Surgiram na Internet fotos de um drone de ataque russo avançado, que estará equipado com tecnologias furtivas do caça PAK FA T-50 da quinta geração da Rússia

O site russo paralay.iboards.ru publicou uma foto de um veículo aéreo de combate não tripulado russo (UAV) pesado, que está sendo desenvolvido pela empresa Sukhoi, de acordo com o projeto Okhotnik-B. A Sukhoi é um importante fabricante de aeronaves russas, com sede em Moscou.

Com as características do novo drone de ataque ainda por divulgar, foi relatado que o UAV de 20 toneladas será equipado com tecnologias furtivas do novo jato de combate russo T-50 PAK FA de quinta geração e será capaz de voar como um jato de sexta geração.

As provas de voo do Okhotnik-B devem começar já em 2018 e, em 2020, deverá entrar em serviço com as Forças Armadas da Rússia.

A julgar pela foto de Okhotnik-B, o drone está sendo desenvolvido de acordo com o esquema de “asa voadora” que estipula um chassi de três colunas. Da mesma forma, o drone Skat foi criado pela empresa de aeronaves russas MiG na década de 1990, algo que levou especialistas a sugerir que algumas tecnologias do Skat podem ser usadas no Okhotnik-B.

De acordo com informes não confirmados, o alcance do drone pesado russo será de cerca de 6.000 quilômetros. Isso significa que o UAV pode ser equipado com o turbojato de dois circuitos AL-31F, que é usado nos caças russos da família Su-27.

 

Em uma entrevista à Sputnik, o especialista militar russo Denis Fedutinov, por sua vez, sugeriu que a silhueta do Okhotnik-B pode ser parecida com os drones de reconhecimento e ataque desenvolvidos por empresas europeias e americanas.

“A julgar pelos dados sobre o peso de decolagem do Okhotnik-B, é seguro assumir que suas características serão semelhantes às do drone X-47B dos EUA desenvolvido pela Northrop Grumman. Ele pode voar a altas velocidades subsônicas, operando em um raio de até 4.000 quilômetros e carregando uma carga diversificada, incluindo armas no total de até 2 toneladas “, disse Fedutinov.

Mais cedo, o vice-primeiro ministro russo, Dmitry Rogozin, disse à Sputnik que a Rússia reduziu rapidamente, e espera-se que elimine completamente, seu atraso em relação aos Estados Unidos e Israel na criação de UAVs.

“No que diz respeito aos UAVs, só devo dizer que não há motivo para falar de atraso. Ele foi rapidamente reduzido e será completamente eliminado em breve”, disse Rogozin em uma entrevista.

Ele especificou que estava falando sobre drones de combate e de reconhecimento.

FONTE: Sputnik

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara-br

Sentia falta de um bom drone de origem russa. Até o Irã havia demonstrado capacidade de ataque remoto na síria. Então é uma notícia importante!

Alex

Os tamanhos não esta em desacordo, muito estranho o tamanho dos objetos na foto.

JPC3

Alcance de 6000 km?
AlF-31F?
De quinta geração?
Furtivo?

Custaria tão caro quanto um caça de 5G.

Flanker

Alex, percebi o mesmo. Os mísseis são quase do mesmo comprimento da aeronave. E aquela porta aberta sob a aeronave é da baia de armamentos? Se for, aí sim é que aqueles mísseis não cabem lá dentro!!

Carlos Alberto Soares

Sputnik, ok !
Breve radar quântico de bolinhas ?
Lembra o quê ? Capacete do Lord Vader ?

Antonio de Sampaio

Sputnik?
Para o Sputnik o Su-25 é luta para o F-22.
Já estão se tornado uma espécie de Iran com seus anúncios tecnológicos.

Jr

O Drone que ilustra a matéria não é a do Okhotnik-B é sim a do MIG Skat, projeto este que ao que parece foi abandonado.Os Chineses que não são bobos nem nada, copiaram na cara dura e fizeram um drone quase gêmeo do Skat, rolou até uma certa tensão entre funcionários dos dois países que contou até com acusações pouco comuns dos Russos em relação aos Chineses, os russos acusavam os Chineses de terem pirateado o projeto.

Jr

Skat Chinês:
comment image
comment image

Jeronimo

Obs,os misseis estão em primeiro plano e o drone em segundo, na foto , logo não dar para dizer que as baias são muito pequenas.

ivo

Flanker 1 de agosto de 2017 at 23:32
as baias abertas são do trem de aterrizagem.
eu não sei o que aqueles cavaletes estão fazendo mais ao fundo, o trem de pouso não pode sustentar o peso da aeronave?

João Argolo

Ta parecendo uma montagem grotesca pois até a simetria da aeronave está comprometida. Parece um mockup feito em fundo de quintal.

João Argolo

E as baias abertas não são do trem. Ela se estende até o fundo, incompatível com o tamanho e a posição..

