Sukhoi Su-35

MOSCOU — Os Emirados Árabes Unidos querem comprar um esquadrão de aviões de combate avançados Sukhoi Su-35 da Rússia e o contrato pode ser assinado no final do ano, uma fonte no sistema de cooperação militar e técnica disse à agência TASS, na terça-feira.

“Eles querem muito, um esquadrão, mas o número exato de aeronaves será especificado no decorrer de negociações que podem ser realizadas em novembro durante o show aéreo em Dubai”, disse a fonte.

O contrato relevante pode ser assinado até o final do ano, se as negociações tiverem êxito, disse a fonte. A TASS ainda não possui uma confirmação oficial desta informação.

Um esquadrão é uma unidade tática da Força Aérea, que consiste em aviões, tripulações e também inclui pessoal de manutenção de aeronaves. Um esquadrão de aviação de combate na Força Aérea Russa normalmente compreende 12 aeronaves, mas seu número exato depende do tipo de regimento de aviação.

O Su-35 é um avião de combate multimissão de geração 4++ fabricado na Rússia, equipado com um radar phased array e motores com empuxo vetorado. Pode desenvolver uma velocidade de até 2.300 km/h e tem um alcance de 3.600 quilômetros e um raio de combate perto de 1.600 quilômetros. O avião de combate está armado com um canhão de 30mm e tem 12 pontos duros para bombas e mísseis.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Jorge

Mais um país que escolhe multifornecedores para equipar a FA.
A Índia fazendo escola.

Sds

Augusto

Paulo acho que a escolha do Sukhoi se ela for verdadeira é pelo custo-benefício do caça ou ainda pode ser uma maneira dos ocidentais melhorarem suas ofertas. Lembrando que o EAU operam f-16 block 60 e mirages 2000-9 esse último há tempos os EAU procuram um substituto

Helio

Aí está uma notícia que eu não esperava……
A dotação da FA deles já não é bem robusta?

Antonio de Sampaio

Israel exige que o único país do Oriente Médio e receber o F-35 sejam eles… não querem que os EUA vendam pra ninguém mais, pode ser uma forma de pressão, não vejo os Emirados como grande usuário de material russo, e claro, devemos estar atentos a tal fonte.

HMS TIRELESS

Antonio de Sampaio 3 de outubro de 2017 at 10:03

Vejo mais como uma forma de pressão do que um negócio que eventualmente vá ser efetivado. Se perigar os EUA vão lá e oferecem os F-15E em condições imperdíveis e matam a questão. Ademais, metade do que a mídia russa noticia é sensacionalismo.

donitz123

É o tipo da notícia que acredito vendo como os MiG-29 do Egito.

HMS TIRELESS

donitz123 3 de outubro de 2017 at 10:30

A aquisição do Mig-29 pelo Egito se deu em uma conjuntura bem diferente da que envolve os EAU. No Egito os militares haviam deposto a irmandade muçulmana e e Obama bisonhamente suspendeu não apenas a entrega de caças F-16 como também a ajuda militar anual de US$ 1,1 bilhão. Insatisfeitos os militares egípcios partiram para outros fornecedores como França e Rússia.

donitz123

HMS TIRELESS 3 de outubro de 2017 at 10:37
.
Essa “compra” está sendo noticiada há mais de dois anos então é bom um pouco de cautela.

Paulo Jorge

Israel não exerce nenhum controle sobre as exportações do F-35. Se o intuito do EAU fosse efetivamente retaliar (não acredito, pois não nutre relações de inimizade com Israel), iriam para o Su-57, ao invés do modelo Su-35.
A briga deles é com o Qatar e o Irã.

Sds

Bavaria Lion

Pressão de leve…
Se eles pedirem PAK-FA é que a coisa muda de figura, mas isso deve estar sendo oferecido ao Egito, que é o “parça mais daora”.

Top Gun Sea

Olhando o infográfico o bicho é grande mesmo! O comprimento total de suas asas é maior do que comprimento do Gripen NG. Como consegue ter tamanha manobrabilidade! Os EAU vão estar bem servidos cm o SU-35. Um caça moderno e com aviônica avançada na sua geração.

