Home Aviação de Caça Reviravolta no caso dos caças búlgaros

Reviravolta no caso dos caças búlgaros

4487
22

Compra de caças pode dar lugar a modernização da frota existente

A novela do futuro caça búlgaro parece ter um novo capítulo. O Jane’s ontem que em função dos atrasos no processo de aquisição de novos caças, o Ministério da Defesa daquele país agora considera seriamente a modernização dos atuais caças.

E não é só isso. O eventual processo de modernização dos 15 MiG-29 e dos 14 Su-25 teria participação da indústria aeroespacial russa.

Numa entrevista concedida à rádio búlgara BNR, ocorrida no dia 21 de julho, o ministro da Defesa Krasimir Karakachanov revelou que se encontrou recentemente com um executivo da Russian Aircraft Corporation MiG (RSK MiG) para discutir opções para o apoio logístico dos atuais MiG-29 do país.

No último mês de abril a Bulgária informou que havia escolhido a oferta sueca em vez de uma oferta de Portugal de F-16 de segunda mão equipados com armamento norte-americano e uma oferta da Itália de caças Eurofighter Typhoon de segunda mão.

Destaca-se que lá para cá houve mudança no governo do país em maio e, mesmo que o parlamento anterior tenha aprovado um plano para adquirir oito caças novos ou usados ​​entre 2018 e 2020, o acordo final necessitaria de nova aprovação parlamentar.

22
Deixe um comentário

avatar
22 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Walfrido StrobelYpojucanJuarezPaulo JorgeBavaria Lion Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Dá até a impressão que certa pessoa saiu daqui para a terra de seus ancestrais e se elegeu por lá, já começando a fazer estragos…

Walfrido Strobel
Visitante

Eu ja tinha dito que a coisa iria mudar na Bulgária, o CMT da Força Aérea Major General Rumen Radev que foi o responsável pelo projeto não aprovado no passado de modernização dos Mig-29 surpreendeu ao se inscrever no partido socialista e anunciar sua candidatura a Presidente, ele é muito popular na Bulgaria pelas demonstrações que faz no Mig-29 desde Capitão, ele é uma espécie de vitalício do EDA deles, como o Cel. Braga era no Brasil com seu T-6. Apesar de ter morado nos EUA onde fez 2 cursos, em 1992 – Squadron Officer Course, Maxwell AFB, USA e… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Muito bom comentário Walfrido Strobel.
Que tipo de MRO podem ser feitos no SU e no MIG ?

Bavaria Lion
Visitante

Clésio, tô rindo até agora. Porém, ao que me consta, existe uma viabilidade técnica e de airframe para modernização dos Mig-29 (uma vez que têm central de vôo eletro-hidráulica, permitem muitas atualizações autônomas). Por mim, um Mig-29 com radar Elta 2032 AESA e missilística israelense é melhor que um F-16 MLU padrão português (porém nunca melhor que um Gripen e/ou Typhoon). Carlos Alberto (grande amigo) O Su-27 acima (família flanker) só permite updates feitos/licenciados pela Sukhoi. Toda a família Mig-29 é passível de modernização “autônoma” por não ser FBW (pode-se instalar o radar ELTA, o GRIFO do F-5br ou qualquer… Read more »

Walfrido Strobel
Visitante

Carlos Alberto Soares, é complexo o assunto MRO dos Migs e Sukhoi, teria que ter um tópico só disso, vou resumir ao que pode ser modernizado nos da Bulgária:
Este é um vídeo mostrando com mais detalhes o voo do Maj. Gen. Radev, onde aparece o cockpit desatualizado, em outro post depois vou mostrar como fica um Mig-29 modernizado no padrão SMT.
. https://m.youtube.com/watch?v=8bWTnqp1AFg

Walfrido Strobel
Visitante

Carlos Alberto Soares, no video acima a partir dos 0:40 min da para ver o cockpit desatualizado.
E é assim que fica modernizado, com melhorias não só no cockpit, mas em vários outros sistemas.
. https://thaimilitaryandasianregion.wordpress.com/2016/01/10/mig-29-smt/

Walfrido Strobel
Visitante

Sim, Bavaria Lion, o Mig 29 pode receber várias modernizações autonomas, uma das melhores propostas foi a do Mig-29 Sniper dos israelenses para a Romênia no padrão OTAN, pena que por questões financeiras não foi aprovada e só modernizaram os Mig-21no padrão Lancer, que chegou até a participar da RedFlag.
. http://www.arrow-aviation.nl/Library/aerostarpic5.jpg
O Mig-29AS da Sérvia foi modernizado no padrão OTAN, mas não aderiram a OTAN e preferiram se declarar neutros, agora estão mais aproximados da Rússia e em 2017 foi anunciado que receberão Mig-29 atualizados da Rússia.

