F-16I Sufa

F-16I Sufa

Um caça F-16 das Forças Armadas de Israel foi derrubado pela Síria neste sábado (10). A ação ocorreu durante uma operação israelense contra alvos militares iranianos dentro do território sírio.

Os dois pilotos abandonaram o caça e foram levados para o hospital; um deles está em estado grave. O F-16 caiu em Harduf, no norte de Israel.

Segundo o Exército israelense, a operação ocorreu em resposta à incursão de um drone iraniano no espaço aéreo de Israel, que foi interceptado e derrubado durante a madrugada. Depois da queda do caça, Israel atacou diversos alvos do Irã na Síria, cujo presidente, Bashar al-Assad, tem apoio dos iranianos na guerra civil do país.

“Doze alvos, entre eles três baterias de defesa aérea e quatro alvos iranianos que fazem parte do estabelecimento militar do Irã na Síria, foram atacados”, informou o Exército, através de um comunicado.

“Um piloto do Exército ficou gravemente ferido como resultado de uma evacuação de emergência de um avião. O piloto foi transferido para o hospital para receber tratamento médico. O incidente está sendo investigado”, informou um porta-voz militar.

“O Exército vê os ataques iranianos e a resposta síria como uma grave e irregular violação da soberania israelense”, afirmou Israel.

Durante o ataque, a Síria disparou entre 16 e 20 mísseis contra a aviação israelense, o que ativou os alarmes antiaéreos nos territórios ocupados das Colinas do Golã, na fronteira entre Síria e Israel.

Segundo o diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, os bombardeios israelenses foram dirigidos contra alvos no leste da província de Homs (centro), região onde, segundo ele, atuam forças iranianas e membros do Hezbollah libanês pró-Irã, outro inimigo de Israel.

Após o ataque de hoje, Israel disse que “está completamente preparado para futuras ações”. É a primeira vez que o Exército de Israel reconhece ter atacado alvos iranianos desde o começo do conflito na Síria, em 2011.

Esta também é a primeira vez em muito tempo, segundo o tenente-coronel israelense Jonathan Conricus, que Israel perde um avião de combate. Permitindo que o Irã atue em seu território, o regime sírio e as autoridades iranianas “estão brincando com fogo”, advertiu Conricus.

“Não buscamos uma escalada, mas estamos preparados para diferentes cenários e para fazer pagarem caro por ações como esta”, disse o militar.

Israel e Síria seguem oficialmente em estado de guerra há décadas – as Colinas de Golã estão ocupadas pelos israelenses desde 1967. Nos últimos meses, Netanyahu tem alertado para o que chama de “expansão do Irã” na região e afirmou que Israel não permitirá que a presença iraniana na Síria ameace seus interesses.

Síria, Irã e Rússia negam ação de drone 

Os aliados do regime sírio – Hezbollah, Irã e Rússia – negaram que um drone iraniano tenha violado o espaço aéreo israelense. “Nenhum drone entrou no espaço aéreo da Palestina ocupada”, afirmou o comando conjunto das operações na Síria, em referência ao território de Israel. (assistir vídeo acima que mostra um drone sendo interceptado sobre Israel).

O Irã acusou o governo israelense de mentir e defendeu o direito sírio “à legítima defesa”, em resposta aos bombardeios lançados por Israel. “Para encobrir seus crimes na região, os dirigentes de Israel recorrem a mentiras contra outros países”, declarou à AFP o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Bahram Ghasemi.

FONTE: UOL/Com agências internacionais

205 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nigo

Israel caiu numa armadilha iraniana.

Quando foi revidar o drone, um monte de AA ativa nos arredores de Damasco esperando os caças israelenses.

HMS TIRELESS

Uma coisa é certa: Sírios, iranianos e o Hezbollah que se preparem pois as represálias israelenses serão duras.