HMS TIRELESS

Paulo Jorge 3 de outubro de 2017 at 10:55

Exatamente! Embora mantenham o discurso agressivo para as massas é fato que a maioria dos países do Golfo atualmente vem buscando uma maior cooperação e entendimento com Israel visto possuírem o mesmo inimigo comum (Irã)

Ivanmc

Essa compra do Su-35 é a melhor escolha dos Emirados Árabes. O Su-35 é o melhor esgrimista de todos os tempos, são capazes de evitar os mísseis do oponente, encurtar rapidamente a distância e entrar em combate aéreo de proximidade, no qual “sua alta capacidade de manobra permite derrotar qualquer inimigo. E não esquecendo, o Su-35 é um dos melhores atiradores em BVR. Dado que o Su-35 pode utilizar não só os seus próprios radares, mas também usar os dados fornecidos por radares muito mais potentes, sejam aéreos ou terrestres. Os motores do Su-35 com impulso vetorial omnidirecional são reconhecidos… Read more »

ARC

O EAU já vem discutindo essa possibilidade com a Rússia a algum tempo, é uma escolha séria, por isso demanda tempo, principalmente porque começa com um esquadrão, mas deve ter suas unidades aumentadas posteriormente, e todos sabemos que uma compra dessas significa laços comerciais e políticos, uma vez comprado o Su-35 (que na minha opinião é o caça 4.5G mais robusto) segue-se o caminho natural, que será dentro de 20 a 30 anos substituí-lo pelo Su-57.

Ypojucan

Os Emirados compram equipamentos de todos os lados. Alguns até mesmo cumprem a mesmo função (mas o dinheiro por lá não é problema). Sobre a Russia, eles operam um grande número de sistemas russos, como mais de 500 BMP-3, um número maior do que 50 Pantsir (aliás, no Yemen, um Pantsir dos EAU derrubou no começo do ano um Blackhawk saudita num acidente de fogo amigo!), fuzis da série Ak e Dragunov, lança foguetes GRAD de 122mm, além de estarem interessados em corvetas e outros sistemas de AA de origem russa. Essa notícia dos Su-35 já circula a pelo menos… Read more »

fabio jeffer

Bichão bonito

HMS TIRELESS

Ivanmc 3 de outubro de 2017 at 11:51

Parabéns pelo comentário “padrão Sputnik” de qualidade! Qualquer um que o ler vai achar que nos outros países que produzem caças (EUA, França, Suécia, Etc) só existem incompetentes e parvos…

João Borges Queiroz Júnior

Se não me engano, naquela região quase todos os países utilizam caças americanos.
Numa eventual guerra ali, dificilmente os EUA vão apoiar os dois lados do mesmo conflito.
Sendo assim, diversificar a frota de caças (como a Índia) faz todo o sentido.

Bosco

Ivanmc,
Qual a folha corrida do Su-35 que o habilita a tantas conclusões?
Informações do fabricante e artigos do Sputnik ou é só preferência sua mesmo??

Bosco

Não tenho dúvidas que o Su-35 seja um bom caça de 4,5ªG mas daí a afirmar isso: 1 – “O Su-35 é o melhor esgrimista de todos os tempos; 2- ” são capazes de evitar os mísseis do oponente”; 3- “sua alta capacidade de manobra permite derrotar qualquer inimigo” – 1- O Su-35 nunca “esgrimou” com ninguém no mundo real; 2- Como nunca “esgrimaram” não se pode afirmar que eles são capazes de evitar mísseis do oponente porque nunca isso foi feito; 3- capacidade de manobra só é altamente relevante pra ganhar concurso de acrobacia. Na vida real há outros… Read more »

Augusto

Usar o su-35 contra o Irã parece um pouco de loucura, até pq a força aérea do Irã é muito inferior. Um caça de 4,5 como o f-18 SH com maior capacidade de ataque ao solo do que combate aéreo seria o ideal pra uma guerra contra o Irã, acho que essa possível compra tem a ver com o Qatar que está sobe sanção das monarquias árabes e o ocidente continua a vender armamentos para eles, é tipo assim se vcs não querem perder dinheiro embargado eles como nós pedimos, nos tbm não vamos mais comprar de vcs

Augusto

Bom, eu não vejo muito sentido em fazer uma salada mista de aviões de diferentes fabricantes como alguns dizem

Paulo

Comentário perfeito Ivanmc! Só que os Russofóbicos estão passando mal com o seu comentário kkk!!!

Bosco

Na hipótese (totalmente absurda e improvável) de sistemas ECM defensivos serem capaz de deter 100 % dos ataques com mísseis ar-ar BVR guiados por radar e o combate ser resolvido por quem tem vetoramento de empuxo e alta manobrabilidade no curto alcance, o melhor caça do mundo seria o AV-8 Harrier capaz de vetorar os 4 escapes em voo, manobra chamada VIFF-ing. Ele podia literalmente parar no ar e fazia a cobra de Pugachev parecer uma minhoca. Do jeito que o pessoal fala, como os dois lados têm sistemas ECM DRFM, todo combate aéreo BVR vai dar empate. É igual… Read more »

Bosco

Paulo,
Não existe isso de “russofóbico”. A Rússia abandonou a tradição da URSS e a luta pelo paraíso do proletariado em nome do vil metal só possível no capitalismo selvagem. A Rússia não é emblemática para absolutamente nada para ser “odiada”. Muito pelo contrário, ela é só mais um país querendo ficar com o nariz de fora nessa bacia de caranguejos em que se transformou o mundo.
E apesar da sua aprovação e torcida, a análise do Ivanmc sobre as potencialidades do Su-35 continua equivocada e recheada de afirmações vãs sem nenhuma correspondência no mundo real.

wwolf22

Por que o pessoal diz que o Ira eh o inimigo ?!?!?!
Pelo que eu saiba, não eh o Ira que assassina crianças e mulheres… Não eh o Ira que proibi a entrada de combustível, remédio, alimentos a um “Pais invadido”….

