Home Aviação de Caça FAB queria caças suecos desde 2002, diz FHC testemunha de Lula

FAB queria caças suecos desde 2002, diz FHC testemunha de Lula

14423
61
Caças Gripen e Mirage IIIEBR em Anápolis, no ano 2000

Ex-presidente, arrolado pela defesa de seu sucessor, declarou à Justiça Federal que, ao final de seu segundo mandato, ‘achou melhor não fazer uma compra que seria paga por outro governo’

Segundo o Estadão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira, 12, que a Força Aérea Brasileira (FAB) já tinha preferência pelos caças Gripen, fabricados pela multinacional sueca Saab, em 2002, ao fim de seu governo. Em depoimento por videoconferência à 10.ª Vara da Justiça Federal em Brasília, ele explicou que a opção da Aeronáutica foi-lhe manifestada numa reunião, mas que ele preferiu não comprar as aeronaves de defesa naquele momento para não “onerar” a gestão do sucessor, que viria a ser Luiz Inácio Lula da Silva.

“Depois de um longo processo de escolha, houve uma reunião e a decisão da FAB naquela época era de comprar os aviões suecos. Os suecos estavam dispostos a transferir tecnologia”, disse o ex-presidente tucano. “Não foi tomada a decisão. Como estava se aproximando fim do meu mandato, achei melhor não fazer uma compra que seria paga por outro governo”, acrescentou.

Nesta terça, 12, também depuseram como testemunhas de Lula o ex-ministro da Fazenda na gestão de Fernando Henrique Pedro Malan, além dos ex-ministros da Justiça José Eduardo Cardozo e da Defesa Nelson Jobim. Os dois últimos exerceram os cargos nos governos petistas.

As testemunhas negaram saber de qualquer interferência de Lula no governo de Dilma para viabilizar a MP e o contrato dos caças. “Absolutamente, não, nenhuma (tentativa de Lula). Quero lhe falar algo que eu presenciei: a presidente Dilma tinha uma característica de não permitir ingerência política de quem quer que seja. Reagia muito mal”, disse Cardozo.

Jobim explicou que uma comissão da Aeronáutica entendeu ente 2009 e 2010 que os Gripen eram os modelos que mais atendiam às necessidade do Brasil. Porém, em sua gestão, a Defesa decidiu fazer uma reavaliação sobre o caso, levando em conta a estratégia nacional de defesa, que envolvia questões mais amplas, e indicou os caças franceses Rafale como melhor opção, embora eles fossem mais caros.

Ele explicou que deixou o governo em 2011 e não participou mais de tratativas a respeito, mas que a FAB manteve sua opção original. Jobim contou que, ao assumir o cargo, em 2007, o então presidente Lula lhe deu carta branca para tocar o projeto dos aviões e nunca interferiu nas negociações. “Em momento algum, o presidente fez qualquer tipo de referência sobre esse tema”, disse.

VEJA TAMBÉM:

61
Deixe um comentário

avatar
60 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
40 Comment authors
JuarezBavaria LionJuarezEduardoSPJoaquim Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fábio Mayer
Visitante
Fábio Mayer

Ou seja, FHC foi um covarde, que abdicou de um ato de governo que teria poupado a FAB de 10 anos de inúmeros custos, de atraso tecnológico, de papo furado e encheção de saco!

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

Fábio Mayer 12 de setembro de 2017 at 16:31.

.
Não costumo mais comentar comentários, porém você disse tudo.

Bosco
Visitante
Bosco

Fabão,
Ao meu ver quem merece esse puxão de orelha é o Lula que deixou de comprar os caças substitutos do Mirage 3 por conta do populismo de dizer que era para poupar para o “Fome Zero” e depois comprou o Aerolula pra substituir o Sucatão.

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

É a raposa fantasiada de Galinha no galinheiro esse FHC. Não tenho como provar, nem idade e saúde para me estressar mas a situação é mais tenebrosa de que se apresenta. É triste.

Bosco
Visitante
Bosco

Fabão,
Ao meu ver quem merece esse puxão de orelha é o Lula que deixou de comprar os caças substitutos do Mirage 3 por conta do populismo de dizer que era para poupar para o “Fome Zero” e depois comprou o Aerolula pra substituir o Sucatão.

