O protótipo do avião de transporte e reabastecimento aéreo KC-390, matrícula PT-ZNJ, decolou esta manhã (9h44, horário local – 5h44 horário de Brasília) de Windhoek após pernoitar na capital da Namíbia.

Pelos dados do flightradar a aeronave tomou rumo 342º e seguiu perfil de voo de cruzeiro (altitude de 30.000 pés e GS de 440 nós). Próxima do espaço aéreo angolano a aeronave deixou de ser rastreada (possivelmente por falta de cobertura radar).

É possível que a aeronave siga para Portugal para ser demonstrada naquele país membro da OTAN e que possui instalações da Embraer que fabricam componentes da aeronave.

No entanto, como essa é uma perna longa, também existe a possibilidade da aeronave pousar em outro país africano. O que você acha? Qual o próximo destino da aeronave? Queremos saber sua opinião.

_____________________________________

ATUALIZAÇÃO 17:43

A hipótese levanta pelo Poder Aéreo na manhã do dia de hoje acaba de se confirmar e o KC-390 realmente seguiu para Portugal. A aeronave pousou no aeródromo de Alverca, em Lisboa, onde se localizam as instalações da OGMA. Lembrando que a OGMA participa da produção do KC-390. Nas instalações da empresa portuguesa são produzidas peças como parte da fuselagem central, os sponsons e os profundores. Uma justa visita a um importante membro do time.

Subscribe
Notify of
guest

155 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Lima

Talvez a Nigéria um País no qual tem uma das maiores força aárea africanas

Antonio de Sampaio

Eu tenho é certeza que o KC-390 não vai ser capaz de reabastecer helicóptero, aí quando a Embraer divulgar um vídeo com o KC-390 reabastecendo um helicóptero, então eu não sei o que vou fazer da vida. Eu não consigo disfarçar meu desapontamento e minha frustração com tudo isso, irei a loucura. ______________ Talvez esteja voltado para a Europa, tem de estar em Portugal no final de semana, já comentei antes que pensei que ele fosse para a Nova Zelândia, via Austrália. Nigéria é algo a se considerar, o Brasil tem presença militar por lá, essa é também minha opinião,… Read more »

Ádson Caetano

Luanda.

Jr

Se ele utilizar o mesmo trajeto que fez na ida até a Namíbia ele só vai voltar a aparecer no flightradar quando estiver passando pelo espaço aéreo de Gana

Wellington Góes

Eu apostaria que ele deve passar pela Nigéria. Eles estão comprando muitos equipamentos e com a saída do Obama da casa branca, as chances de Embraer emplacar algumas vendas de seus produtos, que possuem produtos ditados pelo ITAR, podem se concretizar agora.

Guizmo

Eu aposto que o Galante vai dar bronca já já, kkkkk

Adriano B. Madureira

Poderiam dar uma passada na Argélia,eles tem dinheiro para cacete e não poupam dinheiro ao comprar armamento…

Mauricio_Silva

Olá.
Parece que pousou em Gana. Aeroporto de Tamale.
SDS.

Mauricio_Silva

Olá.
Tem razão Roberto Santana. Está voando sobre Burkina Faso.
Será que vai direto até as Ilhas Canárias?
SDS.

Mauricio_Silva

Olá.
A proa da aeronave aponta para as Ilhas Canárias. Mas se for direto para Lisboa, vai ser uma perna e tanto.
SDS.

Mauricio_Silva

Olá.
Sumiu do radar.
SDS.

José lemos filho

Vamos que vamos, se tem asas é para voar mesmo!!! boa viagem e que dê bons frutos esta turnê.

Antonio de Sampaio

Acho que vai para Portugal, assim já se garantem num bom hotel e com boa comida.
Talvez façam uma escala, mas acho que o destino é mesmo Portugal.
Eu suspeitava que iria direto para Portugal, exceto se fosse chamado para uma apresentação para algum cliente importante nesse trajeto, o que não parece ser o caso.
Talvez pare na Mauritânia de novo antes de seguir.

Adriano R.A.

Portugal e depois para os EUA.

Antonio de Sampaio

Casablanca ou Las Palmas…depois Portugal, pertinho.
Adriano R.A. 28 de junho de 2017 at 13:46
Acho que de lá vai para outros destinos da Europa, Oriente Médio e Sul da Ásia, ainda tem a tal da Nova Zelândia, estava pertinho e voltou.

Capoeira

Poggio, já sabemos a autonomia do KC-390?

Delfim Sobreira

Off – há boatos de que o espaço aéreo venezuelano está fechado até 24:00 de amanhã. Há mais informações ?

