Procura-se um Aviador, nem jovem nem velho, apenas antigo. Que tenha sensibilidade para lidar comigo e compreenda minhas manias, pois já estive à beira do desaparecimento e fui ressuscitado – ou restaurado – como dizem por aí… Cada novo pedaço de tela, cada nervura, representa cicatrizes dos lanhos de uma vida de voos e pousos, mais rangidos, estalidos e tendências deste meu corpo – ou fuselagem…

Meu piloto poderá falar quando quiser, mas, sobretudo, terá que saber escutar, ouvir e entender os sons que sou capaz de emitir: como o assobio do vento relativo nos meus contornos; o ronco do meu fiel motor que, às vezes, espouca e tosse, com um bafo de fumaça azulada.

Procura-se um humano que compreenda meus códigos, que talvez sejam mensagens diluídas pelo tempo e remanescentes de aviadores antigos que me conduziram, ou a outros iguais a mim.

Procura-se um aviador que não se importe com meu cheiro de dope, graxa e gasolina, também não se melindre quando eu o respingar de óleo. Deverá ainda saber usar a bússola e ler uma carta seccional, reconhecendo referências no terreno, compensando o vento e mantendo a rota, sem precisar de mostradores elétricos. Este piloto decerto apreciará as pistas de grama e cascalho.

O aviador que procuro deverá saber extasiar-se com minhas antiquadas chandelles, tonneaux e loopings, apenas alegres e espontâneos bailados, sem pretensão a aplausos ou troféus.

Procura-se um aviador que tenha prazer de voar a qualquer hora, mas preferindo decolar ao nascer do sol, ou conduzir-me nas luzes mágicas do sol poente. Meu piloto será um saudosista por certo, sobrevivente do tempo em que um avião era um avião, e não um foguete com asas, recheado de automatismos.

Este piloto será tido como esquisito, pois será reservado e escondido, numa surrada jaqueta manchada de óleo. Será encontrado, junto com poucos iguais a ele, numa boa conversa de hangar.

O aviador que vier por este anúncio será aquele que procure poesia na aviação, que tenha amor pela máquina.

Procura-se este aviador raro que tenha carinho por mim, a despeito de minha idade, e que, principalmente, não permita que lhe arranquem o romantismo.

Interessados dirigirem-se ao Hangar da Saudade, no Campo dos Sonhos, procurar pelo velho, porém majestoso, North American Texan T-6, mais conhecido por “Temeia”.

(Autor desconhecido – Encontrado no salão de estar do ACSP), via Franco Ferreira, tenente-coronel da reserva da FAB

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Olha o Franco ai!!!!

Farroupilha

Se no Campo dos Sonhos tem uma pista das ilusões, e se no Hangar da Saudade, num de seus armários tem uma jaqueta com forro de lã do velo de ouro. A feiticeira Medeia não vai se opor a que um aviador raro se interesse pelo “Temeia”.

Victor Moraes

Aqui tem um destes fincado no trevo de entrada da cidade, sendo restaurado. Já foi restaurado várias vezes, inclusive uma vez pela FAB que aproveitou sua boa asa para colocar em um avião que voasse. O famoso T6 1261 http://www.paraguacu.mg.gov.br/artigo/aviao-monumento-esta-recebendo-obra-de-manutencao-e-conservacao

Gustavo Adolfo Franco Ferreira

Eu fui “roubartilhado” com informação prévia, Marcos. Tentarei este “comentário, agradecendo tua delicadeza para ver se ainda existo. Forte braço. Franco

Daniel Fernando Botura

Simplesmente, “EMOCIONANTE”………amei

Gustavo Adolfo Franco Ferreira

O meu comentário continua “aguardando moderação”, que, às 09:18, ainda não tinha chegado! Nâo, não existo mais! Forte abraço – Franco

jorge luiz arruda lima

belissimo texto…

Nonato

Grande veia poética.
Não foi qualquer um que escreveu…
O uso de adjetivos, em sequência.
O vocabulário empregado. Os lanhos da vida…
Os diferentes aspectos analisados…
A criatividade… Esse meu corpo, que chamam de fuselagem…

Gonçalo Jr.

Esse aviador existiu. Foi, e é o Coronel Braga, um dos fundadores da Esquadrilha da Fumaça.
https://www.youtube.com/watch?v=0FSbeFEJoQY

Gonçalo Jr.

Chegou-se ao ponto de ele mesmo ganhar seu próprio T-6. O avião dele está exposto no MUSAL doado pela família.
https://www.youtube.com/watch?v=pFbNANvyF00

Gonçalo Jr.

“Os próprios colegas costumavam dizer que quando o Cel.Braga saí da nacele o avião ficava fora de vôo por falta de peça.”
https://www.youtube.com/watch?v=NneDzF-oVtM&list=PLE52C4230670F0A16

Bavaria Lion

O piloto referendado pelos colegas tem uma história fantástica, contada nesse vídeo pelo grande José Vasconcelos.

https://www.youtube.com/watch?v=eGycGnBHlsc

Theo Gatos

Lindo texto! Lindo mesmo! Jaja vamos escrever uns desses para os carros tbm…
.
Sds

Ozawa

OFF-TOPIC, mas nem tanto, haja vista a procura por um aviador e uma aeronave também raros que fizessem isso…

https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2017/10/14/embraer-e190-pouso-vento-forte-santa-helena/

Ozawa

Recomendo a todos que vejam o vídeo institucional do OFF-TOPIC (mas nem tanto…) acima. É tocante e épico!

