Home Concorrências Internacionais Vídeo: experimento OA-X da USAF – Scorpion, AT-6, A-29

Vídeo: experimento OA-X da USAF – Scorpion, AT-6, A-29

6238
63

Vídeo das aeronaves que estão participando do experimento OA-X da Força Aérea dos Estados, para missões de ataque leve e apoio aéreo aproximado.

Aparecem o Textron Scorpion, Beechcraft AT-6 Wolverine e o Sierra Nevada/Embraer A-29 Super Tucano que estão sendo testados em cenários de missão de combate no Light Attack Aircraft Experiment, na Holloman Air Force Base, no Novo México.

A avaliação OA-X visa testar as propostas disponíveis no mercado que poderão suprir uma necessidade de até 300 aeronaves no futuro, para treinamento, reconhecimento e ataque leve de forma econômica.

Subscribe
Notify of
guest
63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
2 anos atrás

Existe alguma chance para o AT-6? Não vejo como ele poderia levar essa competição com duas aeronaves que estão num patamar superior em todos os quesitos, o Scorpion ainda é protótipo e não tem canhão interno, mas é a jato, o A-29 eu sou suspeito pra falar porque só tenho elogios a fazer kkkk, tomara que o A-29 leve mais essa, vai ser muito legal ver ele nas cores da USAF! Baita marketing sem comparação, eu fico travado quando vejo uns energumenos reclamando porque o A-29 vai ser construído nos USA, será que os mesmos são a favor dos franceses… Read more »

Guilherme Poggio
Editor
2 anos atrás

Observem que, por causa da posição da torreta do AT-6 não é possível ter cabide ventral. Já no A-29 é possível usar a torreta e o cabide central. Além disso o AT-6 possui seis cabides subalares e precisa levar o canhão/metralhadora em casulo. Já o A-29 possui a .50 embutida nas asas (menos arrasto).

Em resumo. O AT-6 é uma aeronave adaptada para a missão de ataque e o A-29 foi construído para isso.

Corsario137
2 anos atrás

Falou TUDO Poggio.
E o Scorpion parece um alvo gigante sobrevoando o TO. Com aquela asa enorme, aí volta pro conceito do A-10, só quem sem ser o A-10 com sua blindagem.

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Algumas considerações : 1-O Scorpion não levou nenhum armamento. 2-O AT-6 tinha 2 casulos de metralhadoras ou canhões ( não sei ) 2 de foguetes e 2 bombinhas de treinamento. 3-O ST tinha 2 casulos de foguetes, 2 metralhadoras .50 ( internas nas asas ) e uma bomba ( me parece Paveway ) em cada asa no início, mas depois fica só em uma das asas e na outra aparece um tanque extra. Outra hora aparece um casulo no ponto central da fuselagem e em voo ainda aparece ele soltando a bomba e c/ 2 tanques extras. Sem querer ser… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
2 anos atrás

Esperto o cara que idealizou esse A-29….. kkkkk

Gonçalo Jr
Gonçalo Jr
2 anos atrás

Boa sorte ao A-29 ST.

Cbamaral
Cbamaral
2 anos atrás

Poxa achei o Scorpion bonitão, acho que daria um belo treinador avançado, mas concordo uma sinueta um pouco grande. Fica claro no vídeo a diferença do tamanho do at-6 para o super tucano o que deixa o super tucano mais versátil.

Fresney
Fresney
2 anos atrás

Não tem comparação, A-29 leva mais armas e vai mais longe. Ridículo levar .50 em casulos pendurados nas asas.

Everton Matheus
Everton Matheus
2 anos atrás

Aquele AT6 ja é estranho, marronzinho então … que coisa bizarra…

Gonçalo Jr
Gonçalo Jr
2 anos atrás

LucianoSR71 9 de agosto de 2017 at 20:23
Isso mais parece video promo. Não creio que já seja a competição em si. Opino que são tomadas diferentes de cada momento dos aviões.

Everton Matheus
Everton Matheus
2 anos atrás

Acho que esse programa vai ser mais uma lida de currículo do que algo novo em testes…
No final vai aquela perguntinha: “O que você ja fez por onde passou?”

Everton Matheus
Everton Matheus
2 anos atrás

corrigindo… “O que você ja fez por onde passou? E… por quanto($$$) você fez?”
Afinal… Um avião testado em diferentes forças aéreas, com diferentes pilotos, oriundos de diferentes escolas…E em diferentes condições,… Um avião como o ST só não seria escolhido se houvesse uma novidade TÃO especial em seus concorrentes, o que não é o caso.
– Vamos plantar uma semente….

VIVA PRIVATIZAÇÃO!!!

Gonçalo Jr
Gonçalo Jr
2 anos atrás

Everton Matheus 9 de agosto de 2017 at 21:15
Concordo contigo.

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Gonçalo Jr 9 de agosto de 2017 at 21:05
Info no Youtube :
“Video footage of Textron Scorpion, Beechcraft AT-6 Wolverine, and Sierra Nevada/Embraer A-29 Super Tucano aircraft participating in combat mission scenarios in the Light Attack Aircraft Experiment at Holloman Air Force Base, New Mexico.”
As cenas foram tomadas nessa base e há inclusive imagens do ST e do AT-6 juntos.

