Polícia Federal abandona operação com veículos aéreos não tripulados

43

Aviões estão desmontados em hangar do Paraná e já consumiram R$ 145 milhões

BRASÍLIA — Anunciados com pompa no fim do segundo governo Lula como uma grande arma de combate ao crime organizado, os veículos aéreos não tripulados (vants) da Polícia Federal não decolam desde fevereiro de 2016. Empoeirados, os dois aviões estão parcialmente desmontados em São Miguel do Iguaçu (PR), dentro de um hangar. Do lado de fora, a pista de pouso está coberta por mato. No ar, ficou a promessa de o Brasil comprar até 14 vants, construir quatro bases aéreas fixas e duas móveis e treinar 90 policiais para operar o sistema, com o objetivo de permitir à PF colher o mais valioso ativo no combate ao crime: a informação de inteligência.

Leia a matéria completa no site do Globo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
donitz123

Foi adquirido na base da “modinha” e sem planejamento algum. Não me surpreende o destino que teve.

Marcelo Andrade

É a velha história de sempre. A quem interessa o combate ao tráfico de drogas e mercadorias? Está incomodando a quem?

Delação premiada do Fernandinho Beira-Mar já!!!

Será que a FAB se interessaria por estas ARPs?

Marcelo Andrade

Não existe Crime organizado, existe é Governo Desorganizado!!!

Leandro Costa

Galante, hoje é o dia das notícias ao estilo ‘sonhos estilhaçados’ por causa de gestões incompetentes?

Jeff

desculpem a frase, mas lá vai: País de mérda esse nosso.

Douglas Rodrigues

Esses VANTs foram adquiridos para vigiarem a fronteira naquela região, maior rota do tráfico de drogas, armas e muito contrabando… E se a FAB assumisse não apenas a operação dos VANTs, mas também o controle da base em que estão? Haja visto que aquele local fica muito próximo da fronteira, e pode cobrir facilmente toda a região sul do país com a operação dos VANTs (mais tarde, outras bases semelhantes poderiam ser planejadas e implantadas). É questão de bom senso, a FAB atua de forma diferente da PF, mas sempre que há uma operação Ágata, desloca o VANT dela –… Read more »

Flamenguista

Me lembro que, na epoca em que foram comprados, houve um imbroglio entre a FAB e a PF e, a FAB chegou a ameaçar abater os vants. Triste ver que, enquanto a PF é sistematicamente desmantelada, nossas grandes cidades sao inundadas com drogas e armas, e, o cidadao de bem nao pode sequer comprar uma arma legal para defesa. É a banana comendo o macaco!!
SRN

Leandro Costa

A FAB ameaçou abater os VANT’s? Tem fonte disso?

Paulo Jorge

Faltou know how pra alocar recursos e otimizar o uso apresentando resultado prático das operações.

donitz123

Abate eu não sei, mas duvido muito. Mas as vaidades…

WILSON JOSÉ

Situação bem patética.
Desde o início deveria ser uma parceria com a FAB. Concentraria recursos, teria coordenação aérea com quem o faz isso bem, e logística adequada para deslocamentos de equipes e equipamentos. Maior eficiência, menores custos etc etc etc etc….. Mas a vaidade do agente público no Brasil afunda esse País….
Pega o que sobrou desta aventura e coloca na FAB. Coordena as operações conjuntas e vida que segue….

Ederson Joner

Repassem para a FAB estes drones e já era… A FAB já tem um pequena doutrina para operar isso.

SmokingSnake

A questão é: o governo sempre se preocupou mais com sacoleiros e pessoas tentando trazer produtos contrabandeados do que com o crime organizado de drogas e armas em si, porque nesse caso eles acham que perdem bilhões de reais de arrecadação de impostos… se os impostos fossem justos não valeria apena o contrabando de produtos, diminuiria o número de pessoas transitando pela fronteira e daria para focar melhor nos traficantes de armas e drogas.

