Home Acidente Aeronáutico Caça F-5 da FAB perde canopy em voo em zona rural do...

Caça F-5 da FAB perde canopy em voo em zona rural do RJ

24122
80
O canopy que caiu do caça da FAB

Peça virou uma espécie de atração turística. Ela caiu em março, mas ninguém sabia a origem

Uma peça de avião caiu no quintal de uma casa na zona rural em Piraí, RJ. O local está atraindo a curiosidade dos moradores e virou uma espécie de atração turística. A peça caiu há quatro meses, mas nenhum morador sabia a origem. Eles acreditam que a peça seja a cobertura da cabine do piloto de um avião de caça.

“Estava fazendo almoço, meu menino estava mexendo com animal, aí na hora que eu ouvi aquele barulhão, saí gritando dentro de casa, não sabia o que que era. Fiquei assustada, por que já pensou se isso cai em cima da casa?”, argumentou a dona de casa Odete Teixeira.

Outros moradores também se assustaram com o barulho. “Eu estava pescando na lagoa ali, ouvi o barulho e saí correndo, não sabia o que que era. Depois a peça do avião ficou jogada no pasto alí e ninguém procurou. A gente pegou e guardou aqui no sítio até aparecer alguém, mas até hoje não apareceu nada”, contou o autônomo Jesus Gonçalves Monteiro.

O lanterneiro Newton César está cuidando da peça, enquanto o dono não aparece. “Ficou passando uns aviões por cima aí, mas não conseguiram encontrar ela, não. Estou tomando conta da peça para ver se aparece o dono dela”, disse.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou o registro de um caso de perda de canopy, como é chamada a cobertura do cockpit de alguns tipos de aeronaves menores, como dos aviões militares. A peça encontrada na área rural de Piraí se ejetou da cabine traseira de um caça enquanto a aeronave sobrevoava a região de Volta Redonda no dia 20 de março. O Cenipa informou ainda que ninguém se feriu. Os pilotos conseguiram retornar em segurança para base aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, que fará o recolhimento da peça.

FONTE: G1 / COLABOROU: Bruno Correia

Subscribe
Notify of
guest
80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini
Editor
3 anos atrás

Tudo de novo outra vez again and again…

Guilherme Poggio
Editor
3 anos atrás

Hummmm.. Pelo jeito foi de um FOX (biposto). E já não temos muitos desse voando.

Hugo
Hugo
3 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Normal! Vindo da Força Aérea…kkkkkkkkkk

Space Jockey
Space Jockey
3 anos atrás

Denovo ??!!

João Bosco
João Bosco
3 anos atrás

A peça se soltou do caça no dia 20 de março e ficou jogada no pasto até alguém recolher. Ninguém tomou ciência da perda da peça e não procurou de forma imediata? E se essa peça tivesse caído em cima de uma casa ou de alguém? Qual providência seria tomada?

Júnior P.
Júnior P.
3 anos atrás

O mais incrível é que a peça parece estar praticamente intacta e basta bater a poeira e o pouco de barro que tem, que estará pronta pra voar kkk
Impressionante a resistência a impacto do plexiglass…

Pangloss
Pangloss
3 anos atrás

A notícia diz, em trechos diferentes, que a peça teria caído em março, e que haveria quatro meses da queda do canopy.
A notícia seria, então, de julho?

Alex
Alex
3 anos atrás

Acho que pensaram que era da NASA ………

camargoer
3 anos atrás

riso.. e tem gente que reclama dos caças chineses que soltam pecinha.. riso. Lembrei de um video de um A4 argentino soltando pecinhas também

Bardini
Bardini
3 anos atrás

De que material será que é feito aquilo ali?
.
Caiu sabe lá de que altura. Se espatifou e não quebrou!

Antonio Carlos Sandoque
Antonio Carlos Sandoque
3 anos atrás

Visualmente intacta, deve ser muito resistente um canopy.

Augusto
Augusto
3 anos atrás

Não é que ninguém a tenha procurado: “Ficou passando uns aviões por cima aí, mas não conseguiram encontrar ela, não. Estou tomando conta da peça para ver se aparece o dono dela”.

