Embraer KC-390

Embraer C-390

Embraer KC-390

Por Tim Hepher 

PARIS (Reuters) – A Boeing Co (BA.N) está buscando uma ampla parceria com a Embraer (EMBR3.SA) que ultrapassa os aviões comerciais abrangendo também serviços de defesa e globais, mas seu formato depende de negociações com o governo brasileiro.

O grupo aeroespacial dos EUA ainda não fez uma oferta formal e sua estrutura final seria conduzida por reuniões que se espera retomem nas próximas semanas —, mas as fontes dizem que o objetivo é ir além das joint ventures tradicionais ou de uma injeção de capitais.

“Uma combinação mais ampla seria preferida, mas a Boeing é sensível às preocupações que o governo pode ter sobre questões como a defesa. Se elas puderem ser resolvidas… este acordo pode ser feito”, disse uma pessoa com conhecimento direto das discussões.

Os obstáculos políticos a um acordo diminuíram desde que um escândalo de espionagem dos EUA ajudou a prejudicar uma venda de caças da Boeing para o Brasil em 2013.

O presidente do Brasil, Michel Temer, que assumiu o cargo no ano passado, encaminhou uma agenda favorável ao mercado para privatizar os serviços públicos e reduzir o papel do governo nas empresas estatais.

Mas Temer tem lutado com avaliações de seu governo de um dígito e as autoridades alertaram que vetariam qualquer compra total da Embraer.

“As empresas agora estão trabalhando com as questões regulatórias com o governo do Brasil. O portfólio de defesa seria manuseado de acordo com o governo do Brasil e as golden shares e as discussões estão em andamento”, disse a pessoa.

Um acordo completaria o portfólio comercial da Boeing na parte de jatos menores, onde as vendas têm sido lentas e ecoaria um empreendimento entre a Airbus e a Bombardier do Canadá no jato CSeries.

Os analistas dizem que o acordo de outubro sobre a Airbus controlar o novo projeto canadense deixou a Embraer parecendo exposta com seu E-Jet menor, e consciente de que a China pode estar à procura novamente depois de ver seus próprios esforços para comprar o CSeries frustrados.

Embora a maioria das fontes diga que o negócio tocou alarmes na Embraer, as pessoas envolvidas nas negociações da Boeing insistem que são independentes.

“É um relacionamento de longa data que evoluiu ao longo do tempo. Essas discussões estão acontecendo há mais de um ano e se concentraram nos últimos meses, mas muito antes do anúncio da Airbus e da Bombardier. Não é uma jogada reativa”, disse a pessoa com conhecimento direto.

‘APOSTA DE CRESCIMENTO’

A Boeing e a Embraer há muito ponderaram as ligações comerciais e as fontes dizem que estavam perto de um acordo na última década para a empresa brasileira trabalhar no próximo jato Boeing de um único corredor.

Em 2012, concordaram em trabalhar em segurança e combustível alternativo.

A parceria expandiu-se para incluir vendas conjuntas da Boeing e suporte para o transporte militar KC-390 da Embraer.

Mas a Boeing agora corteja a empresa privatizada com uma ampla oferta, incluindo acesso a uma cadeia de suprimentos global e novos mercados para o KC-390 e o avião de ataque leve Super Tucano do Brasil.

Os analistas dizem que a Embraer valorizaria o acesso ao mercado de defesa dos EUA, enquanto a Boeing espera estabilizar um portfólio de defesa enfraquecido pelas lentas vendas de caças e o fim da produção do transporte C-17, embora existam muitos obstáculos para a cooperação militar completa.

“Dará à Embraer acesso ao balanço da Boeing, maior acesso à defesa dos EUA e mercados internacionais e ao alinhamento de uma cadeia e serviços de fornecimento global”, afirmou a pessoa.

“É uma aposta de crescimento que resultaria em mais aviões sendo construídos no Brasil devido a mais volume de vendas de um portfólio combinado mais forte e com benefícios mais amplos para o cliente”.

Os observadores dizem que as duas administrações são culturalmente próximas e seguem os mesmos passos sobre questões como o comércio, onde estão travando batalhas paralelas contra os supostos subsídios do Bombardier.

Também não se espera que um empate prejudique a Boeing financeiramente.

Mas com orgulho em jogo e o Brasil ainda mancando por uma recessão severa, espera-se que qualquer acordo dependa de garantias sólidas sobre autonomia e emprego.

