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Estadão: Saab será avisada de eventual acordo entre Embraer e Boeing

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GDDN – Gripen Design Development Network em Gavião Peixoto – SP

Fernando Nakagawa

BRASÍLIA – Qualquer avanço nas negociações para a aproximação da Embraer com a americana Boeing terá de ser comunicado à sueca Saab, empresa que fornecerá caças para a Força Aérea Brasileira. O acerto foi firmado pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente mundial da Saab, Håkan Buskhe.

O executivo sueco veio ao Brasil buscar detalhes sobre o potencial negócio já que a Saab transferirá tecnologia à Embraer no processo de fabricação dos caças Gripen comprados pela FAB. “Não há impedimento (para o negócio), mas queremos saber o que está sendo discutido”, disse Buskhe.

A reunião em Brasília foi solicitada pela Saab que tem demonstrado preocupação com eventual negócio Embraer-Boeing, já que a brasileira terá acesso à tecnologia dos caças Saab – concorrente da Boeing no mercado de defesa que participou da concorrência bilionária da FAB vencida pelos suecos.

Cautela. Após reunião no Ministério da Defesa, o executivo da Saab reafirmou a intenção de manter a parceria com a Embraer na produção dos caças, mas ressaltou que a transferência de tecnologia para o Brasil é um tema que precisa ser analisado com cuidado. “Eu não tenho a intenção de deixar a cooperação com o Brasil. Mas, logicamente, quando vem uma terceira parte, temos de entender qual é a estrutura e o impacto na nossa tecnologia”, disse.

Em entrevista ao lado do ministro Jungmann, o executivo citou que a transferência de tecnologia da Saab para a Embraer na produção dos caças é a maior já feita pela empresa. Diante disso, o executivo afirmou que qualquer movimento que envolva ações “estratégicas” em termos tecnológicos da Saab terão de passar pelo crivo de Estocolmo. “O governo obviamente tem uma opinião sobre o assunto porque, assim como a Embraer é para o Brasil, a Saab é estratégica para a Suécia”, disse.

Contrato no setor de defesa. Se o negócio entre Embraer e Boeing avançar, o Brasil adotará salvaguardas para proteger a área de defesa, em especial a transferência de tecnologia sueca dos caças Gripen para a brasileira. O compromisso do ministro da Defesa, Raul Jungmann, foi comunicado ao presidente mundial da Saab, Håkan Buskhe – empresa que fabricará as aeronaves com a Embraer.

“Se vier a acontecer a parceria Embraer-Boeing, temos de construir salvaguardas que passarão pelo crivo da Saab”, disse Jungmann. “Não é aceitável que uma tecnologia desenvolvida por uma parceira da Embraer passe para outra.”

FONTE: Estadão

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Bruno V. Campestrini
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Bruno V. Campestrini

Se a parceria Boeing-Embraer ocorrer e no futuro o Brasil decidir encomendar um caça de fabricação e projeto nacional à Embraer a Boeing fornecerá seu know-how?

Farroupilha
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Farroupilha

Os ianques, não contentes em avacalhar com nosso Santos Dumont com as tranqueiras farsantes dos irmãos Wright, agora vem azucrinar a Embraer com a Boeing semi estatal do governo americano. O melhor para a Embraer é continuar sua parceria (e muito bem paga) com a SAAB. E manter uma boa distância de segurança da Boeing. E esta que se ferre contra a dobradinha do capeta Airbus (semi estatal também)+Bombardier (a canadenses patricinha endemoniada). Se a Embraer e o governo brasileiro souberem jogar uma boa estratégia empresarial com essa filha do tio Sam desesperada, poderemos ainda em vida (os mais velhos… Read more »

Rui Chapéu
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Rui Chapéu

O que que tem no Gripen de tecnologia que a Boeing não tem pro povo dar tanto chilique assim??? Motor= o mesmo do Super Hornet, a Boeing sabe de cabo a rabo. Armas= o Gripen usa as mesmas armas que F-15 e F-18 usam, acredito que até menos modelos. Airframe = o que há de compósitos nele que um Boeing Dreamliner com aquela asa de fibra de carbono revolucionária não tem para não transferirem tecnologia??? Se o Gripen foi escolhido em vez do F-18 não é por alguma tecnologia que a Boeing não possui. E sim por custos ou outra… Read more »

Stene Nilton
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Stene Nilton

Rui Chapéu, o nome disso é “sinuca de bico”. Tendeu?