Ademais, basta colocar o números de ataques realizados até hoje para perceber que a despeito do suposto abate os israelenses ainda estão em vantagem

BMIKE

A chapa esta cada vez mais quente…

Renan

Acho que será o fim da Síria ou início da terceira guerra mundial
Pois no meu ponto de vista a Síria está no seu direito de abater um intruso
E a ONU é ridícula em permitir a invasão da Síria.
Porém o eixo dos malvados que se apropriam de petróleo alheio é incrível mente superior ao poder bélico da Síria
Portanto no combate sozinho a Síria será dezimada e rateada entre os invasores
Mas se houver apoio
Rússia
Teremos o início da 3 guerra
Abraço

Paulo Jorge

Nada de anormal.
Já haviam danificado o F35 anteriormente e agora abateram o F16 numa situação de emboscada.
Se alguém falhou aí foi o Mossad ao não informar dos riscos do pesado poder de fogo.
As demais conjecturas sobre o contexto geopolítico, vai do time de cada um.

Sds.

ADRIANO M.

Nada como acordar e ver uma excelente notícia ao pôr no Band News…

Marcos Aryeh

Israel está vários níveis acima dos Estados Unidos, Rússia e Coreia do Norte quando o assunto é ameaçar e por em prática.

O Irã que não é besta já deve estar empacotando seus panos de bunda e voltando para suas terras.

Fogo vai jorrar na Síria, aguardem os próximos capítulos.

HMS TIRELESS

Paulo Jorge 10 de Fevereiro de 2018 at 13:01

Esse foi um abate de verdade, ao contrário do ocorrido com o F-35.

De toda forma os sírios e iranianos estão brincando com fogo. Vão se dar mal….

ScudB

Piloto morreu..Infelizmente.
Pela informação dos insiders pelo menos três aviões voltaram danificados e não se sabe se vão voltar a voar.
Fecharam aeroporto Ben Gurion e estao concentrando FA na região das colinas de Golã .
Vamos aguardar a madrugada.Acredito que vai rolar uma retaliação dos yahuds.
Um grande abraço!

Adriano R.A.

Essa resposta vale bilhões de dólares.

HMS TIRELESS

Renan, a Rússia não vai se meter pois pretende aumentar sua presença no Oriente Médio sem se indispor com os atores da região, especialmente Israel. Em verdade Moscou e Telaviv têm uma espécie de pacto de não agressão onde os israelenses não passam perto das instalações russas ao mesmo tempo que os russos fecham os olhos para as incursões israelenses na Síria destinadas a destruir os comboios de armas e instalações do Hezbollah.

No mais, se a Síria não quer ser atacada por Israel que não deixe o Irã e o Hezbollah atuar em seu território.

HMS TIRELESS

ScudB, até onde sei um dos pilotos está em estado grave mas não teria morrido. E não há relatos de outras aeronaves danificadas.

Bruno wecelau

” Foi pássaros em migração para outro continente devido as mudanças climáticas” Segundo os Sírios foram atingido outros aviões ,mas Israel disse que foi só um…Foi só um por que não tinha como negar , caiu perto de uma estrada pavimentada bem movimentada, ai fica dificil dizer que e pássaros ; de uma coisa e certo Americanos ,Russos e Israelense são mentirosos ,mas os Sírios são os únicos que ate agora disseram a verdade nestes embates ,pois se são atacados e morrem gente falam que foram , se não morrem falam que não morreu , se acertam os caças Israelense… Read more »

ROBINSON CASAL

Jato F-16 abatido na Síria: uma análise preliminar.

https://www.youtube.com/watch?v=-Uf2XQkp_PI

Ramon

E com isso a guerra da Síria vem se tornando uma gigantesca bola de neve maior do que já era antes, o que era um conflito “interno” está se tornando um grande embate entre países até agora estava acontecendo várias incursões aéreas para neutralizar certos alvos mas acredito que depois disso eu não ficaria surpreso se acontecesse uma incursão por terra por parte de Israel como retaliação, a Turquia para tentar retirar os curdos de perto da sua fronteira já entrou no território sírio.

José Lemos filho

Descobriram o ponto fraco de Israel!! A Síria, não está morta não. Será que vão enviar um F35? O charuto vai queimar. Kkkkkkkk

XFF

O mais perigoso agora é Israel tentar se vingar e enviar vários aviões para Síria. Já imaginou nessa empreitada, a Síria conseguir abater mais um F-16 ou F-15? vai ficar feio para Israel.

HMS TIRELESS

XFF, vai ficar feio é para a Síria e o Irã pois as represálias israelenses são duras.

Arariboia

Rip ao piloto! Tinha visto mais cedo que ele estava em estado grave mas vivo.

