Hoje o KC-390 da Embraer, em sua turnê pela Arábia Saudita, partiu da Base Aérea de Prince Sultan (próximo da localidade de Al Kharj) e seguiu para a capital da Arábia Saudita, Riad, como mostra a tela do flightradar acima.

Embora a distância entre as duas cidades seja de apenas 115 km (em linha reta), a aeronave fez um trajeto muito mais longo (por questões de tráfego aéreo ou para demonstrar a aeronave).

O pouso ocorreu na Base Aérea de Riad/Rei Khaled, antigo aeroporto internacional  de Riad. Atualmente a base sedia a 1º Ala Aérea com pelo menos seis esquadrões.  Destes, três estão dedicados às funções de instrução e treinamento primário, dois operaram aeronaves de transporte VIP e um está totalmente dedicado ao serviço aeromédico.

Tanto o 1º Esquadrão (transporte VIP) como o 33º Esquadrão (serviço aeromédico saudita) operam versões do C-130. O primeiro possui em seu inventário o modelo VC-130H e o segundo o modelo C-130H para evacuação aeromédica.

Desta maneira, o KC-390 e a equipe da Embraer que está abordo da aeronave percorreram todas as três bases sauditas que operam aeronaves Hercules em suas diferentes variantes.

Para ler os posts das outras duas bases sauditas que operam o C-130 clique aqui e aqui.

 

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tamandaré

Eu tô levando fé, meus caros!! Vamos torcer que vai dar certo, KC-390 vai vender mais que o Super Tucano! 🙂 oremos

kfir

procurei na internet nenhuma imagem, vamos ver se hj aparece

Mauricio_Silva

Olá.
Já que o tour está interessante, vamos a uma aposta doida: Índia.
SDS.

Mauricio_Silva

Ou Paquistão…
SDS.

Rafael Oliveira

Roberto, há algumas semanas, um conjunto de países árabes aplicou sanções ao Catar por “apoiar o terrorismo”, dentre elas, a vedação dos vôos de empresas do Catar pelo território dos países sancionadores e proibição de voos para o Catar. . De fato, seria épica a volta ao mundo e não duvido que a Embraer o faça, dado o marketing de tal empreitada. Já imaginou as fotos do KC-390 sobre ilhas da Polinésia e em Rapa Nui? Dariam belos papéis de parede. . Acredito que o KC-390 irá para os Emirados Árabes, Índia, Tailândia ou Filipinas, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia,… Read more »

Rafael Oliveira

Maurício, eu não acho nada doida uma parada na Índia, pois esta procura um avião de transporte da categoria do KC-390.

Paulo Jorge

O KC-390 parece se encontrar naquela encruzilhada em que a Dassault meteu o Rafale. Foram anos de ações de marketing mediadas pelo governo francês até surgir a primeira exportação.
Falaram da Índia, mas não se esqueçam o parto que foi a negociação com o Rafale.

Paulo Jorge

Imagino que o KC-390 ganhe mais pontos no mercado militar quando os parceiros do programa começarem a fechar os contratos.
Não imagino o massacre que seria aqui se ninguém além dos EUA tivesse encomendado o F-35, não obstante a parceria firmada.

André Bueno

Mauricio_Silva 6 de julho de 2017 at 8:58
Rafael Oliveira 6 de julho de 2017 at 9:10

Concordo com o Rafael, uma parada na Índia não seria doida.
A Índia até pouco tempo atrás estava em um projeto com os russos que, se não me falha a memória, minguou. Isso é fato? Se sim, a Índia poderá ser um mercado real. Lembremos de seu não alinhamento e de sua política de variar fornecedores. Já o sobre Paquistão, penso que seus Hércules talvez sejam substituídos por produtos chineses por conta da aproximação entre ambos os países.

Capoeira

No ar agora, decolou de Riyadh. Destino, sudeste.

Rafael Oliveira

Por nada, Roberto.
.
Pois é, lá no Oriente Médio tem Emirates, Qatar, Etihad, Turkish, só para falar daquelas que estão entre as dez melhores do mundo.
.
Mesmo na ida essas opções de pouso são possíveis. E eu realmente fiquei curioso se a Embraer planeja completar a volta ao mundo ou se voltará pelo caminho mais longo. Como ela não diz nada, só resta esperar.

