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Suíça reinicia processo de substituição de caças

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F-18 da Suíça

O Conselho Nacional da Suíça e a câmara baixa da Assembléia Federal, aprovaram o financiamento para o estágio inicial de um esforço para substituir os caças Boeing F/A-18C/D da força aérea.

Contido no programa de aquisição militar de Berna em 2017, o processo de seleção de um novo caça está em andamento, com a escolha a ser finalizada até 2020. O financiamento deve estar em vigor até 2022 e as entregas devem começar em 2025.

Um montante inicial de 10 milhões de francos suíços (US$ 10,3 milhões) foi alocado para estudos preparatórios, testes e outros custos pré-aquisição.

Além disso, o Conselho Nacional também aprovou uma proposta para ampliar a vida de sua atual frota de 30 Hornets até 2030.

Um relatório recente compilado por um grupo de especialistas em defesa do Ministério da Defesa do país recomendou uma série de opções, incluindo a aquisição de 30 a 70 novas aeronaves de combate ou a compra de um número inicial mais baixo de jatos novos, reforçado pelos F-18 com vida prolongada.

Os custos potenciais variam de 5 a 18 bilhões de francos suíços, diz o relatório.

Ele observa que, sem qualquer intervenção, o seu Hornets atingirão o final de sua vida de 5.000 horas de voo por célula, o mais tardar em 2025.

Embora a aquisição de F/A-18 de segunda mão seja popular com o público, diz, a condição dos exemplares mais utilizados no mercado é pior do que a própria frota da Suíça. Os custos de qualquer remodelação necessária superariam as horas úteis de voo que provavelmente seriam obtidas, acrescenta.

Além de seus F/A-18, Berna opera uma frota de 35 antigos Northrop F-5. Anteriormente, ela procurou substituí-los por 22 Saab Gripen E, mas a compra foi cancelada em maio de 2014, após um referendo nacional sobre o acordo.

Os F-5 Tiger devem se aposentar do serviço no início de 2020, de acordo com o relatório.

F-5 suíço

FONTE: flightglobal.com

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Fábio Mayer
Fábio Mayer
2 anos atrás

Tempos atrás os F-5 suíços estavam tão bem manutenidos e em tão bom estado, que eram alvo de disputa entre os operadores “pobres” da aeronave, como o Brasil. Daí a Suíça resolveu aguardar, após um plebiscito, para substituí-los. Será que serão trocados junto com os F-18 por uma mesma nova aeronave?

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Logo voltaremos a ver informações sobre o destino destes F-5. Falam que o Uruguai é o destino destes, mas existem pessoas na FAU que querem uma quantidade menor de caças, porém mais modernos, neste caso, uma quantidade de 8 a 12 caças Gripen C/D usados. O que com certeza seria muito melhor, pois 6 Gripen C/D tem mais poder de fogo que toda a FAU atual, e com custo de hora de voo menor de toda frota de aviões de combate atuais.

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

A escolha será de uma aeronave americana sem dúvida, por força geopolítica.

bruno
bruno
2 anos atrás

a suica tem cash eles podem operar os f35s ou gripens em maior numero seria interessante para a suica de operar um caca vertical takeoff eu mesmo snowboardando por aqui ja vi uns harriers naum sei se era harriers talvez um prototipo suico de decolagem vertical ele estava parado em cima de um monte tipo um pequeno vulcao que abria as portas uma montanha hangar eu vi de cima da pista de ski kkkkkkkkkkk mais para a geografia da suica que e pequena e de terreno em nivel mais alto da Europa os cacas de decolagem vertical seriam perfeitos ja… Read more »

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

A Suíça irá de SH ou Viper.

Fábio Mayer
Fábio Mayer
2 anos atrás

Bruno,

O problema dos militares suiços não é exatamente dinheiro. É conseguir autorização para comprar. O caso dos F-5 foi sintomático: um PLEBISCITO mandou sustar sua substituição pelos Gripen até segunda ordem. É um país pequeno e democrático onde os governantes nem sempre tem o poder de bancar suas decisões.

André Luiz.'.
André Luiz.'.
2 anos atrás

Ivanmc 13 de junho de 2017 at 14:49
Ivanmc 13 de junho de 2017 at 15:07
Pode até ser mas, sendo a Suiça um país neutro, não sei se o argumento colocado pelo colega — a força geopolítica americana — será realmente o decisivo, ainda mais em tempos de Trump à frente da Casa Branca.
Eu tendo a pensar que haverá um ‘rebid’ favorável ao Gripen E.
Abraços.