Gustavo
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Gustavo

O pior é que se por uma loucura o Brasil aprove a venda, e um dia resolvêssemos comprar caças da Boeing, mesmo sendo produzido em uma EMBRAER-BOEING, a tecnologia não seria repassada… (e seria pra onde? rs)
Em todos os cenários, tudo é muito ridículo.
Que o governo não se acovarde e não tenha medo de ser grande, ou nunca seremos nada.

Edison Castro Durval
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Edison Castro Durval

Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03

Meu caro se apos todos esses anos você ainda não sabe as tecnologias envolvidas no Gripen e que não são de dominio da Boeing, recomendo que retome a leitura dos artigos antigos aqui na Trilogia.

Um exemplo são os Programas modulares do Sistema de armas solução inovadora que facilita a implementação de armas sem que com isso acha alguma interferencia em outras funcionalidades do Avião (MS20/MS21/MS22).

Rodrigo M
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Rodrigo M

Rui Chapéu,
.
Para mim o “X” da questão, não é o Gripen, que convenhamos não é nosso, é sueco. (Por mais que acreditemos que a SAAB vai nos dar um diploma de bacharéis em construtores de aviões de caça).
O problema que se comenta, seria o fim da Embraer, tal como ocorreram em outras fusões desse tipo, nas quais a empresa compradora absorve completamente a outra.
Como não sabemos o real teor das negociações, por hora são apenas especulações..

Bueno
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Bueno

Tudo que disseram para nós é o que convém nos informar… nada mais .. detalhes profundos desta negociação somente depois de muitos anos, quando tudo ternar.
Na espequitativa que de certo , ASSAB e EMBRAER no Jogo juntas para ter força nas negociações referente o Gripem, poderão sair ganhando

André Luiz.'.
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André Luiz.'.

Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03 “O que que tem no Gripen de tecnologia que a Boeing não tem pro povo dar tanto chilique assim??? (..) Se o Gripen foi escolhido em vez do F-18 não é por alguma tecnologia que a Boeing não possui. E sim por custos ou outra variável que não a tecnológica. (…) Alguém pode explicar???” — Saber, saber, eu não sei… mas vou dar meu palpite! É óbvio que o Gripen E/D terá sim tecnologias que são segredos industriais da Saab, ora bolas! É notório que a Força Aérea Sueca prioriza a… Read more »

Marcos
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Marcos

Já recebemos alguns avisos indiretos do governo dos Estados Unidos

Os A-10 foram reativados no Afeganistão (Babou para o Tucano?)

Boeing Super Trump B-314 é o futuro

Que tristeza, que tristeza.

BMIKE
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BMIKE

Penso que uma parceria seria apenas nas áreas de desenvolvimento de novos projetos civis, apenas. Essa historia de Boeing comprar Embraer é a maior perda da Historia recente do Brasil.

Papan
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Papan

Certinho SAAB, um país que jamais teve acesso a tal tecnologia jogar tudo para o alto colocando em risco a soberania da Suécia, jamais isso acontecerá, um país sério e uma empresa seria tem que se proteger mesmo.

Gustavo
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Gustavo

Rodrigo M 26 de Janeiro de 2018 at 9:19

Mesmo não tendo maiores informações, a regra geral de aquisições e fusões é sempre a mesma.
A EMBRAER deixar de existir pós venda, é questão de tempo. A Boeing não precisa da capacidade fabril da EMBRAER, muito menos manter duas unidades tão grandes quanto as duas que a EMBRAER possui no Brasil, ela precisa somente dos projetos, da carteira de clientes da EMBRAER e pouquíssimo capital humano-intelectual que ela levará aos EUA (e talvez nem isso). Todo o resto será desmanchado com o tempo.

Bueno
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Bueno

Expectativa

Rommelqe
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Rommelqe

Pelo menos parte da tecnologia ja esta sendo transferida, certo? Ou não? Afinal o que fazem centenas de brasileiros la na Saab/Suecia? Aqui em Gaviao Peixoto nao ha Suecos? Ao meu ver o simples fato da Embraer ja estar enganjada em varias atividades referentes ao Gripen d monstra que clausulas de ToT estão nao so em vigor como tambem em andamento. Outro ponto é que o contrato com o Brasil/Fab possui atividades que nao incluem necessariamente a Embraer. Por exemplo, infraestrutura em bases aereas. Neste caso talvez ate extrapole a propria Saab, pois o estado Sueco estaria liberando informaçoes classificadas.… Read more »

RL
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RL

Jungmann para Hakan…”Fiquem tranquilos senhores. Pela palavra deste ministro que vos fala, assegurada pela palavra de nosso excelentíssimo presidente da república, garantimos que toda a segurança da intelectualidade da tecnologia da Saab será mantida.”….