Capoeira

Poggio, e qual é a autonomia do KC-390?

Clésio Luiz

Meio Off Topic:
Tomando carona nas discussões sobre reabastecimento de helicópteros com o KC-390 (ainda vou abrir aquela Grapete 🙂 ), eu fui dar uma pesquisada rápida e descobri que o negócio é feito desde a década de 60, muito antes do eu pensava. Achei também um estudo sobe o assunto feito por uma oficial da USAF e disponível em PDF. Inclusive, durante ensaios se descobriu que helicópteros voando na esteira de um C-130 podiam aumentar o alcance em 25 %. Para quem domina um pouco a língua de Shakespeare vale a pena dar uma olhada:
https://fas.org/man/dod-101/sys/ac/docs/97-0412.pdf

Rafael Oliveira

Antonio de Sampaio,
Seria bem complicado para o KC-390 fazer um voo direto da África para a Austrália. Mesmo fazendo uma escala nas Ilhas Maurício, Perth ficaria perigosamente próxima de seu alcance máximo e sem opções de mudança de rota para outro aeroporto, ou mesmo para outro lugar com terra firme para um pouso de emergência. Então ele teria que viajar para o “norte” e fazer uma rota com pausas na Ásia de qualquer forma.

Delfim Sobreira

Roberto Santana
Aqui no RJ tem Grapette. E Mineirinho. Só falta Crush.

Leandro Costa

Mineirinho pode ser problemático. Tenho alergia à um dos componentes. Fecha minha garganta na hora. Mas grapette desce que só repetindo mesmo hehehehehe.
.
Bem, fico no aguardo para saber onde o bicho vai pousar. Mas até o momento está sendo uma esticada boa.

Antonio de Sampaio

Voltou a aparecer, consta como destino Las Palmas.
Esta na fronteira da Mauritânia com Saara Ocidental.
___________
Rafael Oliveira 28 de junho de 2017 at 15:06
Fiz no olhômetro, então ele deve ir para Nova Zelândia partido do sudeste asiático.

Clésio Luiz

Agora está dizendo que de Las Palmas vai voltar para o Recife?

Clésio Luiz

Tem algo errado. A distância direta de Windhoek (de onde ele saiu) para Las Palmas é de 6.600 quilômetros, isso excede muito o alcance máximo teórico dele.

Antonio de Sampaio

Proa agora para Agadir Al Massira no Marrocos.

Clésio Luiz

Acho que ele deve ter feito uma parada para reabastecimento no meio do caminho, que não pareceu no Flight Radar. A proa atua vai de encontro a Portugal agora.

Luciano

Na gravura da Embraer que o Poggio postou fala em 4600 nm ( 8.519 km ) c/ tanques na fuselagem, quem sabe se ele não está voando c/ eles ?

Antonio de Sampaio

Clésio Luiz 28 de junho de 2017 at 15:48
Pode ser mesmo, outro dado que contribui com essa teoria é que ele continua nos 32.000 Ft e 406 kts, ou seja, fosse para pousar no Marrocos, já estaria perdendo altura.
Vai direto para Portugal.

Clésio Luiz

A distância percorrida em linha reta agora é de 6.360 km.

Leandro Costa

Lotado de combustível no compartimento de carga, talvez?

Luciano

Gente, faz todo o sentido ele estar c/ os tanques extras na fuselagem, afinal na turnê de demonstração ele vai enfrentar pernas de vôo bem longas e isso traria vantagens de ganho de tempo e dinheiro ao economizar várias paradas, além de comprovar os dados de autonomia p/ os clientes.

Adriano R.A.

Casablanca para reabastecimento, eu acho…

Rafael Oliveira

Antonio de Sampaio,
Se confirmada essa hipótese dele estar com tanques na fuselagem, você estaria correto com seu olhômetro e eu errado com meus cálculos.
PS: tive que entrar no Google ver o que é o tal do Mineirinho rsrs.

Luciano

Poggio, creio que devem ter sido retirados p/ exibição ou podem ter sido colocados posteriormente, já que tem essa vantagem de poderem ser instalados ou removidos de acordo c/ a necessidade, não ?

Guizmo

Quanto tempo já está em voo?

Guizmo

KCte, sem trocadilhos….

Clésio Luiz

Ele passou um dia parado na Namíbia, os tanques podem ter sido instalados lá.

Jr

Nossa, ele tá indo direto para Portugal, já esta na costa Marroquina sob o Oceano Atlântico, será que aquele dia parado lá na Namíbia foi para acertar a aeronave para essa pernada longa?