Typhoon da Aeronautica Militare cai no mar durante exibição de piloto de testes

Um caça Eurofighter Typhoon italiano caiu no mar enquanto realizava sua exibição durante um show aéreo na Itália.

No domingo, 24 de setembro de 2017, um Eurofighter F-2000A da Força Aérea Italiana pertencente ao Reparto Sperimentale Volo caiu no mar na Terracina, a 76 quilômetros ao sul de Roma.

Com base em vários vídeos que já surgiram nas mídias sociais, o piloto capitão Gabriele Orlandi não conseguiu recuperar a aeronave no final de um loop e também não ejetou do jato.

Milhares de pessoas que estavam na costa da Terracina assistiram ficaram chocadas no domingo, quando o jato bateu na água a poucas centenas de metros no mar, levantando uma enorme nuvem de fumaça e vapor após o impacto.

A Força Aérea italiana disse que o corpo do piloto foi recuperado logo depois.

Uma investigação foi aberta para apurar a cauda do acidente. O restante do Terracina Air Show, que deveria ter a apresentação da famosa equipe Frecce Tricolore da Itália, foi cancelado.

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Bavaria Lion

Uma pena a vida do piloto. Pela velocidade, ele pode ter desmaiado com g-lock ou ter tido algum problema de saúde quando executou o loop.
Lógico que também pode haver uma falha técnica no vetor, já que nenhum é imune a este tipo de problema.

Morreu com a honra de fazer o que muitos sonham e poucos conseguem.
#RIP
“Prefiro morrer com uma bala no peito, sangue na boca e uma pistola na mão, com o coração cheio de desafio, a apagar num porão úmido com a boca cheia de papelão.”
Frederick Forsyth

Clésio Luiz

Meus pêsames a família do piloto. . Infelizmente acrobacias perto do solo trazem seu perigo. Perdemos um piloto e seu Tucano assim recentemente, assim como os Blue Angels com um F-18. . Nem todos os pilotos que veem o solo (nesse caso o mar) chegar de maneira repentina tem o reflexo de largar o manche e puxar a alavanca de ejeção, morrem tentando salvar a aeronave. . Alguns sucedem parcialmente, como os casos do Su-30MKI e Mirage 2000, só para terem que ejetar da aeronave poucos segundos depois. . Poucos no entanto, conseguem se desapegar rapidamente do apego à aeronave… Read more »

Clésio Luiz

Curiosamente, o Typhoon tem a designação F-2000 na força aérea italiana. O Tornado é A-200. Aparentemente o AMX é chamado por esse nome mesmo.

Rinaldo Nery

Perdemos piloto com Tucano recentemente? Não me recordo.

carcara-br

Uma pena mesmo, acidente terrível pelo menos não colocou a vida do público em risco

Flávio

Que Deus o tenha.
Lembro da tragédia com os aviões da “Frecce Tricolore” (MB339) quando se chocaram no ar e caíram sobre o público.
Existe alguma regra para apresentações desse tipo ?
Não sobrevoar o público por exemplo ?
Acredito que acidentes do passado possam ter influenciado no estabelecimento de regras para as apresentações atuais

Paulo Jorge

Teve um acidente com a esquadrilha bem parecido com esse dai.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/10/aviao-cai-no-farol-da-barra-durante-apresentacao-de-esquadrilha.html

Foi em 2015.

Sds

Flávio

Ok, lembro desse daí
sds

Leandro Costa

Condolências à família e pessoas próximas ao piloto.

Wellington Góes

Rinaldo, acredito que o Clésio quiz dizer Super Tucano, no caso da EDA (Esquadrilha da Fumaça), logo quando foi introduzido. Acredito que seja este o exemplo.
.
Até mais!!! 😉

Rodrigo

Alguns pilotos tem sorte e escapam por pouco.

https://youtu.be/_NbVd70fV5E

Clésio Luiz

Fui rever e o acidente a que me referia foi o de 2010. Caramba, já fazem 7 anos.

Flanker

Paulo Jorge 24 de setembro de 2017 at 21:35
Teve um acidente com a esquadrilha bem parecido com esse dai.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/10/aviao-cai-no-farol-da-barra-durante-apresentacao-de-esquadrilha.html

Foi em 2015.