1 ano depois…

Hakan para Jungmann…”Mas os senhores disseram com todas as palavras que garantiriam a segurança de nossas tecnologias”…

Jungmann responde: “haaaaaaaa pegadinha do malandro” ……”se vira nos trinta amigão”…..”aqui é nois”….”é Brasil mano”……

Túlio
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Túlio

Brasil será o quarto país do mundo a fabricar peças para aviões Boeing fora dos Estados Unidos.
Golden Share mantida.

Silva
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Silva

A SAAB está corretíssima em proteger os seus interesses.

Chico Novato
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Chico Novato

A multa contratual do Gripen terá que ser levada em conta na negociação, sem dúvidas.

Caso o negócio seja fechado entre Boeing e Embraer, a SAAB certamente vai alegar quebra de contrato.

Gostaria de saber quais são as multas rescisórias. Tomando em conta os contratos públicos com os quais trabalhei, era sempre 30% do saldo do contrato. Nesse caso específico, o saldo é 100% uma vez que o Brasil só vai começar a pagar depois da entrega da última unidade.

Rommelqe
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Rommelqe

Entao, sendo simplista (e continuando simplório…) entendo que no caso Embraer/ Boeing pode -se distinguir dois aspectos basicos de interesse direto dos cidadões brasileiros: suas consequencias em termos de política de segurança nacional e influencia economica em termos do estado. Ter uma politica voltada aos interesses nacionais em relaçao à defesa é fundamental e legitima; por este prisma possuir o dominio de meios fisicos é a intençao basica que conduz ao ToT naquela parcela referente à Embraer. Boa parte corre o risco de se perder. O segundo ponto, economico, consiste em entender qual repercusão ocorre para o Brasil em termos… Read more »

Fabio Aguiar
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Fabio Aguiar

O quê precisamos saber é, se a SAAB não repassar tecnologia, o contrato será revisado. Se for, a diferença sera abatida do contrato ou serão fabricados mais unidades?
E pensar que o Boeing quase levou o FX-II, jogaram pesado oferecendo um Aero Dilma novinho pra levar de vez.

Silva
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Silva

Para quem aí está dizendo que a SAAB está dando chilique atoa ou fazendo barulho por nada, sobre o temor de uma parceira da Embraer com a Boeing, afetar o GRIPEN, vou dar um exemplo prático de um setor em que já trabalhei… Todas as montadoras de veículos do mundo, sabem fazer carros, a tecnologia todas dominam, porém, todas espionam umas as outras para tentarem obter segredos comerciais, pois a tecnologia automotiva pode ser a mesma, mas, os padrões de qualidade, de engenharia, de produção, seleção e gerenciamento de fornecedores e da cadeia produtiva, entre outros fatores, mudam de montadora… Read more »

João Luiz Passos
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João Luiz Passos

Uma divagação: se não houver acordo entre Embraer e Boeing, poderia ser interessante uma SAABraer (SAAB + Embraer)???

Vader
Membro
Vader

É tanta bobeira que dá até preguiça de comentar… Boeing estatal, irmãos Wright farsantes, uzamericanu malvadu, e vai por aí…
.
No que interessa, é o seguinte: o Gripen é um bom caça, mas não tem nenhuma berimboca da parafuseta nele que a Boeing não conheça e faça melhor… Aliás, metade dele é americano, e boa parte a Boeing usa em seus próprios aviões, a começar pelos motores.
.
Então assim, menos SAAB, senão dá muito na cara que vc estão querendo morder um dinheirinho da venda da Embraer…

Rui Chapéu
Visitante
Rui Chapéu

Eu acho que tem um solução:

A Boeing compra a Embraer E a SAAB junto.

Um pacotão promocional.

Pronto. Fim da discussão! eaioheoihaeohaeoihea

Ah, e podiam tb aproveitar e comprar o Governo Brasileiro, a FAB, a MB e o Exército.

Teríamos Trump de presidente, usaríamos dólar, não pagaríamos um absurdo em carros, poderiamos andar armados e bandidos ficariam na cadeia.

Não vejo porque não.

Pronto. Podem espernear.