Douglas Rodrigues

SmokinSnake,
Tem razão e lembro que em reportagem veiculada na mais poderosa das televisões brasileiras, focaram a ação do drone numa apreensão de… Cigarros! Não que fosse algo a ser combatido também, mas ali passam drogas e armas, fora outros crimes como assassinatos pelo controle do tráfico…
Que seja mesmo entregue os drones para a FAB e que utilizem como devem utilizar, deixem a PF com as atribuições a que lhe devem e já tem experiência só!

Walfrido Strobel

O erro foi a PF começar usando um UAV de 1.115 kg para longas distancias que usa controle via satélite. Se tivessem começado como a PF do México com um modelo lançado por catapulta portátil com trilho como o israelense Orbiter e depois passado a um de fabricação local com 50 kg operando em pista com controle remoto como o seu Ehécatl mexicano, poderiam fazer como os mexicanos e agora estarem adquirindo um Elbit Hermes 450 de 450 kg com a doutrina implantada e pessoal apto a operar. . Vejam este modelo de 125 kg fabricado na Indonésia, não requer… Read more »

Gustavo

Repasse os vants para a FAB e a verba para manter e operar também. Só repassar não vai resolver nada. Fechar um buraco e abrir outro não vai dar certo.

Agnelo

Infelizmente, o Governo tem, há muito, achado q a PF é um exército particular, com apoio de alguns diretores do órgão. A sorte, é q é composta por uma maioria comprometida e vibradora q não se deixou vender e desceu a borduna em muitos corruptos. Conheci delegados e agentes q reclamavam de ter Vtr ostensivas demais e veladas de menos… Contrataram e equiparam “farofadamente demais”!!!! Chega a ser ridículo 8 Vtr pretas e douradas com um monte de agente equipado igual Rambo pra prender Dna de Loja e político barrigudo. A PF, fora COT, tem q ter Vtr veladas e… Read more »

Piloto

Realmente a FAB ameaçou abater. Eles acharam quer simples decolar um drone desse porte e sobrevoar qualquer região do Brasil a hora que bem entendessem. Esqueceram que o espaço aéreo tem regras e que teriam que informar o Comando da Aeronáutica antes de operar no espaço aéreo brasileiro, pois, sim, seriam abatidos se não estivessem com um plano de voo regularizado ou se não comunicassem sobre a operação com antecedência. E todos sabemos que se informassem a FAB com antecedência a chance da operação vazar seria grande. E assim, por causa de vaidade e burocracia, os drones foram sendo esquecidos,… Read more »

Walfrido Strobel

Gustavo 25 de julho de 2017 at 13:46
A FAB verifica se vale a pena operar estes IAI Heron e aceita ou não.
Este negócio de transferir recursos junto não existe.
.
A Armada do Equador tem 4 IAI Searcher menores e 2 IAI Heron, logo é só questão de prioridade.
.
Nesta página de um forum tem fotos dos Searcher e Heron dos Equatorianos.
. http://www.defensa.pe/forums/showthread.php/1439-UAV-para-la-Armada-del-Ecuador/page3

Piloto

“acharam quer ERA simples”**

WFonseca

Apenas mais um exemplo que nos falta não apenas recursos financeiros e materiais. Sequer sabemos trabalhar com o que temos, falta seriedade e planejamento na compra de um porta aviões, na construção de um veículo lançador de satélites ou de um viaduto (aqui em BH caiu poucos meses após finalizado). Se educação tá ruim, é porque professor ganha mal; segurança não funciona, polícia não tem recursos; Defesa não possui equipamentos, orçamento é insuficiente e por aí vai… Gastamos muito e de forma errada, prefeitos semi analfabetos, de buracos que não deveriam ser chamados de cidade, recebendo 10mil ou mais por… Read more »

Sayd_Jarrad

Simples: Manda pra MB fazer patrulhamento marítimo já que se especula que o patrulhamento aéreo marítimo sera repassado a mesma.

