KC-390 no Domingo Aéreo AFA 2017

Por Humberto Fernandes Oliveira (texto e fotos)

A Academia da Força Aérea promoveu neste domingo, 13 de agosto, mais uma edição do Domingo Aéreo. O evento que ocorreu em Pirassununga contou com cerca de 55 mil pessoas.

Diferente de outros anos, nesta edição do Domingo Aéreo, a entrada embora gratuita, foi controlada por ingressos, que foram disponibilizados antecipadamente via internet. Esta medida foi adotada para facilitar o acesso dos visitantes na Academia, diminuindo os enormes congestionamentos nas estradas, observados nos eventos ocorridos em 2014 e 2015.

Dentre as atrações, os visitantes puderam prestigiar a apresentação da Força Aérea do Chile, os Halcones e de outras esquadrilhas como a Céu e a Extreme. Também ocorreu apresentações solo de acrobacias e o sobrevoo do dirigível Airship.

O destaque deste ano foi a exposição estática do cargueiro da Força Aérea Brasileira, o KC 390 e a apresentação da Esquadrilha de Demonstração Aérea (EDA), conhecida por Esquadrilha da Fumaça.

Muito embora o evento seja digno de elogios pela organização, no quesito de aviação de caça, o Domingo Aéreo na AFA deixou a desejar. Apenas uma aeronave A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil marcou presença no evento.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

A organização foi sensacional! Não tiveram filas extraordinárias, congestionamentos gigantescos como nos anos anteriores, realmente digno de parabéns. O ponto negativo foram a falta de caças, até a Marinha enviou um A-4 e a própria FAB não mandou sequer um A-1 e F-5, mas nós sabemos que a verba já está condenada, pode ser este o motivo. Mas foi o único ponto negativo do evento. EDA e Halcones foram sensacionais.

Joao Moita Jr

Bacana, mesmo. Mas como disse o amigo acima, a ausencia de caças foi muito notavel. Com os cortes gigantescos que acabam de ocorrer, o impressionante e que houve ease evento, ainda. Mas como andam as coisas no Brasil, esta muito dificil continuar no otimismo.

LucianoSR71

Alguém conseguiu informações extras sobre o KC-390, rs ?

Ederson Joner

Realmente a presença dos vetores AMX e F5 era mais do que esperada, mesmo que a verba esteja curta, deveriam estar presentes mesmo que fosse para apresentação estática, uma pena.

Carlos Alberto Soares

Bom,
vai certamente cumprir 100% ao que se propóe, não vai cumprir parte do que precisamos.
Para sobreviver precisa de encomendas externas em quantidade razoável.
Cadê o contrato lusitano ?
Tchecos e Argies ?
Estes são “de moral”.

Richard Baggs

Mas o lowpass cabrado do A4 foi digno de nota. Com o contingenciamento de 44% das forças armadas e o congelamento do orçamento por 20 anos, não será possível repetir a comemoração nos 70 anos. A não ser que…

Joao Moita Jr

O lowpass cabrado do A4? Acho que o melhor que aconteceu foi não ter caido em cima da multidão, causando uma tragedia. Um aparelho dessa idade so deveria ser usado como drone rebocado, ou como alvo. Para o pobre piloto, e para os espectadores apresenta um risco imesuravel. Mas, como é Brasil…

Walfrido Strobel

Quero ver um KC-390 VIP, ficaria bonito com um destes Kits VIP desenvolvido por esta empresa San Antonio para dois C-130J.
Esta empresa ja vendeu mais kits VIP para outros C-130 e L-100 do Oriente Médio.
Tinha um L-100 com um Kit destes curto na dianteira e nos fundos o milionário árabe levava seu carro sport.
. http://www.portsanantonio.us/storeimages/Interior-of-Luxury-Cabin-for-C-130J-Knight-Aerospace-lg.jpg

Walfrido Strobel
MAXILIANO MANCANO

3 semanas antes do evento eu e meus irmãos não conseguimos o ingresso… pois estava esgotado!
Realmente fecharam o evento para um pequeno grupo… Nas fotos a cima demostra isso!
Me deixou triste que estou anos esperando para ver o KC-390 de perto e foi impedido!… Essa é a nossa FAB!