Sds

Paulo, o acidente que você se refere não foi com o EDA. Foi com uma aeronave de uma esquadrilha civil. Em 2015 o EDA estava em transição do T-27 para o A-29.

Carlos Alberto Soares

Cedo para defininições, mas não ter ejetado pode ter “apagado” ou ficou desorientado.
Pêsames aos familiares.

Rinaldo Nery

O acidente com o A-29 não foi recente. Já se passaram dois anos. Recente foi mês passado.

Sidney

Salvo engano meu, não seria o infeliz acidente da Esquadrilha em Lages SC, no ano de 2010, um acidente com esta característica de não conseguir recuperar após manobra e mergulho e nem conseguir ejetar. Esse acidente me chocou muito na época por que circulou um video com ótima resolução e bem aproximado, video este provavelmente excluído pelo YouTube, onde aparecia claramente o momento do choque e o corpo do piloto em chamas dentro do cockpit. Segue link de video do acidente: https://www.youtube.com/watch?v=-FRciFoAus0

Guizmo

2 anos em termos de acidente é recente, não? Às vezes nem as investigações conclusivas são terminadas nesse tempo.

Paulo Jorge

Flanker,

Obrigado pela errata.

Sds

rustam bogaudinov

If the Russian plane had fallen like this, the fans of the West would scream about poor service!

Here is the pilot error
___

Se o avião russo tivesse caído assim – os fãs do Ocidente gritavam sobre um mau serviço!

Aqui está o erro piloto

LEVY GONCALVES

Quando trabalhei no Programa AMX, estive lotado em Pratica di Mare e atuávamos junto com o pessoal do RSV. Houve um acidente semelhante com um 339, e o piloto foi nosso contemporâneo no RSV.

Gustavo

Da fumaça, durante apresentação, o último foi em Lajes – SC. Em 2 de abril de 2010.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/04/apos-tres-anos-causas-de-acidente-de-aviao-ainda-sao-desconhecidas.html

Mas o último acidente, foi durante a implementação do A-29 em 12/08/2013, aqui mesmo na AFA em Pirassununga. Quando um A-29 não se recuperou e colidiu próximo a cabeceira da pista.

Walfrido Strobel

Este acidente com a Esq. civil aqui em Salvador foi muito triste, era uma equipe familiar a “Esquadrilha Textor Show” com o pai e dois filhas, cada um no seu avião. Houve um grave erro no planejamento em relação a segurança, lembro que quando o EDA vem se exibir aqui fica um barco da MB ou Bombeiros Militares do Estado da Bahia com mergulhadores para fazer um socorro, é uma exigencia do EDA. Nas corridas de carro depois que um caiu em um lago nos EUA e um caiu no mar em Monaco, agora sempre existem barcos ou botes com… Read more »

Walfrido Strobel

Acima, é “pai e dois filhos” e não “filhas”.
“O Textor Air Show é uma empresa familiar e conta com os pilotos gaúchos Beto, André e Tiago Textor, pai e filhos. Eles usam os aviões Cozy, RV-7 e Pitts. O grupo, sediado na cidade de Rio Verde-Goias, faz apresentações aéreas por todo o país.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT67RnoQliCjsDU9KP5bw1EkS7FI18Qx5pMIjBBXY3Pz1RMHKEYSDwSWpoEUA

Guilherme Poggio

Curiosamente, o Typhoon tem a designação F-2000 na força aérea italiana. O Tornado é A-200. Aparentemente o AMX é chamado por esse nome mesmo.

Clésio

O AMX na AMI é chamado de A-11B ACOL e o biposto de TA-11B ACOL.

Clésio Luiz

Bom saber Poggio. Eu tinha ido no site da AMI e na página do esquadrão que opera o AMX não tinha essa designação.

Guilherme Poggio

Clésio

Pode ser que não tenham atualizado a página. Li uma regulamentação da AMI faz poucos anos sobre a mudança da designação das aeronaves. Encontrei na internet. Não saberia dizer onde, mas se você procurar também achará.