KC-390

Segundo o site da revista Aeromagazine, um engenheiro envolvido no projeto, que pediu anonimato, informou que a aeronave realmente quase se envolveu em um acidente fatal. O motivo teria sido o deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras do ensaio em voo.

Segundo o engenheiro citado pela revista, a aeronave realizava voos de teste em condições imediatamente anteriores à perda de estabilidade (o chamado pré-estol) e com formação de gelo, mantendo uma atitude de voo (ângulo de ataque) mais pronunciada do que a habitual em condições similares. Por uma falha ainda por se esclarecer, um dos equipamentos utilizados para aferição dos dados do ensaio se desprendeu, correndo para a parte posterior do compartimento de carga e desbalanceando o avião, que já se encontrava em um voo crítico.

Com o rápido deslocamento do centro de gravidade, o KC-390 girou no próprio eixo enquanto perdia altura. Os pilotos conseguiram recuperar a aeronave a pouco mais de 1.000 pés em relação ao terreno, o que significa cerca de 300 metros. Um susto e tanto para todos a bordo.

Durante a manobra inesperada, a aeronave teria atingido forças negativas superiores às previstas no projeto, o que teria levado a danos estruturais. A Embraer não confirma a extensão dos danos, nem o comprometimento da célula do protótipo envolvido no incidente.

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Mauro Oliveira

É, deslocamento de carga é fatal mesmo. que o Diga o 747 cargueiro no Afeganistão

Flamenguista

Esse infelizmente não escapou. Mesmo motivo.
https://www.youtube.com/watch?v=lksDISvCmNI

Leandro Costa

Isso me passa ainda mais confiança no projeto e nos pilotos de teste da EMBRAER.

Leandro Costa

É, temo que, se o mesmo houvesse acontecido com o KC-390 imediatamente após a decolagem, o destino poderia ter sido o mesmo. Felizmente estavam a uns 20.000 pés, salvo engano.

Túlio

Sair de uma enrascada dessas só demonstra a capacidade e a tecnologia empregada no projeto KC-390, bem como a habilidade da tripulação, altamente treinados.
Não é qualquer avião que consegue sobreviver a isso.

Baschera

O PT-ZNF não voa mais. Deu PT. Soltou, inclusive, partes da fuselagem…e enrrugou tal qual um “croassant”.

Sds.

Flamenguista

Em avioes militares, quem cuida da disposiçao e ancoragem da carga é um loadmaster? Existe essa funçao dedicada na area militar?
SRN

Ádson

Quando narrei o que deveria ter acontecido, me criticaram.

Sérgio Luis

Erro CRASSO!

JT8D

Suspeitei desde o princípio (como diria o Chaves do bem) 🙂

Jorge Augusto

E isso mostra que o incidente não foi por falha de projeto e sim por falha de algum imbecil que não prendeu o equipamento direito.

Graças a Deus e a habilidade dos pilotos da EMBRAER que o pior foi evitado e eles levaram o bichão de volta pra casa.

Parabéns a EMBRAER e tudo de volta ao normal.

Juliano Bitencourt

Incrível a aeronave ter resistido e pousado em segurança. E impressionante a capacidade de recuperação do controle dos pilotos em uma situação extrema. Esse incidente vai virar lenda.

Ádson

Cel. Rinaldo Nery, como todo incidente e acidente foi uma soma: teste de stal + simulacro de gelo + deslocamento da carga + (talvez) sombra da asa no profundor devido ao angulo excessivo impossibilitando que fosse picado. Que o senhor acha?

Antonio de Sampaio

Desconhecia que havia carga em seu interior, se é que havia mesmo, porque essa coisa de “repórter investigativo” tem sempre o risco de ser algo furado. Mas se houve deslocamento de carga em seu interior é algo gravíssimo – teria que saber o quanto era essa carga – e o KC-390 mesmo assim conseguiu recobrar o controle de voo e pousar, é algo que atesta a qualidade do avião e da tripulação. Li em matérias de jornais na época, que depois do acidente trágico envolvendo o Legacy com o avião da Gol, com o Legacy pousando em segurança, que a… Read more »

André Luiz.'.

JT8D 8 de novembro de 2017 at 12:00
Ah!, “mas não contavam com a sua astúcia!” 😉

Bueno

Se foi isto o que aconteceu, o desprendimento da carga foi um erro grosseiro. Pode ter sido isto ou estão lançando uma mensagem através de um “engenheiro” da EMBRAER para acalmar os clientes , depois respaldam tecnicamente o que ocorreu. No caso deste incidente o CENIPA investiga? Publicar deve ser outra questão, devido ser um aparelho protótipo.

João Borges Queiroz Júnior

A nota oficial da Embraer (transcrita na matéria original) foi pouco honesta. Sequer reconheceu a existência de um incidente, basicamente alegou que tudo fez parte dos ensaios de voo: “Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação. Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião… Read more »

Hélio

Agora, imagina o tamanho desse equipamento.

Mas um desprendimento de carga para mais uma negligência que uma fatalidade, isso deve ser muito bem investigado.

