Home Aviação Comercial Airbus vai tornar jatos C Series ‘Made-in-USA’

Airbus vai tornar jatos C Series ‘Made-in-USA’

5470
86
Bombardier C Series

A Airbus vai colocar o rótulo “Made-in-USA” nos jatos C Series da Bombardier Inc. ao construir outra linha de montagem no Alabama, que vai custar apenas “algumas centenas de milhões de dólares”, disse o executivo número 2 da Airbus SE na sexta-feira.

A nova instalação é crucial para a estratégia da Airbus de aumentar as vendas nos EUA do avião canadense, evitando as rígidas penalidades comerciais impostas pela administração Trump. A Bombardier projeta que os jatos de passageiros com 100 a 150 passageiros gerarão 6.000 pedidos nos próximos 20 anos.

“No instante em que o avião é montado em Mobile, ele se tornará americano; teremos um jato feito na EUA”, afirmou o presidente-executivo da Airbus, Fabrice Bregier, em uma entrevista em Montreal. “O mercado americano representa cerca de 30% dos 6.000 aviões, de modo que as compensações são suficientemente importantes para justificar o investimento”.

Quatro dias depois de anunciar um acordo que dá à Airbus o controle de uma nova joint venture que produza o jato de ponta, Bregier viajou com o CEO Tom Enders para Montreal para apresentar sua visão para a parceria europeu-canadense. A Bombardier investiu mais de US$ 6 bilhões para desenvolver o jato na última década, mas o projeto ficou paralisado por excessos de custos e atrasos.

A parceria é vista como uma solução para a disputa comercial da Bombardier com a Boeing Co., que acusou seu rival canadense de vender a C Series à Delta Air Lines Inc. com “preços absurdamente baixos”. O Departamento de Comércio dos EUA alinhou-se com a Boeing, impondo tarifas preliminares de 300% nos jatos Bombardier nas últimas semanas.

Preços dos modelos

Enquanto Bregier se recusou a dizer o quanto a Airbus pretende reduzir as despesas, ele disse que um preço de venda reduzido ajudaria a Airbus a capturar pelo menos 2.000 pedidos nas próximas duas décadas. O CS100 da Bombardier – o menor de duas variantes da C Series com apenas 108 lugares – tem um preço de catálogo de US$ 79,5 milhões, enquanto o CS300, com até 160 assentos, vai para US$ 89,5 milhões.

“Se o tornarmos competitivo, se ajudarmos a reduzir o seu custo de venda de forma mais agressiva, com a credibilidade que a Airbus traz, teremos uma participação de mercado muito superior ao que os analistas esperam agora”, disse Bregier. “Dois mil aviões parecem bastante realistas e por que não metade do mercado? Se estamos entrando nesta batalha, não é para vender algumas centenas de aviões e parar por aí”.

Os fornecedores da Bombardier envolvidos no programa C Series incluem a unidade Pratt & Whitney da United Technologies Corp., que constrói o motor que impulsiona o avião, Rockwell Collins Inc. e Parker-Hannifin Corp.

Embora o acordo com a Bombardier confira à Airbus o direito de comprar as partes da Bombardier e do governo de Quebec sete anos e meio após a conclusão da transação, o fabricante europeu não planeja fazê-lo, de acordo com Bregier e Enders.

“Não temos a intenção de comprar os outros porque sabemos que eles são grandes parceiros”, disse Enders no início da sexta-feira, em um evento patrocinado pela Câmara de Comércio do Metropolitan Montreal. “Se eles querem continuar na jornada, eles são bem-vindos nela. A Bombardier traz muito. É uma das principais empresas de aeronáutica do mundo, e estar perto delas tem um ótimo valor para a Airbus”.

FONTE: Bloomberg

86
Deixe um comentário

avatar
86 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
31 Comment authors
ChestertonAugustoCarlos Alberto SoaresMauricio_Silvajoberto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Era o movimento esperado. De toda forma será muito interessante ver saindo da mesma linha de montagem dois aparelhos concorrentes entre si (A-319 e CS-300).

Quanto à EMBRAER, provavelmente terá de construir também uma linha de montagem dos E-jets/ E-2 em Jacksonville para poder se contrapor a esse movimento da Airbus/Bombardier.