Vader
Membro
Vader

Caro Roberto, eu não sei se é você que não tem mais nada pra fazer, ou você acha que EU não tenho mais nada pra fazer… Vá lavar suas cuecas vá…

Marcos
Visitante
Marcos

O futuro da Embraer em uma imagem

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luiz antonio,
Visitante
luiz antonio,

Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03 Prezado colega de sinuca (rsss. desculpe, mas é que gosto de sinuca, mas não as de bico). Até onde pude me informar e essas informações são públicas, os principais fatores que definiram a escolha pelo GRIPEN, ao invés do Rafale ou do F-18 foram os custos operacionais (Os do Gripen mais baixos do que os outros dois), a transferência de tecnologia em grau de profundidade muito maior pela SAAB e o fato do Gripen ser um projeto totalmente novo no qual a EMBRAER poderia particicipar desde o começo, com acesso aos… Read more »

Leonel Testa
Visitante
Leonel Testa

Boa Vader tanta baboseira que da sono a BOING tem F18 e F15 ta muito preocupada com o gripen

Andrigo
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Andrigo

Se me permitem a ousadia a este simples leigo, respondendo aos amigos acima, o que a SAAB quer esconder são os seus sistemas, como o Gripen os integra e como “pensa”, o seu software, e não o seu “hardware” como motor, armamentos e etc que são de conhecimento geral.
Me corrijam os mais experientes se eu falei besteira.

Silva
Visitante
Silva

Andrigo 26 de Janeiro de 2018 at 12:04

Concordo.

jorge Alberto
Visitante
jorge Alberto

Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03

&

Vader 26 de Janeiro de 2018 at 11:41
.
Ora Rui Chapeu, o que a Saab tem e a Boing nao tem ( e gostaria de ter!), e o que o brasileiros “desconhecem” existir: Inteligencia!
.
O sistema de datalink deles eh o mais evoluido, maduro e a mais tempo em uso operacional no mundo! E faz parte de uma doutrina de combate.
.
Um dos maiores motivos da FAB ter escolhido o Gripen. Eles sabem as vantagens taticas desse sistema…

Jr
Visitante
Jr

Leonel Testa, verdade, caças esses que ela herdou da Mcdonald Douglas, depois disso, tudo que a Boeing fez relacionados a projetos de caças novos foi aquela coisa bizarra do F-32 que foi motivo de chacota dentro do pentágono. Aliás se formos na página da Boeing no setor de defesa e tirarmos todos os produtos herdados da Mcdonald Douglas, o que sobra???????

André Luiz.'.
Visitante
André Luiz.'.

Vader 26 de Janeiro de 2018 at 11:56
Lorde Vader!!! A quanto tempo!! Estavas em uma ‘galáxia muito, muito longe’?! 😉
Do comentário, já se deduz que o amigo é favorável à (eventual) venda, fusão, parceria ou como queiram chamar a relação Boeing – Embraer. Ok, meu entendimento do assunto vai na mesmo direção — em se tratando do mercado de aviação civil. Mas, qual sua opinião na questão dos projetos militares ?…
Concordemos, ou não, gostaria de ler sua opinião sobre o tema!
Sempre soma aprender com quem conhecer! 🙂
Abraços!

luiz antonio,
Visitante
luiz antonio,

jorge Alberto 26 de Janeiro de 2018 at 12:33
Prezado Jorge
Até onde sei o datalink a ser utilizado pela FAB é o Link BR2 da MECTRON, portanto nada a ver com o sistema sueco que é dedicado às forças armadas suecas. A utilização de outros sistemas, que não o sueco faz parte do projeto Gripen para a FAB. A doutrina de combate da FAB não tem nada a ver com adoutrina de combate da Flygvapnet. Entendo que é exatamente o contrário.
Abraços

Jr
Visitante
Jr

jorge Alberto, fora isso a Saab tem uma coisa que a Boeing perdeu com o tempo devido as constantes terceirizações, o de achar soluções dentro de casa de forma rápida e econômica. Isso é algo que a Boeing pretende recuperar segundo uma entrevista do presidente da mesma, ele explicou porque a Boeing foi procurar a Saab como sócia no TX, ele disse que seria IMPOSSÍVEL fazer um treinador do zero com os requisitos pedidos pela USAF no tempo apertado que eles tinham, e que procuraram a Saab devido a conhecida expertise da mesma no mercado de encontrar soluções boas, baratas… Read more »

WFonseca
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WFonseca

Gustavo 26/01 08:17 Não vai ser determinando as decisões de uma empresa global e de capital aberto que começaremos a ser grandes. A Embraer não pertence ao governo, as ações Golden Share com poder de veto sobre decisões importantes, ao meu ver um erro, já que 81,10% do faturamento da empresa vem da aviação civil. No segmento militar o principal produto é o Super Tucano e em breve, o cargueiro KC390. Além de similares no mercado, partes essenciais destas aeronaves são feitas no exterior o que nos permite disser que a Embraer é importante mas não é estratégica. Israel não… Read more »

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03

Conhece imprensa ? Reporteros ?