Baschera

Tem muito mais “coisas” a serem esclarecidas neste incidente. Já disse isto antes…sobre os painéis e aviônicos terem dado default… sobre a espuma simuladora de gelo (e seu fabricante)…etc.

Não me convenceu esta suspeita de “alguém” não ter palitizado corretamente um simples contâiner que nem sabemos sequer o peso e o tamanho.

Sds.

Tadeu

Ainda não é a verdade…

Pablo

Acho que antes de ficar pedindo cabeças, e adjetivando qualquer pessoa que seja, deve-se esperar até a conclusão da investigação. O desprendimento do equipamento pode ter se dado por falha de componentes como presilhas, engates ou parafusos.

André Bueno

E qual era a tal carga que se desprendeu? Se era um voo de teste de qualidade de voo em condições específicas deveria ter uma carga robusta em seu interior?

Ederson Joner

Eu li que algumas pessoas teriam ficado levemente feridas, se isso é verdade, pode ser por causa do desprendimento desta carga… Já que acredito que os tripulantes deveriam estar com cintos de segurança…

Jota ká

Desprendimento de equipamento!
Isto foi comentado na época, mas dava a entender que tinha ocorrido em consequência do incidente, e não sua causa.
A reportagem da revista, citando fonte anônima, diz explicitamente que o desprendimento foi a causa provocadora do incidente (o pré-estol os outros fatores estavam previstos no teste).
Mérito para os pilotos, que conseguiram evitar a queda; bom para o projeto, que não está questionado, e; mau para o(s) responsável(is) pela fixação do equipamento, que, parece, falharam em suas funções.

Jr

Já que você sabe a verdade Tadeu, então conta ela para gente
obs: Será que foi a engenheira gata que deu essa informação para a aeromagazine?

Antonio Oliveira

Caiu até uma lágrima do olho agora. Se realmente foi isso, emocionado por estar todo mundo vivo e mais experiente. Parabéns aos pilotos e ao protótipo

André Bueno

Ederson Joner 8 de novembro de 2017 at 12:54

Lembro-me da Débora, a engenheira, ter citado problemas nos olhos.

Mauricio R.

Não arou terra pois do mesmo modo que o equipamento foi lançado para o fundo da fuselagem, após o giro voltou ao lugar ou próximo a ele, o que cessou o passeio de CG e o AC foi controlado.

André Luiz.'.

André Bueno 8 de novembro de 2017 at 12:50
E qual era a tal carga que se desprendeu? ” — pegando um gancho em outra matéria aqui do PA (http://www.aereo.jor.br/2017/11/07/ira-testa-cargueiro-c-130e-como-bombardeiro/#comment-411702), “vai ver foi justamente um bomba de queda livre em teste de lançamento para a FAB usar o KC-390 como alternativa muito mais barata ao Gripen nas missões de ataque ao solo, no lugar do A-1…” , “o que provaria que um recém chegado comentarista aqui no PA é um visionário!”…. (modo irônico pra lá de ‘ON’, claro!…)

Carlos Alberto Soares

Tinhamos uma Forista participante,
entraram aqui ameaçando ela (deduragem mesmo), cagalhão puro.
Uma pena, a moça é 10 e show na área.

camargoer

Olá Colegas. Eu desconfio de jornalistas com suas certezas sobre acidentes aéreos. Não acertam uma. O CENIPA, NTSB, etc… levam anos concluir um relatório e os caras divulgam com certeza a manchete no dia seguinte. Por outro lado, lembrei do C130 da FAB que caiu perto de Fernando de Noronha devido o deslocamento de carga.

Leandro Costa

Pode não ter sido um erro. Pode simplesmente ter ocorrido de que o que quer que prendesse o equipamento à aeronave pode ter falhado, visto que vem sendo submetido à mesma bateria de testes que a própria aeronave. Esse tipo de coisa acontece em qualquer lugar do Mundo, ainda mais durante fase de testes aonde os limites do envelope de vôo são definidos. Felizmente não houveram fatalidades.

Pedro Rocha

Olá senhores! Se realmente ocorreu como esse relato não tenho como não ficar mais entusiasmado com esse projeto! Olha turminha da ZAF “ces” que operam o Hercules mesmo o “J” já podem dar uma aposentadoria honrosa em “Mojave” e trocar pelo carrinho de mão (rs) o nosso já querido Kczão (gosto do outro nome também, mas vão me censurar). Isso me lembra dum incidente com o protótipo do Bandeirante que pousou de barriga por falha humana, o piloto esqueceu-se de abaixar o trem de aterragem, ninguém menos que o irmão do Ozires Silva, mas tudo terminou bem e o Bandeirante… Read more »

João Luiz Barreto Passos

Se o incidente foi causado pelo desprendimento de carga, há que se verificar qual as dimensões da carga (peso, volume, etc) e se efetivamente o desprendimento decorreu de falha humana (ex: erro de fixação ou excesso de peso) ou se pode ser algum defeito do mecanismo de fixação interna, mas que não seja falha estrutural do avião. O que importa é que todos saíram vivos e o aparelho em condições de pouso em segurança.