“Não seria Boeing mais Embraer com um pequeno ‘e’. A Embraer manteria sua marca de identidade, gerenciamento e postos de trabalho”, disse a pessoa.

A Boeing disse na sexta-feira que respeitou a necessidade de salvaguardar a área de defesa da empresa e outros vínculos estatais.

FONTE: Reuters

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Antonio de Sampaio

Demorô…

MATHEUS

Pelo jeito querem abocanhar tudo, obviamente sou contra. Uma parceria nos jatos comerciais até vai. Duvido muito que vão manter a marca EMBRAER. God Help us.

Marcos

Ou seja: de concreto não há nada. Qualquer interpretação é pura especulação.
Como já disse antes, os detratores da Embraer agora a estão transformando em vaca sagrada.

Rodrigo M

Como diria certo filósofo, tudo pode acontecer inclusive nada..
Mas uma coisa eu já aprendi, nesta vida o maior poder é o financeiro.
No mais, linda foto do KC-390. Sgt Batista é fera.

Kalac

E com o tempo nao existirá mais embraer, e vao ser fabricados peças de reposiçao do Gripen NG daqui a 50 anos, la no EUA !

PRAEFECTUS

Master Base!

João Adaime

Enquanto não ler a proposta final, assinada por ambas as diretorias, a ser encaminhada a seus respectivos conselhos de administração, não tenho condições de emitir opinião.
Especular por especular, o maior conhecedor da Embraer (Ozires Silva) já o fez com muita propriedade.

Mariner

Este jornalista não é independente pois meu comentário não deixa passar pois é a verdade.Os brasileiros não olham o passado ,desenvolvimento dos carros nacionais, cito Gurgel BR 800 , simples , comprada e fechado pela VW , estava em desenvolvimento . Engesa foi engolida pelos EUA quando ofereceu o Osório , melhor que o americano , mas por pressão aos Árabes não levou . Acabou a Engesa e não foi a divida do Iraque . Porque as grandes turbinas da Polaris Turbinas , não decola por falta de compradores , afinal é uma turbina nacional e 30% do custo do… Read more »

PRAEFECTUS

Gente, brasileiro no geral é muito, mas muito inocente! Temer bateu o pé na frente das cameras, apenas jogando pra esses inocentes. Os americanos o tem em suas mãos. O caso da espionagem, é só um lembrete implicito disso. REUTERS é Saxã… Antes da Dllma cair(mês antes, salvo engano), ouve uma invasão no Jaburo, um setinela do exercito foi morto e pouco se falou há época(abafaram). Temer estava sendo monitorado dioturnamente… Na época ficou tão alarmado que preferia escolta da Policia Federal, até mesmo em visita a Unidades do Exercito… Esse tr@ste não vale a comida que come. O jogo… Read more »

Mauricio_Silva

Olá. Pelo que a reportagem indica, o interesse da Boeing é a aquisição total da Embraer. Provavelmente, isto não vá ocorrer. Depende de como a negociação andar. No final das contas, talvez a postura mais “dura” do presidente Temer possa “ajudar” nas negociações (olhando de fora, um executivo da Boeing vê um pais em crise econômica, com uma empresa de alta tecnologia, com uma participação significativa em nichos de mercado que podem completar o seu portfólio de produtos, com um valor de mercado baixo, sofrendo processos internacionais por corrupção; é uma “oportunidade” que não se pode deixar passar) em termos… Read more »

Hellcat

Estão usando os mesmos argumentos, de quando tentaram vender a Embraer pra Dassault.

Que a Embraer iria falir, e que não consegue competir com os concorrentes. E que a Dassault manteria os empregos e a marca Embraer.

O resultado é que hoje a Embraer é maior que a Dassault.

PRAEFECTUS

Repito,

o Governo dos EUA tem o Temer nas mãos. Tudo o que se pode imaginar para destroçar o homem chamado Temer, está nas mãos do Governo americano. Ele, apenas está fazendo jogo de cena de que isso de que aquilo, ele sabe que se não aprovar a venda, já era!!!

Como afirmei acima, só resta a caserna….se, eles não conseguirem virar esse jogo(estes, ainda tem meios pra isso, é complicado, mas tem, uma mão foi estendida em Brasilia na quarta-feira -20), o Governo americano nos toma a Embraer.

