Real Força Aérea de Omã recebe os primeiros Eurofighter Typhoon

22

PARIS — A Royal Omani Air Force recebeu seus primeiros quatro Eurofighter Typhoons, que foram entregues na quarta-feira depois de sair da fábrica da BAE Systems em Warton, Reino Unido.

A entrega, que ainda não foi anunciada pela BAE Systems, continuará a uma cadência reduzida, uma vez que a empresa tenta manter a linha do Typhoon aberta o tempo que for possível, enquanto aguarda a tão saudada, mas cada vez mais improvável, encomenda saudita (Al Salaam II) para 48 Typhoon adicionais.

Fontes dizem que quatro entregas adicionais para Omã estão planejadas até o final do ano: o terceiro e último bipostos e os três primeiros monopostos, que já fizeram seu primeiro voo durante o primeiro semestre deste ano.

De maneira discreta, a BAE também entregou os últimos dois Typhoon da encomenda original saudita em 6 de junho. A Arábia Saudita recebeu agora o seu complemento total de 72 Typhoon, que foram encomendados em 2007 sob o contrato “Al-Salaam”.

A carteira de produção de Typhoon da BAE foi reduzida para oito para a Royal Air Force de Omã (quatro já foram construídos, das quais dois foram entregues nesta semana) e 18 mais — todos Tranche 3A monopostos — para a Royal Air Force do Reino Unido.

Sem novas encomendas, a linha de montagem encerrará em 2019, embora alguma produção de componentes continue por mais dois anos para os 28 Typhoon do Kuwait que aquele país encomendou da Finmeccanica italiana, agora conhecida como Leonardo.

FONTE: Defense-Aerospace.com

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Crispim

Avião mais feio do mundo, horrendo, bizarro, completamente estrambótico, a versão biposto ainda consegue ser melhor, mas mesmo assim é ridículo demais.

Clésio Luiz

Esteticamente o biposto é mais feio que o monoposto na maioria das ocasiões, e assim o é no Typhoon, ao menos para mim.
.
Mas toda aeronave tem ângulos favoráveis e desfavoráveis. Essa sequência de fotos não captou o lado mais fotogênico do Typhoon.
.
Em termos de longevidade de produção, parece que o F-15 vai jogar uma pá de terra em mais um.

Guizmo

Eu acho bonito esse caça. Voando fica melhor, esse trem de pouso do nariz é muito alto

Guizmo

Na verdade nao eh alto, mas fica abaixo das entras de ar, daí dá uma desbalanceada

Wellington Góes

Com o tempo a aparência vai se tornando mais simpática. É questão de se adaptar ao desing.
.
Agora, feio ou não, apesar de não ser o melhor eurocanard na minha opinião (e de alguns tantos outros), não iria reclamar muito se a FAB tivesse alguns desses compondo sua primeiríssima linha de combate. Podemos até questionar seus custos e efetividade como caça médio multimissão, mas daí achar que seja um péssimo caça vai uma longa distância.
.
É o que eu penso.

Tamandaré

Eu acho o Typhoon muito bonito. Tanto quanto o Rafale.

Galli

Imagine se fosse o pior… O projeto fez muitas concessões para ser um interceptador, e por isso é o menos manobrável dentre os 3 eurocanards. Além disso, ainda tem a maior RCS deles. Além disso, é o mais caro de adquirir. Além disso, e fundamentalmente, tem um custo operacional que está fazendo até alemães e ingleses quererem se livrar de uma quantidade considerável de Typhoons. Só que… não por coincidência, ninguém está querendo comprar… ofereceram para chilenos, colombianos, marcianos, atlantes, reptilianos, e ninguém quis….. Se não puder ter o stealth… os dois melhores (e viáveis) caças de quarta geração são… Read more »

Marcelo Andrade

Ainda acho ele mais bonito que o F-35 (A Jaca), já viram ele pousado? Fica melhor na foto voando. E aquele canopi que abre pra frente? Parece os antigos automóveis DKW, cujas portas dianteiras abriam para trás, \ .. / !!!

