Colômbia recebe dois caças Kfir bipostos de Israel

18

A Força Aérea da Colômbia (FAC) comprou de Israel dois caças bipostos IAI Kfir TC-2 de segunda mão para substituir aeronaves perdidas e reforçar sua frota de treinadores Kfir, de acordo com o comandante da FAC, General Carlos Bueno.

Depois de perder quatro treinadores de 2009 a 2014, bem como um caça monoposto, a FAC ficou com apenas um Kfir de dois assentos e uma capacidade de treinamento limitada.

Um contrato já foi assinado para as duas aeronaves, que foram armazenadas depois de terem sido desativadas da Força Aérea Israelense, e foram entregues à FAC para montagem na Base Aérea Germán Olano em Palanquero, sede do Comando Aéreo de Combate Nº 1 ( CACOM-1).

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kfir

acho este avião simpático!
https://www.youtube.com/watch?v=mUNE4rU7glk

Clésio Luiz

Hum, sei não, vc me parece suspeito para falar dele…

MARCELO MORAES

Rapaz, podem ser bons aviões, cumprirem a missão e tal, mas o bicho feio esse Kfir biposto.

MARCELO MORAES

E eles quase voam pelo Brasil…

Antonio de Sampaio

Quem gosta muito desses aviões são os pilotos de Su-30 de Maduro, como eles gostam.
Só tem 12, é?

Clésio Luiz

O biposto na família Mirage III tem o acento extra à frente da posição do modelo monoposto, coisa comum até a década de 60. Então não sobra espaço para o radar, fazendo com que os bipostos, que custam tão ou mais caros que os monopostos, percam o status de modelo pronto para combate.
.
A solução no Kfir foi alongar o nariz, deixando o coitado com essa aparência de Pinóquio.

Leandro Costa

Por incrível que pareça eu não tenho muitos problemas com a aparência dele. Eu acho que sinto falta de caças sem frescura, capazes de aturar modificações e outras peripécias da engenharia para cumprirem eu papel sem se preocuparem muito com Stealth ou estética. Sim, eu sei, é meio contraditório, uma vez que para cumprirem seu papel na arena de hoje em dia, quanto menos RCS melhor. Acho que estou meio nostálgico hehehehe

Marcelo Andrade

A Colombia, devido aos problemas internos com as guerrilhas, priorizou os investimentos da Defesa à Contra-Insurgência, tanto que o seu Exército é maior do que o nosso em efetivos. A defesa Aérea ficou muito tempo em segundo lugar, até porque não havia perigo real e imediato como agora com a Venezuela enchendo o saco!!!

Matheus Ugraita

O Bicho é bem feio, né?

Cbamaral

Não é bem o assunto do tópico e não quero partir pra ideologia, mas boto muito mais fé em um colombiano no kfir do que em um venezuelano no sukoy

Wellington Góes

É, inclusive para o Brasil (com o nosso futuro F-39), que a Colômbia siga operando os Kfirs israelenses. É uma aeronave relativamente moderna, para o padrão sul’americano, e não prolongaria por muito tempo, a necessidade colombiana de sua substituição. . Vale dizer a mesma coisa se a Argentina optasse por este avião, até que tivesse melhores condições financeiras e políticas para algo novo. A mesma coisa o Equador. . Se nestes três países, após tivermos os nossos F-39 operacionais, conseguirmos emplacar a venda do Gripen E/F para pelo menos dois, já seria um ganho e tanto. . É o que… Read more »

Alex Nogueira

O Kfir “block 60” é um caça bem interessante, armado com Python 5, Derby e HMD fica bem na fita, o ponto negativo é somente esse “bico” que fica parecendo mal encaixado, uma gambiarra danada rsrsrs

Tadeu 54

O Kfir é um bom avião, e importante : Experimentado em combates reais ! Parabéns à Colômbia que vai aprimorar o treinamento de seus pilotos.

Rafael Oliveira

O Kfir deveria se chamar Tapir (Anta), com esse nariz para baixo.

Rommelqe

Tem sonda de reabastecimento? Olha mais um sedento a ser reabastecido por KCFir390. Certamente é um dos fatores observados pela FAC.
Olhando para esse lado da priorização no combate contra-insurgencia, entendo que a FAC tem sido muito competente, inclusive no emprego dos ST e na sua enorme frota de helicopteros. Com a redução de atividades das farcs e fln acredito que a FAC voltará maiores atenções à interceptação e superioridade aerea.
Obs: caro Kfir, eu tenho a ligeira impressão de que, de fato, vc ja ouviu falar desse avião. Acredito eu! Kkkkkkkkcccccccc

rinaldo nery

A Colômbia faz fronteira com a Venefavela, e os atritos são recorrentes. É bom estar preparada. O Maduro pode ¨enxergar¨o espírito do Chavez de novo, ouvindo-o ordenar a invasão do vizinho.

Airacobra

Podem dizer que é antigo e feinho, mas em boas mãos faz su30 venefavelano cair de maduro

Zampol

Não só a Colombia, todos os vizinhos devem estar atentos à possível saída ¨alla Gautieri¨ de Maduro. Lógico ele prefereria, e sonha, com uma mais honrosa ¨alla Salvador Allende¨. Mas; _O importante é que saia! Os colombianos estejam atentos também com as Farc na política: a turminha do Foro de São Paulo (pobre SP de tantas glórias, emprestar o nome pra essa gentalha!) deve ter muita grana* guardada ainda para financiar o projeto de ocupação ¨democrática¨ do Poder. Vejam o estrago que fizeram na Espanha com o Podemos etc. * Parte considerável desse dinheiro, desviado do Brasil, dos Fundos de… Read more »