Home Aviação de Ataque Pentágono inicia revisão intensiva de custos do F-35

Pentágono inicia revisão intensiva de custos do F-35

3194
14
Linha de montagem do F-35

Por Valerie Insinna

O Departamento de Defesa vai mergulhar profundamente em uma revisão de custos de produção do caça F-35 que está oficialmente em andamento. Uma equipe de funcionários do Pentágono iniciou recentemente a busca pela enorme cadeia de suprimentos do caça conjunto, disse um alto funcionário nesta segunda-feira.

O Pentágono sabe o quanto está pagando pelo F-35, mas o mergulho profundo (“deep dive”) ajudará as autoridades a entender o verdadeiro custo do jato e porquê, além do que pode ser feito para diminuir ainda mais o preço, disse Shay Assad, o diretor do departamento de preços de defesa.

Durante as próximas semanas, a equipe de avaliação se reunirá com as três principais contratadas do programa, a principal Lockheed Martin da F-35 — bem como a BAE Systems e a Northrop Grumman, que fazem grandes porções da fuselagem — para estabelecer os parâmetros da revisão.

“O Lockheed está familiarizada com este processo porque já fizemos isso antes com ela, então isso não é algo novo”, disse Assad. “Muitas das coisas que estamos falando são apenas práticas que ocorreram no passado, mas isso será muito mais rigoroso. Então, vamos defini-las com as empresas. E nós também apresentamos para eles o nosso plano em termos de sua base de subcontratados e isso é o que queremos fazer, e depois saímos e faremos o trabalho”.

A revisão levará cerca de um ano para ser concluída. “É um esforço muito intenso”, disse ele.

Enquanto Assad tem um objetivo de redução de custos em mente, ele se recusou a compartilhar esse número, dizendo que ele quer garantir que seja viável antes de divulgar publicamente o quanto ele esperará que o preço da produção e manutenção de F-35 diminua.

“Quais são as oportunidades e eles acreditam que eles podem implementá-las realisticamente? Não tem sentido criar metas que sejam ficção. Eu não acredito nesse tipo de coisas”, disse ele.

No entanto, Assad observou que ele pensa que a Lockheed pode reduzir os custos unitários para além do seu objetivo atual: um modelo de decolagem e pouso convencional F-35A a US$ 80 milhões até 2020.

“Eu acho que nossa visão é que acreditamos que há uma oportunidade em toda a cadeia, da Lockheed Martin, da Northrop e BAE para seus subcontratados. Queremos trabalhar com as empresas em colaboração para chegar nesse caminho para melhorias”, afirmou.

Assad anunciou a revisão “deep dive” em março, dizendo que esperava que ajudasse o departamento a saber onde descartar a cadeia de suprimentos e pressionar as empresas a investir seus próprios fundos em melhorias de redução de custos para o processo de fabricação.

Em setembro, o vice-almirante Mat Winter, chefe do escritório do programa conjunto do F-35, disse que o trabalho de Assad já começou a influenciar as negociações do contrato para uma compra de bloco internacional que engloba os lotes 12, 13 e 14.

“Ele continua a fornecer informações valiosas para o [diretor executivo do programa] para informar melhor minhas negociações de produção com a Lockheed Martin Aero”, disse Winter. “Você pode ler como que quiser. Não posso lhe dar mais detalhes sobre isso agora.”

FONTE: Defensenews

14
Deixe um comentário

avatar
14 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
Tadeu MendesEmmanuelTadeu 54CesarDelfim Sobreira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Chesterton
Visitante
Chesterton

F35 irá se tornar o F16 do século 21, os custos vão cair e existe muita desinformação quanto aos reais custos de manutenção, só quem está lá sabe e não vai entregar o jogo.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Enquanto isso, a Boeing já pagou 2 bilhões em multas por atrasos no programa KC-X e nenhuma aeronave de série é encomendada enquanto não se atingem as metas.
.
Já os bolsos da Locksmart não param de receber verdinhas…

Ricardo Da Silva
Visitante
Ricardo Da Silva

Pergunta de ignorante mesmo(!) :
Não seria mais fácil juntar fuselagem do F-35B com as asas do F-35C e criar uma espécie de F/AV-35 e/ou F/A-35. Com o motor podendo ser substituído na linha de produção por um tanque adicional de combustível ? Ou seja: um caça realmente modular ? Metade dos problemas iriam embora.

Lockheed ! Me contrata !

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Walfrido Strobel
Visitante

Chesterton, hoje velhos F-16A/B/C/D são comprados e modernizados para serem utilizados por Forças Aéreas com orçamentos menores.
Se daqui a 30 anos ocorrer isto com os F-35 eu acredito que o F-35 é o F-16 do século 21.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Você pode detestar Trump (como eu detesto) mas a sua iniciativa de auditar e revisar os custos do programa está certíssima. O programa não será cancelado pois não apenas passou do ponto de não retorno como a despeito dos problemas (e de sites de comédia russos) o aparelho vem mostrando que representa uma revolução como bem asseverou o Gen. Amir Eshel.

RicardoNB
Visitante
RicardoNB

Menos de 80 milhões em 2020 ? Vai sair mais barato que nosso Gripen rs.

André Luiz.'.
Visitante
André Luiz.'.

HMS TIRELESS 25 de outubro de 2017 at 13:07
A iniciativa é (foi) do Trump, ele próprio?

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

André Luiz.’. 25 de outubro de 2017 at 13:30

Sim! como você sabe ele não sai do Twitter e, logo que venceu a eleição, tuitou reclamando dos altos custos do programa. Logicamente que se buscava reduzir os custos mas essa abordagem mais incisiva, agressiva, é obra dele.

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

A desculpa esfarrapada para não querer upgradear os 189 primeiros, bem como o custo de serviço de funilaria e pintura na trombada com o passarinho, estão fazendo efeito.

Cesar
Visitante
Cesar

RESUMO DA ÓPERA..MAIS UM FIASCO…

Tadeu 54
Visitante

Querem colocar a tranca na porta depois que toda a boiada fugiu ! Os custos desse avião estão totalmente fora do controle, e agora o custo político de coloca-los nos eixos será dificílimo ! Esta medida deveria ter sido tomada no mínimo uns 15 anos atrás !
Ainda insisto:
Melhor fechar esse sorvedouro de $$$$ sem fim e desenvolver 2 aeronaves novas:
Primeiro, uma aeronave de ataque pesada, e depois um caça novo, ágil e moderno, ambos com custos bem mais em conta ! Furtividade está sendo vendida como uma panacéia !

Emmanuel
Visitante
Emmanuel

Eu fico impressionado como as pessoas com as contas da defesa NORTE-AMERICANA.
É dinheiro do contribuinte norte-americano. F-15, F-16 e tantos outros caças tiveram seus problemas no início, problemas bem sérios por sinal. O F-16 é uma prova viva disso. E nem por causa disso deixaram de ser o sucesso que foram. O F-16 vende até hoje.
Com o F-35 será a mesma coisa.
Abraço.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Olha como se deve manter um programa na rédea curta:
.
https://www.flightglobal.com/news/articles/new-329-million-charge-deepens-boeings-kc-46-losse-442525/
.
Fabricante vacilou, problema dele.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

O president Trump sim está apertando o Pentágono e a Lockheed Martin sobre o custo do programa.

Ele fez o mesmo com a Boeing por causa dos custos dos novos Air Force One.

Trump é o primero presidente CEO a ocupar a Casa Branca.