Carlos A Soares

Welcome Boeing

PRAEFECTUS

A propósito,

Jaburu que citei acima, é o Palácio do Jaburu localizado em Brasília, situado às margens do Lago Paranoá, e abriga a residência oficial do Vice-Presidente da República, hoje no caso do presidente de fato…

Leonardo Araujo

Foto linda mesmo, com a curvatura do nível da pista parece que o KC 390 está rebaixado. E melhor foi a presença de 2 operadores que servem de referência na proporção de escala. Acredito que a Embraer será invariaveemente levada a ter uma maior aproximação com a Boeing devido às circunstâncias no mercado global de jatos comerciais, sem falarmos nos setores de defesa e executiva. Defesa: Notem que a Saab está em pleno trabalho com a Boeing no desenvolvimento do novo caça T-X de treinamento para USAF, aí já tiremos uma indicação do que iria ocorrer no futuro, sem falar… Read more »

PRAEFECTUS

Pra quem não sabe, existe hoje, uma certa animosidade entre os ‎Anglo-saxões e os EUA de Trump…

PRAEFECTUS

Leonardo Araujo 23 de dezembro de 2017 at 14:04,

que fofo, particularmente quando diz “temos de entender e este, é o preço do sucesso”, quase virei vermelho, azul e branco de coração agora…

Antonio de Sampaio

Leonardo Araujo 23 de dezembro de 2017 at 14:04
O Super Tucano já está em Sierra Nevada.
Acho que a Boeing não terá mais acesso a produção do avião, apenas venda de armamento para o mesmo.
O KC-390 me parece algo já certo…
________________
Marcos 23 de dezembro de 2017 at 12:48
Muito bem colocado, ainda não me tinha ocorrido isso, mas é verdade, os detratores, até mesmo usando de baixaria contra a Empresa, agora a tratam como algo quase sagrado…
E o maluco de plantão continua full power com suas insanidades…

José Lemos filho

ESTÃO matando os órgãos vitais do BRASIL e o Câncer continuam no Planalto Central.

HMS TIRELESS

José Lemos, se fosse a Odebrecht querendo comprar a EMBRAER usando de alguma mamata no BNDES você certamente estaria apoiando…

Jr

Fica claro que a Boeing não quer parceria, ela quer é comprar a Embraer inteira, o mais engraçado é que se for assim vamos fazer um negócio pior do que os Canadenses. A Bombardier estava desesperada, com uma divida gigantesca, sendo pressionada por dois gigantes da aviação, tendo que vender o C-series com um preço que dava prejuízo, ou seja, a empresa estava sem saída, o que ela fez, vendeu uma parte do projeto C-series, ficando com 30% do mesmo, manteve a divisão de jatos executivos( divisão que da maior lucro para ela) manteve os aviões turboélices, manteve o crj… Read more »

HMS TIRELESS

Senhores, vamos aos fatos: – Essa grita toda se deu e se dá pelo fato da interessada na EMBRAER ser a Boeing, empresa norte-americana (para alguns “estadunidense”). Fosse a postulante a COMAC, a AVIC ou a UAC (estatais chinesas e russas de aviação) os que agora gritam estariam comemorando. Talvez até houvesse algum sem noção achando que agora a EMBRAER iria “fabricar o Su-57 ou o J-31 no Brasil”… Salvo honradas exceções o que agora fingem indignação com o negócio são os mesmos que sempre achincalharam a EMBRAER chamando-a de “empresa norte-americana” pelo fato da mesma ter se recusado a… Read more »

Silva

Se a Boeing vier a comprar até metade da aviação comercial da Embraer, seria uma boa. Dará um baita impulso para a Embraer nas vendas dos E-Jets e dificultará mais a vida dos concorrentes.

Agora fusão ou aquisição, aí sou radicalmente contra, pois o Brasil perderá sua pouca independência tecnológica que construiu com muita dificuldade. Não podemos abrir mão disso. A Embraer é a única empresa brasileira que coloca o Brasil no mesmo nível de excelência tecnológica com potências como EUA, França, Japão, Reino Unido, França, Canadá, Alemanha, Itália, Suécia, Rússia e China.

