O cargueiro militar Embraer KC-390 concluiu com sucesso um dos testes mais incríveis da indústria aeronáutica. Está comprovado, paraquedistas podem realizar saltos sequenciais, em alta altitude e usando equipamento de visão noturna (NVIS) com segurança e eficiência da aeronave.

Apesar do incidente ocorrido no dia 12 de outubro com o protótipo PT-ZNF, o cronograma de certificação do Embraer KC-390 não foi afetado e a entrada em serviço está confirmada para 2018 com a entrega da primeira aeronave de produção para a Força Aérea Brasileira.

O maior e mais moderno avião brasileiro deve substituir os antigos C-130 Hércules. A expectativa é exportar até 700 unidades nos próximos 20 anos.

Em julho deste ano, o governo de Portugal tinha autorizado o início de negociações com a Embraer para a compra de cinco cargueiros militares KC-390 (com opção para mais um) e um simulador de voo. Os aviões poderão ser usados também para combate a incêndios florestais.

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Renan

Força, fé e foco
Que tudo supere as espequitativas.
Abraços

tomcat3.7

Vai vender igual a guarda chuva na temporada de chuva. Belíssima máquina. Fruto do Brasil que dá orgulho.

Rinaldo Nery

Ainda faltam o ensaio em gelo e o de REVO de helicóptero.

JOEL EDUARDO SOARES

ORGULHO, pena não existir uma versão armada!

José Roberto

Meu filho teve a honra e o orgulho de participar dessa homologação como paraquedista do Exército no mês de Setembro em Campo Grande.

MATHEUS

Orgulho define! Embraer é o Brasil que deu certo. Rinaldo, os testes de REVO com Helicóptero serão feitos com o H225? Se não me engano também tem que finalizar os testes com os caças…naquela ocasião só foi efetuado contatos secos.

Carlos Miguez _BH

Interessante é que aos 00:34 aparece uma mulher coordenando o salto da porta direita (esquerda do vídeo). Todos os dias é dia das mulheres que, com dedicação, conseguem o reconhecimento profissional. Parabéns à profissional.

Engenheira Gata

Alguns ensaios de destaque ainda a serem realizados : Contato Molhado F-5 e Caracal ;
Operação na estação chilena;
Low Temperature na câmara fria na Flórida ;
Carga Blackhawk;
Alívio de peso;
E o ensaio com o prototipo de fadiga estrutural tem
que rodar pelo menos 1000 ciclos de voo. ( Sem esta condição de ensaio de fadiga o avião não pode iniciar operação – Mandatório)

Engenheira Gata

Ensaio de Carregamento Estático Estrutural – carga ultimato de 150% já aprovado tanto em up e down bending
Ensaio de Tire Burst (estouro de Pneu com trem recolhido e compartimento fechado) – Estouro com sucesso, sem danos estruturais, e trem baixado e travado normalmente após ensaio.

Nonato

A engenheira gata voltou.
Estávamos com receio de você ter ido para a Sibéria…

Rinaldo Nery

Voltou, Débora? O ensaio de REVO com o Caracal (ou outro heli qualquer) deverá ser feito no exterior. Não há NENHUM piloto de asas rotativas no Brasil qualificado em REVO. Nunca houve.

JT8D

Engenheira Gata 17 de novembro de 2017 at 19:52
Mas o protótipo de fadiga ainda não completou 1000 ciclos? Quanto demora um ciclo no protótipo estrutural?

MATHEUS

Que estação chilena seria essa? Testes de alívio? Se puder responder ficarei grato.

JT8D

MATHEUS 17 de novembro de 2017 at 20:19
Provavelmente é a base antártica da FACH, Presidente Eduardo Frei

Antonio de Sampaio

Em 1:53, esse coroa de cabelo branco e rabo de cavalo está em todas, parece que ele pilota o KC-390 também, salvo engano ele estava em Le Bourget do lado esquerdo do cockpit do avião durante aquelas manobras. Vejo essa fera desde a fase de projeto. ______________ Rinaldo Nery 17 de novembro de 2017 at 19:58 O único país da América Latina inteira que possui um helicóptero com sonda REVO é o Brasil. Creio que podem ser habilitados no exterior e fazer os teste aqui, com aquele H225M da FAB equipado coma sonda, acho que pegaria mal, nem sei se… Read more »