Marcos
Visitante
Marcos

Há ainda os dois principais problemas:
1) Parte dos empregos será transferido para os EUA, que era um dos quiproquós;
2) A OMC ainda terá de julgar o subsídio ao desenvolvimento do C-Series e os custos de desenvolvimento ainda terão de ser pagos com as vendas.

Nonato
Visitante
Nonato

Rolo grande
Pode gerar perda de empregos no Canadá e Reino unido.
A solução é manter parte da produção de peças nessas unidades.
O aumento das vendas pode auxiliar a reduzir as perdas nesees países.
Montar nos EUA é uma jogada.
O avião parece ser muito bom.
Problema para a Embraer.
O fato de o C300 competir com o A 319 não é problema já que o C300 agora pertence à Airbus…
Tem que dar opção aos clientes.

João Santos
Visitante
João Santos

Resultado, a Bombardier não será mais Canadense, será uma empresa americana.
Possivelmente será fechada no Canada.

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

Alguns comentários…

1) Não existe a necessidade da Embraer de montar uma fábrica nos EUA. Não entendi o motivo desta conclusão.
2) A linha de montagem do CSeries continua no Canadá. Será aberta uma segunda linha nos EUA, para fugir da sobretaxa de 300% imposta pelos EUA para o CSeries.
3) O A319 é 100% da Airbus… O CS300 é 50%

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

E tem muita água para passar debaixo desta ponte…

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Nonato, querendo ou não a Airbus colocou uma boa grana para desenvolver a variante Neo do A-319, e até o momento é a que menos vende. Irá ela aceitar a concorrência predatória do CS-300 nas suas próprias fileiras.

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

E desespero da Bombardier que tá quebrada!!!

MadMax
Visitante
MadMax

A Boeing que se cuide.

JT8D
Visitante
JT8D

Vamos por um pouco de ordem nessa bagunça:
1) A Bombardier continua canadense. O negocio com a Airbus envolve apenas o programa C-Series. E mesmo nesse programa a província de Quebec manterá participação de 19%
2) A Embraer não está envolvida na disputa Boeing-Bombardier. A Embraer não está sendo acusada de dumping por ninguém.
3) Não tem pé nem cabeça achar que a Embraer vai montar E-Jets nos EUA

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Luiz Fernando, pode ser que para tornar os seus aparelhos mais competitivos a EMBRAER se veja forçada a implantar uma linha de montagem nos EUA. Quanto ao A-319 é inegável que sofre a concorrência do CS-300. Como a Airbus irá administrar isso? No passado ao absorver a MDD a Boeing renomeou o MD-95 como 717 mas ao perceber que o aparelho concorria com as versões menores do 737 terminou por retirá-lo de produção.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

JT8D, a EMBRAER acusa a Bombardier de receber subsídio indevidos no programa CSeries, embora esteja preferindo tratar do tema na OMC.

JT8D
Visitante
JT8D

HMS TIRELESS 21 de outubro de 2017 at 13:00 HMS Tireless, é verdade. A Embraer também acusa a Bombardier de receber benefícos ilegais do governo canadensee. A Boeing acusa a Bombardier de dumping no mercado americano (vender seus aviões abaixo do preço de custo). O fato é que a Bombardier não coseguia se manter de pé sem pesados subsídios governamentais. A venda de metade do programa C-Series para a Airbus foi a única saída para a Bombardier. E ela vai montar aviões nos EUA apenas para contornar legalmente as acusações da Boeing, não por uma questão de competitividade. A Embraer… Read more »

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

JT8. Perfeito seu comentário… Montar os EJets nos EUA nos os tornariam mais competitivos.

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

Concordo Galante.
.
Quanto aos empregos… ora quem é canadense pode pular a fronteira.Os irlandeses podem em fabricar unidades destinadas à Europa e OM.
Dividindo direito não vai sobrar funcionário.
.
Trudeau e May deram um troco bonito. Trump ficou com cara de bocó. Os acionistas da Boeing devem estar se rasgando. E tem gente que acha a Europa é galinha morta.
.
Alguém aposta contra o Typhoon na RCAF ? E os pássaros no Canadá são bem grandes, se me entendem…

Walfrido Strobel
Visitante

Eu não concordo que o CS300 e o A319NEO competem diretamente, acho que o fracassado A318CEO competiria com ele e ja mostrei os motivos, mas vou considerar aqui neste post que o CS300 e o A319NEO competem. . O A320/321NEO tem 5.150 encomendas e o A319NEO tem 51 encomendas, só representa 1% da família A320NEO, tendendo a baixar a porcentagem de vendas até desaparecer do mercado. O CS300 tem 267 encomendas, tendendo a melhorar as vendas agora com a Airbus. Claro que para a Airbus é melhor ter 50% de um avião que vende bem(CS300) do que ter 100% de… Read more »

Walfrido Strobel
Visitante

Acima no final é:
Claro que a Airbus não vai mexer no A320/321NEO, estes disputam a liderança com os Boeing 737MAX.

