi imagens recentes de Khmeimim e não vi nelas o Su-57/T-50; estavam presente o Su-35 e o Beriev A-50…

Leonardo

Rússia x EUA.

Que comece a treta no blog…

Bosco

Eu duvido muito. Os russos não precisam do Su-57 pra ajudar o legítimo e soberano governo sírio a legitimamente e soberanamente massacrar sua população bombardeando suas cidades com bombas burras e agentes químicos letais em nome de uma legítima necessidade de se agarrar ao poder custe o que custar.

Rui chapéu

A Síria está sendo o Afeganistão 2.
EUA e Rússia mandando tudo que é tipo de arma pra uma guerra que não acaba nunca.
Vão sair os dois esfolados financeiro e moralmente desse buraco.

Eu já acho que esse lugar é lugar de mandar B-52 e Tu-95. Não caças stealth.

carcara_br

Pelas características do vídeo parece falso….

HMS TIRELESS

A Rússia mandando dois protótipos sem motores e radares definitivos e com capacidade de combate limitadíssima para uma região de conflito? Não creio que os russos sejam tão irresponsáveis assim…

Elaine

Bosco 22 de Fevereiro de 2018 at 6:57 A sua opinião sobre o Assad não vale NADA. Só o que importa é a opinião do povo sírio, que AMA e dá suporte ao Assad, não obstante o Ocidente ter iniciado a maior campanha “nunca antes vista na história da humanidade” para derrubar um governo legítimo. Potências estrangeiras não devem interferir nos assuntos internos de outra nação soberana, nem mesmo se o líder dessa nação for ditador. Afinal, quem decide se um líder é ditador? é o Ocidente? sobre o pretexto a levar a democracia a outros países, o Ocidente pode… Read more »

rustam bogaudinov

Bosco 22 de Fevereiro de 2018 at 6:57
___

The use of chemical weapons by the Syrian army has already been proved? or do you want to arrange a circus here moving away from the topic?
__

O uso de armas químicas pelo exército sírio já foi provado? ou você deseja organizar um circo aqui se afastando do tópico?

Como você não gostaria de Assad estar no poder, os terroristas perderam a chance de derrubá-lo

Mabeco

Bosco, a Rússia têm utilizado a Síria como campo de testes para suas armas. É um caminho natural operar o SU-57 neste cenário quente. Ainda, a Síria é um estado soberano e Assad é seu legítimo governante. Confundir hordas de terroristas como se fosse a população síria é, pra dizer pouco, um enorme equívoco. Se Assad não tivesse apoio da população ele já teria caído. Nem a Rússia, nem Irã, nem as PMU, nem as NDF, ninguém, seria capaz de assegurá-lo no poder. Cada vez que são tomadas medidas que encaminham ao fim do conflito começa a cantilena dos massacres… Read more »

João Borges Queiroz Júnior

Provavelmente enviaram pra testes.
É um cenário interessante pra verificar a eficácia da suíte eletrônica, fusão de dados, radares, etc.
Como foram pra lá, também, mais 4 Su-35, os Su-57 deverão voar sempre escoltados.

Elaine

rustam bogaudinov 22 de Fevereiro de 2018 at 7:44 Quando vocês vão aprender? A realidade é simples, pois é horrível: o Ocidente declarou e está travando uma guerra de total espectro contra a Rússia. Não uma guerra militar (ainda?), esse é o tipo de guerra que eles perderam com tanta frequência que não têm estômago para isso, mas um tipo de guerra “tudo além de militar”: a Rússia é o Império do Mal que deve ser completamente escravizada ou destruída. Você notou como os filmes recentes dos EUA estão, mais uma vez, constantemente mostrando os russkies do mal (bandidos, hackers,… Read more »

Hélio

Bosco 22 de Fevereiro de 2018 at 6:57
~sua população~ no caso é a Al Qaeda e o ISIS.

