Delegação de empresas americanas visita o Centro de Lançamento de Alcântara

100

O Jane’s noticiou que uma delegação da indústria aeroespacial americana visitou o Centro de Lançamento de Alcântara (ALC) em dezembro.

O Brasil estaria cortejando as empresas dos EUA para utilizarem seu site de lançamento de Alcântara no nordeste do Brasil.

A localização é sedutora, mas os obstáculos regulatórios e logísticos são grandes. O clima acolhedor do Brasil para satélites pequenos e um local de lançamento equatorial privilegiado são considerados atraentes para as empresas espaciais dos EUA.

Entre as empresas que visitaram Alcântara, estavam a Vector Space Systems, Microcosm Inc, Lockheed Martin, e Boeing.

Centro de Lançamento de Alcântara

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio_Silva

Olá.
Já faz um “pacotão” junto com a Embraer…
SDS.

Carlito

Até o presente momento esta base não nos serviu para muita coisa. Já que definitivamente não temos um programa especial não sabemos muito bem o que fazer com este lugar, que se ganhe uns trocados cedendo para quem poderá dar uma utlilidade ao local, ou derruba logo tudo e faz um condomío, um shopping, ou um estacionamento…

Ivan BC

Alcântaca é a cara da palhaçada politica brasileira. Um lugar que deveria estar dando receita há décadas para o Brasil. Basta criar uma legislação própria, algo sério, incentivando a instalação de empresas no local, parceria com universidades do Brasil. Israel, Rússia, EUA, França etc…tem interesse em usar o local para lançar foguetes…cada foguete por X milhões…mais parcerias no setor. Quem não quiser seguir nossas regras não lança do local, simples assim. Estou sendo bem pragmático, dinheiro e parceria em troca do lançamento de foguetes, antes que no futuro essa base tenha sua importância reduzida e não seja mais interesse de… Read more »

Mateus

Possíveis comentários sobre a matéria

“Go home yankeess”

2 semanas depois

“Delegação de empresas russas visita o Centro de Lançamento de Alcântara”

Agora sim o Brasil vai entrar na era espacial. Viva a mother róssia. Stalin matou foi pouco

MARCOV

Um mercado de muitos bilhões.
Eu me lembro que muitos países tinham interesse na base de Alcântara, antes do ocorrido.
Eu creio que, além dos EUA, Japão (?) e Israel tentaram uma negociação, justamente pela menor necessidade de combustível devido à sua localização equatorial.
É normal o interesse, mas se for para negociar é melhor envolver mais países. Desde que seja de interesse nacional, claro.

P.S.: Perdemos muito com o acidente de Alcântara.

Antonio de Sampaio

Mateus 10 de Janeiro de 2018 at 12:22
Stalin matou foi pouco.
___________
Verdade, a prova é que você escapou…

Alex

Qual benefício realmente que esse espaço proporcionou para indústria nacional até o presente momento.

Edu Holanda

Espero que dê certo. Nossa ”agência espacial” é uma verdadeira piada, o Programa Espacial Brasileiro (PEB) já está quase morto e o CLA de Alcântara está jogado as moscas gerando grandes prejuízos. Pra quem acha que um dia o Brasil vai produzir foguetes e satélites, pode esquecer. Os melhores especialistas aeroespaciais brasileiros morreram naquela explosão de 2003. Os que se formam nos poucos cursos de engenharia aeroespacial no Brasil, menos da metade (uns 30%, talvez menos, ficam aqui). O restante vão tudo para o exterior onde se paga muito e há muitas vagas de trabalho. Quem lê o Blog Brazilian… Read more »

Antonio de Sampaio

Alex 10 de Janeiro de 2018 at 12:37 Praticamente nenhum, por conta da cegueira e do ódio ideológico dos fracassados que destruíram o país… com eles fora do caminho, estamos voltando a ser um país normal…. mas vai demorar… _____________________ Isso aí vai parar no STF… tem quilombola na parada, cara… e se a causa cair nas mãos de um daqueles juízes da Uééééérrrrrggggiiiii… ele pode melar o uso dessa base e penalizar o país em arrecadar bilhões de dólares, além de capacidade de negociar de forma vantajosa em outras áreas… Não é incomum que alguém do STF nos condene… Read more »