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

E quem vai desaparecer, sem ter aparecido é o CS500!!!

JT8D
Visitante
JT8D

uiz Fernando 21 de outubro de 2017 at 13:30
E quem vai desaparecer, sem ter aparecido é o CS500!!!
—————————————————————-
E com isso parece que a Boeing atingiu seu objetivo

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Walfrido, explique isso para os acionistas, que não vão engolir o fato da empresa ter investido em um produto para graciosamente deixá-lo definhar e morrer. E no que diz respeito ao CS 300, a despeito de aparentemente ter vendido bem até agora, é preciso saber se tal montante é suficiente para cobrir o que a empresa gastou.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Luiz Fernando e JT8D, será que ao final a Boeing conseguiu uma vitória estratégica ao inviabilizar o CS 500?

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

A Bombardier foi se meter a tentar entrar no nicho das grandes… deu nisso. Depois ficam criticando nossa empresa, a chamando disso ou daquilo por não desenvolver uma aeronave maior e brigar de vez com as grandes. Conhecimento e competência ela tem… mas em termos de estratégia e de mercado seria o certo a se fazer. A Bombardier provou que não. Eles também tem conhecimento e competência para fazer um avião… fizeram o CSeries que é um baita avião. Mas em termos de negócio erraram feio. O CSeries não vendeu bem… Em grande parte graças a Boeing e a própria… Read more »

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Luiz. Fernando, eu aposto mais no primeiro cenário que você vislumbrou. A Airbus ao que tudo indica vai gastar muito tempo e recursos tentando sanar os problemas do programa e no máximo o que pode obter é um aparelho que venda bem mas com baixas margens.

Adriano R.A.
Visitante
Adriano R.A.

Salvação para a Bombardier, risco para a Airbus. Resta saber como os operadores vão encarar tanta concentração na mão de um único grupo (Airbus) e como a Boeing vai mexer seus pauzinhos em Washington para dificultar a vida dos C series via Departamento de Comércio dos EUA.
Esperem uma aproximação ainda maior entre Boeing e Embraer. “O inimigo de meu inimigo é meu amigo”.

Walfrido Strobel
Visitante

O CS500 era um sonho distante da Bombardier que adora alongar um avião ao máximo, tinha poucas chances de sair do papel com a situação da Bombardier, basta ver o que alongaram o DHC-8/Dash 8 para chegar no Q400.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT6WHUYM-u7AhakuPGXZLj4fcVyTtLOwm55BLMjgH3KqzqY4rAoTpYLRVPU

Walfrido Strobel
Visitante

A família CRJ foi outro exemplo do estica e puxa, veja o que foi alongada para sair do CRJ-200 até o CRJ-1000.
Mas neste caso economizaram no desenvolvimento, mas perderam a liderança que tinham na briga do CRJ100/200 X ERJ135/145 com a Embraer fazendo um novo avião mais rentável ao operador e vencendo na briga CRJ-700 a 1000 X E-Jet 170 a 195.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQFkqr1EAPMkJhHfqFBVGFhEHoG4wzEdP1Z6V432iWBtrZL1mZVzmD4IQ5L

JT8D
Visitante
JT8D

Minha interpretação de quem ganhou e quem perdeu: – Bombardier Perdeu o controle de seu principal produto, mas se manteve viva. No curto prazo foi um empate, mas seu futuro ainda é imprevisível – Embraer Não terá mais o governo canadense como seu concorrente direto. A Airbus provavelmente não venderá C-Series abaixo do custo, porque não precisa disso para sobreviver. O desfecho mais favorável À Embraer seria o desaparecimento da Bombardier, mas isso nunca iria acontecer. Então também ficou num empate – Airbus Adquiriu um produto que complementa sua linha. Entretanto terá que investir para manter o C-Series vivo. Uma… Read more »

