KC-390

A nova espinha dorsal da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) vai começar a ganhar forma no próximo ano. A Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), receberá as duas primeiras unidades do KC-390, o maior avião militar já desenvolvido e fabricado no Brasil.

Enquanto dois protótipos avançam na campanha de testes, a primeira aeronave de série já está em produção na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

“É um projeto importantíssimo e está em fase final de desenvolvimento. Nós já devemos ter a aeronave operando em nossas organizações a partir de meados do ano que vem”, afirma o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

As 28 unidades encomendadas deverão substituir a frota de C-130 Hércules, operada pela FAB desde 1964. Os novos aviões cumprirão missões como operar em pequenas pistas na Amazônia, lançar paraquedistas, reabastecer outras aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo, dentre outras.

O compartimento de carga do KC-390 tem 18,54 metros de comprimento, 3,45 de largura e 2,95 de altura. Maior que uma quadra de vôlei (18,00 metros de comprimento), o espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semidesmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.

ambém podem ser levados 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa ou 74 macas mais uma equipe médica em uma configuração de evacuação aeromédica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas, havendo ainda a possibilidade de levar 26 toneladas caso o peso seja concentrado no centro de gravidade da aeronave.

Com 23 toneladas de carga a bordo, o KC-390 pode voar até 2.730 km de distância. Se a carga for de 14 toneladas, o alcance sobe para 4.914 km, o suficiente para sair de Manaus (AM) e ir até a Cidade do México ou Santiago, no Chile. Sem carga, em voo de traslado, é possível percorrer até 5.958 km de distância.

Esses números são alcançados porque os tanques da aeronave podem levar 23,2 toneladas de combustível, além de o avião também poder ser reabastecido em voo. O KC-390 tem ainda os equipamentos necessários para transferir parte do combustível para outros aviões e helicópteros, podendo realizar duas operações de reabastecimento em voo ao mesmo tempo. Um KC-390 poderá reabastecer, inclusive, outro KC-390, ampliando a autonomia do segundo. Outros “clientes” deverão ser os caças F-39 Gripen NG, F-5EM e A-1M.

A autonomia também pode ser usada para missões de busca, com horas de voo dedicadas a localização de uma embarcação naufragada, por exemplo. Para essa missão, além de contar com postos de observação, o KC-390 é equipado com o radar Gabbiano T20. No modo de acompanhamento de alvos, o equipamento pode rastrear mais de 200 embarcações simultaneamente, podendo ainda ser usado no combate a atividades ilegais, como pesca predatória e pirataria. É possível também utilizar o radar para identificar manchas de óleo ou realizar o mapeamento de áreas terrestres.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, explica o Comandante da Aeronáutica. “A importância do KC-390 se explica não só pela capacidade de exportação e geração de riquezas, mas a criação de 8.500 empregos”, completa o Tenente-Brigadeiro Rossato.

FONTE: FAB

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Victor Moraes

Um bom avião, sem dúvidas…

Ederson Joner

É interessante como sempre publicado o número de 28 aeronaves, como se os 2 protótipos não fossem ser repassados a FAB após todos os testes…
No mais, será muito bom ver o KC 390 entrar em serviço…

RenanZ

Todo sucesso possível a essa aeronave e à FAB

Antonio de Sampaio

Ederson Joner 12 de junho de 2017 at 13:29
Será que quando terminar a campanha de certificação a Embraer repassa esses dois modelos para a FAB??
Ou vai ficar com pelo menos um deles para fazer demonstrações pelo mundo?? como tem um A-29 por exemplo.

Alvaro Roberto Borges de faria

Pessoal, procede à venda da Embraer a Boeing ? Seria um fato importante? Vamos ver!

Alexandre Galante

A venda da Embraer à Boeing é fake news.