Edu Holanda

Nem sei se o ideal para salvar o Programa Espacial Brasileiro é aumentando (e muito) o orçamento da AEB. Dependo do estrago dos governos populistas, só os apadrinhados políticos que estão lá irão ver a cor desse dinheiro. O melhor a fazer seria fechar a AEB e vender/privatizar os CLA’s de Alcântara e da Barreira do Inferno.

Billy

Excelente negócio, principalmente para o Povo pobre do Maranhão e das localidades nas imediações. Quem sabe também para empreendedores particulares em diversos ramos da economia e até mesmo aeroesparcial.

ODST

@Billy Não existe negócio algum ainda, apenas uma visita que nem sabemos no que vai dar, a própria Rússia já andou conversando com o governo (com uma parceria de verdade inclusive, não com aquela palhaçada que o EUA quer fazer de novo por aqui) . Além disso, nada mudará para o pobres da região, e caso haja contratações, serão buscadas pessoas com especialização, e o dinheiro que o governo arrecadar nós já estamos cansados de saber o que acontece. Não vão abrir um cassino ali, isso não é o tipo de coisa que vai fomentar o comércio na região e… Read more »

SmokingSnake ?

Maranhão é um estado governado pelo partido comunista, vão querer criar confusão, ao menos que seja para a China ou Rússia, se são pobres é porque fazem por merecer.

Ivan BC

ODST 10 de Janeiro de 2018 at 13:14
Eu concordo. Não acredito em externalidade positiva para quem mora na região e sinceramente acho que não deva existir, não de forma artificial (igual na copa do mundo). O setor espacial tem mão de obra bem especializada…
Além disso, eu acredito que todo o dinheiro arrecadado deva ir para um fundo de pesquisa científica e não para dar Bolsa familia para os pobres do Maranhão (mais de 50% do Estado recebe Bolsa Familia, quase 90% votou em Dilma…correlação interessante né?).
Acho que o dinheiro deve ser canalizado para o ensino e pesquisa…

Luiz Guilherme

Maranhão passou o últimos anos na mão da família Sarney e do PMDB.

Maranhão é comunista ?

Oi?!?!

Fellipe Barbieri

Ja deveríamos ter feito uma parceria a tempos, se os americanos nos fizerem uma proposta boa aceitamos, mas não custa nada darmos uma sondada nos japoneses, chineses, russos, franceses, alemães, indianos ou quem mais puder … poderíamos financiar o nossos programa espacial com os recursos provindos de outros países, poderíamos fazer um combo com EUA + EU + CANADÁ ou talvez RUSSIA + CHINA + INDIA … ai sim seria um negócio de outro mundo .

Gustavo

Enquanto idiotas discutem entre Russia e Brasil, quem perde é o Brasil. Que tem tontos em seu povo que preferem dar o pouco que tem, conquistado com o suor de brasileiros impares na historia, e que nem sabem quem são, para empresas Americanas ou Russas só pelo fato de ser simpático a um ou outro estado que não o Brasil. Povo medíocre. O comunismo não existe mais, enfiem o comunismo no olho! (o que não enxerga). Aqueles que perseguem comunistas inexistentes ou aqueles que defendem o comunismo.

Emmanuel

Já tô vendo algum ambientalista, ou psolista, ou qualquer ista desses aí falando:
“Vamos perder a nossa soberania para o império capitalista”.
Típico.
Aterra tudo que é melhor.
Abraço

Delfim Sobreira

Podem esquecer parceria com os EUA. Será pior que com a Embraer : vão alugar, colocar segurança da Blackwater, barrar brasileiros, e usar como quiserem. Pagarão o que puderem para terem total autonomia sem dar satisfações.
E não estarão errados.

