terça-feira, julho 27, 2021

Gripen para o Brasil

EXCLUSIVO: KC-390 participará das comemorações do 65º aniversário da FAP

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Portugueses e demais visitantes poderão ver pela primeira vez o avião de transporte da Embraer que possui diversos componentes produzidos localmente

A Força Aérea Portuguesa (FAP) comemorará no próximo final de semana o seu 65º aniversário. No sábado, dia 1º de julho, será realizada uma cerimônia militar no Campo de Feira, no distrito de Castelo Branco (100 km a nordeste de Lisboa). No dia seguinte (domingo) a FAP promoverá um festival aéreo no aeródromo municipal.

O programa também inclui um concerto oficial no cine-teatro Avenida, no dia 30 de junho, uma missa pela manhã do dia 2 de julho na Catedral de Castelo Branco e uma exposição estática no Largo da Devesa que poderá ser visitada até o dia 9 de julho.

Denominado International Airshow, o festival aéreo do dia 2 de julho contará com voos de formação de caças F-16M da FAP, lançamento de paraquedistas por aeronave C-295M, passagens de P-3C, C-130H, Alpha-Jet e helicóptero Alouette III.

Uma outra atração aérea que era mantida sob segredo até recentemente (observar a programação oficial abaixo) acaba de ser revelada. O KC-390 irá ao evento e muito provavelmente fará exibições aéreas para o público presente.

Ontem, 28 de junho, o KC-390 pousou no aeródromo de Alverca, região metropolitana de Lisboa, após um longo voo que começou na Namíbia (Sul da África). O KC-390  matrícula PT-ZNJ está realizando uma turnê mundial de demonstração. A aeronave já passou pela Suécia, França (Le Bourget 2017), Irlanda e Namíbia. A aeronave ainda deve visitar o Oriente Médio, a Ásia e a Oceania.

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Tikuna

Acho isso desnecessário, um agradozinho pra eles, já que devem comprar, não custa nada fazer uma graça por lá.

Marcelo Andrade

Isso e o contribuinte tem direito em conhecer o seu próximo avião de transporte tático.

PAULO JOSE MEDEIROS SILVA

Acredito que o marketing da Embraer está com toda força! É muito bom que esse mercado Europeu se acostume com a presença de nosso KC390!

Paulo

Ederson Joner

Simplesmente uma jogada de mestre da Embraer.
Haverá muitas fotos e vídeos da formação com os F-16… Show…

Clésio Luiz

Os KC-390 não podem reabastecer os F-16 do jeito que estão agora, mas se Portugal quiser investir:
.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/F-16-probe-and-drogue-2.jpg

Edcarlos

Certamente muitos membros da OTAN presentes ao evento.

Saudações!

Clésio Luiz

Aliás eu retiro o que disse. O sistema da foto que eu postei só pode ser usado em modelos do F-16 que possam usar os CFT, o que só acontece dos Block 50 pra cima, infelizmente.

Bardini

Off Topic: Gripen E – The Future-Proof Fighter
https://www.youtube.com/watch?v=mxtVVa0_8RQ

Clésio Luiz

É verdade Poggio, mas não custa lembrar que a Airbus não usou os F-16 deles no desenvolvimento do A330 MRTT:
.
https://www.ainonline.com/sites/default/files/uploads/2017/05/5-2017-2_a330mrtt_f-16_.jpg

Clésio Luiz

Acima, no lugar do “não usou” eu quiz dizer “usou”.

Tallguiese

Pessoal aqueles 767, então não virão mais?

Rommelqe

Caro Tallguisee, pelo que havia entendido, os 767, devidamente reconfigurados, destinam-se a dicersas missões complementares/suplementares àquelas a serem cumpridas pelos KC390. Por exemplo, sua capacidade em termos de quantidade de combustivel, é superior, permitindo “alimentar” (ou saciar a sede, se assim preferir) de uma esquadrilha inteira de F39 (digamos uns dez, so para dizer que serim uns “F390” , kkkkcccc…) . Por exemplo, se considerarmos uma hipotetica missao de patrulha contando com dois Gripen (um “elemento”) que decole de Anapolis, voe uns 3000km e permaneça digamos, duas horas na area alvo, um 767 poderia atender essa demanda sozinho. Como um… Read more »

Tallguiese

Obrigado amigo torço pela vinda deles. Precisamos dos 767 tambem!

Kobáuca

Quem não é visto não é lembrado!!!
Tendo-se mais esta possibilidade de mostrar o produto
Kc-390… muito provavelmente neste evento terá muitos representantes de países europeus e membros da OTAN..
Quanto mais tiverem contato melhor
E agora voando em formação com F-16 de Portugal
Vai ficar bonito na foto…
Só quero ver quando postarem as fotos e vídeos aqui no poder aéreo…. vai ser fera… vai render comentários!!!