Gustavo
Visitante
Gustavo

Foi bom que esperamos… se tivessem optado pelo C/D, o E talvez jamais existisse.

Bruno
Visitante
Bruno

Baita atraso em termos de desenvolvimento tecnológico e de doutrina.
Se aparentemente todos os últimos presidentes poderiam ter dado carta branca a compra de novos caças, porque só a Dilma finalmente encerrou a novela? Nunca saberemos!
Pelo menos saiu, saiu atrasado e está tudo atrasado, mas saiu.

André Luiz.'.
Visitante
André Luiz.'.

Gustavo 12 de setembro de 2017 at 17:21
Discordo do amigo… A Saab aventou o desenvolvimento do Gripen NG, hoje Gripen E/F, exclusivamente em resposta ao Program FX2 do Brasil? Por acaso ela não mirou no reaparelhamento, a princípio, da própria Força Aérea Sueca?
Tivesse o governo FHC feito a aquisição do Gripen C/D, as possibilidades de alguma ‘ToT’ e/ou desenvolvimento conjunto da Saab com a EMBRAER para a futura nova versão do Gripen é que ficariam — acredito — descartadas. Mas acho que o Gripen NG viria ao mundo assim mesmo.
Bem, é o meu entendimento…
Abraços!

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Em setembro de 2009 Lula anunciou o Rafale como vencedor do programa FX-II, antes mesmo de comunicar à FAB essa decisão, que felizmente não se concretizou.

Bosco
Visitante
Bosco

Tem comentário meu na casa do chiuaua raivoso.

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Bosco, já foi liberado.

Bosco
Visitante
Bosco

Obrigado Poggio!

_RR_
Visitante
_RR_

Tivesse o FX se resolvido por aquela época, e hoje estaríamos discutindo o MLU das aeronaves, além de estar projetando uma compra para a década que vem…

Em verdade, creio que o interesse da FAB é até anterior ao ano 2000. Lembro-me de ter lido matérias na época a respeito do caça e de como ele era visto com bons olhos no Brasil.

_RR_
Visitante
_RR_

Gustavo ( 12 de setembro de 2017 at 17:21 );

Não creio… Penso que ‘Gripen E’ sairia de um jeito ou de outro; até por interesse dos próprios suecos em manter sua industria aeronáutica viva e o mercado provável… Na realidade, se houvéssemos optado pelo ‘Gripen C’, o modelo seguinte seria uma opção natural na década que vem…

André Luiz.'.
Visitante
André Luiz.'.

_RR_ 12 de setembro de 2017 at 17:47
“Transmimento de Pensação”?… 😉

João Bosco
Visitante
João Bosco

Vejam por esse lado…. pelo menos resolveu esse caso – não a melhor escolha, na minha humilde opinião – e teremos uma versão mais avançada que a a da época. Assim não teremos mais uma desculpa em não modernizar a aeronave pois esta será em estado de arte.

Paulo Jorge
Visitante
Paulo Jorge

Foi melhor assim.
Caso tivessem fechado em 2002, hoje estaríamos voando a variante C, já desatualizado e inferior ao Gripen E em praticamente tudo.
Sem falar que Lula poderia vir com a tesoura e capar as encomendas, restringindo para 12 lá no GDA.

Sds.

adriano
Visitante
adriano

Em uma situação de crise FHC fez o correto: Deixou para o sucessor assinar a compra de uma despesa de bilhões. O problema aí é que o ladrão que veio depois jogou tudo na maracutaia das suas raposas e saiu fazendo lobby para a França e seus caríssimos Rafale. Tava tudo praticamente pronto para fechar logo em 2003 a compra do pacote sueco mas Lula sentou em cima e ainda peidou.

Rodrigo Botelho Campos
Visitante
Rodrigo Botelho Campos

O avião da Airbus que serve à Presidência da República foi comprado no governo FHC e entregue quando Lula era Presidente.

Manuel Flávio
Visitante
Manuel Flávio

O Lula na época candidato a Presidência apoiava abertamente o Mirage2000mk2, chamado pela Embraer de Mirage 2000BR, fictamente um caça brasileiro.