Antonio de Sampaio

Alvaro Roberto Borges de faria 12 de junho de 2017 at 14:24
Sim procede, e a Fábrica de Guaranás “Boto Tucuxi” de Manaus vai comprar a Coca-Cola.
Eu li isso neste mesmo “site”.

igortepe

Dois ou três exemplares para aviação do exercito seriam uma boa opção?

ivo

Alvaro voce deve estar mencionando este blog: http://www.avioesemusicas.com/boeing-compra-embraer-e-vai-fabricar-o-gripen.html
o unico problema é a data do post :01/04/14
primeiro de abril!!!!!!!

Alvaro Roberto Borges de faria

Ok. Galante obrigado.

Ederson Joner

Antonio de Sampaio 12 de junho de 2017 at 14:07
Antonio, foi a FAB que bancou o projeto, então os protótipos são da FAB, claro que é preciso observar que a propaganda e venda do KC 390 para outros operadores também interessa a FAB, desta forma e até mesmo no sentido de melhorias e upgrades, talvez a Embraer fique com um KC 390, mas a propriedade deve ser da FAB.

André Bueno

Antonio de Sampaio 12 de junho de 2017 at 14:07

Não me lembro onde li mas os dois protótipos serão repassados à FAB.

Marcelo Andrade

O 1º/1º GT da BAGL já está se preparando para recebê-lo. Vai ser demais ver o bichão voando por aqui. Mas acho que ele não estará completamente operacional, assim como o A400M que foi entregue não efetuando todas as missões para que foi projetado.

Acredito que a própria entrada em operação também faça parte do processo de atingimento da IOC.

Quando será que começarão os testes de REVO entre caças, helicópteros e entre KC-390`s?

André Bueno

Marcelo Andrade 12 de junho de 2017 at 15:44

Com caças já foram realizados, mas sem transferência de combustível.

TEREU

também no futuro poderia criar uma segunda versão com 4 turbinas … um kc 390 com capacidade de carga com no minimo 50 toneladas…

FighterBR

Tereu, provavelmente seria uma aeronave nova. No porte do C-17

Chokoeater

E qual será, se é que há, um calendário para as entregas das demais células????
Afinal como 1º e até o momento único cliente, a FAB merece precedência.

Antônio de Sampaio

O modelo que estava no Rio, ao retornar para Embraer hoje, deu uma volta sobre Rio Claro creio que para perder energia e em seguida fez um rasante sobre Pirassununga, provavelmente sobre a AFA, em seguida ganhou altura antes de pousar na pista de Gavião Peixoto. ____________ Os dois protótipos que estão em testes serão incorporados à frota da FAB, só não sei quando. OBS: Os argentinos fizeram uma reforma em um avião C-130 fabricado em 1970, nada de mais, mas isso foi destaque em toda a imprensa local, inclusive nos grandes jornais, como um “Gran hecho”, quem foi fazer… Read more »

Victor Moraes

Antônio de Sampaio. Com todo respeito à liberdade de expressão, quando ela é isonômica, os poder da mídia é psicopático. A mídia é atacada dos nervos, como poderia dizer uma doméstica nordestina. Tudo pode e não pode o que os astros do circo desejam. Tipo assim, no ocidente, vindo da antiga Roma, o circo tem ganhado poder… A satisfação imediata prevalece sobre os fins de longo prazo. A verdade é moldada e repisada em termos de urgência e se perde nas comprovações da tendência animal humana. A midia é própria auto-felação de emplastros psicológicos de verdade instantânea. Eles não tem… Read more »

Rodrigo Botelho Campos

Boa tarde. Alguém tem informação se os 28 aviões equiparão uma unica unidade da FAB, no caso a Ala 11? Alguém pode informar por que 28 unidades? Qual o racional para determinar este número, pois a leitura da definição quantitativa apenas pelo quesito orçamento não explica toda a logica da decisão. Grato.