Mas beleza, 106 Milhões cada! Pode até falar……

Bardini

O Typhoon biplace me lembra muito o TAV-8B…

Guizmo

Pelo aspecto estético, o F-35 é horrível mesmo, assim como a maioria dos stealth. É o tal do quadrado-triagulo-retangulo dos navios do MO

Antonio Palhares

Um desenho diferente e um corpo robusto. Bonito mesmo são, o Gripen e SU 35.

Paulo Jorge

A estética tem importante atributo de deixar o produto mais aceitável para a opinião pública, principalmente o público leigo “entubado” com a notícia de gastos bilionários em defesa.
Na área de combate pouca diferença faz, principalmente agora que as surtidas e ataques estão se concentrando na noite.

Licks

Uma questão, ao que me recordo o Tufão é um caça cuja a construção é multinacional, com peças feitas nos diversos países do consorcio e então montado, esse artigo me deu a impressão de que alguns seriam “produzidos” pela BAE e outros pela Leonardo. Minha dúvida é se de algum jeito os da BAE por exemplo, são diferentes dos da Leonardo (ou se é essa diferença existe), ou se o caça é o mesmo e só muda o “pais fornecedor” dentro do consorcio?

Ivanmc

O Eurofighter e o Rafale são os melhores lutadores da Europa, sem dúvida.

Zmun

Concordo com o pessoal, o Tufão é muito feio. O Rafale, por outro lado, é muito bonito. O Gripen, depende do ângulo. Em alguns, ele parece ser extremamente agressivo, cheio de pontas, pronto pra briga. Em outros, parece ser bem menor do que realmente é.

Pangloss

Acho o Typhoon muito feio, mas ele fica muito longe, nesse quesito, de seu avô, o English Electric Lightning – que, vejam que coincidência, tem o mesmo nome do F-35 Lightning II (apesar de este fazer referência ao P-38 Lightning, da WWII).
Quanto avião feio em uma mesma frase: Typhoon, Lightning e F-35. O P-38 ficou isolado.
Mas, quanto ao que realmente interessa, eu fico preocupado com a facilidade com que o Ocidente fornece suas melhores armas para países governados por teocracias islâmicas.

MadMax

Demorou muito para evoluir acabou engolido pela concorrência.

_RR_

Será que só eu acho esse avião belo…? Em voo então, é de encher os olhos… Lindíssimo…!

https://i.dailymail.co.uk/i/pix/2013/06/05/article-2336526-1A2AA0D3000005DC-252_964x673.jpg

Bosco

RR,
Concordo com você. Acho o Typhoon belíssimo. O “canard” parece meio que perdido no bico mas isso não tira a beleza dele.
Só de curiosidade, um caça (experimental), que diferente do Typhoon tem uma domada de ar dorsal: http://www.airwar.ru/image/idop/fighter/f107/f107-7.jpg
Esse sim tinha uma certa dose de falta de beleza

_RR_

Caro Bosco,
.
Nem o canard é defeito…! Pelo contrário. Dá uma “personalidade única” ao caça. rsrsrs
.
O F-107 não é “feio”… Só é estranho… Colocassem as tomadas de ar do “lado certo”, e seria talvez o mais belo dos ‘Century’…
.
Olha essa montagem:
.
https://orig05.deviantart.net/4df9/f/2011/137/d/c/n__american_f_107b_sabre_fury_by_bispro-d3gjk9h.jpg

Gustavo

esse é feio ein.. ainda bem que beleza não ganha e nem perde combate…

André Luiz.'.

Bosco 25 de junho de 2017 at 22:04
Será que O F107 foi do mesmo projetista desse F-1? https://rodrigomattardotcom.files.wordpress.com/2013/06/12_grande.jpg