Tava lendo em jornal de Israel, que a Rússia tinha dado sinal verde para o ataque mas também não impediria as forcas Assad de se defender.
Se fala em SA_-6 e SA-9 os mísseis envolvidos, se for verdade esse tipo é uma notícia ruim para os F-16I Sufas.
Eles são a ponta da lança de Israel, estão dotados de LWR, MAWS IR e DE e são bem mais avançados que os F_16Barak.

Lúcio Antunes

S-300 funcionando conforme especificações do fabricante. Segundo alguns sites russos, ministério da defesa russo já está deslocando da Criméia para a Síria, mais 6 (seis) Su-35 e 1 (um) A-100 (AWACS). Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Matheus

Não vão postar o derrubamento do Apache Turco tambem? Aconteceu há poucas horas atrás.

Thomas

O piloto sobreviveu e esta no Hospital
https://www.timesofisrael.com/condition-of-f-16-pilot-in-downed-jet-improves-after-emergency-surgery/

o drone foi derrubado por um AH-64 .

Paulo Jorge

Menos gente, menos…
Israel já colocou todo o OM pra correr.
A Síria tem sua força e expressividade, mas não aguenta um TO de média-alta intensidade com Israel.
Aposto que não irá acontecer nada. Só disse-me-disse até outro drone/sufa cair de novo.

Sds

Silas

O interessante é a torcida…

Gabriel2

Israel está invadindo o espaço aéreo de um país soberano e a resposta dos sírios foi mais do que correta

Ivan BC

Lúcio Antunes 10 de Fevereiro de 2018 at 13:32 Foi o S-300? Onde esta escrito? ……………. Até onde sei Israel vem metendo bomba na Síria há muito tempo, estão destruindo principalmente as bases de grupos ligados ao Irã. “”Depois da queda do caça, Israel atacou diversos alvos do Irã na Síria, cujo presidente, Bashar al-Assad, tem apoio dos iranianos na guerra civil do país.”” Israel já revidou e provavelmente vai continuar nas próximas horas. …………… Uma dúvida, eu estava pesquisando sobre as quedas de aviões Eurofighter Typhoon e percebi que na maioria dos casos os pilotos morrem…(não conseguem ejetar), por… Read more »

Ricardo

Israel sabe até onde poder ir, não são tolos de bater de frente com os russos e sabem que os mísseis iranianos podem arrasar com sua capital. Ficará por isso mesmo, com algumas pequenas rusgas. Todos os lados sabem até onde podem ir. Síria e Ira também não vão bater de frente contra o estado judeu, pois sabem das consequências.

Arariboia

Sabemos que algo não é verdade quando se fala em A-100.
Já foi comprovado e postado fotos de resto de S-200.

Bravox

O que pode resultar esse ataque de israel?
Nada só vao ficar se bicando caso um lado nao ataque com força .

Jefferson Ferreira

Isso já era bola cantada, aquele incidente estranho com o f35 e depois isso… agora um vai cantar mais alto que o outro e no final não vai acontecer nada…

ScudB

Amigo HMS!
https://www.almasdarnews.com/article/breaking-israeli-pilot-shot-syrian-air-defenses-dies-injuries-hospital/
Sobre os aviões danificados : S-200 tem mais de 10 mil estilhaços. Se um dos F’s foi seriamente danificado não é nada de estranho que os outros também foram (atingidos em formação).
Além de S-200 foram usados Buk e Pechora-2M. Vamos aguardar um pouco 🙂 ..
Um grande abraço!

Agnelo

Se me permitem
Em outro fórum, comentei sobre Def AAe.
A missão dela não é abater aviões. É impedir q eles ataquem.
O abate é um lucro.
Esse portanto foi grande.
Percebam q foram disparados 16 a 20 mísseis.
A matéria fica devendo quantos caças estavam atacando.
Se a informação de ScudB for confirmada, mas lucro ainda, em relação aos danificados.
Sds

Mabeco

Um ponto digno de nota, em sendo verdade a informação sobre o drone iraniano, é a capacidade de enviá-lo até Israel. Se não estou equivocado, da base T4 até o Golan são 250 km. E, aparentemente, este drone é derivado do RQ-70 Sentinel, que gerou ataque de riso nos colegas da trilogia quando apareceu a informação de que teria hackeado e pousado pelo Irã. As reuniões emergenciais do gabinete político e militar demonstram que eles também foram tomados de surpresa. Aparentemente, até os militares israelenses reconheceram a intensidade da defesa AA como das mais pesadas, desde 1982. Israel ainda têm… Read more »

Renan

HMS TIRELESS 10 de Fevereiro de 2018 at 13:14
Ao menos irá vender mais baterias anti aérea para repor o perdido
Duvido que já não esteja a caminho
Abraço

Renan

Roberto F. Santana 10 de Fevereiro de 2018 at 13:10
Escolha a alternativa correta:

a) Se fosse o F-35 não teria sido abatido.

b) Eles não mandaram o F-35 porque teria sido abatido.