A questão é como a FAB iria achar essa agulha no palheiro se quem estava com a peça não reportou que a achou.

Agora… é incrível como o Brasil brinca com a sorte ao deixar a defesa de seu espaço aéreo ao encargo de aviões tão velhos. Tomara que o mundo continue pacífico até a chegada de nosso último Gripen.

hammadjr
hammadjr
3 anos atrás

Acho que é Venezula

Baschera
Baschera
3 anos atrás

Já vi este filme….
Sds.

carcara_br
carcara_br
3 anos atrás

Ops soltou pecinha!
Chega logo Gripen!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Acontece.

sub-urbano
sub-urbano
3 anos atrás

“Ter não significa operar”… kkkk

ivo
ivo
3 anos atrás

Bardini 24 de outubro de 2017 at 17:23
De que material será que é feito aquilo ali?

eu também quero saber, e por favor sem enrolação tipo material compósito etc.
será que é alumínio?

Top Gun Sea
Top Gun Sea
3 anos atrás

Embora possa servir de casinha de cachorro na fazendinha do Sr. Jesus espero que a FAB vá recolher este mate rial pois, passou a ser tratado como um resíduo, nao se joga lixo no quintal dos outros. O mesmo deverá ser recolhido e descartado pela FAB. A corporação precisa dar o exemplo de housekeeping.

Plamber
Plamber
3 anos atrás

Pode não ser por causa da idade, pode ter sido falta de atenção e mal encaixado durante alguma manutenção, e mesmo peças novas podem quebrar por azar mesmo.

Plamber
Plamber
3 anos atrás

E realmente, esse canopy provavelmente não será mais usado, nosso olhos podem não ver, mas ele deve estar cheio de micro fissuras que enfraquecem bastante sua estrutura.

carlos
carlos
3 anos atrás

eu fico imaginando um piloto de f22 perdendo o canopy, e capaz do cara fica tao assustado que se ejeta na mesma hora achando que o avião se desintegrou se.

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

Um F-16 do Chile se espatifou durante uma aterragem, não sei se o piloto sobreviveu, circulou que os chilenos aconselharam os colombianos a não comprarem aviões F-16 usados, pelo risco de acidentes, dado o estado do avião. O mesmo na Colômbia, e este caso foi real, pilotos se negaram a pilotar o Kfir por falta de segurança, a IAI deu uma sapeada as pressas nos Kfir da FAC para que voltassem a voar nos 12 que ainda possuem em atividade. Acidentes ocorrem, este foi um incidente, não estamos pior que ninguém, se até o F-22 cai e mata seu piloto,… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Só adiantar umas “pila$” que o F-39 chega logo.

Audax
Audax
3 anos atrás

Tendo em vista que o protótipo do F 5 E voa até hoje na FAB, me admira o avião não ter vindo junto.

Flick
Flick
3 anos atrás

Enquanto estiver caindo canopy, ainda vá lá, desde que não acerte nada nem ninguém.
O negócio vai ficar esquisito quando começar cair canopy e o resto, com piloto(s) inclusive.

Deus salve a FAB!

Ivanmc
Ivanmc
3 anos atrás

A FAB não está nem aí para esse canopy, se não precisar voar até seria um favor, é só cocktail, S4 e soldo, faz um IPM e puni uns praças da manutenção prende alguns soldados da área de faxina e já era, pronto. Pega o teu que eu já garanti o meu.

Paulo Jorge
Paulo Jorge
3 anos atrás

kkkkkkk… daqui a pouco o AMX entra na dança do desmonte em voo… lamentável!?

Sds

Helano Moura
Helano Moura
3 anos atrás

– faz parte do soneto “estamos precisando de dinheiro”!!!!

MD
MD
3 anos atrás

Pois é, Ivan. Lamentável a situação das nossas FFAA, não só da FAB.

