Home Aviação de Transporte KC-390 deixa a Namíbia

KC-390 deixa a Namíbia

10952
155

O protótipo do avião de transporte e reabastecimento aéreo KC-390, matrícula PT-ZNJ, decolou esta manhã (9h44, horário local – 5h44 horário de Brasília) de Windhoek após pernoitar na capital da Namíbia.

Pelos dados do flightradar a aeronave tomou rumo 342º e seguiu perfil de voo de cruzeiro (altitude de 30.000 pés e GS de 440 nós). Próxima do espaço aéreo angolano a aeronave deixou de ser rastreada (possivelmente por falta de cobertura radar).

É possível que a aeronave siga para Portugal para ser demonstrada naquele país membro da OTAN e que possui instalações da Embraer que fabricam componentes da aeronave.

No entanto, como essa é uma perna longa, também existe a possibilidade da aeronave pousar em outro país africano. O que você acha? Qual o próximo destino da aeronave? Queremos saber sua opinião.

_____________________________________

ATUALIZAÇÃO 17:43

A hipótese levanta pelo Poder Aéreo na manhã do dia de hoje acaba de se confirmar e o KC-390 realmente seguiu para Portugal. A aeronave pousou no aeródromo de Alverca, em Lisboa, onde se localizam as instalações da OGMA. Lembrando que a OGMA participa da produção do KC-390. Nas instalações da empresa portuguesa são produzidas peças como parte da fuselagem central, os sponsons e os profundores. Uma justa visita a um importante membro do time.

Subscribe
Notify of
guest
155 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Lima
Eduardo Lima
3 anos atrás

Talvez a Nigéria um País no qual tem uma das maiores força aárea africanas

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

Eu tenho é certeza que o KC-390 não vai ser capaz de reabastecer helicóptero, aí quando a Embraer divulgar um vídeo com o KC-390 reabastecendo um helicóptero, então eu não sei o que vou fazer da vida. Eu não consigo disfarçar meu desapontamento e minha frustração com tudo isso, irei a loucura. ______________ Talvez esteja voltado para a Europa, tem de estar em Portugal no final de semana, já comentei antes que pensei que ele fosse para a Nova Zelândia, via Austrália. Nigéria é algo a se considerar, o Brasil tem presença militar por lá, essa é também minha opinião,… Read more »

Ádson Caetano
Ádson Caetano
3 anos atrás

Luanda.

Jr
Jr
3 anos atrás

Se ele utilizar o mesmo trajeto que fez na ida até a Namíbia ele só vai voltar a aparecer no flightradar quando estiver passando pelo espaço aéreo de Gana

Wellington Góes
Wellington Góes
3 anos atrás

Eu apostaria que ele deve passar pela Nigéria. Eles estão comprando muitos equipamentos e com a saída do Obama da casa branca, as chances de Embraer emplacar algumas vendas de seus produtos, que possuem produtos ditados pelo ITAR, podem se concretizar agora.

Guizmo
Guizmo
3 anos atrás

Eu aposto que o Galante vai dar bronca já já, kkkkk

Adriano B. Madureira
Adriano B. Madureira
3 anos atrás

Poderiam dar uma passada na Argélia,eles tem dinheiro para cacete e não poupam dinheiro ao comprar armamento…

Mauricio_Silva
Mauricio_Silva
3 anos atrás

Olá.
Parece que pousou em Gana. Aeroporto de Tamale.
SDS.

Mauricio_Silva
Mauricio_Silva
3 anos atrás

Olá.
Tem razão Roberto Santana. Está voando sobre Burkina Faso.
Será que vai direto até as Ilhas Canárias?
SDS.

Mauricio_Silva
Mauricio_Silva
3 anos atrás

Olá.
A proa da aeronave aponta para as Ilhas Canárias. Mas se for direto para Lisboa, vai ser uma perna e tanto.
SDS.

Mauricio_Silva
Mauricio_Silva
3 anos atrás

Olá.
Sumiu do radar.
SDS.

José lemos filho
José lemos filho
3 anos atrás

Vamos que vamos, se tem asas é para voar mesmo!!! boa viagem e que dê bons frutos esta turnê.

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

Acho que vai para Portugal, assim já se garantem num bom hotel e com boa comida.
Talvez façam uma escala, mas acho que o destino é mesmo Portugal.
Eu suspeitava que iria direto para Portugal, exceto se fosse chamado para uma apresentação para algum cliente importante nesse trajeto, o que não parece ser o caso.
Talvez pare na Mauritânia de novo antes de seguir.

Adriano R.A.
Adriano R.A.
3 anos atrás

Portugal e depois para os EUA.

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

Casablanca ou Las Palmas…depois Portugal, pertinho.
Adriano R.A. 28 de junho de 2017 at 13:46
Acho que de lá vai para outros destinos da Europa, Oriente Médio e Sul da Ásia, ainda tem a tal da Nova Zelândia, estava pertinho e voltou.