HMS TIRELESS

Sayd_Jarrad 25 de julho de 2017 at 15:06

Excelente ideia! A própria marinha israelense está substituindo os seus IAI Westwind de patrulha marítima pelos IAI Heron. Aqui no Brasil seria interessante se houver um datalink para que pudessem compartilhar informações com os P-3 Orions

Fábio Mayer

Se eu não estivesse no Brasil, que é um país honesto, de políticos probos, eu desconfiaria de que essa aquisição foi feita para dar caixinha para alguém…

Juarez

HMS, falta o link de satélite, parece que o nosso anda está ente as luas de Júpiter e os anéis de Saturno, mas a ideia é boa.

G abraço

Kornet

Típico descaso com o dinheiro público,tv tb o caso dos Bell 412 que tiveram pouco uso ,ficaram parados e seriam doados,pq não venderam?
Ng é responsabilizado por essas compras e fica por isso mesmo.

Gustavo

Lembro que compraram a maior briga com a FAB e agora estão parados… e vão doar pra FAB? DUVIDO. o orgulho é grande, queima o dinheiro do povo mas não dão o braço a torcer.

Bille

É, realmente faltou pensar melhor nesse assunto. Parece aquelas coisas da “fada das boas ideias”, ou mestre dos magos, que “dá o bizu furado e vaza”. . Nessas horas uma parceria entre órgãos, PF e defesa (já pensando em viabilizar regras pras 3 forças operarem Vants quando fosse a hora) pouparia muito recurso e dor de cabeça. . Como foi dito aqui, se a PF começasse humilde com vants pequenos e fosse especializando e melhorando o equipamento, estabelecendo conversar com a defesa ou FAB pra ajustar os detalhes a medida em que a necessidade surgisse, esse dinheiro não seria jogado… Read more »

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Agnelo. Entrega para as FAB ou EB e tentem aproveitar o que puderam das vant’s. A PF deve ser mais investigativa e velada. realmente parecem pelos uniformes que vão para guerra ao prenderem empresários. Sem contar àqueles policiais que aparecem para ser modelos em emissoras de TV comprometendo a Instituição, a família e a própria vida. Show de vaidades. sou do tempo que o policial federal para certas diligências, usava terno e sem alarde fazia o serviço de busca , apreensão à empresários ou pessoas que não ofereciam perigo. gostaria de vê-los com todo uniforme enfrentando… Read more »

PAULO SANT ANNA

Me desculpem, mas isso deve interessar a muita gente “grande”, né? Haja visto os últimos acontecimentos sinalizando esse caminho: helicóptero de um senador, recheado de cocaína, que até hoje não deu em nada e, mais recentemente, um filho de um membro do judiciário sendo libertado após ser flagrado com 130 kg de maconha (seria para consumo próprio?), mais arma e munição, sob a alegação de que não responde por seus atos

Wilton Feitosa

para a FAB assumir deve haver o compromisso de longo prazo de verbas suplementares, o orçamento da FAB não consegui se quer fazer um planejamento para daqui 90 dias …
há projetos sendo deixados de lado, há atualizações sendo revistas, há diversos projetos desenvolvimentos engavetados …
eai vem um gênio e tem a solução para as nossas fronteiras, “a FAB assumir” um equipamento que ela não escolheu, não tem familiaridade, não tem treinamento e tal …

Marcelo-SP

Ué, qual a surpresa?! A conta chegou! Por 14 anos, o barbudo e a rainha da mandioca empenharam o futuro como se não houvesse amanhã. Incharam a máquina pública, subiram salários do funcionalismo além da inflação e do crescimento do PIB, desoneraram os setores dos amigos-comparsas, usaram o BNDES para distribuir vantagens e arrecadar propina, injetando dinheiro com custo de 15% para dar a 4%, seguraram os preços da Petrobrás e das Elétricas para fazer populismo energético, criaram transferências obrigatórias (e não obrigatórias, mas politicamente difíceis de reverter), gastaram uma fortuna com Haiti, embaixadas inexpressivas, Olímpiadas, Copa, etc. Além de… Read more »

Marcos Torres

Pega o dinheiro que gastaram e “compra” bons informantes, muito mais eficaz e muito mais barato. Todas as grandes apreensões de drogas e armas foram devido a denuncias e um pouco de sorte o resto é bobagem.

ednardo ferreira

não foi o drone da PF que teve problema porque não cabia no hangar?