Fábio Mayer
Fábio Mayer
2 anos atrás

Gustavo,

O Uruguai opera uns vetustos A-37 Dragonfly… dificilmente sairá deles para Gripens, é mais plausível que adquira mesmo alguns F-5 suiços, ou que sustitua sua aviação de combate por A-29 SUper Tucanos ou IA-63 Pampa, argentinos.

Gonçalo Jr
Gonçalo Jr
2 anos atrás

Pelo pragmatismo suiço e responsabilidade com suas finanças, levando em conta o atual momento geopolítico, opino que a Suiça deve ir de F18-E/F em quantidade menores + os F18-C/D que possuem com vida prolongada como diz 5º parágrafo. Mas tudo pode mudar. É um planejamento que vai levar alguns anos ainda e pode haver outros governos com visões diferentes. Agora é esperar. Estudos serão feitos.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
2 anos atrás

Boa tarde a todos Senhores!
Eu tenho minhas dúvidas se o governo suíço irá de SH. Explico: a Europa como um todo, uns mais outros menos, estão assustados com a postura de Trump para com a Europa / Otan. Ainda que a Suíça seja “neutra” eles podem estar assustados com o desejo de Trump exigir mais dos europeus para defender europeus!

Seja como for não estou nem aí …. quero saber se em caso de o Gripen E/F levar esta, o que a EMB poderá ganhar …

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

Caro Ivanmc,
A Suíça já foi de Gripen NG. O negócio não vingou com causa do próprio povo que colocou areia.
Acredito que o governo suíço, sensato com é, continuará com o mesmo NG.
É a escolha mais lógica para um país pequeno ter uma aeronave com uma hora/voo mais barata.
Abraço.

SmoKingSnake
SmoKingSnake
2 anos atrás

Se faz um plebiscito aqui a FAB ficaria mais um bom tempo com os F-5 também…

Zmun
Zmun
2 anos atrás

Se fizessem plebiscito no Brasil a FAB voaria Xavante e o Temer andaria de jegue.

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Fábio, boa tarde! Sim, a questão que levantei foi informada por um colega de lá, que eles chegaram a estudar internamente esta opção a exemplo do que é feito na europa com países pequenos “alugando” ou comprando meia dúzia de Gripens C/D. O que animou o pessoal por lá, eram os custos dentro do orçamento da FAU e uma possível parceria com o Brasil, mesmo sendo da versão C/D. Este colega disse que existe um pequeno caos logístico por lá, por operarem poucos aparelhos e de diversos fabricantes diferentes, no combate e principalmente no transporte. Isso estaria aliado a uma… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
2 anos atrás

E tem mais, os caças deles só voam de 6h às 21 hs!!!!

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Marcelo Andrade,esta mais para das 8:00 as 17:00 !

Chokoeater
2 anos atrás

A Europa anda tão assustada com o Trump, que Alemanha e Espanha até já lhes solicitaram informações sobre o F-35.
Quanto a disponibilidade de F-5 no mercado, os suiços não são os únicos, há células sauditas, sul-coreana e até de Taiwan.
Aliás os sul-coreanos não deveriam ser descartados assim tão facilmente, ainda mais após haverem fincado o pé no Perú.
Avião por avião, o F/A-50 é tão americano quanto qualquer exemplar de Gripen C/D ou E.

Glasquis 7
2 anos atrás

Boa noite,
Aos que pregam que a FAU tentará estes F5. Ela já tentou e até propôs oficialmente a compra de 10 unidades dos F5 suíços mas estes apresentaram rachaduras estruturais pelo que o negocio foi cancelado.
Pelo mesmo motivo (Rachaduras estruturais) a frota suíça de F 5 ficou muito reduzida a partir de 2015. Então é muito difícil que estes vetores sejam vendidos como caças pra equipar uma força. Serão oferecidos como fonte de repostos.

Antonio de Sampaio
Antonio de Sampaio
2 anos atrás

O problema do Uruguai não foi necessariamente as rachaduras nestes F-5, o problema é mesmo a falta de dinheiro e interesse de suas autoridades. Li numa publicação em espanhol que o Brigadeiro Nivaldo Rossato ofereceu um punhado de Super Tucano de segunda mão da FAB para o Uruguai a um preço muito camarada, e com excelente financiamento, como já faz tempo e nada aconteceu, então… A FAU nunca voou um supersônico, esses F-5 seriam uma excelente opção, com certeza, mas se nem dinheiro e ou interesse por A-29 de segunda mão, eles têm, fica difícil imaginar comprando esses F-5 ou… Read more »

Nonato
Nonato
2 anos atrás

Emanuel, você quis dizer que o povo da Suíça botou neve no negócio. RS.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
2 anos atrás

Será que com a nova aeronave o Alerta DA deles vai funcionar depois das 17:00h?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
2 anos atrás

Juarez podia contar por que o Brasil não comprou os suíços, e comprou o lixo jordaniano…

Glasquis 7
2 anos atrás

Antonio de Sampaio,

Sobre os KC 390, o Chile acaba de dobrar a sua frota de C 130. Acho difícil querer comprar o KC 390. Mas poderiam estar avaliando uma compra pra depois de 2025, acredito que pra 2030. Tal vez.