Se o FHC decidisse no final do mandato o Lula iria rever a decisão. Ira causar mais confusão. Era melhor deixar para o novo presidente mesmo.

J.Silva
Visitante
J.Silva

Calma aí gente, estamos falando de 2002, ou seja, 15 anos atrás. O Gripen C naquela época era avançadíssimo, ainda hoje é uma boa aeronave. O FX-1 envolvia apenas 12 aeronaves, se a decisão fosse tomada naquela época, hoje estaríamos, no mínimo, com mais dois esquadrões, pois atravessaríamos a época da bonança (entre 2004 a 2013 o Brasil teve um PIB médio de 4%). . Muito provavelmente estaríamos planejando a versão E/F com os suecos, sem desespero, para entregas a partir de 2022 (poucos lembram que a Suécia queria a versão E somente para 2022, anteciparam para 2019 com o… Read more »

_RR_
Visitante
_RR_

André Luiz.’. ( 12 de setembro de 2017 at 18:07 );

Só… rsrsrs 😀

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Ok todo mundo mais a torcida do framengo e do curintias queriam o Gripen,
mas isso não exime ninguém de comissões (café) e é por ai que as investigações tem que rolar.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

adriano 12 de setembro de 2017 at 18:14
É por ai …..

Igor Lacerda
Visitante
Igor Lacerda

Todos já sabiam disto, estamos sofrendo de uma amnésia coletiva seletiva, o preferido por Lula era o Rafalle, quevha estaria por aqui, se não fossem as exigências da FAB. O Gripen era o predileto do alto comando da FAB, e principalmente da Embraer, tudo está nos jornais, revistas, depoimentos. Os aviadores preferiam o SU 30/35 que foram ignorados pela FAB, no início do processo. Lula é um idiota, nas não o culpe por erros e interesses de outros.

Walfrido Strobel
Visitante

Paulo Jorge 12 de setembro de 2017 at 18:09
.
P. J., esta mentalidade que existe de ficar esperando o melhor acaba atrasando as Forças Armadas.
Ja ouvi que foi bom não modernizarem os Mirage III porque não geraria a compra dos Mirage 2000.
Que foi bom não modernizarem os Mirage 2000 porque poderia atrasar a decisão do FX-2.
Que foi bom não comprar os F-16C/D ou o Gripen C/D no FX-1 porque hoje não seria comprado o Gripen E/F.
E assim vamos voando de F-5E/F modernizados, pelo menos estes foram modernizados.

J.Silva
Visitante
J.Silva

Walfrido Strobel 12 de setembro de 2017 at 20:01,
.
Exatamente…

Gallina
Visitante
Gallina

Isso é o que, no mundo jurídico, se chama de tergiversar. Para que chamar esse Sr., ex Presidente, para falar de um crime que, em tese, teria sido praticado após o impasse “Super Hornet” e antes das eleições de 2014 ??????? Se foi escolhido lá atrás, em 2002, pouco importa. Aliás disso já tínhamos forte indicativos. O fato real, controvertido, é que esse negócio estava empacado. Já se falava em F-16 ex-USAF. E aí, após anos de espera, de repente surgiu uma decisão no final de 2013. Dizer que o Gripen teria sido escolhido em 2002 ou no relatório da… Read more »

Antonio de Sampaio
Visitante
Antonio de Sampaio

O KC-390 está lançando o que de paraquedas pela rampa em Campo Grande?

Nonato
Visitante
Nonato

Muito bem, Galinha.
Usando a lógica jurídica.
Esse molusco só tentando embolar o meio de campo.
Talvez na defesa também mencione o fato de que até a África do Sul também comprou gripen. É a Suécia também.
Portanto, se lá foram compraram, por que não aqui?
Alguém perguntou as testemunhas porque a decisão só foi tomada no final de 2013 e se os grampos de Obama tiveram influência?
E porque Lula queria rafales e anunciou?
E porque desistiu, já que não dependia dos militares para dar canetada?