Ypojucan

Pois é caro Bosco, concordo com você. Mas para ser imparcial, ontem mesmo a coalizão americana causou a morte de pelo menos 12 civis. Também é necessário lembrar o que o amigo Mabeco citou com pertinência, Raqqa e Mossul (ex-capital do califado e a outra importante centro dos terroristas no Iraque) foram reduzidas a escombros pela coalizão americana e não pela Síria, Irã, Rússia. Portanto, apesar das cenas chocantes e trágicas, não deixe a sua postura pró-americana turvar seu pensamento. A CNN nessa semana mostrou como armas americanas podem ser negociadas até pela internet na Síria ( não fui eu… Read more »

rustam bogaudinov

Elaine 22 de Fevereiro de 2018 at 8:10
rustam bogaudinov 22 de Fevereiro de 2018 at 7:44
__

These are their dreams – reality is quite different and Russia is also completely different – not the same as it was in the 90s of the last century

Su-57 in Syria for the development of systems and weapons
__

Estes são seus sonhos – a realidade é bastante diferente e a Rússia também é completamente diferente – não é o mesmo que nos anos 90 do século passado

Su-57 na Síria para o desenvolvimento de sistemas e armas

Nilton Reis

1. O Su 57 ainda é um protótipo. Meio estranho esse deployment ;
2. A ação russa na Síria é, entre todas as intervenções, a única internacionalmente legítima. Ficar de mimimi, com aquele discursinho last century duzamericanu é pedir pra passar vergonha de graça. Top Gun saiu de exibição, mas tem gente que não o abandona;
3. A nova ofensiva em Ghouta (sic) já destruiu 349 hospitais, matou 2933833 gatinhos e despejou milhares de bombas químicas, um das armas mais inefetivas já feitas, cujo único propósito é gerar desaprovação DELES.

Rui Chapéu

Elaine:

Fala mal do Ocidente, mas se morasse num Irã ou Síria da vida, ia estar na cozinha apanhando do marido sem poder falar nada contra governo senão ia ser presa. Nem em restaurante pode entrar igual na Arábia Saudita.
E Jesus amado, quem está com guerra contra a Rússia? Eu heim. Haja Tin Foil na cabeça pra essas teorias doentes.

Nilton Reis

Ô Rui Chapéu.
1. A NATO (mentirinha, os EUA), na falta de sarna pra claro coçar, se mete descaradamente na zona de influência russa. Negar isso é viver em Hollywood;
2. A arábia saudita é aliada histórica DELES;
3. A Síria, dentre os piores governos da região, era o mais liberalzinho, junto com – pasmem – o Irã;
4. Por favor, essa antítese do “por que nãovai morar lá” é coisa de adolescente. Sejamos maiores que isso.

Alfredo Araujo

“Elaine 22 de Fevereiro de 2018 at 7:44
(..) Só o que importa é a opinião do povo sírio, que AMA e dá suporte ao Assad”
.
Kkkkkkkkk
Conta uma de português agora !

rustam bogaudinov

Nilton Reis 22 de Fevereiro de 2018 at 8:27

3. A nova ofensiva em Ghouta (sic) já destruiu 349 hospitais, matou 2933833 gatinhos e despejou milhares de bombas químicas, um das armas mais inefetivas já feitas, cujo único propósito é gerar desaprovação DELES.
___________

Você está enganado, havia 500 hospitais! ))))

Su-57 there to check everything in real situation – this chance can not be missed …

Bosco

Rustan, Há notícias que alegam que o Assad utiliza rotineiramente agentes químicos letais não se importando muito com danos colaterais mas com objetivo de causar terror e assim minimizar qualquer tipo de ideia de adesão à revolução que o sofrido povo sírio possa vir a ter. Há o outro lado que diz que isso não está acontecendo. Em quem acreditar? Eu, como conheço a perversidade humana, acredito que sim, o legítimo líder e monarca Assad tem todos os requisitos de um homem capaz de utilizar armas químicas contra seu próprio povo para se perpetuar no poder e portanto, escolhi essa… Read more »