Fubá ? Imprensa ou reportero marrom ? Tendeu ?

A SAAB não será “avisada”.

O protocolo de negócios que envolvem “condições de confidencialidade” tem clausulas que prevêem este esse tipo de neociação com detales e protocolos a serem seguidos.

A matéria do estadão é fraca, porquê ? Menciona somente o óbvia.

Muito comentário ai pra riba demonstra que NÃO leram o texto.

“Não há impedimento (para o negócio),
mas queremos saber o que está sendo discutido”, disse Buskhe.

Robsonmkt
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Vader 26 de Janeiro de 2018 at 11:41 No que interessa, é o seguinte: o Gripen é um bom caça, mas não tem nenhuma berimboca da parafuseta nele que a Boeing não conheça e faça melhor… Aliás, metade dele é americano, e boa parte a Boeing usa em seus próprios aviões, a começar pelos motores. ________________________ Prezado Vader, permita-me discordar. Se a Saab não tivesse rebimbocas da parafusetas que a permitissem projetar caças com rapidez, alta tecnologia e a custos realistas (e os suecos fazem isso de forma independente a muitas décadas), não a teria chamado para juntos projetarem um… Read more »

ODST
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ODST

@Marcos

Prefiro um bilhão de vezes que o EUA não adquira os Super Tucanos (está deixando de gerar empregos aqui de qualquer forma) ou qualquer outro equipamento nosso pelo resto da vida do que vender a EMBRAER e perder toda a nossa soberania tecnológica.

Alex
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Alex

Bye Bye Embraer!

o futuro do F-39 e sua tecnologia no Brasil esta nas maos da SAAB.

Nao tenho provas, mas creio que a venda da Embraer a Boeing e motivada por escandalos de corrupcao de seus diretores e estao tentando escapar antes que as investigacoes cheguem ate eles… A Embraer traiu a SAAB, a FAB, o Governo Brasileiro (neste ponto perdoavel), e o povo Brasileiro que tanto se orgulhava dela.

Bardini
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Bardini

Quanta teoria maluca…

Alex
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Alex

Porque teoria maluca? No Brasil nao existe corrupcao generalizada? Porque voce acha que a Embraer seria uma excessao a regra?

Luiz Fernando
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Luiz Fernando

Alex… Para de beber isso que você está bebendo… Tá te fazendo mau…

Alex
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Alex

kkkkkkkkkkkkkkk! Gostei… Ta bom Luiz Fernando, vou parar…

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Não sei quem é pior o Estadão ou a Folha!! Que droga, não tem mais jornal pra se ler neste país desde que o Jornal do Brasil foi pras favas!!!

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares
Luiz Floriano Alves
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Luiz Floriano Alves

Os suecos não levaram em conta o problema do Brasil. Agora mesmo, sabendo que o Brasil tem carencia de caças oferecem para a Croácia um lote de F-16/D que pertencem a Força Aerea Sueca e sairam do serviço. Mas e nós nem fomos consultados? Ou será que esses F-16/D não são muito superiores aos F-5? Mas não levaram. Os Croatas fecharam com os F-16 de Israel, muito mais baratos (500 milhoes U$ o lote). Todo mundo sabe que Israel manda pau no seus equipamentos e esses devem estar no osso.

camargoer
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Olá Luiz. Não sei ofereceram F16 para a FAB ou não, mas se tivessem oferecido a FAB não teria aceito. Ela tem uma programação feita para a baixa dos F5M e dos A1 mais antigos que serão substituidos pelos F39 novos em poucos anos. O objetivo da FAB (todos aprendemos isso aqui nos últimos anos) é uniformizar a frota com F39 novos e os A29. Talvez os F16 sejam superiores ao F5M, mas entre a aquisição destes caças usados, sua revisão, treinamento dos pilotos e das equipes de manutenção, eles se tornarão operacionais praticamente quando os primeiros F39 forem entregues.… Read more »

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

“Luiz Floriano Alves 27 de Janeiro de 2018 at 11:22
Todo mundo sabe que Israel manda pau no seus equipa”mentos e esses devem estar no osso.”

Leu o RFP ? NÃO, não leu !

Leu a resposta dos participantes (Shortlist) ao RFP ? NÃO, não leu.

Estude e volte !