Joao

O capital e a direita governaram o país por 500 anos, os moralistas de goela os mesmo do Panama Papers, Suiça,paraísos fiscais etc, em pleno século XXI. Culpam o comunismo …..

SmokingSnake ?

O estado é governado pelo pcdob, sempre votaram errado por aquelas bandas.

Antonio de Sampaio

O pior de tudo é que o SmokingSnake tem razão… Flavio Dino é comunista de carteirinha, só está esperando que alguma empresa dos EUA seja autorizada a explorar Alcântara para entrar com uma ação na PGR. Bateu na PGR ela faz um parecer monstro contra e de lá cai no STF… nas mãos de algum juiz vermelhão… acabou, não será autorizado…. pedra cantada isso… Até o MPE, que é dominado pelo irmão do Dino já entrou com uma ação contra o uso dessa Base… para “proteger” os povos da floresta adoradores de sapos Cururu e bagres gordos e lisos…. Quem… Read more »

Tadeu Mendes

Eu so gostaria de saber tres coisas:

1- O que a maioria dos engenheiros e técnicos estavam fazendo ao mesmo tempo na torre de lançamento ? Tomando foto?

2- Qual foi a causa da explosāo?

3 – A Base tinha alguma Força Especial de Combate, patrulhando o perímetro da mesma?

Miguel Felicio

Ivan BC 10 de Janeiro de 2018 at 12:18

Concordo em 110%. Onde assino?

Jeff

50% do Maranhão recebe bolsa família? Sério isso? Não é por nada que estão como estão.

Tallguiese

Um lugar legal prata empresas privadas explorarem, Brasil poderia ganhar uma grana com isso e ainda se fizerem a lição de casa direito até acompanhar o progresso dessas empresas mandando pessoal nosso treinar lá! Transformando Alcântara em um site de lançamento multinacional, como em um condomínio cada empresa com sua ala e espaço reservado e dindin no bolso depois. Eita viagem hein!!!!!!

Jorge Marques

Estado dominado pelo MPDB a décadas…Totalmente defasado em relação ao outros do Nordeste. Com o PMDB no governo mais uma jóia brasileira vai para o espaço, literalmente. PROIBIDO BRASILEIROS NUM PERÍMETRO DE 15 KMS NO MÍNIMO. Aqui não crescemos na industria por conta desses políticos vendidos que escolhemos (burrice política mesmo…a maioria noveleiros e bbbs da vida) Poderia-mos ter um centro de excelência aeroespacial se não fosse essa gente “govarnando”.

FERNANDO

Tadeu Mendes 10 de Janeiro de 2018 at 14:46

Eu so gostaria de saber tres coisas:

1- O que a maioria dos engenheiros e técnicos estavam fazendo ao mesmo tempo na torre de lançamento ? Tomando foto?

2- Qual foi a causa da explosāo?

3 – A Base tinha alguma Força Especial de Combate, patrulhando o perímetro da mesma?

Sabem, o TADEU tem razão. Está muito mal explicado.

Antonio de Sampaio

Jorge Marques 10 de Janeiro de 2018 at 15:22
PMDB apoiou o PT nos 13 anos em que ficou no poder.. não esqueça disso… e o PMDB não mandava em nada, apenas tirava proveito econômico e político, mas quem mandava era o PT…
Se essa base está como está, a culpa não é do PMDB…

Ivan BC

Jeff 10 de Janeiro de 2018 at 15:09 Maranhão, Piauí, Paraíba e Alagoas encostam nos 50% da população. Há muito tempo deixou de ser política de inclusão para ser moeda de troca, a própria população local sabe disso…vários políticos falam isso abertamente. Justamente por isso o peso político tão forte da região, não passa 1 projeto de Lei no Congresso sem autirização da bancada do nordeste. Nada contra o pessoal do nordeste, muito pelo contrário, são reféns de famílias extremamente ricas que comandam os Estadosda região. Aqueles que “trazem” recursos federais para o nordeste, ganhando apoio da população local, são… Read more »