Ricardo Da Silva

E no final, tudo isso server apenas para permitir ou impedir que os oleodutos e gasodutos do “recém liberto” Iraque cheguem aos consumidores europeus. Ninguém está preocupado com sírios ou curdos ou qualquer outra etnia. Russos querem garantir seu quase monopólio; Europeus querem passar a ter monopólio do mercado europeu; Estadounidenses querem enfraquecer a Rússia economicamente, e posar de bonzinhos com seus vassalos europeus, além de levar um troco no mercado europeu; Assad não quer largar o “osso”. Os ‘rebeldes’, muito provavelmente querem ser os novos “Assad”. Se a ONU tivesse coragem ou utilidade, determinaria uma intervenção internacional e uma… Read more »

Elaine

Alfredo Araujo 22 de Fevereiro de 2018 at 8:33

Moras em São Paulo? dê um pulo no hospital sírio-libanês. Encontre alguém que tenha parentes no Líbano ou na Síria e pergunte a opinião deles sobre o Assad. Pergunte também por que tem uma foto do Assad enorme no hospital.

rustam bogaudinov

Bosco 22 de Fevereiro de 2018 at 8:41 Rustan, __ My friend, I really appreciate our friendship and respect you! please let’s talk about the Su-57, and not about the fairy tale about the destroyed 1000 hospitals and hundreds of thousands of civilians … and most importantly you know what is interesting – when the western coalition turned the ruins of Mosul and Rakka all the Western media were silent … ___ Meu amigo, eu realmente aprecio nossa amizade e respeitamos você! por favor, fale sobre o Su-57, e não sobre o conto de fadas sobre os 1000 hospitais destruídos… Read more »

Andre

O povo sírio ama tanto o Assad que o país está a 10 anos em guerra civil. Para o amor do Brasil pelo molusco… Quem aí disse que a Arábia saudita é aliada histórica dos EUA só estudou a história de 1970 pra cá…. Quem falou que o Irã era um dos países mais liberais se esqueceu que isso ocorreu quando era alinhado com os EUA. E quem acha que o modelo de governo das ditaduras árabes muito bom, deveria, pelo menos, tentar viver como eles e começar a manter as mulheres caladas na cozinha e se reclamarem, pedras nelas.… Read more »

Andre

Errata “para o amor” deveria ser “parece o amor”

Elaine

Ricardo Da Silva 22 de Fevereiro de 2018 at 8:42 Essa história de que “ninguém é santo e todos defendem os seus interesses é balela”, reducionismo para tentar nivelar e todos e justificar os crimes do Ocidente. Não, ninguém é santo, a Rússia não é, Assad não é, eu não sou, você não é. Mas dai para ser criminoso, é uma diferença muito grande. A Rússia luta pelos seus interesses, como todos deveriam fazer, inclusive o Brasil, que deveria lutar pelos seus e não pelos interesses dos EUA. Mas não vejo a Rússia infiltrando terrorista em nenhum país para tentar… Read more »

Rui Chapéu

Nilton Reis 22 de Fevereiro de 2018 at 8:32 Grandes coisa a Arábia Saudita ser aliada, nada muda o fato sobre as mulheres lá. Se for por isso, a Rússia sempre foi aliada da Coréia do Norte e Irã. O que não muda B *** nenhuma tb, os lugares são uma me*** igual. E sim, vai morar lá. Vai ver como é. Eu não quero morar num lugar onde mulheres não podem sequer dirigir. Prefiro encontrar umas Elaines da vida falando porcaria aqui do que morar lá. E se ela defende esses lugares, que vá morar lá. E Irã liberal????… Read more »

Gustavo

do jeito que os Russos são, o IOC do Su-57 já vai ser testado em combate. hahaha

cerberosph

Propaganda, e israel que fique esperto pois que bela propaganda será se eles armarem uma armadilha e um s57 derrubar, “sem querer”, um f35 ou f22, vão chover encomendas. Com os s300 e o A-50U Mainstay tudo o que voar lá vai ser rastreado.

André Bueno

Essa é a desgraça humana, a violência desmedida contra seus semelhantes em nome de interesses pessoais, de grupos ou países.
Não há lado certo, nenhum dos lados quer realmente ajuda esse ou aquele povo. O que sempre está em jogo é o poder, econômico, financeiro, domínio territorial, militar…
Isso existe há milênios e ainda não aprendemos. Talvez não tenhamos muito tempo mais para aprender.
E alguém realmente acredita que civis, não importa quem está no meio deles, merecem ser mortos por conta desses interesses?