Walfrido Strobel
Visitante

Engraçado foi a brasileira que viu uma multidão em volta do Pres. Radev e se abraçou a ele e tirou selfies para postar no Facebook e depois perguntou quem era ele, o que fazia para ser famoso, ela não tinha a menor noção que ele era o Pres. da Bulgária e ficou surpresa e por tabela famosa na europa, o vídro dela ficou famoso.
Muitos criticaram a falta de segurança da Bulgária ao permitir que uma estrangeira desconhecida se aproximasse e abraçasse o Presidente, mas é o estilo Radev.
. https://m.youtube.com/watch?v=7LmWbkNgKzQ

Walfrido Strobel
Visitante

Na verdade ele é que abraçou a brasileira que tirava os selfies, o engraçado é que a mulher dele chegou logo e ficou de mãos dadas com ele para mostrar que Radev tinha dona. Kkkk
. https://m.youtube.com/watch?v=B91Bsc2tAcg

Paulo Jorge
Visitante
Paulo Jorge

Era melhor entregar o Fulcrum pra Israel modernizar, já que os russos não colocarão a aeronave no padrão OTAN e daqui a quatro anos muita coisa pode mudar lá na terrinha da Anta.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Walfrido Strobel
Vamos concordar ? O cara é simpático.
Dei um f 5 sobre a Bulgária, raízes da ex-URSS permanecem.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Walfrido Strobel
Assista ao vídeo no Link acima.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Polônia modernizou em Israel: 7 de mai de 2015 Israel Aerospace Industries Moderniza 16 Mig 29 de Polonia por US $44.5 Millones Las mejoras incluyen la instalación de nuevo ordenador de a bordo, sistema de navegación, el bus de intercambio de datos MIL-STD-1553, el acceso al software del módulo de proyectiles y cohetes, GPS modernizado y los nuevos multi-pantallas. Los aviones también estaban equipados con una cámara en miniatura en el lado derecho de la cabina, lo que ayuda a identificar la aeronave interceptada. Este programa forma parte de los planes de modernización para el mantenimiento de la aeronavegabilidad de… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Walfrido Strobel
Creio que você defende a modernização de uma boa anv, concordamos com isto ?

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares
Juarez
Visitante
Juarez

Eu fico imaginando como é que os Poloneses com rusgas muito feias com os russos conseguem dar manutenção para motores, sistemas hidráulicos e itens móveis catvios da anv.

G abraço

Bavaria Lion
Visitante

Walfrido
Exatamente, os israelenses desenvolveram uma versão pros russos que os deixou muito embevecidos. Aliás, já li em algum lugar que foi essa versão que culminou no SMT, a mais avançda do Mig-29 atualmente.

Carlos
Interessante. Esses Mig-29 poloneses eram os Mig-29A da Alemanha oriental que foram utilizados pela unificada até 2003 e depois doados com a entrada em operação do Typhoon.

Juarez
Do mesmo jeito que o Iran consegue operar os Phantom’s… Mercado negro tá aí pra isso, rsrsrs

Saudações a todos.

Ypojucan
Visitante
Ypojucan

Bavaria Lion, bom dia. Só algumas correções: Não, não foi nada israelense que levou ao MIG -29 SMT, pois após 1993 a VVS russa passou a se concentrar nos Su-27 que custavam só 20% mais para serem produzidos do que os MIG-29 “vanila” (9.13). Diante da falta de perspectiva para a venda de novas unidades dentro da Russia pós soviética, foi montado um pequeno núcleo na MIG que passou a oferecer versões de células ainda em estoque do período soviético (+ de 100 nas duas fábricas da MIG), modernizadas como sistemas que poderiam transformar aeronaves voltadas quase que exclusivamente para… Read more »

Bavaria Lion
Visitante

Ypojucan
.
Realmente não achei onde li, faz tempo, sobre a cooperação israelita-russa nesse caso. De todo modo, a tua explicação também faz sentido.
Sobre a manutenção polonesa, é interessante lembrar que o motor do FC-1 chinês é o RD-33 (e do FC-31 também), e eles tem conseguido comprar motores de Mig-29 em todas as ex-repúblicas soviéticas não alinhadas com Moscou. Se os chineses podem… qualquer um pode, desde que tenha grana para tal. Outro ponto interessante que já levantei antes, foi que quem compra um FC-1 ou FC-31 novinho pode estar recebendo umas turbinas de 30 anos ou mais no pacote…

Saudações

Walfrido Strobel
Visitante

A Rússia não está mais tão fechada a negócios com o ocidente, foram eles que modernizaram os Mig-29AS da Sérvia no padrão OTAN, mas depois a Servia preferiu ficar neutra e agora está recebendo mais Mig-29 da Rússia. A Russia integrou aviônicos e pods designadores Thales franceses nos Su-30 da Malásia, o que permite a eles lançarem a Paveway no SU-30. A estatais russas Almaz-Antey and Fakel transferam tecnologia para a Coreia do Sul fabricar seu M-SAM(S-300) próprio, muita gente comentava na época que o M-SAM parecia cópia do S-300, e era, mas autorizado e construido com componentes fabricados por… Read more »