Carlos Alberto Soares

“Baschera 8 de novembro de 2017 at 11:45
O PT-ZNF não voa mais. Deu PT. Soltou, inclusive, partes da fuselagem…e enrrugou tal qual um “croassant”.”

Fonte ? Fotos ? Viu in loco ?

André Bueno

Pedro Rocha 8 de novembro de 2017 at 13:57

Que estória é essa de irmão de Ozires Silva? Foi o próprio Ozires que tripulava a aeronave! O incidente foi em Campo Grande. O pessoal do CTA enviou um C-47 com pessoal, peças e ferramentas e o colocaram para voar em pouco tempo.

André Bueno

Pedro Rocha 8 de novembro de 2017 at 13:57

Leia “A decolagem de um grande sonho”, do próprio Ozires.

Guilherme Poggio

Altitude é segurança. Vejam o caso do 747 no Afeganistão. Ele não teve a menor chance. O KC-390 só escapou por dois motivos: altitude e destreza do piloto.

Luiz Fernando

Xiiii…. Tudo furado!!!

Augusto Du arte

Vamos esperar que nada de substancial tenha ocorrido ao projeto, pois o Nosso Pássaro do Trovão e seus pilotos, nesta, já provaram que estão ai para vencer adversidades! E nao seria uma falta de sustentação crítica que os atrapalharam! Parabéns aos peritos pilotos, ao KC-390 Pássaro do Trovão, e a Embraer por construí-lo!️️️️

Rafael Oliveira

Bem que a Embraer poderia convocar uma coletiva em Gavião Peixoto e mostrar a aeronave. Aí sepultaria todos os rumores existentes. Ou não.

Guizmo

A empresa investe milhoes nesse projeto, quanto menos falar, melhor.
Existe compromisso de governança com o público, por isso a nota, mas num momento em que precisam vender o projeto mundo afora, é absolutamente ingênuo ficar falando agora qualquer coisa, num momento onde as investigações ainda devem estar acontecendo

Clésio Luiz

Não sei se altitude salvaria aquele 747 Poggio. Eram 80 toneladas de carga, 5 blindados. Um bicho daqueles rolando souto dentro da fuselagem deve ter causado um belo dano estrutural.

RicardoFerreomodelismo

“Baschera 8 de novembro de 2017 at 11:45 O PT-ZNF não voa mais. Deu PT. Soltou, inclusive, partes da fuselagem…e enrrugou tal qual um croassant”. . Está sabendo mais do que a Embraer sabe hein amigo … Fonte: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2017/11/08/aviao-militar-cai-7x-mais-rapido-que-o-normal-em-teste-embraer-nega-danos/ ´Segundo a Embraer, o avião “experimentou um evento além do limite planejado no teste de uma das várias configurações experimentadas”. Após o incidente, a aeronave conseguiu pousar em segurança na pista de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, uma das sedes da empresa. “Após inspeções detalhadas, nenhum dano à estrutura principal da aeronave foi encontrado. Algumas carenagens externas e janelas… Read more »

André Luiz.'.

Guizmo 8 de novembro de 2017 at 16:35
Concordo, em gênero, número e grau! Ainda vai rolar muita água até que as razões do incidente seja esclarecidas. O que interessa é que a aeronave pousou em segurança (!), os pilotos não sofreram nada (há o relato de lesões nos olhos — resultantes do esforço ‘G’ que sofreram, mas coisa passageira, Graças a Deus!), e o programa de certificação do KC-390 continua!
Abraços!

Juliano Lisboa

Guilherme Poggio e Clésio Luiz, assistam esse programa que verão o que realmente derrubou o 747.

http://legacy.foxplaybrasil.com.br/watch/882725443905

Resumindo, o último carro se soltou, arrebentou um anteparo traseiro, rompeu duas vias de hidráulicos e quebrou o parafuso do profundor. Esse último que fez com que perdessem o controle total. Segundo as investigações senão fosse isso teriam recuperado o controle.

Baschera

Carlos Alberto Soares 8 de novembro de 2017 at 14:36
“Baschera 8 de novembro de 2017 at 11:45
O PT-ZNF não voa mais. Deu PT. Soltou, inclusive, partes da fuselagem…e enrrugou tal qual um “croassant”.”

Fonte ? Fotos ? Viu in loco ?

Infomações da “Màe Dinah” meu amigo.
Entendedores entenderão.

E sim….para quem perguntou… houve ferimentos causados pela abruta situação de -4 g na tripulação… sangramentos e problemas nas vias auditivas…mas nada muito grave.

Sds.

EduardoSP

João Luiz Barreto Passos 8 de novembro de 2017 at 14:05

É isso mesmo João. Aparelhos de aferição de dados não costumam ser volumosos ou muito pesados, considerando a capacidade do KC-390. Será que estavam testando os limites de estol com carga?

Baschera

Carlos Alberto Soares 8 de novembro de 2017 at 13:35
Tinhamos uma Forista participante,
entraram aqui ameaçando ela (deduragem mesmo), cagalhão puro.
Uma pena, a moça é 10 e show na área

Carlos Alberto…a “moça” é funcionária do setor de contra-informação da EMB. Uma autentica A2….

Depois da Koslowa…. Não caio mais nesta.

Sds.