Fabio Jeffer

Bosco
Até mesmo Israel preferiria Assad no poder, pois sabia que este não utilizaria suas armas químicas

Tomcat3.7

Os russos fazendo experimentos no Su-57 na Síria hein,show, tem que testar é em TO quente mesmo, mandar colar nos caças da OTAN.rs Não concordo com o ocidente se metendo na vida dos povos do OM pois a primavera(inferno)árabe começou com a derrubada do Saddan e de lá pra cá a matança de civis ,perda de seus lares e vida por causa da “bondade” dos “salvadores” ocidentais só piora e tudo por causa da ambição de alguns governos que acabaram, ao tirar o poder regional em alguns países, facilitando o crescimento e atividade de grupos terroristas extremistas que matam,subjugam e… Read more »

Marcelo-SP

Volte para a medicação, dona Elaine! Até os maçons…???

Fabiano

Se é um caça stealth de quinta geração, por está com misseis externo deixando ponto para reflexo do sinais de radares?

HMS TIRELESS

Elaine e Mabeco, Bachar Al Assad pode ser tudo menos um governante legítimo visto que herdou o cargo (ou seria trono) de presidente da Síria do Pai, que já havia subido ao poder pela via usual dos tiranos ou seja, um golpe militar. Ademais é sempre bom lembrar que o conceito de democracia vai muito além da existência de eleições. Aliás defender que a mera realização de eleições torna um regime democrático viola qualquer tratado de Direito Constitucional afinal até em Cuba e na Coréia do Norte existem eleições. Pessoalmente eu denomino esse raciocínio de Constitucionalismo Bolivariano tal o seu… Read more »

wwolf22

gostaria de ver o ocidente agir dessa maneira com israel, que diariamente assassina mulheres e crianças seja com seus ataques, invasões de terra ou ate mesmo com os embargos de comidas, energia, medicamentos, … que israel impõe a Palestina…

Augusto L

A forca aerea russa recebeu os primeiros pak fa no final do ano passado, eu duvido que tenham enviado já para um teatro de operações, ainda mais que o avião ainda está em desenvolvimento e com as aeronaves iniciais não terem recebidos tudo o que o projeto prevê, sem contar que não deu tempo pra forma doutrina.

Tomcat3.7

Wwolf22, deve ser legal ser acertado(explodido) por um míssil lançado por extremistas palestinos tbm bem na hora do almoço ,sentado na mesa de um restaurante. Pesquisar a história da região e seus povos(que vem desde tempos bíblicos e até antes)ninguém quer.
Pra nós aqui no conforto atrás do teclado ou touch do smartphone é fácil tacar pedra .

Ivanmc

Elaine 22 de Fevereiro de 2018 at 8:55

“Mas dai para ser criminoso, é uma diferença muito grande. A Rússia luta pelos seus interesses, como todos deveriam fazer, inclusive o Brasil, que deveria lutar pelos seus e não pelos interesses dos EUA.

Mas não vejo a Rússia infiltrando terrorista em nenhum país para tentar derrubar governos. Não vejo a Rússia criar ataques de falsa bandeira. Não vejo a Rússia apoiar terrorista. Não vejo a Rússia assinar um acordo e depois não cumprir. Eles estão tentando dar o exemplo e agir de acordo com as leis internacionais.”
.
Concordo plenamente.