Victor Moraes

Por favor… onde eu disse doméstica nordestina, leia-se “sábia senhora humilde”. Eu fui imperfeito…

ivo

Victor Moraes 12 de junho de 2017 at 18:24
“A midia é própria auto-felação de emplastros psicológicos de verdade instantânea”
comecei a rir aqui………..
“Provavelmente algum dos donos da Globo é homossexual, ateu,”
ou será todos???
“Oxalá internet que permite bons e maus, mas permite todos”
até os nossos comentários no PA.
eu não só aprendo com as leituras deste blog, mas principalmente eu me divirto muito…
Bravo Victor, Bravo!!

Jota

Pessoal , e o nome comercial do KC390 , qual será?
Temos o A400 Atlas , o C130Hercules, o C27Spartan …
Meu voto é KC390 HARPIA.
Sds.

Luiz Fernando

Ahhh não…. não vamos começar com esta ladainha de preferências por nome da aeronave por favor.
Senão não se falará de outra coisa, como já foi exaustivamente comentado por aqui.

JT8D

Se depender de um colega aqui o nome será KC390 + Um 🙂

Chokoeater

Não, está errado não é “KC390 + Um”, é somente “+ um” em minúsculas mesmo.

Wellington Góes

Eu voto KC-390 Júpiter. Entretanto, tem uma bolacha dos pilotos de ensaio da aeronave com um formato de Orca, ou seja, KC-390 Orca.

José lemos filho

um nome original e com certeza será: INVASOR! traduzindo: iremos invadir o mundo.! esta máquina é mt linda e acima de tudo tem mta qualidade. estou com vcs na torcida, Que DEUS, abençoe o sucesso desta aeronave.

Wellington Góes

Rodrigo Botelho Campos, falava-se que Esquadrão Gordo iria sair do Galeão para Anápolis. Esse esquadrão opera o C-130H e deve operar o KC-390, em apoio ao Batalhão de Operações Especiais do EB, que se mudou (ou se mudará) para Anápolis também. Ou seja, uma parte das aeronaves serão baseadas no Galeão, a outra iria para Anápolis. Se houve mudanças nesse planejamento, não sei te afirmar, mas era mais ou menos isto que se fala algum tempo atrás.

Até mais!!! 😉

José lemos filho

um nome original e com certeza será:KC 390 INVASOR! traduzindo: iremos invadir o mundo.! esta máquina é mt linda e acima de tudo tem mta qualidade. estou com vcs na torcida, Que DEUS, abençoe o sucesso desta aeronave.

Nonato

Alguém tem a informação?
A FAB pagou para desenvolver o KC 390? Tipo: objeto de contrato: desenvolver avião de transporte blablabla.
Valor: x
A fab foi responsável por bancar?
Qual foi o valor?
E agora, quem. e o detentor do projeto? A fab ou a Embraer?
A fab ficará com um percentual de cada avião vendido?
Não criticaram a bombardier por receber incentivos do governo?
Mas o governo bancar o projeto pode?

ederjoner

Nonato 12 de junho de 2017 at 22:32 Você esta de brincadeira? Meu amigo seu nome é velho aqui, não tem como vc não saber disso, pois já foi dito centenas de vezes… Mas a resposta é sim, a FAB pagou e é dona do projeto, bem como receberá uma fração do valor das aeronaves vendidas… Foi bem simples, a FAB procurou a Embraer, e especificou um tipo de aeronave, e a Embraer projetou sob estes requisitos… Por isso que o lucro não é fundamental, pois vai ser o Estado brasileiro quem vai bancar todo o projeto, independente de vender.… Read more »

cipinha

Será que até o ano que vem já terão completados todos os testes?

Kobáuca

Kc-390 Invasor não é nada mau… a sonoridade é boa… até de certo modo imponente!!! Não sei se vão ou não dar um nome!!! Mas por enquanto acho que não tem importância… tem-se coisas mais importantes para se preocupar!!! Garantir que os sócios comprem a aeronave!!!! Menos a Argentina, este ninguém acredita que vão cumprir com sua parte!!!