Farroupilha
Farroupilha
3 anos atrás

Se fosse aqui perto de São Paulo, iria lá comprar e usar na minha sala de estar ou escritório de alguma forma, como decoração exclusivíssima. Quem sabe uma claraboia! Mas estando lá no Rio… Não sei se chego lá nessa quebrada, muito menos se volto. Cariocas de plantão aproveitem, peça assim aqui no Brasil é raridade. Quanto o senhorzinho da chácara tá pedindo por ela? Troca por uma enxada nova? rsrsrs! Falando sério… Nada de extraordinário, e que bom que não matou ou feriu ninguém em terra, afinal uma peça grande dessas deve ter vários quilos. E com a inércia… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Se foi realmente de um biposto como sugerido acima, então será que foi de um ex-jordaniano ?

Adriano R.A.
Adriano R.A.
3 anos atrás

Paninho com cuspe e tá zerado! Vida que segue…

Ivanmc
Ivanmc
3 anos atrás

MD 24 de outubro de 2017 at 19:49.
.
Eu até não gosto mais de criticar, acho ruim esse sentimento. Porém, é difícil mesmo esta situação. Contudo, pelo menos não feriu ninguém aparentemente.
Sds.

MD
MD
3 anos atrás

Chutando baixo 90% do material bélico das FFAA de banânia não tem serventia alguma em um moderno teatro de operações.

MD
MD
3 anos atrás

Leopard 1A, Kombi (Guarani), Fragatas Niterói e Inhauma (patrulha cara e desdentada), M109… só servem para desfilar e… suprema sem vergonhice… “mostrar bandeira”!

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

MD 24 de outubro de 2017 at 20:10
Alemanha usa cabo de vassoura pintado de preto em seus Leopard durante exercícios da OTAN para simular uma metralhadora, simplesmente não tem mesmo.

cssa
cssa
3 anos atrás

Pilotos Búlgaros voariam em nossos F5???? KKKK

Matheus
Matheus
3 anos atrás

Pra ser honesto, comparado com os outros acidentes que tem acontecido nos EUA, Europa e especialmente India. Estou feliz que foi só um canopy, talves eles tenham algum outro guardado no PAMA, lembro que haviam algumas peças de bi-posto lá quando fui há alguns meses atrás.

Mauricio
Mauricio
3 anos atrás

Pessoal comentando como se já tivessem caídos vários canopy. Poxa foi só um incidente, vamos acalmar as nádegas.

Farroupilha
Farroupilha
3 anos atrás

MD, Sou um crítico de nossa Defesa, em relação ao que elas deveriam ser, dentro de minha forma de ver geoestratégia. Mas daí a afirmar que ela: “MD 24 de outubro de 2017 at 20:15 … só servem para desfilar e…”. Esta afirmação é uma suprema falta de conhecimento que vc mostra possuir, inclusive de português, e de nossas atuações pelo mundo via ONU. Independente de carência de equipamento qualitativos e quantitativos (carência chamais é o mesmo que inexistência, deixar isto bem claro) possuímos umas das maiores FFAA do mundo em termos de tropas, e mais bem preparadas para formação… Read more »

sanney
sanney
3 anos atrás

Livrando a vida do piloto ele tinha eh q ter caido…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
3 anos atrás

Ivanmc, não tem expediente, só cocktail. Todos os dias. Você não foi convidado? O que vai querer beber?

Justin Case
Justin Case
3 anos atrás

Olá, amigos. Esse é um tipo de falha (operacional ou de manutenção) que tem pouco a ver com a idade do avião. Pode ocorrer em qualquer fase do ciclo de vida, pois depende da qualidade e precisão na execução dos processos previstos. Existem inspeções e revisões gerais, controle de fadiga, treinamento, mas tudo isto também está sujeito a falhas, em qualquer fase do projeto. Apesar disso, se o evento servir para direcionar mais recursos para a área de Defesa, menos mal. Quando se solicitam novos aviões de combate, não é porque os anteriores estão “velhos” mas porque não são capazes… Read more »

Ivanmc
Ivanmc
3 anos atrás

Rinaldo Nery 24 de outubro de 2017 at 21:34.
.
Pois é Coronel, o fato está publicado eu não tenho nada a ver com isso. Os equipamentos envelhecem prcecisam serem trocados por novos. Expediente eu sei que têm, para alguns.