Walfrido Strobel

A Chefe do programa de certificação do PT-DI N219 na Indonésia é uma mulher, Cap. Esther Gayatri, acho que não deve ser comum mulheres nestas funções.
. https://m.youtube.com/watch?v=qJLzQ-27X2Y

Rinaldo Nery

O ¨coroa de cabelo branco e rabo de cavalo ¨é o O. Lima,ex fabiano, um dos pilotos de prova mais experientes do Brasil. Tem uma ejeção de A-29 nas costas.
Antonio, não tem dessa de¨pegar mal ¨. Tem que certificar e ponto final. Pelo que conheço da FAB, não vai qualificar nenhum ¨piloto de rosca ¨em REVO a tempo. Se pegasse mal não faria ensaio de gelo na Englin Air Force Base, nem ensaio de vento de través no Chile.

Antonio de Sampaio

Rinaldo Nery 17 de novembro de 2017 at 20:55 Já imaginava que era um águia cansada. Certificar o KC-390 em ensaio de gelo em Englin Air Force Base é uma questão tecnológica, todo mundo vai pra lá, não tem jeito, e no caso do Chile, é uma questão geográfica, ou seja, as condições climáticas e de terreno são específicas, então justifica, no caso de REVO é algo perfeitamente possível de se fazer no Brasil, já temos o helicóptero, basta qualificar uma tripulação, com um ou dois de reserva, vai pegar mal um helicóptero de outra força nessa certificação, com tripulação… Read more »

luiz antonio

É muito legal assistirmos algo assim. Uma conquista dos nossos técnicos, projetistas, pilotos de provas, de alguém lá atrás que deve ter tido um sonho “impossível”. Esse tipo de conquista nos trás a satisfação em saber que por mais difícil que possa parecer, por mais impossível que seja, no Brasil ainda persistem pessoas e profissionais sérios e por outro lado um bando de gente que pior do que a incompetência é a desonestidade no seu mais puro sentido. O KC 390 vai evoluindo e vai ser uma grande aeronave no seu segmento, apesar dos “contras”. A concorrência será forte com… Read more »

Casuar

Para desgosto de muitos patriotarios esta aeronave possui um projeto sólido, vai vender bem até no mercado civil , o maior cliente será os hindus ! Chora não , sucesso e meritocracia andam juntos .

Rommelqe

Essas instalaçoes nos EUA, para teste de gelo, sofreram um incendio devastador, certo? Ja foram recuperadas? Sera possivel “encaixar ” os testes no KC-390 conforme slot original da programaçao da Embraer? Benvinda!

Engenheira Gata

Rinaldo Nery,

Será feito no Brasil, o IPEV tem o Cel.S. um dos mais seletos pilotos de ensaio em asa rotativa, instrutor inclusive instrutor da escola inglesa. Será feito em Santa Cruz.

1000 ciclos de fadiga são feitos bem rápido, geralmente são 70 ciclos por dia.

Hélio

Casuar.

Mercado civil? Como?

MATHEUS

Toda vez que vejo um video/Foto do KC-390 é um piloto diferente no comando rsrs

MATHEUS

Hélio, a Embraer já disse que vai ter uma versão do KC-390 pro mercado cívil. Seria um C-390F e no início desse ano a Embraer disse que já está conversando com uma empresa de transporte aéreo de cargas pra ver quais mudanças serão necessárias. Tenho quase certeza que seja a FedEx…

JT8D

MATHEUS 17 de novembro de 2017 at 22:23
Você poderia dizer qual é a fonte dessa informação?

Jr

Eu aposto na DHL Matheus

Aerococus

Antonio de Sampaio 17 de novembro de 2017 at 21:55
O Cel O.Lima é um dos pilotos mais talentosos que já conheci e com quem tive a honra de trabalhar. Juntamente com o Cel Menini, são os principais pilotos de desenvolvimento do KC390. Extremamente valiosos nas definições das qualidades de vôo do KC.

Bardini

Não tem que fazer nenhum ensaio de lançamento de carga?