Farroupilha

Bananeiros… Ahhh…Os bananeiros!.. – Por que a França não aluga seu Centro Espacial de Kourou, afinal também é ao lado da Linha Equinocial? E por que não vende terrenos ao lado, para empresas espaciais ou agências governamentais de outros países? Afinal, assim não interfere em sua própria Base, e ao mesmo tempo dá para faturar umas doletas a mais, não é mesmo? – O mais trágico de tudo é Banânia além de ter feito de seu programa espacial um simples propinoduto, agora possui cabeças embananadas propondo: Já que estamos quase parados nesse quesito tecnológico, vamos então ajudar que os outros… Read more »

Jorge Marques

Antônio de Sampaio, desculpe, sei que aqui não é um espaço político…mas…PMDB tem culpa de tudo que acontece nesse Brasil ah anos, ou décadas. Maior base política em todos os governos, nada se aprova sem o seu aval. “Apenas tirava proveito econômico e político”…exatamente o que o PT/PMDB faziam. Lembro do Sarney aceitando tanques sucatas dos americanos. (detalhe) todos tendo que ser atualizados por eles…sempre fomos serviçais dos americanos com o PMDB sendo pano de fundo. Aí vão falar; Melhor os americano que os Russos ou seja lá quem for. Aí eu falo. Melhor ter uma indústria militar própria (todos… Read more »

Jorge Marques

Ivan BC, sou nordestino (fortaleza) e sei como isso acontece de verdade. Quando vou nas cidades do interior sinto a força que tem seus políticos sendo endeusados pela população. Políticos brigando no governo federal pra receber ambulância exatamente para “presentear” as prefeituras e enganar seu povo com essas migalhas. Alcântara na verdade deveria ser um centro de referencia para alunos na área espacial, tanto para o Brasil como para o mundo (comandado por brasileiro, claro).

Rodrigo

Retirado do proprio texto: “A localização é sedutora, mas os obstáculos regulatórios e logísticos são grandes.”

Isto é o que enfrenta o empreendedor no Brasil, um país dito capitalista, mas com um arcabouço legal que favorece apenas o Estado e o trabalhador, e não quem tem o capital ( próprio ou emprestado) para investir, arriscar, inovar e se crescer, empregar, gerar renda, impostos e reinvestir, reiniciando o ciclo virtuoso… Desculpem, mas eu não me animo.

Farroupilha

Parece que parte das novas gerações de brasileiros são como filhos desnaturados de avós e pais empreendedores; ou nem tanto, mas que conseguiram amealhar certo patrimônio; que quando de posse de suas heranças tratam logo de liquidar com tudo para ver a cor do dinheiro.
Tradição, Família, Segurança, Valorização, Continuidade, Crescimento, Competição, nenhum destes valores lhes importa pensar e pesar.

André Bueno

RELATÓRIO DA INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE OCORRIDO COM O VLS-1 V03, EM 22 DE AGOSTO DE 2003, EM ALCÂNTARA, MARANHÃO

Fonte: http://www.aereo.jor.br/downloads/VLS-1_V03_Relatorio_Final.pdf

Conclusões: p. 99

André Bueno

Entre outras:

“(6) a longa convivência do projeto com a escassez de recursos humanos e materiais pode ter conduzido a uma dificuldade crescente em perceber a degradação das condições de trabalho
e da segurança. “. p. 99

Fonte: http://www.aereo.jor.br/downloads/VLS-1_V03_Relatorio_Final.pdf

donitz123

Foi um milagre não terem aparecido “quilombolas” para protestar contra a visita.