Jacinto

Esse Su35 vai com radar PESA mesmo? Porque não colocam um AESA?

Ivan Recife

Bosco,
.
O comentário do IvanMC tem origem em matéria do Sputnik reproduzida aqui no AEREO em julho passado.
Segue o link:
http://www.aereo.jor.br/2017/07/29/danca-com-raptores-su-35-versus-f-22/
.
‘Num’ brinque com Ivan não… kkkkk… 🙂
.
Forte abraço,
Ivan, o outro mais antigo.

Jack

Bosco 3 de outubro de 2017 at 13:39
Pode até “ganhar concurso de acrobacia”, ahahah…Mas que o bichão é bonito é bonito !!
Acho engraçado, cada um querendo vender seu peixe, uns puxando o peixe pra cá outros pra lá…
Mas, faz parte…

Bosco

Wolf, “Por que o pessoal diz que o Ira eh o inimigo ?!?!?! Pelo que eu saiba, não eh o Ira que assassina crianças e mulheres… Não eh o Ira que proibi a entrada de combustível, remédio, alimentos a um “Pais invadido”….” Desista de entender a geopolítica do OM. Nem eles mesmo entendem e não será nós aqui no Brasil que vamos entender. Tem uma “piada” bem interessante a respeito. Um sujeito estava numa longa viagem e começou a ter problemas no caminhão e a sua mulher não parava de dar palpite: – Deve ser o motor de arranque! –… Read more »

wwolf22

Bosco, eh que a gente ouve tanta besteira que de vez em quando não tem como não comentar…
Sabias palavras as tuas Bosco…

Bosco

rsrsss

Bosco

Wolf,
Ao brasileiro é impossível entender o OM por nos ser algo completamente desconhecido ao nosso senso comum. O máximo que a gente é capaz de fazer é seguir nossas preferências ideológicas e entrar de cabeça repetindo os mantras e o que os outros escrevem, mesmo sem entender absolutamente nada de fato.
Eu de minha parte quero que todos se lasquem.

Bosco

Jack,
“Vender seu peixe” (???)
Eu particularmente não tenho peixaria nem fabrico caças. rssss
E sim! Os Emirados Árabes Unidos farão uma excelente aquisição adquirindo o Su-35. É um excelente caça. Só não é “intergalático” como quer nos fazer parecer os russos e suas sPUTINices.

Alain Nunes

Bosco é o novo Vader?

Rodrigo M

Bosco 3 de outubro de 2017 at 13:27
.
“Qual a folha corrida do Su-35 que o habilita a tantas conclusões?”
.
Não sou o Ivanmc e nem tenho procuração para defende-lo..
Mas em relação ao SU-35 talvez seja uma folha corrida nos mesmos moldes do F-22 ou F-35 que a maioria aqui tanto idolatra também.
.
Deixem de ser chatos, e respeitem a opinião alheia.
Eu gosto de avião, independentemente de sua nacionalidade, mas se o colega em questão prefere A ou B ou se derrete em elogios por C, o problema é dele.

Bosco

Calma Rodrigo, Eu não ofendi ninguém!! Dito isso, eu respondo pelo que eu falo e só pelo que eu falo e EU nunca afirmei que o F-22 ou o F-35 são caças invencíveis, apesar de comungar com o senso comum (e o bom senso) que entende que um caça de geração acima é mais letal e efetivo que um caça de geração abaixo. Mas em relação ao F-35 e F-22 eles pelo menos têm características únicas que em tese os colocam, por enquanto, como únicos no campo da avião de caça e os habilitam a ser de geração superior ao… Read more »

HMS TIRELESS

Ivan Recife 3 de outubro de 2017 at 15:59

Pegou o cara!

