O contrato mais recente de compra de caças multifucionais Su-30MKI (A) para a Força Aérea da Argélia foi assinado com a Rosoboronexport em abril de 2015.
O contrato prevê a entrega de 14 aeronaves Su-30MKI (A) fabricadas pela Irkutsk Plant PJSC Irkut Corporation em 2016-2017, de modo que os oito primeiros caças deste contrato foram entregues ao cliente em dezembro de 2016 e outros seis foram programados para entrega em 2017.
Anteriormente, a Argélia recebeu 44 aeronaves de combate Su-30MKI (A) sob dois contratos – 28 aeronaves no âmbito do contrato de 2006 pelo valor de 1,5 bilhão de dólares entregues em 2007-2009 e 16 aeronaves sob contrato de 2009, no valor de cerca de 900 milhões de dólares, com implementação da opção em contrato a partir de 2006, entregues em 2011-2012.
Os Su-30MKA estão equipados com o HUD israelense Elbit Systems SU967, bem como o sistema de interferência IAI Elta EL/M8222.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov
Ótima matéria. Saudações Rustam Bogaudinov.
Achei curioso o fato de que, em que pese ser uma aeronave moderna, o SU-30 MKA usar MFD’s bem menores do que aqueles presentes no SU-35. São, aparentemente, menores do que os MFD’s do A1-M da FAB.
Leigo no assunto, mas os MK são de exportação, tive a impressão de que essa característica (MFD pequeno) não é compartilhada pelos SM.
Ou talvez tenha sido o ângulo de visada que tenha deixado a impressão de dimensões inferiores às reais…
Momento do Bougadinov.
Achei interessante como tem muitos equipamentos analógicos, como as entregas foram em prazo curto e o preço baixo pelas aeronaves…
Que máquina..
Achei interessante mesmo é equipamento israelense instalado em um caça russo vendido para um país muçulmano!
O Gripen E será superior a este, tem radar AESA.
Space Jockey 17 de dezembro de 2017 at 11:18.
.
Eu não apostaria nisso.
Qual será o interesse da Russia na Argélia?
Afinal, não percebo a Argélia como um país com recursos para montar uma força militar desse porte.
A saída do Mediterrâneo, imagino.
Petróleo e gás natural?
Equipamento russo, vendido para país muçulmano e com equipamentos de tecnologia israelense… interessante. Argélia mantém relações diplomáticas com Israel?
Agnelo, verdade! Em caso de um conflito de grandes dimensões, uma força estacionada na Argélia conseguiria negar a entrada do mediterrâneo.
“Qual será o interesse da Russia na Argélia?
Afinal, não percebo a Argélia como um país com recursos para montar uma força militar desse porte”.
A Argélia está em uma região conturbada e tem “bons” vizinhos que a cercam Wagner,a muito a tensão entre Argélia e Marrocos é constante,resultando em uma escalada militar entre ambos.
E tudo isso decorre devido a disputa pela região do Saara ocidental
disputa essa pela independência sarauí, é um conflito em curso entre o povo saarauí e a Frente Polisário,apoiados pela Argélia contra o Reino de Marrocos.
Acho o avião fantástico, assim como o Su-35. Mas, pelo valor da hora informado pelo Rustam, USD 18,000 (Força Aérea da Malásia ), não é um avião pra qualquer FA, muito menos pra nossa.
Wagner, qualquer tentativa de negar o acesso ao Mediterrâneo resultaria em um ataque pesado pela OTAN.
É a mesma coisa do que a Indonésia tentar bloquear o Estreito de Malaca ou a Africa do Sul querer bloquear a passagem de navios do Atlantico ao Pacífico, resultaria em um ataque imediato com apoio da ONU.
Não seria Atlântico ao Índico?
Rinaldo Nery, correto do Atlantico ao Indico….. Fechar a passagem do Atlantico ao Pacífico seria loucura para o Chile fazer com seus F-16 e ser atacado pela maior coligação ja vista depois da II Guerra.
Não podemos esquecer que o Su-27 Flanker e derivados foram projetados para encarar o F-15 Eagle, portanto é um avião do mesmo nível de complexidade. São caros de manter e operar e os motores são beberrões, mas são aviões muito potentes, com longo alcance e grande carga de armas. Depois do F-16, os Flankers são os aviões com maior sucesso de exportação, o que atesta a qualidade dos mesmos.
Argelia Su 30 e Su 34 é isso mesmo? Quem é a ameaça ?Vou dar uma olhada no mapa.
É tem a questão do saara ocidental, Marrocos ,mas hoje em dia aparenta ta mais tranquilo .
Verdade Walfrido, a OTAN ia descer o pau. Mas eu ja imaginei uma FT russa usando a Argélia como pátio de manobra, não que a Argélia por si fecharia o mediterrâneo. Claro que é apenas hipotético, mas imaginem várias baterias de S300 ou S400 levadas para lá de navio (na calada da noite, black ops! srrssr) e uns três ou quatro submarinos russos à espreita ali no estreito de Gibraltar, com cobertura aérea de SU 34 e SU 35. Ok, a OTAN poderia levar a melhor, mas não seria moleza desviaria recursos importantes num momento critico em uma eventual frente… Read more »
Não se trata de interesse russo.