Vou na b

Mas sugiro uma c

C) F35 PARTICIPOU como apoio aéreo e ficou nas proximidades para garantir o domínio aéreo da região.

Se voar baixo vai cair como todos diante de uma AA

Walfrido Strobel

Uma boa notícia, estes ataques criminosos de Israel contra os vizinhos sem estar em guerra merecem uma resposta, que percam mais aviões e pilotos nestas ações.

Nonato

Não estou gostando disso.
Se Israel entrar em guerra, Assad pode cair.
Melhor para Assad e para o Irã ficarem quietos.

Tomcat3.7

Agora vai esquentar mais ainda a chapa por lá. Israel botando terror nos inimigos geral.

Ivanmc

Eu creio que Israel não irá botar o seus Joint Strike Fighter para esse tipo de missão, exceto se o seu território for atacado. Do contrário, o F-16 será o seu boi de piranha.

Tomcat3.7

O nome dos ataques criminosos é estratégia, ataque preventivo e dissuasão. Um país minúsculo como Israel cercado por inimigos declarados e vendo movimentações nas beiras de seu território tem que ficar quieto e esperar um ataque ou invasão com morte de milhares de civis pra depois fazer algo??? Israel sabe por experiência o que dá ficar de bobeira com seus vizinhos.

nigo

Flurry Of Aircraft Shoot-Downs And Counter-Strikes Erupt Across Israel And Syria (Updated)

A stealthy Iranian drone’s incursion into Israeli airspace sparked a series of military operations that ended with an Israeli F-16 being shot down.

http://www.thedrive.com/the-war-zone/18389/flurry-of-aircraft-shoot-downs-and-counter-strikes-erupt-across-israel-and-syria

Delfim Sobreira

Não moro lá mesmo e lá não é terra cristã.

ADRIANO M.

Lúcio Antunes 10 de Fevereiro de 2018 at 13:32
“S-300 funcionando conforme especificações do fabricante. Segundo alguns sites russos, ministério da defesa russo já está deslocando da Criméia para a Síria, mais 6 (seis) Su-35 e 1 (um) A-100 (AWACS). Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos”.

Poderia postar uma fonte Lúcio? Agradeceria muito…

nigo

Al Arabiya is reporting that an Israeli F-15 was also hit in the SAM barrage, but that jet was able to make an emergency landing.

http://www.thedrive.com/the-war-zone/18389/flurry-of-aircraft-shoot-downs-and-counter-strikes-erupt-across-israel-and-syria

donitz123

Dessa vez os alvos eram diferentes e os israelenses tiveram que se expor. Nada de jogar bombas a partir do espaço aéreo libanês.

HMS TIRELESS

Migo, não dá para confiar na mídia árabe nesses casos.

Delfim Sobreira

Agora há uma malha AA síria, de origem russa, com apoio persa, e Israel caiu numa arapuca política e militar.
Eu penso que Israel só fará uma escalada se os EUA apoiarem. O que depende do Trumpinho.

Ypojucan

Caro Scudb, pelo que li foram empregados os SA-5 (S-200),SA-6 e SA-3 (Pechora 2M). Tem fotos de partes dos mísseis e é f[acil reconhecer partes dos enormes SA-5 (S-200), dos “busters” dos Pechora e o que parece ser restos de SA-6 e não de Buk. Li que os SA-5 (S-200) foram disparados sem a intenção de acertar as aeronaves, mas programados para explodir em altitude pré programada justamente para criara um grande “nuvem” de fragmentos e melhorar a possibilidade de acertar algo, já que os SA-5 (S-200) foram concebidos para acertar grandes alvos (bombardeiros, etc..) e não manobráveis caças. Foram… Read more »