Gunter Vand

O PEB foi pro espaço, desculpem o trocadilho, mas é verdade, acabou sem nunca ter começado, foi uma patetada desde o início, fora o governo MULA, que dificultou o máximo que pode, onde o Nine pôs a mão tudo ficou podre. E o Programa Nuclear???? Outra patetada, o almirante ladrão se locupletou, viu a chance de ganhar milhões de dólares mole, deu no que deu. Gastamos Bilhões de dólares e temos apenas 2 usinas velhas e uma terceira encaixotada estragando, e neguinho ainda que subnuc, piada!!!!!! Aqui no Brasil se gasta bilhões para ganhar milhões, duvido que as usinas tenham… Read more »

luiz antonio,

FERNANDO 10 de Janeiro de 2018 at 15:41 Tadeu Mendes 10 de Janeiro de 2018 at 14:46 Boa tarde colegas: Creio que os colegas como a grande maioria dos brasileiros estão muito mal informados sobre o que aconteceu em Alcântara quando o Brasil perdeu 21 técnicos aeroespaciais, praticamente a nata do conhecimento brasileiro nessa área. Esse desconhecimento gera reações que os colegas exprimiram, que apesar de injustas e desrespeitosas com as pessoas que faleceram no acidente e com seus familiares. Não sou advogado de nenhum deles, mas eu conhecia um dos técnicos que faleceu, pessoa integra, abnegada, profissional ao extremo… Read more »

Adler Medrado

Como dizia um cantor brasileiro lunático e viciado em drogas: “A solução é alugar o Brasil”.

Wellington Góes

Vieram conhecer o novo quintal.

Antonio de Sampaio

Gunter Vand 10 de Janeiro de 2018 at 16:50 Não sei quantos países do mundo tem algo como Aramar… na América Latina seguramente ninguém.. e suas centrífugas são consideradas segredo tecnológico, nem o pessoal da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tem acesso a elas, só controlam a quantidade de urânio que entra e que sai e sua pureza, isso basta para provar que não enriquecemos urânio para fins militares. Outra coisa, muita gente diz que não temos nada e tal.. mas os foguetes fabricados no Brasil são utilizados até por países europeus para lançar pequenos satélites em ambiente de… Read more »

Adler Medrado

Jorge Marques 10 de Janeiro de 2018 at 16:18:
Não é só em cidades do interior do nordeste que acontece isso não. Acho que isso é geral, vi muito disso acontecer no interior do Paraná, prefeitos que alugam casas na capital e levam cidadãos para lá pra terem atendimento, são endeusados pelo povão

Antonio de Sampaio

Wellington Góes 10 de Janeiro de 2018 at 17:07
Seriam Melbourne, Fort Lauderdale ou Évora, só para ficar nessas três mesmo, “quintal” da Embraer também?

Antunes

Concordo com Ivan BC 10 de Janeiro de 2018 at 12:18
.
O governo deveria criar um condomínio espacial ali, criar normas para qualquer empresa interessada usar a estação de lançamento.
.
Segurança do espaço seria BR.
.
Qualquer coisa passando disso é vender território nacional. Nenhum negócio que gere território no Brasil para outra nação.
att.

Ivan BC

Jorge Marques 10 de Janeiro de 2018 at 16:18
Ainda bem que você entendeu a minha crítica.Não quis criticar o pessoal daí, sou de SC e acredito que no país todo tem muito político “querendo proteger os pobres”.
Abraço!

Ivan BC

Antunes 10 de Janeiro de 2018 at 18:05
Concordo! Nada além de lançamento de foguetes, aliás, até mesmo aquilo que for lançado deve ser avisado e inspecionado pelaos militares brasileiros.

Billy

Oh amigão …Quem falou em criação de milhares de emprego, contratação de mão de obra sem especialização ou ajuda governamental?? Cacete. ..os botica não consegum raciocinar fora da ação estatal?? Amigo, a gente de lá que vá vender limonada, ou vai ser carregador , ou guia da localidade, se virem. Ou você espera algo de coronéis ou de comunistas? Já sei, você deve ser daqueles que se fosseme propostas de chinês, iraniano, russo ou mesmo nossos “amigos” franceses, já estaria de 4 e todo excitado!

PauloR

Será que vão mudar o nome para AlcantaraX e confeccionar crachá de visitante para o presidente da republica poder entrar na base?