Carlos Alberto Soares

Bosco,
Onde assino ?
Caso comprem a contra-partida será:
“Não podem vender pro IRÃ !”
rsrsrs

Alexandre

Sobre o su-35 ou qualquer sistema de arma russa eu evito toda e qualquer comparação direta com análogos ocidentais pois a concepção de tais sistemas respondem a doutrinas bastante distintas. Ninguém diria no começo dos anos 80 que os mirages lll ou seus subtipos era um vetor deficientes e o que se viu foi um desastre argentino ! Demérito do vetor? Nenhum sistema por sí mesmo é imbatível ou definidor de vitória ! Ter o su-35 ou f-22 ou qualquer outro sistema somente fará algum sentido se seu uso estiver em fina sintonia com outros sistemas e principalmente em consonância… Read more »

Rodrigo M

Bosco.. Citei o F-22 e o F-35 como exemplos ao acaso, poderia ter citado também o Gripen NG, o F-16, o SH ou qualquer outro que em tese pertence a mesma geração do SU-35 e também se enquadra na lista dos aviões ocidentais “idolatrados” aqui.. Inclusive, eu também sou fã de todos esses aí acima. Não esperava que alguém fosse capaz de levar um exemplo, ou mesmo uma figura de linguagem ao pé da letra a ponto de tentar justificar tecendo um “textão” em cima disso, como vc foi capaz.. O blog é de discussão, e vc tem todo o… Read more »

Bosco

Rodrigo, Que pxrxa de debate ideológico Vossa Senhoria se refere? Eu só citei argumentos técnicos e não tem nada de pxrxa de ideologia. O do Ivanmc é que parece ser ideológico tendo em vista ele colocar o caça russo como sendo a coisa mais perfeita desde que o mundo existe, e você de maneira misteriosa se omitiu a respeito. Quanto a ter “muita gente boa que não comenta mais aqui” tem uns como eu que não sou gente assim tão “boa” que também já tá cansada dessa pxrxa toda e de gente como Vossa Senhoria que paga de isentão mas… Read more »

Rodrigo M

Bosco, “….colocar o caça russo como sendo a coisa mais perfeita desde que o mundo existe, e você de maneira misteriosa se omitiu a respeito.” . kkk.. Eu me omiti sobre o que cidadão??? Não fui eu quem suscitou o debate sobre as características do SU-35. Apenas questionei a maneira pouco polida a qual vc se dirigiu ao colega. (Mas a essa altura do campeonato, e dado sua insistência infantil nisso, já até me arrependi confesso….) Qual é o “mistério” nisso?? . Mas ok… Se vc quer mesmo saber minha opinião então lá vai: Não acho absolutamente NADA deste mundo… Read more »

Araujo

Esse Bosco entende e tem paciência.kkkk

Eu não entendo nada e só acho o avião bonito que os outros e ainda sim tenho certeza que é abaixo dos caças de 5 geração, portanto candidato a tomar pau em possível e tomara sempre hipotético confronto .

Ivanmc

Saudações Rodrigo M. Agradeço a você com toda a sinceridade. Contudo, é por essas e outras que eu nem respondo, não vale a pena o estrese. Eu elogio várias outra aeronaves e quando eu emito opinião sobre os caças russos sou execrado veementemente. Eu gosto dos Flankers admiro, sem dúvidas e comento baseado nas revistas e sites diversos aos quais leio e pesquiso. E eu elogio os caças dos EUA também, até gostaria dos Super Hornet na FAB sem dúvidas sou fã inveterado dos F-5 o qual fiz manutenção durante 9 anos. Sou das antigas, gosto de caças independentemente da… Read more »

Ivanmc

Última forma: …stresse…
.
Apenas corrigindo.

Ivanmc

Que corretor: Estresse.

Mauro CL

Através das leituras de anos aqui… Com todo respeito as especialistas, curto muito o que vocês ensinam. O Bosco as vezes me parece um Troll muito dos bons. Ele bate e assopra… Mas bate muito nos materiais russos. Parece advogado do Ocidente.

Carlos Alberto Soares

Não vão comprar, simples assim.
O Alexandre matou a pau, ops míssel:
” …. ou qualquer outro sistema somente fará algum sentido se seu uso estiver em fina sintonia com outros sistemas e principalmente em consonância com uma doutrina capaz de utilizar ao máximo suas virtudes e explorar ao máximo as deficiências dos oponentes!”

Ricardo Raulino

Vejo muito comentários aqui, e respeito todos eles ….. Vivi na Europa muitos anos,respeito todos os post, mas… todos na Europa sem exceção, temem os SU-35 .
quando digo : sem exceção, estou dizendo…toda a comunidade Europeia, não se deixem levar pela mídia ocidental .
Muitos se deixam levar pela “mídia Hollywoodiana” desmerecendo o real potencial do mesmo, mas no fundo….todos “temem o mesmo” , assim como o sistemas anti. aeros Russos.
Esses vetores dão medo em qualquer um…..aqui (no Brasil ) temos o “habito” de desmerecer os produtos Russos por não termos a verdadeira noção da suas capacidades.