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

Nonato, bem isso…kkkkkkkk

Wellington Góes
Wellington Góes
2 anos atrás

Com o início dos estudos para substituição dos Honets, sem a devida substituição dos Tigers, isto dá a entender que não ficarão mais com a opção Hi-Low mix (o Gripen E/F iria substituir apenas os F-5), ou seja, devem optar por aeronave única. Sendo assim, não acredito que o Gripen volte a ter chances com a força aérea suíça e com isto acabem optando por uma aeronave maior, como o Super Honet (um substituto natural aos Honets); o Rafale (que era o interesse primário da força aérea local – conforme teria sido divulgado no relatório vazado à imprensa); ou os… Read more »

Corsario137
Corsario137
2 anos atrás

A Suíça recomeçou essa punhe… que é a compra de um caça. Tivessem optado pela excelente oferta dos suecos anos atrás, já estariam em vias de receber suas primeiras unidades. Eu ainda acredito no favoritismo do Gripen por vários motivos:
1. Custo (a população é sensível aos gastos em defesa);
2. Produto europeu;
3. Porque eu quero 😉

Sacanagem, eu acho o Gripen um fortíssimo candidato por tudo que a aeronave oferece pelo preço que custa. Não vejo os suíços embarcando nessa canoa do F-35, ainda mais com o Trump por lá.

Sds,

Antônio de Sampaio
Antônio de Sampaio
2 anos atrás

Glasquis 7 13 de junho de 2017 at 23:28
O Chile dobrou sua frota?? quantos C-130J-30 Super Hercules eles compraram? não sabia.

Antônio de Sampaio
Antônio de Sampaio
2 anos atrás

O KC-390 já fez um voo de estes hoje na Suécia, está na base de Satenas, aquela dos Gripen.
Espero que o pernambucano com aquela cara dele de enfezado consiga alguma coisa por lá.

horatio nelson
horatio nelson
2 anos atrás

enquanto isso ainda tem 26 bravos f-5 operacionais…eita aviaumzim baum sô…pau pra toda obra vai avião vem avião e o f-5 fica brasil q o diga rsrs

Antônio de Sampaio
Antônio de Sampaio
2 anos atrás

horatio nelson 14 de junho de 2017 at 10:00 Que os diga os nossos, e os do Chile também. Quando os EUA abandonaram o Vietnã, os soviéticos se apropriaram dos F-5 deixados para trás ou da Força Aérea do Sul, e voaram em Dog Fight contra seu melhor avião, o MIG-21. Sabe o que aconteceu?? em dogfight, os pilotos de MIG-21 nunca conseguiram derrotar o F-5, mesmo trocando os pilotos um pelo outro, só conseguiam vitórias usando mísseis, eles não entendiam como os EUA preferiam usar o F-4 no lugar do F-5 contra os Mig, talvez pelo alcance e a… Read more »

Glasquis 7
2 anos atrás

Antônio de Sampaio “O Chile dobrou sua frota?? quantos C-130J-30 Super Hercules eles compraram? não sabia.” O Chile nunca teve Super Hercules. Mas dobrou sua frota incluindo os C 130 R. Em 2015 recebeu 2 C 130 H e em 2016 mais 2 C 130 R Em 2016 aumentando a sua frota de 5 pra 9 aeronaves. Não dobrou mas quase ne? Se espera que depois de 2020 a FACh inicie uma concorrência pra aquisição de aeronaves substitutas nas que se esperam o KC 390 contra o Super Hercules C 130 J. Mas é importante salientar que ENAER acaba de… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
2 anos atrás

Antônio de Sampaio 14 de junho de 2017 at 10:29 coisas de americano; o f5 levava uma carga de armamentos muito pequena em comparação com o f4. por isso preferiam o f4 vai entender! mais tbm o f4 nunca operou no seu maximo devido ao vietnã ter sido uma guerra(aerea) muito burocratica,ao ponto de um piloto uma vez afirmar q preferia um advogado no assento de trás ao operador de radar…se tudo der errado o f5 ainda voa mais q o f18 rsrs