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

No meu entender, a família A320 é um pouco maior que os 737, então os modelos menores dos Airbus ficam superdimensionados quanto a capacidade de passageiros. Aí o C-series, menor que os dois, fica mais eficiente na faixa de 150 assentos, daí a Boeing ficar preocupada, pois seu ganha pão deriva de um jato com quase 50 anos. . No fim das contas, toda essa confusão só confirma, na minha visão, a decisão da Embraer de procurar ficar de fora da briga de cachorro grande que é a faixa de 150 assentos para cima, afinal, a Boeing não nocauteou a… Read more »

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

JT8D, eu discordo do seu último ponto. Ela deve ter soltado uma boa grana em forma de lobby para ter o governo falando grosso com o Canadá. É o famoso “investimento a longo prazo”. Financia-se a campanha dos políticos, para depois fazê-los cantar a sua música quando o show começa.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Penso mais ou menos como você JT8D

Reginaldo
Visitante
Reginaldo

Depois de pesquisar um pouco sobre este mercado e analisando esse movimento por parte da Airbus, chego a conclusão que na verdade isto é uma péssima jogada por parte da dela… Os CSéries juntamente com os E-190/195 não possuem mercado abundante nos Estados Unidos, parece que há uma questão de normas e pressão de sindicatos por lá que desencoraja as aéreas de operar aeronaves com esta faixa de passageiros (90-150 pax), sendo mais vantajoso operar ou aeronaves com maior ou menor capacidade, basta olharmos para as aeronaves que operam lá, são na grande maioria E-170/175 e CRJs menores, quase nada… Read more »

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

Nem essas faria o menor sentido fabricar por lá…

Walfrido Strobel
Visitante

Reginaldo, com o fracasso na venda dos Boeing 737 e Airbus 318/319 encurtados ficou claro que a aviação regional queria aeronaves especializadas como as Bombardier e Embraer. Portanto mesmo havendo brigas entre empresas e sindicatos por salários melhores aos pilotos das linhas regionais, este mercado não vai deixar de existir e será atendido pela Bombardier e Embraer. Quanto a questão de fabricar ou montar nos EUA, isso cada empresa avalia. A Airbus avaliou e está com montagens finais dos A320/321 na Europa, China e EUA, a Boeing ainda mantem a família 737 com montagem final só nos EUA, ambos usam… Read more »

Caerthal
Visitante
Caerthal

Há muita coisa a esclarecer: 1. Montar o avião nos EUA não livra a BBD automaticamente da sobretaxa. O dumping e emprestimos ilegais seguem inalterados. A Boeing nao vai simplesmente se retirar com o rabo entre as pernas, 2. O CS300 e o A319 são aviões equivalentes, portanto concorrentes diretos. Vamos observar como será o comportamento a Airbus com relação a colocação no mercado. 3. Também há uma grande dúvida sobre o interesse da Airbus em desenvolver o CS500, que promete baixo consumo mas avança bem sobre o A320. 4 Embraer: A primeira vista o movimento não foi bom para… Read more »

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

Walfrido…

Verdade. Mas no momento não faz sentido para a Embraer montar lá. Não vejo vantagem alguma.

JT8D
Visitante
JT8D

Luiz Fernando 21 de outubro de 2017 at 14:52
A insistência nesse assunto me incomoda. A Embraer sempre dominou o mercado americano de aviação regional fabricando seus aviões no Brasil. Se ela saiu do nada para o terceiro maior fabricante de aviões do mundo dessa maneira, deve ser porque isso lhe confere alguma vantagem competitiva.
Embora alguns toquem nesse assunto por desconhecimento, outros o fazem por puro vira-latismo. Recomendo a esses que mudem-se eles para os EUA

Walfrido Strobel
Visitante

JT8D, a Embraer ja está com o ST e alguns aviões executivos sendo montados nos EUA.
Mesmo que isso leve alguns empregos junto, a empresa mesmo que no momento não tenha a menor intenção de montar os E-2 nos EUA, sempre estará com esta possibilidade aberta.
Tenho certeza que a 10 anos a Airbus não imaginava estar montando/fabricando o A320/321 nos EUA, mas chegaram por vários motivos a conclusão que era melhor montar lá e ter um selo “Made in USA”
Agora divulgam imagens promocionais com americanos fazendo um Airbus americano.
. http://www.madeinalabama.com/assets/2016/02/Alabama-First-Airbus.jpg