_RR_

Elaine ( 22 de Fevereiro de 2018 at 8:10 ); Não existe ‘soft power’ sem um mínimo de poderio militar… — O próprio parque industrial russo foi financiado pela elite ocidental… Quando a economia socialista deu sinais claros de fracasso, isso lá por 1921/22, Lenin instituiu a política NEP, pela qual foram aprovadas medidas extraordinárias para facilitar investimentos externos. Assim ergueu-se a máquina soviética, aprimorada com os anos e herdada pela atual Rússia… Aliás, hoje não é diferente… Após a queda da URSS, os investimentos do Ocidente na URSS só aumentaram. Não haveria a Rússia de hoje, se não houvesse… Read more »

carvalho2008

Este mimimi de ambos os lados só denota que ninguem esta interessado com os efeitos de fato. Apenas adota-se um lado e relega-se os contrapontos. . Ditadura é ruim seja qual for de qualquer natureza. . Então, é decepcionante a sensação ou conceito de ditaduras amiga ou inimiga. . Cada ação , independente do tipo, causa ou lado, redunda em responsabilidade por reação. . Assim, apesar de mesmo que uma dela pareça “justificada”, deve-se antes depreender as consequencias dos resultados e sua parte no todo disto. . 1a. invasão do Iraque foi justificada!!! Foi sim!!! invadiu o Kuwait e mereceu… Read more »

Marcelo

Nada de mais, afinal a SÍRIA se tornou um laboratório para testes de armas Russas e também Americanas .!!

_RR_

Tomcat 3.7 ( 22 de Fevereiro de 2018 at 9:39 ), Devo concordar. Mas convenhamos que a “missão” de Putin é facilitada pela conjuntura. Ele está apoiando um governo legalmente constituído e internacionalmente reconhecido. O Ocidente, por outro lado, está a se debater entre as convulsões da Península Arábica, turcos, russos, iraquianos, iranianos, curdos, sírios… Só poder dar m… O único apoio oficial dos EUA e do Ocidente na Guerra da Síria é o ELS, formado por desertores do Exército da Síria e outras dissidências ( não que sejam muito melhores que os demais, pelo que se vê… ). O… Read more »

Flanker

Alguns descerebrados daqui falam que o povo Sírio ama o seu ditador/presidente!!! Haja doutrinação e lavagem cerebral para flar uma bost@ dessas!!! Mas, ai vem a pergunta: o Assad ama o povo dele na mesma medida que é amado?? Ele está preferindo ver seu país total e completamente destruído somente para não largar do poder! Mas que poder?? Quando, e se, essa guerra acabar, não vai sobrar mais país nenhum para esse ditador governar. Não existe mais infraestrutura, está tudo em ruínas….e nem povo há mais, praticamente. Os que não fugiram, foram mortos em grande parte. Mas tudo vale, não… Read more »

_RR_

_RR_ ( 22 de Fevereiro de 2018 at 10:36 );

correção: tem o apoio da Península Arábica, turcos, curdos e por aí vai…

Tomcat3.7

_RR_ 22 de Fevereiro de 2018 at 10:36

Pois é RR, o pior é que o ocidente não resolveu a lambança do Iraque e já desandou outras lambanças na vizinhança, mas o orgulho(covardia em aceitar o fracasso) não os deixa largar o osso e quem paga é o povo que perde tudo,literalmente tudo, quando não morre.
Não vejo futuro de paz tão cedo por aquelas bandas viu. Creio que vai é piorar e muito e virar uma grande guerra regional com grande impacto mundial em todos os aspectos.

Clésio Luiz

Elaine, não querendo tomar partido de um lado ou de outro na discussão desse tópico, mas devo lembrar-lhe da situação na Ucrânia, onde toda a instabilidade é financiada e operada pela Rússia. Sem esquecer é claro, da tomada da Crimeia.

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

A seção de comentários tá parecendo o G1 ultimamente…

Ivan

Mestre Bosco, 22 de Fevereiro de 2018 às 6:57) . Você escreveu: “Eu duvido muito.” . Ypojucan concorda com você… . Mas eu não duvido. . O Rustam Bogaudinov (22 de Fevereiro de 2018 às 8:24) foi no ponto essencial: “Su-57 in Syria for the development of systems and weapons.” Ou em português do Google: “Su-57 na Síria para o desenvolvimento de sistemas e armas.” . Concordo com o Rustam, até porque ele tem informações que não temos. . Acredito firmemente que inicialmente os israelenses com seus F-35I Adir e agora os russos com seus Sukhoi Su-57 estão com seus… Read more »