O interesse é vender.
Quem quiser comprar…
Esses não foram os SU 30 devolvidos pela Índia?
Acho estranhíssimo esse controle do avião.
Coisa antiquada.
Parece ser muito difícil para o piloto controlar o avião…
Nonato 17 de dezembro de 2017 at 19:12 Não se trata de interesse russo. O interesse é vender. Quem quiser comprar… Esses não foram os SU 30 devolvidos pela Índia? Acho estranhíssimo esse controle do avião. Coisa antiquada. Parece ser muito difícil para o piloto controlar o avião… ___ If to you that that it seems, it is not necessary to speak and to show the lack of speech to others! – all aircraft are brand-new – Su-30 management is one of the simplest in the world – Russia inherited from the Soviet era impressive potential in the field of… Read more »
EMS 17 de dezembro de 2017 at 10:39
*
João Bosco 17 de dezembro de 2017 at 12:37
*
Mesma (agradável) surpresa aqui.
Bela aeronave, mas fico me perguntando se a Argélia tem tanto “cascalho” para gastar a com a hora de voo da dita, ainda mais se levarmos em consideração o custo da dita postada pelo Cel. Nery mais acima.
Dá a impressão inicial de ser uma aquisição mais dissuasória do que realmente operacional.
Mas 58 aeronaves dessas, convenhamos, configura-se num belo poder de fogo.
Quem seria o adversário em potencial?
Curioso para saber (e entender as razões).
Sds.
MBP77 18 de dezembro de 2017 at 9:12
Quem seria o adversário em potencial?
__
-Morocco
– Fundamental terrorists
– the countries of the west (in perspective) who want to get rich resources both in Libya
___
-Marocco
– terroristas fundamentais
– os países do oeste (em perspectiva) que desejam obter recursos ricos tanto na Líbia
rustam bogaudinov 18 de dezembro de 2017 at 11:41 * Antes de mais nada, obrigado pelas observações. Mas não me parece fazer muito sentido uma força aérea deste tamanho na Argélia, pelo menos não apenas com o intuito de defesa aérea (caráter preventivo). Vamos aos argumentos: * 1) Sobre a força aérea marroquina: http://www.aereo.jor.br/2008/12/01/detalhes-sobre-os-futuros-f-16-marroquinos-que-desbancaram-os-rafales/ Portanto, sou da opinião que dado o tamanho do “adversário”, o inventário aero-bélico da Argélia não é meramente defensivo. Pelo menos não naquele teatro. * 2) Sobre os terroristas fundamentalistas: Concordo em parte, vez que há células do ISIS (e outros grupos) comprovadamente operando na vizinha… Read more »
Argélia não quer nada francês, americano ou inglês, apenas isso. Agora comparar com o Gripen é surreal.
Só o radar deste já queima o LCD do Gripen E-FAB. Melhor ter um Tablet genérico no joelho.
Ivanmc 17 de dezembro de 2017 at 11:35
.
“Eu não apostaria nisso.”
Porque vc é torcedor fanático, sectário.
Nonato 17 de dezembro de 2017 at 19:12
Esses não foram os SU 30 devolvidos pela Índia?
Nonato, estes são os Su-30 devolvidos pela Índia.
. http://www.aereo.jor.br/2017/07/26/angola-negocia-nova-compra-de-cacas-sukhois-su-30k-com-russia
“O Gripen E será superior a este, tem radar AESA.”
Olha… eu acho muito pouco provavel que o Gripen seja rival para um Flanker
Space Jockey 18 de dezembro de 2017 at 13:10 . Não é bem assim, não sou fanático ou sectário, até porque o caça, o qual eu sempre gostei para a FAB seria o F-18 SH, esse seria perfeito para o nosso continente. Gosto dos Flankers, mas o Super Hornet é o meu preferido para o Brasil. Em comparação do projeto NG lift em comparação ao Su-30, o Gripen não seria tão superior assim. Sectário eu sou quando alguém faz referências arbitrárias quanto a minha pessoa, ou sem fundamento. Eu brinco com o NG, mas eu sei do potencial deste projeto… Read more »
Wagner, boa tarde
E garantiria a frota russa de chegar ao Atlântico.
Sds
Os russos vendem pros argelinos por dinheiro e ponto final, é questão de comércio bilateral, os argelinos são excelentes clientes dos russos, compram de tudo em diversos setores, isso é bom pros dois lados, tanto que os argelinos são uma das maiores potências regionais.
Ainda se faz Flankers com canards ?
.
Não há problemas entre Argélia e Israel. A Argélia é indiferente à questão palestina (um exemplo não só para os árabes como para muitos messingélicos porraí).
Parece que não há relações diplomáticas mas para Tio Jacob ganhar uns $$$ isto não é empecilho.