Ozawa
Visitante
Ozawa

Em defesa da SAAB e do Gripen é público e notório que o Lula queria com toda a potência dos motores e supercruise, se fosse possível, a eleição do Rafale… Chegou a declarar isso ao lado do Sarkozy e quase derrubou a página do Poder Aéreo à época…

Se o Rafale tivesse ganho, aí sim, seria o caso de investigar a fundo, ou nas alturas, esse contrato.

Caerthal
Visitante
Caerthal

O importante e ganhar tempo no processo que fecha um cerco ..

Mas a decisão do presidente FHC foi correta, a oposição eleita para o governo seguinte poderia pensar diferente e uma decisão desta importância mas sem urgência poderia esperar alguns meses.

Se o sucessor ser mostrou um inepto é um outro problema, a ser debitado na conta de democracia.

Gallina
Visitante
Gallina

Nonato 12 de setembro de 2017 at 21:38 Galinha é ? Só para esclarecer, eu não li a denúncia, mas vi alguns depoimentos e as delimitações feitas pelo próprio juiz nas audiências. Analisa-se a prática em tese de crimes que somente poderiam ter ocorrido ali entre 2012 (mais ou menos, se não me engano) e 2014. Processo “sigiloso” e tal… mas muita coisa acabou vazando. Aliás, difícil seria se não vazasse para o público civil… Enfim, por que não deu Rafale ? Porque faltaram culhões para o Stalinácio Nine Fingers colocar a assinatura dele no campo da direita, e depois… Read more »

Manuel Flávio
Visitante
Manuel Flávio

Rodrigo Botelho Campos 12 de setembro de 2017 at 18:54

De modo algum. O projeto de aquisição de uma nova aeronave presidencial começou no Gov. Lula.

Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Mentiroso adicto. Jamais iria permitir que os aviões dos fabricantes do Bill Pynton não fossem adquiridos. Ficou de enrolation. Naquele tempo este sueco era apenas pensamento. Fundação serve para receber numerário sem fiscalização, assim como igreja

Pangloss
Visitante
Pangloss

A ação penal não versa sobre as capacidades dos três concorrentes, mas sim sobre as práticas espúrias do governo petista no âmbito da concorrência. Ouvir testemunhas como as mencionadas é puro diversionismo, para ganhar tempo. FHC e outrem não têm nada a acrescentar à instrução do processo, e, para o PT, arrancar de FHC que ele não tinha ciência de nada ilícito equivale a dizer que “seu maior adversário político inocentou LUla”. O grande público vai acreditar, e isso lhes basta. Enfatizo que Lula já tem mais de 70 anos de idade, e assim se beneficia da vergonhosa contagem privilegiada… Read more »

Marcelo
Visitante
Marcelo

Quanto ao caça Gripen, se tem uma coisa confiável nele, talvez seja seu motor. Na época desse negociação do Brasil com a Suécia, li um artigo numa revista, em que a RAF (Britânica), iria trocar os motores (turbinas) rolls roice de seus helicópteros militares, pelos da Saab, tão resistentes, mas com melhor custo/benefício. Alguém viu isso também?

sergio ribamar ferreira
Visitante
sergio ribamar ferreira

Não sei quem é mais mentiroso o FHC ou o Molusco. ambos mentem descaradamente. Infelizmente a população em boa parte possui memória curta. Houve negligência, superfaturamento, omissão…Cabe a PF investigar mais ainda, o MP aprofundar a denúncia e a justiça acatar ou não.

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

A FAB queria o Gripen C mas havia um lobby forte pelo M2000-5.
Na época a Dassault tinha participação na EMBRAER. Houve uma edição da RFA com o então presidente da EMBRAER Maurício Botelho junto de um M2000. Seria produzido aqui e isto influenciou muitos políticos.
Aliás a Dassault adora influenciar, se me entendem.
FHC fez bem em postergar o F-X2. Estava virando negociata.
No final os M2000 vieram mas como tampões (bem) usados do F-103.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares
Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Nonato,

