Bocal do novo motor do caça russo Su-57

Bocal do novo motor do caça russo T-50 (Su-57)

O caça PAK FA T-50 (Su-57), o mais novo avião de combate da Rússia, voou em 5 de dezembro pela primeira vez com o motor NPO Saturn “Product 30”, que será o padrão de produção para o Sukhoi Su-57.

A Sukhoi construiu e voou nove protótipos de testes do caça Su-57 propulsados por motores NPO Saturno Product 117, que são derivados dos turbofans com pós-queimadores AL-41F-1S desenvolvidos para o Su-35.

Mas a Força Aérea Russa planeja substituir o Product 117 em produção em série a partir de 2020 com os motores Product 30, possivelmente com um novo núcleo de motor, dos quais poucos detalhes são conhecidos.

Funcionários do governo russo disseram que o Product 30 proporcionará mais empuxo e eficiência de combustível, com requisitos reduzidos de manutenção e peso.

O voo de teste de 5 de dezembro pelo piloto principal de teste da Sukhoi, Sergei Bogdan, do centro de teste de voo da Gromov, na Zhukovsky AB, durou 17 minutos, de acordo com o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia.

As fotos e o vídeo do voo mostram o Product 30 instalado na posição do motor número 1 ou do lado esquerdo, com o motor Product 117 restante no lado direito. O Product 30 possui bocal de motor serrilhado, em comparação com o bocal plano no Product 117.

O teste de voo foi conduzido pelo segundo protótipo da aeronave Su-57, também conhecido como T-50-2.

“Esta é a prova do alto potencial da construção de aeronaves russas, capaz de criar sistemas avançados altamente inteligentes”, diz Denis Manturov, ministro da Indústria e Comércio da Rússia.

Espera-se que o Su-57 entre em serviço como o primeiro caça de quinta geração da Rússia após o final desta década, apresentando alguma tecnologia furtiva, juntamente com baías de armas internas e sensores avançados, incluindo radares de varredura eletrônica ativa (AESA) e sensor de busca por infravermelho.

O teste governamental dos protótipos do Su-57 está próximo do final da primeira etapa, de acordo com o Ministério da Indústria e Comércio.

O governo de Putin ainda está montando o próximo plano plurianual de armamentos estatais, que decidirá o cronograma e o número de Su-57s comprados até 2027. Mas o Ministério da Indústria e Comércio diz que o atual plano continua no cronograma\, com o Su-57 tornando-se o maior produto militar da Sukhoi até 2020.

FONTE: FlightGlobal

NOTA DO PODER AÉREO: uma fonte indica que o novo motor ainda estará em testes durante três ou quatro anos e que o T-50 será entregue inicialmente com o motor Product 117.

Em 7 de dezembro de 2017, o chefe do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Bondarev, ex-comandante da Força Aérea Russa, disse que os primeiros dois ou três T-50 de produção serião entregues à Força Aérea Russa em 2018. Ele também lembrou que o lote de implantação do Su-57 será de 12 unidades.

Espera-se que o volume total de Su-57 dentro do novo programa de armamento estatal, que começa em 2018, atingirá 60 unidades. A Força Aérea Russa estima que precisa de 150-200 unidades do caça de quinta geração.

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Renan

7 de dezembro de 2017, errata

Delfim Sobreira

O Su-57 pode não ser uma Coca-Cola como os F-22 e F-35, mas se chegar a uma Pepsi já está bom.
.
Não sou sputnik, mas a turma que ria da “demora” do Su-57 deve estar calada.
.
Como andam os projetos de um motor 100% nacional ? Fazer um turbofan decente é realmente mais difícil que fazer uma nuke ?

Paulo Jorge

Boa notícia, mas sem nenhum detalhe ou informação de empuxo ou estrutura de construção.
Normal, já que os russos não querem a mesma exposição do JSF.

Sds.

Rafa_positron

Ta muito cedo ainda… os testes tem q confirmar os dados teoricos

Calma… tem muito chão pela frente
mas os russos deram um passo significativo

O PAK FA será um grande caça quando estiver concluido… com um design mais acabado… um canopy de peça unica… etc

Farroupilha

Imprensa controlada é fácil de identificar, reparem que as notícias do SU-57 são unicamente sobre melhorias e nunca sobre falhas, defeitos, acidentes e atrasos de percurso. É clara intenção de passar uma imagem de tudo ok com o projeto, e não abrir brejas para críticas pesadas.
Aguardemos a próxima notícia sempre traquilazinha.

Bruno wecelau

Nesta foto que postei acima , da para ver a diferença de tamanho do novo motor….

Hélio

O su57 só emprerrou porque faltou dinheiro, se o Brasil tivesse pago os 10 bilhões ele já estaria operando na Rússia, na Índia, aqui, e estaria sendo exportado.

Hélio

Farroupilha 9 de dezembro de 2017 at 19:27

Quais defeitos? Quais acidentes? Se você sabe de alguma coisa, bem que poderia compartilhar aqui. Sobre os atrasos, se você acompanha o PA verá que existem diversas matérias sobre.

Alex II

Possivelmente o melhor caça de superioridade aérea já construído. Fico aguardando um combate real dele contra o F-22. Até lá é tudoi propaganda dos dois lados. Colocar o F-35 como igual é piada de mau gosto.

Clésio Luiz

Hélio, houve o caso registrado de um incêndio com um dos protótipos do Su-57, foi até noticiado aqui no Aéreo. A aeronave foi reparada e voltou a voar, inclusive é possível ver os reparos na pintura. . Alguns aqui, por falta de conhecer inglês e obviamente russo, tem a impressão que o desenvolvimento do Su-57 é altamente secreto e só se publica as coisas pelo Sputnik. Mas os entusiastas gringos estão longe da preguiça daqui, cavam fontes no proṕrio idioma russo e produzem muito mais material do que é publicado no Sputnik ou na mídia ocidental. Quem estiver com coragem… Read more »

J.Silva

Para mim foi uma verdadeira novidade ver um caça com dois motores diferentes, não sabia que era possível, mesmo a título de testes.

J.Silva

Outro detalhe é a emissão de fumaça, oljando o vídeo com atenção me parece que a fumaça vem predominantemente do motor direito, ou seja, do motor antigo, até quando ele levanta voo o rastro só é visto no motor do flanker.

ederjoner

J.Silva 10 de dezembro de 2017 at 0:30 Realmente, neste vídeo parece que só sai fumaça do motor “antigo”, aparentemente os russos corrigiram um dos grandes “problemas” dos motores… Mas no MIG 29 eles já conseguiram fazer isso também… Quanto a usar motores diferentes em um caça, isso é o mais sensato, pois por mais teste que se tenha feito, o motor novo não tem tanta credibilidade… Já um caça mono motor, torna bem mais arriscado o teste de um motor novo, o Gripen por exemplo, caso precise de um motor novo, a melhor opção seria testar primeiro em um… Read more »

Daniel

Esse T-50 é muito bonito.

Essas caudas curtas em V denota uma feição invocada.

Wellington Góes

O nível na qualidade do acabamento das aeronaves stealths russas é deprimente, cheio de rebites amostra. Neste quesito, os chineses estão dando um banho de competência nos russos.

Gonçalo Jr.

Clésio Luiz 9 de dezembro de 2017 at 21:09
“Mas os entusiastas gringos estão longe da preguiça daqui”…
=> Na mosca.
.
Wellington Góes 11 de dezembro de 2017 at 11:25
“…cheio de rebites amostra. ”
=> Pois é. Acho isso incrível também.