Walfrido Strobel

Maxiliano, o que eles evitaram foi a bagunça dos anos anteriores com filas para tudo, uma vez eu resolvi levar meu filho em Recife para ver uns navios, a fila era tão grande que desisti. Melhor seria terem feito como na AFA e colocado um número de ingressos limitados, só iria quem tivesse ingresso, se não tivesse o ingresso nem perderia tempo. OBS: Eu acho estes quiosques que vendem ingressos nos shoppings a melhor invenção do mundo, vc ja vai ao evento com o ingresso na mão. Outro dia li que no Japão muitos eventos só vendem ingresso por aplicativos… Read more »

MAXILIANO MANCANO

No Evento aberto ao publico dia 20 agora no campo de marte alias um dos últimos já que o mesmo será fechado! Nem mesmo passagem de A-29 terá muito menos de um A-4.
Obs: Nunca vi na minha vida um A-4 muito menos voando!!! Fica para o Clubinho!

Karl Bonfim

MAXILIANO MANCANO 15 de agosto de 2017 at 14:53
“3 semanas antes do evento eu e meus irmãos não conseguimos o ingresso… pois estava esgotado”
Ingresso esgotado? vichiiii!
Aqui em Brasília nos últimos portões abertos que eu visitei, não tinha essa de ingresso, alias nunca teve (ao menos que eu saiba), era chegar e entrar na base aérea. Será que vai assim aqui também? Será a tao crise fiscal, corte de verbas de 44%, contingenciamento de recursos? Se é que vai ter portões abertos, Com essa crise!

Gustavo

Foi imensamente divulgado, em todos os portais da FAB, 6 lotes de 10 mil ingressos cada, tiveram quase 5 mil faltantes, clubinho eu te garanto que não foi. Talvez você deva se programar para ir no próximo, pois só ficou de fora quem deixou para a última hora.

Rinaldo Nery

Quem disse que o PAMASP será fechado?

Rafael Oliveira

Maxiliano,
Para ir a um evento que preste, ainda mais gratuito, tem que se planejar. Era só entrar no site da FAB e se cadastrar para “ganhar” os ingressos.
Pelo que eu vi, após as filas intermináveis e a desorganização dos eventos anteriores, esse, graças aos ingressos limitados, não teve esses problemas. Ponto para a FAB.

Walfrido Strobel

O PAMA-SP pelo planejamento é um dos 3 sobreviventes.
. http://www.aereo.jor.br/2016/09/16/reestruturacao-da-fab-como-ficam-as-alas-e-os-pama

Leandro Costa

No MUSAL, todo ano eu desejo que a FAB cobre pelo menos 5 pratas hehehehehehe. Mas esse é meu lado elitista falando mesmo.

Eduardo

Nada que é de graça funciona a contento, o ideal é mesmo cobrar um ingresso, mesmo que o preço seja popular, pois assim quem quer ir consegue ir e ninguém pega ingresso sem compromisso de comparecer.

Houve 5000 faltantes, se fosse pago esses faltantes ou não teriam faltado ou não teriam pego o ingresso e o colega que não conseguiu ingresso poderia ter ido de boa.

Rafael Oliveira

Leandro e Eduardo,
Eu sou a favor de cobrar, desde que o dinheiro vá para a FAB. Mas, não duvido que seja ilegal cobrar ingresso para um evento da FAB.
Imprevistos acontecem e é natural que parte das pessoas que obtiveram ingressos não tenham ido. Eu já comprei ingresso para jogo do Corinthians e não fui, assim como lembro que em vestibulares e concursos, com taxas de inscrições caras, é normal ter uns 10-15% de abstenção.

Martin Mariner

Se houvesse um evento PAGO da FAB para poder observar suas aeronaves que estão em operação atualmente, com calma e em detalhes, eu pagava.

Carlos Alberto Soares

Editores,
o link acima era para o FORTE.
O Site do FORTE está instável e sem acesso.
“504 Gateway Time-out”
_______________________________________

Explico-me comentário acima:
Os estados estão quebrados, a partir de Outubro-Novembro será um D’US nos acuda.
Estados considerados ricos estão no bolo, quem viver verá.
Nordeste, Norte e Centro-Oeste serão os campeões dos rombos e vão apitar primeiro, pela ordem.
Tenderam ?
Cheque especial, CC e outras falcatruas dos govêrnos estaduais esgotaram,
O BRAZIL QUEBROU !

Carlos Alberto Soares

Que venha logo o contrato lusitano e que sejam 5 unidades.
Que venham logo as aquisições dos Tchecos e Argies.
Que venham logo outras aquisições.
O F e a FAB não vão segurar, ai vai sobrar para Embraer.
Confio na capacidade Comercial deles.
Cadê a Boeing ?