MBP77

Jr 2 de agosto de 2017 at 0:34
*
Corretíssima a observação:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mikoyan_Skat
*
Só acho estranha a matéria, pois foi assinado um contrato com a MIG em 2013 para o desenvolvimento baseado no design do Skat:
https://www.flightglobal.com/news/articles/rac-mig-to-design-skat-based-unmanned-combat-air-vehicle-386609/
*
Sputnik: fonte tão assertiva e crível nas informações que divulga quanto um cego bêbado numa briga de facas dentro de um quarto escuro.
Sds.

Alex

Um drone imaginável…

Ivanmc

Eu acho que em um drone militar a estética é a última preocupação. Não se julga um livro pela capa.

carcara-br

“está sendo desenvolvido pela empresa Sukhoi” 1° P. 3° L.

Cleber

Vejo, pela maioria dos comentários, que os russos estão indo certo. Pois, em sua maioria, é um menosprezo pela capacidade deles em desenvolver tecnologias que podem mudar o rumo de uma batalha. Como foi na época da WW2, que os ocidentais diziam que eram uns mortos de fome, que eram uns bebados, que não tem dinheiro, que ainda estavam usando cavalos no campo de batalha. E deu naquela chacina que o Gen. Zukov executou na Batalha de Kursk onde os Panzers alemães viraram nada além de lama, bosta, ferro e sangue queimados. Que façam assim: Drones de papelão, fundo de… Read more »

Henrique de Freitas

A “foto” e’ tao mal feita que o que seria “um vidro” escuro na frente esta desalinhado. O objeto esta torto. Fake.

ScudB

A fonte original – revista Air&Cosmos (Piotr Butowski «Au-dela du Su-57: le Su-70 Okhotnik»). Depois foram acrescentados acrescentados comentários nos fóruns após MAKS-2017.
Alguma informação sobre Projeto S-70 (Hunter-B) pode ser encontrada aqui :
forums.bharat-rakshak.com/viewtopic.php?t=7101&start=880#p2190564
Um grande abraço!

Juliano Bitencourt

A que ponto está chegando o desespero russo. Ainda não aceitaram que não voltarão mais a ter o poder que tiveram no século XX. Deve ser muito doloroso. Se aceitarem ser manobrados pelos chineses, podem casar sua bagagem técnica com a grana dos comedores de auau. Mas vão ter que abrir mão de parte considerável da sua Soberania. Se insistirem em bancar de Potência Global de primeira linha, vão pagar um preço muito alto. Precisam, como Cuba com a Venezuela ( hoje ex-Venezuela) de quem os banque. Será que os chineses vão lamber as botas dos russos como Hugo Chaves… Read more »

Paulo Jorge

Quando vi a foto pensei que fosse algum protótipo iraniano ou norte coreano.
A fonte sobre os dados técnicos é pouco fiável, mas a lugar pelo design, logo se vê uma cópia mal feita do X-47.

Sds

Gustavo

a foto da matéria traz o DRONE errado. O tal Okhotnik-B é esse aqui, pelo ministério da defesa Russo, e não SPUTINK. rscomment image

Flanker

Henrique de Freitas, aquilo que você apontou como sendo um vidro torto não é nada disso. É a entrada de ar para o motor (ou motores).
Mas realmente parece que a aeronave não é muito alinhada mesmo….pelo menos pelos ângulos em que as fotos foram feitas. Mas é um protótipo, ou uma maquete em escala,…..capacidade construtiva de aeroestruturas os russos tem de sobra! Mas no campo dos UAV’s e UCAV’s eles estão bem atrasados em conparação com EUA e Israel, principalmemte. Ou estão escondendo seus projetos mais capazes do grande público.

Gonçalo Jr

Pessoal.
A imagem dessa matéria aparece numa reportagem em um site em 2012. Há 5 anos atrás!
https://www.haberler.com/rusya-insansiz-hava-saldiri-araci-uretecek-4087075-haberi/2/

Jeff

Nessa os russos vão ter que correr muito ainda pra chegar perto dos Americanos e até dos chineses. Já vimos vários vídeos do X-47 decolando e pousando inclusive em porta aviões.

Vader

nEUROn russo… Baita falta de criatividade…
A Rússia tá f…

donitz123

Vader 4 de agosto de 2017 at 11:54 . nEUROn russo… Baita falta de criatividade… . >>>>Requerimentos semelhantes geram aeronaves semelhantes. Não tem para onde correr. . Juliano Bitencourt 2 de agosto de 2017 at 12:17 . A que ponto está chegando o desespero russo. Ainda não aceitaram que não voltarão mais a ter o poder que tiveram no século XX. . >>>>Chegou apenas ao ponto da Rússia não ficar parada no tempo e começar a alcançar os demais países. É apenas a Rússia chegando ao século XXI e não buscando o poder da União Soviética. Leia menos Tom Clancy… Read more »