Guizmo

Ozawa, eu via reportagem hoje cedo e o vídeo. Achei muito emocionante de fato, muito bonito

Delfim Sobreira

Hoje em dia é complicado. Poucos tem este sonho, e seguem este sonho.
Os jovens atualmente fazem escolhas baseadas em $$$, e se não gostam passam a trabalhar mal e reclamar. Ou saem, que nem aquela Oficial que saiu para trabalhar no Judiciário.
Nem habilitação fazem mais questão, usam Uber.

LucianoSR71

Gonçalo Jr., dizem que o Cel. Braga detestava helicópteros e uma vez num país andino teve que voar e devido ao ar rarefeito, o heli teve problemas e quase caiu.
Eu me lembro ronco dos radiais de 3 T-6’s numa apresentação aérea, cada um tinha apenas 600 Hp e fazia em belo som, na mesma hora imaginei o que seria um ataque de centenas de bombardeiros durante a 2ª GM ( cada B-17, por exemplo, tinha 8x mais potência – 4800 Hp ), creio que só o barulho já deveria aterrorizar a população, antes mesmo das bombas caírem.

Adriano Luchiari

Até me emocionei…não era o T-6, mas um PA-18 (PP-RRM) do Aeroclube de Limeira, 30 e poucos anos atrás, meu voo solo num final de tarde de sexta-feira…

Clésio Luiz

LucianoSR71, talvez você tenha lido a respeito na mesma fonte que eu, uma coluna de um ex-fumaceiro que contava excelentes causos da Fumaça, na extinta revista Skydive. Dizem que os aviadores de asa fixa da época jocosamente se referiam ao voo dos helicópteros como “aviação de rosca”.

LucianoSR71

Clésio Luiz 14 de outubro de 2017 at 21:10 Não me lembro onde li essa história, mas pode ter sido lá, teve uma época que eu colecionava todas as revistas que podia, depois veio a crise e … Recordei de uma das ‘máximas’ da aviação: ” Helicópteros não conseguem voar. Eles só são tão feios que a terra os repele.” E só p/ aproveitar, vão mais 2 das mais de 20 pérolas: “Toda decolagem é opcional. Todo pouso é obrigatório.” “Na grande guerra entre objetos de alumínio a centenas de quilômetros por hora e o chão a zero quilômetro por… Read more »

Gustavo Adolfo Franco Ferreira

Por informação de antigos pilotos, mas ainda sem confirmação do próprio, o texto é de Edgar O. Prochaska, curador do pequeno museu no ACSP.

XO

Belíssimo texto… parabéns ao autor…
Quanto ao vídeo… sem palavras…

Gustavo Adolfo Franco Ferreira

Roberto – HOJE numnum sei… Em 1963 era o equipamento de voo (paraquedas e almofadas). o Hangar mais à esquerda era a DIV.

Marcelo Andrade

Oi Roberto, hoje fica as salas de exposições do Museu Aeroespacial, minha segunda casa aqui no RJ, no Campo dos Afonsos!!!

Luiz Trindade

Eu vi o Cel. Braga conduzido o T-6 em demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, na verdade antecedia as demonstrações. Mesmo assim era um show ver esse avião fazendo acrobacias.

O vi em 1988 em São Pedro da Aldeia – RJ realizando demonstrações áreas!

Fora de série!

Marcelo Andrade

Roberto, se vc for do RJ, vale a pena!!! Mudaram muitas coisas por lá, ficou muito melhor. Se não for daqui, quando vier entra em contato por aqui que terei um imenso prazer em ser seu guia!!

Um grande abraço!

Clayton

Montei um desses da Revell…Voltei no tempo agora.

Marcelo Andrade

Roberto, infelizmente este C-82 não existe mais, mas tem o C-119 dentro do hangar. E um Jaguar da RAF espetacular, entre outros!!

Marcelo Andrade

E este ano a festa será no sábado e domingo, 21 e 22/10 segue o link:

http://www2.fab.mil.br/musal/index.php/slideshow/531-musal-air-show-21-e-22-de-out

Leandro Pereira

Apenas como curiosidade, o Cel. Braga abrilhantou minha formatura de “soldado de 2ª Classe” na FAB em 1997 (UNIFA, dezembro de 1997), enquanto desfilávamos para os nossos familiares e Oficiais ao som da Infantaria da Aeronáutica o T-6 do Coronel dava vários rasantes na tropa! Os “5º” ficaram todos salpicados por gotículas de óleo queimado… Peguei um carinho enorme por essa aeronave, enquanto estive nos Afonsos (1997-2001) sempre dava uma escapulida no MUSAL para apreciar as velhas águias…certa vez vi algo raríssimo, a ignição e o funcionamento do motor (porque ele nunca saia do chão) do P-47 Thunderbolt! Certa vez… Read more »

Marcelo Andrade

Roberto,

Infelizmente o estado da célula é muito ruim. Não me lembro se foi na Revista Asas ou Força Aérea que li sobre o assunto.

Mas como mudou a Diretoria do MUSAL, pode ser que tenham voltado atrás. Só mesmo se informando com eles.