José Lemos filho

Com certeza, se o progeto do KC390 falhassem, jamais,a BOING iria fazer proposta de compra da Embraer. Estes carniceiros estavam na espreita ja faz tempo com o anúncio da FAB em desenvolver o progeto do cargueiro multimissão. Tem alguém ai para me responder, e se o progeto fracassasse? O que eles fizeram do OSÓRIO?? O BRASIL é espionado desde o seu nascimento, e sabotado naquilo que nos é conviniente. Chega, o país presciso da um basta, não da mais pra fingirmos que é tudo natural,simples, assim mesmo,principalmente Quando se trata de soberania e desenvolvimento. Chega de aborto, a verdadeira independência… Read more »

JT8D

Fica difícil falar com tão pouca informação confiável. Mas torço para que a Embraer tire proveito do interesse da Boeing e faça um acordo vantajoso, sem abrir mão de sua autonomia e identidade

JT8D

Talvez o projeto dê certo. Já o progeto só pode dar errado

Bardini

Enquanto os nacionalistas se matam a respeito dessa parceria, só consigo ver vantagens…

Silva

Bardini,

O que tenho lido aqui e o que o pessoal vem discutindo, é um temor da Embraer ser ADQUIRIDA pela Boeing, o que seria péssimo para o Brasil.

Estou certo que um PARCERIA entre a Embraer e a Boeing, ninguém é contra. São coisas bem diferentes.

Antonio de Sampaio

Bardini 23 de dezembro de 2017 at 14:50
Não são nacionalistas, se fossem, poderiam ser chamados apenas de ignorantes de boa fé, mas que ainda poderiam ser salvos, o problema é que na verdade não passam de parasitas e canalhas mamateiros.

José Lemos filho

Hms Tirelles, cite qual dessas grandes ou gigantes empresas que estão no topo dos negócios mundias que não creceram com dinheiro público de suas origem. Vejam só o programa do f35,um verdadeiro assalto ao bolso do contribuinte americano, e se, a oderbrecht comprasse a embrae pelo menos não estaria correndo o risco que estamos correndo agora, apesar que os tentáculos morte americano não respeita ninguem nem empresas que vão contra seus interesse. O que mais me assusta é que, a república foi intaurada pelos militares, os mesmos que nós pedimos para dar uma faxina na casa, e são os mesmos… Read more »

Jefferson Andrade

Me dá um aperto no peito tão grande saber que podemos perder essa empresa.
:'(

Eduardo Holanda

Ca

Eduardo Holanda

Cada comentário, meu deus!
Teorias da conspiração pra todo lado! Fica difícil dizer alguma coisa em meio a tudo isso.

Mariner

Parceria na área civil é bem vindo , mas se o interesse é da compra da empresa é para fechar e virar Boeing. Nas condições deles , sem veto do governo Brasileiro onde vai parar a Embraer defesa , que teve investimentos do BNDES e Força Aérea Brasileira?Acaba , alguém acha que pequenas como Novaer chegam fácil ao patamar da Embraer sem apoio do dinheiro dos Brasileiros.

marcelo km

Será que a USAF quer comprar uns 100 KC-390, e o pessoal da Boeing já sabe antecipadamente ?

Marcos

Dei uma olhada na rede para ver o que cada um comenta. A grande maioria vê com bons olhos essa parceria, colocando um ponto aqui e outro acolá sobre proteção aos empregos, etc. Os que se mostraram contra, sem saberem de como se dará essa parceria (ou qualquer outro nome que se queira dar), entre outros: Carta Capital, Sindicatos e Paulo Henrique Amorim. Essas negociações, muito provável, estão em andamento desde que a Boeing fechou contrato com a Air Canadá, pegando como parte de pagamento os aviões da Embraer. Então o processo de negociações está bem adiantado e a Boeing… Read more »

Fabio Jeffer

Hms Tireless
Nem Odebrecht, nem Boing, nem Russos, nem Chineses

Eduardo Holanda

USAF comprando KC-390?

Boa sorte pedir ao Trump e seu ”America First” autorização para tal negócio. Negócio com a USAF só transferindo a linha de montagem do KC-390 para os EUA, senão sem chance.