Capoeira
Capoeira
3 anos atrás

Poggio, já sabemos a autonomia do KC-390?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Off – há boatos de que o espaço aéreo venezuelano está fechado até 24:00 de amanhã. Há mais informações ?

Capoeira
Capoeira
3 anos atrás

Poggio, e qual é a autonomia do KC-390?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Meio Off Topic:
Tomando carona nas discussões sobre reabastecimento de helicópteros com o KC-390 (ainda vou abrir aquela Grapete 🙂 ), eu fui dar uma pesquisada rápida e descobri que o negócio é feito desde a década de 60, muito antes do eu pensava. Achei também um estudo sobe o assunto feito por uma oficial da USAF e disponível em PDF. Inclusive, durante ensaios se descobriu que helicópteros voando na esteira de um C-130 podiam aumentar o alcance em 25 %. Para quem domina um pouco a língua de Shakespeare vale a pena dar uma olhada:
https://fas.org/man/dod-101/sys/ac/docs/97-0412.pdf

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
3 anos atrás

Antonio de Sampaio,
Seria bem complicado para o KC-390 fazer um voo direto da África para a Austrália. Mesmo fazendo uma escala nas Ilhas Maurício, Perth ficaria perigosamente próxima de seu alcance máximo e sem opções de mudança de rota para outro aeroporto, ou mesmo para outro lugar com terra firme para um pouso de emergência. Então ele teria que viajar para o “norte” e fazer uma rota com pausas na Ásia de qualquer forma.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Roberto Santana
Aqui no RJ tem Grapette. E Mineirinho. Só falta Crush.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Mineirinho pode ser problemático. Tenho alergia à um dos componentes. Fecha minha garganta na hora. Mas grapette desce que só repetindo mesmo hehehehehe.
.
Bem, fico no aguardo para saber onde o bicho vai pousar. Mas até o momento está sendo uma esticada boa.

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

Voltou a aparecer, consta como destino Las Palmas.
Esta na fronteira da Mauritânia com Saara Ocidental.
___________
Rafael Oliveira 28 de junho de 2017 at 15:06
Fiz no olhômetro, então ele deve ir para Nova Zelândia partido do sudeste asiático.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Agora está dizendo que de Las Palmas vai voltar para o Recife?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Tem algo errado. A distância direta de Windhoek (de onde ele saiu) para Las Palmas é de 6.600 quilômetros, isso excede muito o alcance máximo teórico dele.

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

Proa agora para Agadir Al Massira no Marrocos.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Acho que ele deve ter feito uma parada para reabastecimento no meio do caminho, que não pareceu no Flight Radar. A proa atua vai de encontro a Portugal agora.

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Na gravura da Embraer que o Poggio postou fala em 4600 nm ( 8.519 km ) c/ tanques na fuselagem, quem sabe se ele não está voando c/ eles ?

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
3 anos atrás

Clésio Luiz 28 de junho de 2017 at 15:48
Pode ser mesmo, outro dado que contribui com essa teoria é que ele continua nos 32.000 Ft e 406 kts, ou seja, fosse para pousar no Marrocos, já estaria perdendo altura.
Vai direto para Portugal.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

A distância percorrida em linha reta agora é de 6.360 km.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Lotado de combustível no compartimento de carga, talvez?

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Gente, faz todo o sentido ele estar c/ os tanques extras na fuselagem, afinal na turnê de demonstração ele vai enfrentar pernas de vôo bem longas e isso traria vantagens de ganho de tempo e dinheiro ao economizar várias paradas, além de comprovar os dados de autonomia p/ os clientes.

Adriano R.A.
Adriano R.A.
3 anos atrás

Casablanca para reabastecimento, eu acho…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
3 anos atrás

Antonio de Sampaio,
Se confirmada essa hipótese dele estar com tanques na fuselagem, você estaria correto com seu olhômetro e eu errado com meus cálculos.
PS: tive que entrar no Google ver o que é o tal do Mineirinho rsrs.

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Poggio, creio que devem ter sido retirados p/ exibição ou podem ter sido colocados posteriormente, já que tem essa vantagem de poderem ser instalados ou removidos de acordo c/ a necessidade, não ?

Guizmo
Guizmo
3 anos atrás

Quanto tempo já está em voo?

Guizmo
Guizmo
3 anos atrás

KCte, sem trocadilhos….

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Ele passou um dia parado na Namíbia, os tanques podem ter sido instalados lá.

Jr
Jr
3 anos atrás

Nossa, ele tá indo direto para Portugal, já esta na costa Marroquina sob o Oceano Atlântico, será que aquele dia parado lá na Namíbia foi para acertar a aeronave para essa pernada longa?