Alemanha e Noruega assinaram um Memorando de Entendimento para se juntar ao programa multinacional europeu MRTT de aviões-tanque e transporte multifuncionais.

O programa foi lançado em julho de 2016, com os Países Baixos e Luxemburgo como pioneiras. Ambas as nações encomendaram duas aeronaves Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT). Espera-se que a frota agora seja expandida para sete MRTTs.

FONTE: NATO

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Eduardo Lima

Comecem a se mexer para não depender de EUA, seja reabastecimento, transporte e AEW&Cs .

Matheus Vinicius

Acredito que num futuro não muito distante os europeus vão se afasatar cada vez mais dos EUA, o Trump só vai acelerar o processo. A Falta de um inimigo em comum levará a isso, a Rússia cada vez menos representa perigo para a Europa/EUA. E como os americanos mesmo assim não diminuem o tamanho da sua maquina de guerra logo logo precisarão de um novo rival, a China esta fazendo um trabalho ainda timido para justificar o colossal gasto de 600bi na maquina de guerra americana, os americanos são malucos basta um parcial apoio da midia que os europeus vão… Read more »

Matheus Vinicius

OS TEMPOS SÃO OUTROS CRIANÇAS !!!!!! A Rússia hoje não representa nem 10% do perigo que a URSS representava, os Russos só apresentam ainda um pouco de perigo por causa de seu arsenal nuclear herdado da URSS mas os europeus não se importam muito com isso ja que ninguem hoje quer uma guerra nuclear. Uma invasão por terra até lisboa hoje pelos russos seria quase impossivel ja que a europa ocidental esta muito bem armada para repelir um ataque russo, some ainda a isso o fato da fudid* economia russa quase depender exclusivamente de exportar gás para os europeus um… Read more »

Wellington Góes

Esse A330MRTT é impressionante.

Wellington Góes

Eduardo, os europeus, mesmo que tardiamente (o Reino Unido foi de P-8 Poseidon para substituir o seu Nimrod MRA4), já estão se mexendo. . Afora o A330MRTT e o A400M, já estão caminhando na direção de um futuro sistema ISR e ASW usando plataformas europeias, no caso o A319MPA (ou mesmo o A320) como futuro substituto dos cansados Atlantics e Orions. Existe, também, uma proposta de AEW&C baseado no A319/A320, ainda muito embrionário. . Outro dia participei do 3º Simpósio sobre Segurança Regional Europa América do Sul, um dos temas citados pelos participantes era, justamente, buscar a consolidação dos projetos… Read more »

Walfrido Strobel

Um dos A310 MRTT da Alemanha é configurado para MedEvac(Medical Evacuation) com várias macas, algumas no padrão UTI, o que parece um exagero. A Alemanha possui uma tradição nestes aviões MedEvac que usa desde os Junkers Ju 52 e Transall C-160. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRCL92oyWjKcXiUfQFlgvaOEtU5gYScvzR_Y4FI1dwh4eyKfyspH9xEtWa9 Os EUA usavam um conceito de atender os feridos, mesmo os mais graves em Hospitais de Campanha proximos as áreas de combate e remover só depois de estarem em melhores condições em aviões como os C-130 com macas, quando tinham que remover algum ferido mais grave utilizavam os kits paletizaveis que existem para aeronaves de carga e helicopteros… Read more »

Walfrido Strobel

Inverti as fotos no post anterior, mas fica fácil identificar o interior de um A310 ou C-17.
.
Este era o padrão para remoções de feridos no C-130, antes dos EUA precisar do A310 MRTT alemão e configurar seu C-17, macas para transporte em quantidade.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSl4i03j85xKTMdaT7bvB3R_pS0Dc97MUvDppxS6xvFZkX9ROOn9A
E este kit UTI mostrado no C-130 da Áustria para algum caso mais grave.
https://www.bundesheer.at/pool/img/20111130_101609.jpg

Walfrido Strobel

Pode até parecer piada, mas antes dos EUA usarem os A310 MRTT MedEvac da Alemanha e converter alguns C-17 no padrão em que postei acima, eles tinham isso em mente.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbTHZlnqr6Qt0tZWpU6nlp36k7wwIIX2tTBknWIeNzfAtIwiPNGdefgHhS
Esta foto foi divulgada pelo governo ameticano do treinamento de evacuação de feridos com voluntários civis.