Clésio Luiz

Voltar pelo Pacífico, depois de passar pela Nova Zelândia, seria possível apenas fazendo o arriscado pinga-pinga em 3 ilhotas pelo caminho, ficando perigosamente perto do alcance máximo da aeronave nas escalas. Nem a opção do Havaí é muito tranquilizadora. Então se optarem por algo do tipo, provavelmente viriam pelo norte, passando ao largo da Rússia e Alasca para depois vir descendo. . Atravessar o Pacífico ainda é coisa de gente grande ou de baixinhos metidos como o Global Express. . PS: ele está passando ao largo dos Emirados agora, então imagino que esteja saindo do Oriente Médio indo em direção… Read more »

José Lemos filho

Alguém aí arrisca um palpite do destino certo do viajante solitário,KC390??

Antonio de Samapio

Já tinha falado na Índia e no fracasso do MTA, onde o KC-390 pode encaixar e muito bem, e o Gripen pode fazer parte desta equação.
Deve ir para a Nova Zelândia via países do sudeste asiático, pegando toda aquela rebarba por lá, e voltar pelo mesmo caminho, voltando ao Brasil via Europa.
Mudou a proa e começou a baixar, pode pousar em Omam, Muscat Airport, ou Emirados.
Omam estava no radar?
Outra coisa, esse tour pela Arábia Saudita não tem pinta de que seja apenas para “pressionar” a Lockheed pelo C-130.

José Lemos filho

Alguma outra aeronave fez uma exibição mundial, com seu primeiro protótipo, assim como está sendo COM O KC390??

Clésio Luiz

E numa surpreendente reviravolta dos acontecimentos, ele mudou a rota de sudeste para nordeste, indo em direção ao Irã! tam tam tam…
.
Será que nosso viajante está apenas seguindo um corredor aéreo?
Será que ele está realmente indo para o Irã?
.
A conclusão em alguns minutos, via Flightradar24, o portal favorito dos perseguidores de celebridades aladas.

Antonio de Samapio

Vai pousar em Omam, aeroporto de Muscat.

Clésio Luiz

Ah, nem uma coisa nem outra, está descendo em Omã.

Jagderband#44

Não tem uma árvore.

LucianoSR71

Pelo wiki, Omã tem 3 C-130H e 3 ‘J’, não sei se algum deles também é reabastecedor, de repente pode ser esse o interesse deles.

Rafael Oliveira

Guilherme Poggio, você acertou a dezena (Oriente Médio), mas não acertou o número (Omã) rsrs. Espero que tenha melhor sorte com a Mega Sena.

kfir

Guilherme Poggio . MUITÍSSIMO obrigado . eu tentei dar uma pesquisada parece que o c 130 h, no inicio apresentou problemas, com o sistema de pressurização e navegação . .não sei se hj ele esta apresentando problemas de alguma forma.. http://www.nytimes.com/2005/03/24/business/the-flawed-plane-congress-loves.html The Flawed Plane Congress Loves By LESLIE WAYNEMARCH 24, 2005 Continue reading the main story Share This Page Share Tweet Email More Save WASHINGTON – It is hard to imagine an airplane with more problems than the C-130J, the latest version of the venerable workhorse the Air Force uses to drop cargo and paratroopers into global hot spots. The… Read more »

Walfrido Strobel

Kfir, tem que se ver a linha da jornalista Leslie Wayne, ela é especializada em economia, em denunciar escândalos.
https://journalism.nyu.edu/about-us/profile/leslie-wayne/

kfir

Walfrido Strobel
obrigado =]

Capoeira

KC-390 acabou de pousar… na Índia. Parece que Omã foi apenas pernoite.

LucianoSR71

Se pousou na Índia é porque eles estão pensando na alternativa ao malfadado MTA que desenvolviam c/ os russos. Agora a questão é se vão querer só comprar ou vão querer fabricar lá ?

Edgar

Clésio e Roberto, seria possivel colocar tanques internos adicionais no KC-390, no melhor estilo Gulfstream? Isso certamente adicionaria muitas milhas no alcance dele, tornando as pernas do voo transpacífico mais seguras.

Edgar

Tanques externos aumentam o range dos C130J para 5.500 km:

https://www.flightglobal.com/news/articles/raf-hercules-get-extended-range-upgrade-410303/