JT8D
Visitante
JT8D

Walfrido Strobel 21 de outubro de 2017 at 15:14
Sim Walfrido, são estratégias politico/comerciais. Toda empresa que visa o lucro está permanentemente aberta a iniciativas que aumentem a sua competitividade. Não é disso que eu estou falando, e sim da obsessão de alguns de que fabricar nos EUA é melhor “porque sim”. Se isso fosse verdade as empresas americanas não teriam impulsionado a globalização e transferido boa parte de suas fábricas para o exterior

Caerthal
Visitante
Caerthal

Nao ha motivo algum para a Embraer montar os jatos comerciais nos EUA, simples assim. Agora menos ainda já que a Boeing seria a unica empresa a questionar o preco dos avioes da Emb. Por favor evitem comparação com a aviação militar, não são as mesmas regras.

Paulo Lopes
Visitante
Paulo Lopes

Será inevitável que a Embraer passe a fabricar seus modelos comerciais em solo norte americano, algo que já deveria ter sido feito há muito tempo, em meu juízo.

Silva
Visitante
Silva

Reginaldo 21 de outubro de 2017 at 14:20 O Embraer 170 não terá uma versão E2. Apenas os E175, E190 e o E195. Isso porque conforme estudos da Embraer, o mercado está atrás de aeronaves um pouco maiores que o E170. Acredito inclusive, que a Embraer não tardiamente, retirará do seu portifólio, o E170, quando todos os modelos E2 estiverem prontamente desenvolvidos, certificados e operacionais, á disposição dos clientes. Fato curioso, que o maior comprador do E195 foi o Brasil, e ao que tudo indica, para o E195 E2 também será. A Azul Linhas Aéreas é o maior operador do… Read more »

JT8D
Visitante
JT8D

Silva 21 de outubro de 2017 at 16:01
E eu apostaria que a Azul também está por trás do projeto do novo turbo-hélice da Embraer, já que ela opera um grande número de ATRs

Jr
Visitante
Jr

Ganhadores e perdedores na minha opinião Airbus é a maior ganhadora disparado, ganhou um excelente projeto pronto, testado e aprovado pelas companhias aéreas que o utilizam. Pode utilizar as tecnologias desse projeto como base para a próxima geração que vai substituir a família A320 NEO reduzindo os custos de pesquisa Bombardier ficou no empate, se endividou e correu todos os riscos referente ao C Series junto com os contribuintes Canadenses, mas foi forçada a vender o projeto que era tido como futuro da empresa, mas ao mesmo tempo com a venda do projeto por 1 dólar para a Airbus evitou… Read more »

Jean-Marc Jardino
Visitante

Cada asneira que escrevem aqui, primeiro, a Airbus nao comprou a Bombardier, e sim participacao do programa CSeries, outra, a Bombardier nao fabrica somente avioes como a Embraer, ela tem um leque de produtos muito grande, e depois da aviacao, o mercado forte que ela tem e de trens. Entao amigos, a Bombardier nao vai falir, como muitos brasileiros torcem por isso. A Embraer sim abra o olho, pois ela vai perder muito mercado com a Airbus produzindo CSeries nos EUA.

Jr
Visitante
Jr

*muito provavelmente a Bombardier

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

A Azul não está por trás do projeto. Apenas foi consultada, bem como a Skywest. A Azul substituirá a atual frota de E190/195 pelos novos E2. E continuam as entregas dos 53 A320Neo e dos 10 A321Neo. Mais a aquisição de 5 A330-900.

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Caerthal 21 de outubro de 2017 at 14:48 Há muita coisa a esclarecer: 1. Montar o avião nos EUA não livra a BBD automaticamente da sobretaxa. O dumping e emprestimos ilegais seguem inalterados. A Boeing nao vai simplesmente se retirar com o rabo entre as pernas, Exato Caerthal. A bombardier ao ter um número pequeno de pedidos do C-Séries sofreu recusa de novos financiamentos privados para o projeto, então, como uma mãe, o governo canadense tapou o rombo em aberto. E é essa parcela de capital grátis que está e vai continuar sendo questionada na OMC, e no departamento de… Read more »