Carlos Alberto Soares

“O GF e a FAB não vão segurar, ai vai sobrar para Embraer.” ****

Walfrido Strobel

Uma curiosidade, o Ciclone 4 ucraniano não morreu com a saída do Brasil, deve ser lançado dos EUA.
Com a crise Russia – Ucrânia os EUA podem apoiar.
. http://spaceflight101.com/cyclone-4-search-for-north-american-launch-site

donitz123

Off:topic As coisas continuam difíceis para os Hermanos.
.
Argentina halts talks linked to Kfir buy
.
https://www.flightglobal.com/news/articles/argentina-halts-talks-linked-to-kfir-buy-440292/

Carlos Alberto Soares

donitz123
Não comenta os motivos.

Lucas Lima

Dá onde veio a informação que o PAMA-SP será fechado ?
Não faz parte do escopo do ”DOMINGO AEREO” e da FAB cobrar entrada dá população ao evento que tem intuito de aproximar os cidadães da sua força aérea,marinha e exercito,pois os mesmo ja paga e mantem suas forças armadas .

Carlos Alberto Soares

Walfrido Strobel 15 de agosto de 2017 at 18:10
Belo postagem e vale tema-tópico.

donitz123

Carlos Alberto Soares 15 de agosto de 2017 at 20:59
.
donitz123. Não comenta os motivos.
.
“The Israeli company – which has previously supplied Kfirs to Colombia, Ecuador and Sri Lanka, says “other options are being evaluated with Argentina”. Vale um tópico próprio.

ERICK CORDEIRO

A previsão do tempo é de 90% de chuva, tempo ruim e teto baixo do recomendado para vôos de demonstração e acrobacias. Será que que o EDA não se apresentará dia 20 no PAMA-SP por esse motivo? Alguém tem informações? Se não tiver EDA nem vou. Em 2014 por um simples tempo nublado cancelaram a apresentação, imagina com chuva.

Carlos Alberto Soares

donitz123 15 de agosto de 2017 at 21:30
“The Israeli company – which has previously supplied Kfirs to Colombia, Ecuador and Sri Lanka, says “other options are being evaluated with Argentina”.
____________________

Não explica os motivos, sei ler em Inglês.

donitz123

Carlos Alberto Soares 15 de agosto de 2017 at 22:24
.
Deixa aberta ao debate. Quais seriam as “outras opções”(F-16???)? Vale um tópico mas não vou me prolongar porque é offtopic. Só postei caso os moderadores achassem interessante postar a matéria.

Carlos Alberto Soares

Militares da FAB:
Nas medidas anunciadas hoje a noite ficou muito claro para mim,
não terão dinheiro para investimentos (inclusive os em curso),
a Folha de Pagamento e os aumentos estão garantidos.
Quem viver verá !
Juárez
Enxugam ou não enxugam desta vez ? Acho que não !

Rinaldo Nery

Carlos, esse filme já passou várias vezes: plano cruzado, plano collor…. Debandada nas FFAA. Na época do Collor a EMBRAER quase fechou. Ser militar no Brasil é isso: enxugar gelo e limpar carvão. Planeja, cancela, replaneja. E o Judiciário nababesco esbanjando e rindo da desgraça de todos. Ninguém critica.

Rinaldo Nery

Vamos falar da nova lei da Magistratura e dos salários do Judiciário. Viram um juiz de Sinop que recebeu R$ 503.000,00 de salário? Sabem que um Tenente Brigadeiro recebe R$ 18.000,00 líquidos?

Carlos Alberto Soares

Caro Cel R. Nery
Comungo das opiniões do Juárez muito bem expressadas no Forte no dia 14 pp.
O texto dele é irretocável e assino “embaixo”.
___________________________

“Judiciário nababesco” ? Não Cel
Casas legislativas municipais, estaduais, câmara alta e baixa em Brasília também.
Funcionalismo cívil federal em Geral, GF (establishment etc etc) e seus C Corporativos,
Etc Etc também.
_______________________

Acrescento: Não vão largar e sabe porquê ?
Porque fazem parte do sistema e são os responsáveis por manter o establishment,
é uma troca …. creio que o Sr entende, desde 1500 e piorando cada vez mais.