Gonçalo Jr
Gonçalo Jr
2 anos atrás

LucianoSR71 9 de agosto de 2017 at 21:27
Sim. Mas é um shot video. Não é todo ele. Muito curto. Por isso, disse que opino que é mais um video promo a respeito.

Matheus
Matheus
2 anos atrás

Impressão minha ou o Scorpion tem o tamanho de um F-16?

ANGELO
2 anos atrás

Eu achei o TX da BOING mas aerodinâmico que esse SCORPION . Se o AIR TRACTOR for bem avaliado a EMBRAER vai lançar o ” SUPER IPANEMA DOIS CARBURADORES A ALCOOL “.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
2 anos atrás

algum comentarista poderia me explicar qual seria(hipoteticamente) se a FAB adquirisse o melhor caça LIFT de ataque aéreo aproximado, incluindo melhor custo benefício e dentro da realidade orçamentária a médio prazo. Quanto ao ST, torço por ele em todos os sentidos. Vai dar certo e estará proporcionando uma boa aquisição para a USAF naquilo que se propõe à aeronave.

Predador
Predador
2 anos atrás

Dá um um orgulho danado ver um produto nacional sendo avaliado, e tendo grandes chances de ser usado pela maior Força Aérea do mundo.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
2 anos atrás

Errata…a médio prazo?…

Miguel Felicio
Miguel Felicio
2 anos atrás

Rinaldo Nery 9 de agosto de 2017 at 20:39
Acho que Sou anterior nesse quesito.

Satyricon
Satyricon
2 anos atrás

Adoraria ver o tucano levar essa, mas minhas fichas estão no Scorpion. Combina com a “filosofia expedicionária” dos EUA, principalmente se adaptarem uma sonda de reabastecimento. Também me parece um pouco exagerado para a missão, um típico americano.

Kobauca
Kobauca
2 anos atrás

Concordo, galante, o at-6 é muito feio!!!
Se olhar pra ele de frente até passa, mas olhando de lado mano!!! Que coisa mais horrenda, parece um trambolho do mais mal projetado!!! O super tucano, visualmente é lindo!!! Equilibrado.. Dá-lhe tucanão….

Nonato
Nonato
2 anos atrás

Ronaldo Neri.
Não diga que você também participou, lá na década de 1980, de concepção do ST. Rs.

qboavida
2 anos atrás

Vídeo com som ambiente. Simples e preciso.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
2 anos atrás

Não foi muito animador ver o logotipo da Lockheed no AT-6. A Embraer não tem bolsos fundos o suficiente para ficar oferecendo cargo bem pago na empresa em troca de lobby nas licitações…

Capoeira
Capoeira
2 anos atrás

Interessante o ST estar com o Prefixo brasileiro e “Z” experimental.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
2 anos atrás

“Clésio Luiz 10 de agosto de 2017 at 7:41

Não foi muito animador ver o logotipo da Lockheed no AT-6. A Embraer não tem bolsos fundos o suficiente para ficar oferecendo cargo bem pago na empresa em troca de lobby nas licitações…”

Exatamente o que pensei….

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Amigos eu não tenho duvida que o A-29 é a melhor opção… agora o Lobby da Lockheed realmente preocupa , na história sabemos que em mais de uma ocasião bons aviões foram preteridos em relação a outros por questões não relativas a suas capacidades. Espero que isso não acorra com esta seleção…. Porque ai eu digo: _Embora no jogo do bicho não tenha o pássaro tucano, eu jogo “Tucanão na cabeça”

ednardo ferreira
ednardo ferreira
2 anos atrás

O bolo é grande e precisa ser dividido. A Lockheed já tem mordido demais o orçamento dos EUA com o F35. Não creio que neste caso ela vai se dar bem por isso. A Boeing fará pressão pelo Super Tucano porque pode sobrar algum para suas subsidiárias. Além disso, pesa contra o Scorpion: – custa uns 60% mais que o ST (aquisição, hora de vôo deve ser ainda mais cara) – concorre com o programa TX. Não compensa para USAF manter 2 jatos leves. Se fosse para isso seria melhor pedir ao TX que especificasse capacidade de ataque – Não… Read more »

ednardo ferreira
ednardo ferreira
2 anos atrás

Correção: Fabricação, equipamentos, manutenção seriam todos feitos lá mesmo.

João Argolo
João Argolo
2 anos atrás

Seja lá como for, se esse video for promocional, promoveu o ST pois é quem apareceu melhor principalmente soltando a bomba. Tô achando até que foi proposital, afinal tem que convencer muitos dentro do território e ao mesmo tempo de forma sutil. E ninguém queira me convencer que é trabalho da Sieva.