Marcelo-SP

O país quebrou! Ponto. Corrijo: o estado quebrou! Foram 14 anos de farra, aumentos de salário do funcionalismo acima da inflação e do PIB, financiamentos do BNDES aos amigos e comparsas bancados com títulos a custo de 15% a.m., inchaço da máquina pública, criação de programas de transferência de renda sem fonte de recursos, fixação de despesas obrigatórias, montagem de embaixadas inexpressivas, Copa, Olimpíadas, etc. Enfim, empenhou-se o futuro em troca de popularidade, votos e propinas. Em um país de características patrimonialistas e corporativistas, desmontar um sistema de despesas recorrentes que abastecem grupos de pressão é um parto. Com muita… Read more »

Walfrido Strobel

Ednardo Ferreira, alem de não caberem no hangar a pista da base da PF era imprópria a seu uso segundo reportagem, não conheço os detalhes do motivo pelo qual a IAI considerou a base de operações imprópria.
.
Aeroporto de São Miguel do Iguaçu-PR
Dimensões da Pista: 1000x18m
Quantidade de Pousos e Decolagens: 21 mês
Opera com Linha Aérea Regular? Não
Opera por Instrumentos? Não
Opera no Período Noturno? Não
Resistência da Pista: 5.600 kg
Coordenadas Geográficas: 25º23’56″S/054º14’05″W
. http://uipi.com.br/noticias/policia/2010/09/20/base-da-policia-federal-no-parana-com-aviao-nao-tripulado-em-sao-miguel-do-iguacu

Walderson

Se eu fosse a PF, procuraria o Ministério da Defesa e faria um convênio para uso compartilhado de todos os vants. Assim, quem sabe, poderiam ainda voar e conservá-los em seu acervo. Para mim, é a saída, o uso compartilhado por todas as forças federais.

Adriano Luchiari

Marcelo, sua análise sobre o momento que o país atravessa e das causas que levaram a esta situação é irretocável. O duro é que os mesmos que causaram tamanho estrago querem disputar as próximas eleições e as pesquisas indicam que ainda tem gente que votaria neles. Walderson, a sua proposta é muito coerente, seria bom se a FAB operasse todos os uav em operações conjuntas com EB, DPF e MB.

Walfrido Strobel

Isso é uma base de UAVs na Arábia Saudita.
. https://m.youtube.com/watch?v=HsJ2Xf0zNZo

Rinaldo Nery

Estava na COPAC qdo a PF adquiriu o Heron. Nas reuniões interministeriais o MD sugeriu a padronização dos equipamentos. Mas, como já foi comentado acima, a vaidade falou mais alto: a VAIDADE DA PF! Que fique bem claro pra não haver dúvidas. A PF se acha um poder paralelo, superior às FFAA. O COT se acha NAVY SEALS. Não tenho nada contra a PF, até sou padrinho de casamento das filhas de um delegado amigo. Mas, por vezes, alguém precisa pisar no freio. Leiam o livro do Tuma Jr, Assassinato de Reputações, pra ver como a PF pode operar sem… Read more »

Cristiano.GR

País de m… não.
Presidentes, Deputados, Senadores e Ministros de M… e com M bem grande.
Mas parabéns ao atual presidente. Tá conseguindo arrebentar e encolher o país.

Cristiano.GR

Fosse outro homem de compromisso com o país e visão garantiria a atuação dos drones e o atingimento das metas do programa para ter fronteiras protegidas e menos demanda dos governos estaduais em segurança e combate as drogas.