Mariner

A China não é confiável , lembre que compram terras brasileiras para eles plantarem , vão construir ferrovias para o pacifico ,fazendo escoamento de sua produção . Lembram dos navios de 400 mil toneladas da vale não era aceito em portos Chineses , agora sento deles o minério é transportado normalmente . Lembram do projeto do foguete Ciclone com a Ucrânia RIO -O Brasil informou à Ucrânia, por meio de comunicado ao embaixador do país em Brasília, que vai romper o tratado assinado entre os dois países para lançar de Alcântara (MA) o foguete Cyclone 4, cujo primeiro protótipo está… Read more »

Bardini

Se a Boeing “no pior cenário” de alguns comprar a Embraer, significa que a Empresa vai crescer e muito, sendo que a qualidade dos produtos do mercado civil e de defesa que compramos será maior e mais ampla.

marcelo km

duardo Holanda 23 de dezembro de 2017 at 15:52

USAF comprando KC-390?

Boa sorte pedir ao Trump e seu ”America First” autorização para tal negócio. Negócio com a USAF só transferindo a linha de montagem do KC-390 para os EUA, senão sem chance.

Por isso que a Boeing quer comprar a EMBRAER;o projeto já foi testado e certificado, economizando uns 5 anos de desenvolvimento . dáhhh

Carlito

“Mariner 23 de dezembro de 2017 at 13:32” Algumas observações: 1) A Gurgel nunca foi comprada e fechada pela Volkswagen. Eles faliram. É tentador dizer que o motivo da falência foi causado pela redução dos impostos de veículos com até mil cilindradas, mas o fato é que o BR-800 infelizmente era um produto de péssima qualidade. Quem na época tinha idade para ter um carro, eu duvido que tenham um BR-800. Faliu porque o produto era ruim e não foi absorvido pelo mercado. 2) Os americanos não engoliram a Engesa. O Osório tinha muito potencial, mas não passava de um… Read more »

Hélio

Bardini 23 de dezembro de 2017 at 14:50
Ninguém é contra parceria, todos são contra a compra, o que tiraria do Brasil toda a tecnologia conquistada com muito trabalho dos militares e dinheiro público.

Eduardo Holanda

A USAF não vai comprar KC-390. Se precisarem de mais aeronaves de transporte médio, compraram mais Hércules Os B-52 vão ficar no USAF até 2040, então os velhos Hércules não serão substituídos tão cedo.

JT8D

Eu só quero que a Embraer não tenha o mesmo destino da McDonnell Douglas

Hélio

Carlito 23 de dezembro de 2017 at 16:02 O motor Polaris não tem nada de ultrapassado, alias, os motores pequenos são um nicho de mercado muito mal explorado e com uma grande demanda latente. A Polaris só não fabrica motores grandes por não ter como pagar o processo de homologação, todas suas turbinas pequenas são derivadas do seu projeto próprio de turbina de avião comercial. E o Brasil não precisa de agentes externos para fracassar, porém, muito menos precisa de agentes externos para impedir seu desenvolvimento. Se amanhã o futuro chegar nos estaremos presos em mãos estrangeiras que podem se… Read more »

José Lemos filho

Galante, desculpe -me pela falha, não escreverei mais em letras maiúsculas!!!!

Carlito

“JT8D 23 de dezembro de 2017 at 16:10

Eu só quero que a Embraer não tenha o mesmo destino da McDonnell Douglas”

A marca “McDonnell Douglas” de fato não existe mais, mas seus produtos rentáveis continuam em produção e em pleno desenvolvimento, e nas mesmas fábricas onde eram produzidos, da mesma forma que a marca “Galaxy” de jatos executivos deixou de existir e seus produtos passaram a se comercializados como Gulfstream. No entanto, estes produtos continuam sendo desenvolvidos e produzidos em Israel.

Adriano Luchiari

Com relação aos A-29 e KC-390, lembrem-se que foram especificados pela FAB, que também bancou seu desenvolvimento, tanto que a FAB já recebe royalties sobre cada A-29 vendido. Assim, quanto mais A-29 e KC-390 vendidos, mais dindin para a FAB.

Eduardo Holanda

Hélio, o problema que muitos aqui estão tratando a venda e o fim da Embraer como um fato consumado ou inevitável. O debate aqui está centrado somente nisso, embora dezenas de pessoas, incluindo o presidente, fundador, diretores, analistas e empresas do setor financeiro afirmarem ou que NÃO há negociação de venda em curso, ou que a venda é algo improvável. Em fórums de aviação estrangeiros, ninguém mais fala em venda e já discutem os impactos na aviação daqui a 10 anos de um possível acordo entre as duas empresas. Aqui, o principal tópico de discussão é a venda. Meu questionamento… Read more »