Carlos Alberto Soares

Cel R Nery
además a trilogia é para temas militares que também envolvem decisões políticas e técnicas.
Para o Judiciário e o Legislativo o FORTE creio ser um bom espaço na Trilogia,
sua companhia naquele espaço o enriquecerá, assim como de outros Fabianos
que por lá não opinam.

Paulo Gonçalves

Eu consegui ingresso 2 semanas antes. Não senti essa acepção por pequena quantidade público. Fiquei num engarrafamento de 2:10hs para entrar e tinha muita gente no evento. Não tinha filas intermináveis, mas as que fiquei, não sai em menos de 10min, ou seja, o público foi grande.
Achei tudo muito organizado, desde o estacionamento. Acho que seria válido cobrar ingressos com valores baixos, para ajudar a FAB. Inibiria públicos grandes demais. Os alimentos deveriam ser obrigatórios também. Tanta gente, poucos ajudam. A organização foi 100%, eles estão de parabéns.

Mauro Carvalho Lemes

Sobre o Domingo Aéreo eu achei que foi muito bem organizado. Os ingressos foram disponibilizados em lotes. Eu e os meus amigos não tivemos problema algum no site para aquisição dos ingressos gratuitos. Mesmo com toda organização e logística ainda teve muita fila na rodovia de acesso. Pois muita gente foi sem ingresso. Tinha uma Radio (Mundial), que o tempo todo da sua programação falava do trânsito, numero de pessoas chegando no recinto, principalmente falando das atrações, além das dicas importantes. Tirei muitas fotos. Só não sei como postar aqui.

BFESP

Penso que temos que comentar sobre todos os poderes. Só peço que se lembrem que nem todos no Judiciário são magistrados. Nós servidores ficamos 10 anos sem aumento algum, e quando ele veio, fomos tratados como se fôssemos os tais. Até na folha de pagamento dos servidores colocaram salários dos juízes, desembargadores, ministros de tribunais superiores e do Supremo. Voltando ao tópico, uma pena a maneira como se trata as FFAA no Brasil. Como o Cel. Nery falou: o pessoal tem que enxugar gelo e limpar carvão. Planeja, cancela, replaneja. E depois de tudo isso, vem alguns iluminados dizer que… Read more »

Rafael Oliveira

BFESP,
Claro que servidores ganham bem menos que magistrados e não tem os mesmos privilégios.
Mas isso dos dez anos sem aumento é uma meia-verdade. Ou o valor da sua GAJ não aumentou nos últimos anos? A minha aumentou.

Guilherme Poggio

Acho que este foi o menor público que a AFA recebeu em décadas.

Walfrido Strobel

Off Topic: Vejam este kit paletizável para transporte de passageiros no C-130J feito pela San Antonio.
Vários países usam kit semelhantes, a Tailândia mostrou um destes na modernização dos seus C-130H.
Seria uma boa ideia para transporte de passageiros no KC-390, quem ja viajou nos C-130 da FAB sabe como é desconfortável.
. http://www.portsanantonio.us/storeimages/Interior-C-130J-Palletized-Seat-Unit-Knight-Aerospace-lg.jpg

Walfrido Strobel

Complementando o post acima, este é o padrão de conforto de um C-130 normal como os da FAB.
O do KC-390 é semelhante.
. http://cms.kienthuc.net.vn/zoomh/500/uploaded/hoangthao/2015_04_01/hinh-anh-may-bay-sieu-tai-vua-dap-san-bay-da-nang-hinh-6.jpg

Eron

Por isto que não saio de casa. Nem perco meu tempo.

Paulo Fernandes

Off topic
Link para matéria do G1, com fotos, sobre o desmonte do C-130 da FAB acidentado na Antártida.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/fotos-mostram-desmanche-de-aviao-hercules-brasileiro-preso-na-antartica.ghtml

Walfrido Strobel

Roberto Santana 21 de agosto de 2017 at 18:22 . R. S., entendi sua colocação, mas nenhum avião cargo/tropa tem mascaras de oxigênio para todos os passageiros, nem é obrigatório. Nem aviões mais modernos como o KC-390 ou A400M. Estes kits aletizaveis com poltronas padrão comecial usados nos C-130 e C-295 feitos pela San Sntonio são uma forma de dar mais conforto aos passageiros, não atende a um padrão de aeronave civil tipo FAA ou ANAC para o transporte regular de passageiros. Em caso de despressurização os pilotos que tem mascaras vão baixar o avião para que os passageiros possam… Read more »