O Lula desistiu do contrato do Rafale porque ficou p… da vida que a França puxou pra trás na última hora de apoiar o Brasil numa cadeira no Conselho de segurança da ONU sem direito à veto. Dizem as más línguas e diga de passagem que não há prova que o ex-presidente francês Sarkozy havia prometido duas casas na Riviera Francesa caso Rafale ganhasse! Mas isso é uma coisa que nunca saberemos!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Visitante
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Se FHC tivesse feito a compra, estaríamos tratando agora de mais 3 lotes de 12 aeronaves, condicionadas a um MLU. E não teriam gasto a fortuna jogada fora no FX 2. Respeito quem pensa em contrário, mas essa não é uma discussão politica, mas técnica. FHC comprou porta-aviões, os A-4, os Super Tucanos, e empacou no processo mais importante do país dessa natureza, porque já poderia estar rendendo frutos industriais e não militares.

Ricardo Da Silva
Visitante
Ricardo Da Silva

Aos que não lembram se discute sobre a substituição dos Mirage III desde meados da década de 1980, quando fizeram aquela modernização meia boca da instalação de canards. Lembro da revista “Segurança & Defesa” (ou Tecnologia & Defesa?) com uma matéria de um suposto “ACX” onde tinha uma concepção artística muito parecido como o que viria a ser o IAI Lavi.

Ou seja : de qualquer jeito, estariamos atrasados em quase 30 ou 40 anos !

Gustavo
Visitante
Gustavo

André Luiz.’. 12 de setembro de 2017 at 17:29 _RR_ 12 de setembro de 2017 at 17:47 A Suécia cogitava apenas uma grande modernização de seus Gripen C/D, sem alteração de autonomia, medidas e etc. De fato eles não precisavam naquele momento pensar nisso, a Suécia é um país pequeno territorialmente e a grande quantidade de Gripens C/D por lá não justificava tal esforço. Em contrapartida, os concorrentes deixavam ele para trás na autonomia e vende-los aos países de maior extensão territorial fazia perder pontos em qualquer concorrência. Eles foram “visionários” o suficiente em ver que em concorrências iguais ao… Read more »

Bueno
Visitante
Bueno

Da um bom filme esta novela do FX,

Agnelo
Visitante
Agnelo

Interessante
Sempre ouço de pilotos de caça e de colegas q tem irmãos pilotos de caça, q o preferido destes é Gripen.
Demorou muito essa decisão.

Hawk
Visitante
Hawk

Mais do mesmo…
Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e Temer.
Tudo farinha do mesmo saco embalados em marcas diferentes para você ficar brigando dizendo qual é o melhor sabor!
Talvez ainda o Itamar se salve dessa turminha.

Joaquim
Visitante
Joaquim

Aqui temos ótimos engenheiros e pessoas capacitadas para trabalhar . porque não fabricar os próprios caças em vez de comprar , seria muito mais vantajoso para o governo e aeronáutica só a grana que iria gastar para o comprar esses caças que desse esse dinheiro para a Embraer fabricar caças de ponta

EduardoSP
Visitante
EduardoSP

Marcelo 12 de setembro de 2017 at 23:09 Marcelo, a SAAB não fabrica turbinas aeronáuticas. A turbina do Gripen é uma General Electric F-414. Delfim Sobreira 13 de setembro de 2017 at 1:43 A Dassault adquiriu uma participação acionária na Embraer como forma de fortalecer sua proposta para o F-X, com o Mirage 200BR. Quando o processo “andou para trás”, ela vendeu essa participação acionária. Parece que essa associação Embraer/Dassault foi feita sem a aprovação da aeronáutica e pegou muito mal, pois colocou uma faca no peito da Força Aérea, pois amarrou a única fabricante brasileira com um dos concorrente.… Read more »

Juarez
Visitante
Juarez

Isto ai é conversa para boi dormir. Não havia em 2002 nenhuma decisão tomada, o que aconteceu foi no apagar das luzes o Brig Batista tentou empurrar a proposta de Kfir usados como tampão, só o negócio está podre e o FHC tinha sido avisado para não entrar neste negócio. No FX 2 em 2012 após o congresso americano liberar a venda do pacote de armas junto com o SH o EMAER se reuniu com a Copac para definir e naquela reunião o SH foi apontado como melhor opção. O GF não queria e colocou o processo na geladeira. Depois… Read more »