Nuno Couto

Bom dia a todos!! Quero so deixar aqui umas correçoes ao que já aqui foi escrito…. Portugal tem capacidade para abastecimento aéreo nos F16 mas o sistema é de lança e como devem saber os f16 portugueses tem participado nos testes do Airbus MRTT . Quanto ao KC390… a maioria das pessoas que eu conheço no meio militar… (o meu pai foi chefe da manutenção dos c-130 da FAP) pende muito mais para o C-130J do que o KC. nao pela qualidade do projecto pq isso nao está em causa mas pelo facto da aeronave ainda nao ter provado nada… Read more »

Ederson Joner

Nuno Couto 30 de junho de 2017 at 4:50 Esta defesa em causa do C-130 é normal, o KC-390 só vai conseguir isso com o tempo, e isso vai depender da velocidade com que ele demonstrar que pode fazer o que promete. Uma coisa já ficou bem clara, o tempo que o KC 390 levou para fazer a ultima viagem, já demonstra um dos seus pontos fortes, se tivermos acesso aos dados desta viagem então… Como a quantidade de combustível que foi gasta, seria mais um parâmetro para comparar com um C-130, mais um ponto já fica comprovado: O KC… Read more »

Marcio Cabral

Apenas uma pequena correcção: o local onde o KC-390 pousou não se chama Averca, mas sim Alverca.

Fábio leal

Só para situar a situação económica em Portugal, o governo abriu está semana um concurso para a substituição dos helis ligeiros da FAP, são 20 milhões de euros para 5 ou 6 aeronaves. Estes helicopteros vão substituir os velhinhos allouete III, dos quais já só restam 6 dos 144 (creio eu) adquiridos nos anos 60. A Embraer está a fazer o seu trabalho de propaganda e o governo português também, daí até surgir um investimento de 300 MEuros ainda vai muita distância. Para além disso, como o compatriota Nuno mencionou, o c130-j recolhe a maioria dos votos entre o pessoal… Read more »

Fábio leal

Resumindo, neste momento a compra do kc390 seria uma opção política, não militar e, neste momento encaixar um investimento tão avultado no orçamento é muito difícil.
Espero q o governo não faça uma compra de faz de conta e encomende 2 aviões para “inglês ver”, isso seria o pior cenário para a FAP.

JT8D

Toda compra de material militar tem um componente político. Portugal está agindo de forma coerente, pois está recebendo como off set a fabricação de muitas partes do avião. Se os portugueses preferirem comprar C-130, tudo bem. A Embraer também pode preferir fazer seus investimentos em ouro país

Jr

Se Portugal não tem dinheiro para comprar o KC-390 por obviedade também não terá para comprar um C-130j novo que é mais caro. Substituir o C-130 por um C-295 não faz sentido, são aeronaves de categorias diferentes. Quanto aos 300 milhões de euros é óbvio que Portugal não vai pagar tudo isso de uma vez e uma boa parte desse dinheiro ficara em Portugal, tendo em vista que parte da aeronave é fabricada ai

Fábio Leal

Jr e JT8D, Concordo com quase tudo mas, a minha confiança em políticos anda em baixo por agora. Por isso, apesar do aparato de demonstração, ainda não estou convencido que o negócio avance brevemente. Seria um negócio bom para Portugal e, excelente para a Embraer. Espero que, independentemente da aeronave escolhida, se compre um numero significativo de unidades (6 ou mais). PS1 Na prática, o KC-390 ainda não provou ser da “categoria” do C-130 (provocação! não levem a mal!) PS2 Não sei se só se equaciona a compra de aviões novos ou também usados. PS3 A colaboração militar com o… Read more »

Rafael Oliveira

Fábio Leal, se a sua confiança nos políticos está baixa, imagina a nossa aqui no Brasil. . Aqui no Brasil e acredito que na maioria dos países, a opinião dos militares é levada em conta, mas a decisão é sempre política. Portugal está passando por isso agora que uma empresa fabrica uma boa parte da aeronave em seu território. A Embraer irá pressionar o governo para comprar as aeronaves, citando empregos, impostos e etc., além de deixar subentendido que ela pode substituir os fornecedores portugueses (mesmo que – ou até porquê – a maior parte dos fornecedores “é dela” que… Read more »

Fábio Leal

Bom dia, Sim, aqui não é diferente da maioria dos países, e acho que as forças armadas já estão habituadas a não ter a última palavra nas aquisições de material. Na verdade, acho que os militares não ficarão nada chateados quando virem novos aviões nos hangares. A frota actual está nas últimas, nem sei quanto tempo ainda pode voar. Quando seria a primeira entrega para Portugal no caso do KC390, 2021/22? Agora, o facto é que não há dinheiro, pode ser que a pressão que há do lado da Embraer para vender ajude na negociação dos valores e dos prazos… Read more »

Rafael Oliveira

Bom dia Fábio Leal, As notícias recentes falam em 90 dias para a Embraer e Portugal assinarem o contrato. Do pouco que foi divulgado sobre o cronograma de entregas do KC-390 para a FAB estão previstas duas aeronaves para o primeiro semestre de 2018. Como o governo brasileiro não está com dinheiro sobrando, eu acho possível e até provável que encaixem o pedido (ou parte dele) de Portugal logo após essas duas aeronaves. Não encontrei dados sobre o tempo de produção das aeronaves, mas acredito que as aeronaves portuguesas poderiam ser entregues em 2020, quiçá antes. Salvo se minha memória… Read more »

Marco Antonio Moutinho

Caro Guilherme Poggio, deixo aqui um videozinho para que veja como é feita a certificação dos MRTT, todos os A310/A330 MRTT, passam por este processo. Ou seja, os F-16 da FAP em treino REVO.

https://www.youtube.com/watch?v=xPmdD3qeUsA

Cumps

Rafael Oliveira

Ops, o show aéreo é em Castelo Branco, o que também explica o voo do KC-390 pela região.

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