EduardoSP

Não acredito que haverá versão civil. O mercado civil para esse tipo de aeronave não parece ser grande. A oferta de aviões de passageiros de segunda mão é enorme e eles podem transportar a imensa maioria das cargas civis. E ainda existem as versões as cargueiras de fábrica. A Lockheed fabricou o L-100, versão civil do Hércules , por quase 30 anos (64 a 92) e vendeu pouco mais de 110 aeronaves. Esse ano voou o LM100J, versão civil do C-130J. Vão reiniciar a produção depois de 26 anos. E isso porque podem contar com uma linha estável de produção… Read more »

camargoer

Olá Eduardo. Eu acho essa história de Bravo Industries tão esquisita. O site deles é muito amador.

Engenheira Gata

Coronel O.Lima, Coronel Menini, Capitão Camelier (ex-fumaçeiro ) , são os melhores pilotos de Ensaios que temos, todo liderados pelo Coronel Mozart Louzad, Piloto Chefe de Teste da Embraer. O Guilherme Cará também é uma lenda, é o piloto de teste mais antigo da empresa, entrou como piloto na empresa em 1975 com apenas 17 anos, código de chamada Prova 05 ( ele foi o 5 Piloto de Prova a se formar no Brasil) só ele cruzou 27 vezes monomotor com o Tucano. Tem ideia disso ? Arrisco dizer se tem alguém tão experiente quanto ele em travessia monomotor sobre… Read more »

Engenheira Gata

*cruzou o Atlântico, 27 vezes

Engenheira Gata

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1271881-9356,00-PILOTO+DE+TESTES+DA+EMBRAER+VOOU+ATE+A+BOLIVIA+USANDO+SO+UMA+BUSSOLA.html

Engenheira Gata

O ZNJ está indo para Eglin hoje.

Caerthal

EduardoSP,
Ter uma versão civil é uma derivação natural, seria basicamente uma versão “pelada” do KC390, com menos equipamentos e funcionalidades. A Embraer sempre procurou gerar versões de seus produtos.

Marcos

Bardini:
Os ensaios de carga já foram feitos. E refeitos.

Marcos

A Embraer só fará uma versão civil se algum cliente demandar. Não é só deixar o avião pelado, terão de certificar a versão civil. É o que a LM fez.

Engenheira Gata
Engenheira Gata

Sim, tem um aqui do meu lado 😉

Engenheira Gata

Sim, tem um aqui do meu lado 😉

Passo aqui de vez em quando só pra ver as bobagens que alguns de vocês escrevem. Só lamento. Estudem mais sobre Engenharia Aeronáutica desenvolvimento e certificação.
https://www.saraiva.com.br/fundamentos-de-engenharia-aeronautica-7-ed-2015-8711586.html

Marcos

PTZNJ provavelmente alternando Goiânia.

Engenheira Gata

Pode perguntar se vou responder, é outra coisa. Pra ficar sendo ameaçada e insultada aqui estou bem tranquila mesmo.

Marcos

Anápolis.

gustavo

Nonato 17 de novembro de 2017 at 19:58 srsrsrrs . Grande Nonato!

Marcos

Engenheira, bom dia!
Dúvidas que foram levantadas dias atrás: a aeronave irá operar em pistas não pavimentadas? Se sim, há previsão de quando farão testes? Quando pergunto sobre pista não pavimentada, me refiro a saibro, pois as bases na Antártida não tem pavimento.

Engenheira Gata

134 Knots

Marcos

Reduzindo velocidade e iniciando descida.

RicardoFerreomodelismo

“Engenheira Gata 18 de novembro de 2017 at 7:58 O Guilherme Cará também é uma lenda, é o piloto de teste mais antigo da empresa, entrou como piloto na empresa em 1975 com apenas 17 anos, código de chamada Prova 05 ( ele foi o 5 Piloto de Prova a se formar no Brasil)”. . Guilherme Cará é a própria história da Embraer. Tem muitas histórias a contar e dais quais algumas eu conheço. Já disse a ele que precisará escrever um livro após sua aposentadoria (que eu espero seja num futuro muitoooooo longe). Além de muitas virtudes, Guilherme Cará… Read more »

Joaquim Araujo

kc-390 se dirigindo agora na direção norte!