André Bueno
André Bueno
2 anos atrás

Texto da Defensenews

http://www.defensenews.com/air/2017/08/10/whats-the-air-forces-next-step-after-its-light-attack-demo-a-combat-demonstration/

The Air Force’s next step after its light attack demo: A combat trial

André Bueno
André Bueno
2 anos atrás

Um excerto do link acima: “Although there is no real winner of the light attack demo, the A-29 Super Tucano and AT-6 Wolverine already seem to be a step ahead of the other options in terms of moving on to the next phase. Both aircraft have been categorized as “tier one” by the service for the purpose of the experiment, meaning that they meet all of the Air Force’s objectives, which include the ability to take off from unimproved fields and having an ejection seat.” “Embora não haja um vencedor para a demonstração de ataque leve, o A-29 Super Tucano… Read more »

Charley
Charley
2 anos atrás

Penso que o ST e o Scorpion serão escolhidos para compor as fileiras da USAF conjuntamente.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
2 anos atrás

ST na cabeça, questão de pedigree.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
2 anos atrás

O principal critério que a USAF busca no programa O AX, além é claro da tecnologia embarcada e de comprovada capacidade de apoio as tropas em terra é o baixo custo de operação e manutenção. Nisto o A-29 é até agora imbatível. Usa largamente tecnologias americanas, é fabricado (OU montado) nos EUA em consórcio com uma empresa americana, empregando mão-de-obra estadunidense ao longo de toda a sua cadeia de produção, sendo exportado de lá para vários países via FNS, já foi selecionado pelos yanks para ser operados pelo Afeganistão, onde é muito bem avaliado. Na lógica, só pode dar Super… Read more »

oganza
2 anos atrás

Guilherme Poggio 9 de agosto de 2017 at 20:09
Não é bem assim não. Vai depender do que se leva do cabide central do ST. Em geral ou é a torre FLIR ou carga. Os dois não rola não.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/01/A-29-Super-Tucano-no-Afeganist%C3%A3o-5.jpg

oganza
2 anos atrás

comment image

Wellington Góes
2 anos atrás

Com certeza, em relação às aeronaves COIN turboprop, o Super Tucano é o benchmarking, mas a questão aqui é como será definido (montado) esse OA-X, se só uma aeronave será escolhida, ou se uma dupla (turboélice e turbojato) . Não devemos, também, ignorar o forte lobby industrial de alguns desses concorrentes (alguém prestou atenção sobre o nome escrito na barbatana, entre o canopi e a empenagem vertical/leme do AT-6?!) . Uma coisa é ser produzido/montado nos EUA, outro coisa é ser desenvolvido por uma empresa estadunidense. . Torço para que o Super Tucano leve essa, mas depois do que aconteceu… Read more »

Walfrido Strobel
2 anos atrás

Ainda acho que vai dar Scorpion, o ST e AT-6 parecem opção para países com orçamento mais curto. Quem pode vai de Scorpion.
Para países com orçamento mais curto ainda e pouca infra estrutura ainda tem o AT-802L e o Iomax Archangel.
Mas como tem pressão de todo o lado ainda pode dar de tudo nesta concorrencia.

ednardo ferreira
ednardo ferreira
2 anos atrás

OS EUA precisam de um avião que, assinado o contrato, já saia voando e atirando. Coisa que o ST já faz.

Jeff
Jeff
2 anos atrás

Já falei pra vocês aqui que mesmo o ST sendo “made USA” corremos risco de não emplacar essa, mesmo com o melhor produto disparado. Parece que não conhecem a força do protecionismo americano.
Em tempo: Aquele cortador de grama blindado e alado não está no vídeo, desistiram de participar 😀

Flamenguista
Flamenguista
2 anos atrás

Como já disse, Scorpion é arremedo de Frogfoot. O AT 6 nao melhorou depois do nome Volverine, como se isso bastasse. ST vai vencer porque os americanos sao, acima de tudo, pragmáticos!!
SRN

Fábio Mayer
Fábio Mayer
2 anos atrás

Por lógica, se os EUA compraram o ST para o Afeganistão, devem comprar o ST para si mesmos também. Mas não havia a opção do Scorpion naquela ocasião, e isso pode mudar tudo, porque o nosso conceito de operação barata, não é o mesmo deles…

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

Poggio no link acima aparece “sem permissão para visualizar rascunhos”

Guilherme Poggio
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

carcara_br, Veja se agora funciona.
.

KnightEden
KnightEden
2 anos atrás

Só uma coisa me preocupa nessa avaliação OA-X,o lobby da Lockheed Martin,que é fortíssimo nos E.U.A., acredito que o A-29 leve grande vantagem , como foi lembrado pelo pessoal acima, por ser projeto dedicado à essa missão, não adaptado, o Scorpion não me parece maduro ainda, o At-802 Air Tractor não acredito levar vantagem sobre o At-6 que junto com o querido Tucanão são disparados os melhores, mas aquele logo da Lockheed Martin não estava lá perto da cauda do At-6 por acaso, se vier treta não é de estranhar, a Beechcraft não engoliu a derrota até agora.

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Guilherme Poggio 10 de agosto de 2017 at 14:22
Pra mim não aparece link nenhum dos seus últimos comentários.

Guilherme Poggio
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás

E agora?