Nonato

Erdejoner.
Obrigado pela informação.
Rapaz, são tantas informações e não lembro de ter lido isto de forma bem clara e evidente.
Confesso que me parece estranho.
Um paga o projeto e o outro vende.
Se bem que projetos militares americanos acontecem dessa forma.
Tipo o f35. Fizeram seleção de projetos etc.
O governo pediu e mandou desenvolver.
Poderia não ter dado certo, como muitos projetos de várias décadas atrás.

Rommelqe
Wilton Feitosa

Nonato 13 de junho de 2017 at 1:10

O estranho seria não permitir a venda..
.
Cada célula vendida a outra força, ou empresa (civil), trará divisas, impostos e postos de trabalho, distribuição de renda, geração de consumo para o país como um todo, e desta forma irá amortizar o investimento feito pela FA, que em ultima análise é um parte integrante do estado, e deve na medida do possível contribuir para o desenvolvimento do país …

Juliano Lisboa

Wellington Góes, só corrigindo, o Batalhão de Operações Especiais do EB fica em Goiânia, a 50km de Anápolis e já está lá desde 2003.

Cláudio Prec PQDT

Bom dia pessoal!!!!
Esta tudo muito bom, tudo muito lindo e etc…….
Muitos falam das excelentes capacidades do kc390, algo que eu também não duvido!!!!!!
Mas estamos esquecendo e eu acho que já passou da hora de serem feitos testes em pistas rústicas e não preparadas na Amazônia e principalmente no continente Antártico!!!!!!!
Alguém sabe de alguma previsão para tal?

Cláudio Prec PQDT

Juliano Lisboa e Wellington Góes, na verdade é uma Brigada de de Operações Especiais e não um batalhão!!!!

Antonio de Sampaio

Nosso pássaro já está voando nos céus suecos, está em uma cidade chamada Uppsala.

Wellington Góes

Roberto Santana, Júpiter é da mitologia romana e não grega. E nesta ele é conhecido como o “pai dos deuses'”, ou equivalente a Zeus na mitologia grega. A vantagem do nome JÚPITER, é a facilidade do nome, tanto em inglês, quanto em línguas latinas (como o português), a escrita é a mesma, sem alterações. E como é de uma mitologia concorrente à do Hércules da Lockheed Martin, também manteria a ideia do KC-390 (concorrente direto do C-130). Comercialmente, é um nome forte! Teríamos então: C-130 Hércules; A400M Atlas e; KC-390 Júpiter. Valeu Juliano Lisboa, te agradeço pela correção. Em todo… Read more »

Rafael Oliveira

Roberto Santana, que tal KC-390 Dejanira???

Marcelo Andrade

Roberto Santana 12 de junho de 2017 at 16:08
Prezado Marcelo Andrade,
Você tem acesso ao pátio de aeronaves do 1º/1º GT na Base Aérea do Galeão?

Oi Roberto. Não tenho acesso desde que dei baixa, em 1987, rsrsrs. Mas como passo sempre pela Linha Vermelha, uma pista expressa que serpenteia o Aeroporto do Galeão, dá pra ver a BAGL.

Estes C-130, ou estão em manutenção ou começam a ser canibalizados.

Rafael Oliveira

Roberto Santana, meu comentário foi mera resposta a sua provocação. Não tenho intenção nenhuma de nomeá-lo, até porque ninguém da Embraer me consultou para isso.
.
De fato, a empresa dará o nome que quiser e os adquirentes poderão renomeá-lo como bem entenderem. E, no final, os pilotos e a mídia chamaram de tudo quanto é nome.

Gustavo

O Roberto Santana disse tudo logo acima.
O KC-390 sempre será KC-390, pode até tomar um apelido por aí (ao exemplo de gordo do C-130), mas sempre será chamado por KC-390. O Gripen NG se chamará F-39 na FAB, mas com ctz, todos chamarão de Gripen ou Gripen NG ao longo de sua vida.
O A-1 é chamado de Harpia informalmente, mas quem sabe disso? Ninguém.
Ou o nome vem no nascimento ou vem no nascimento.
Abraços!

PAULO JOSE MEDEIROS SILVA

Prezados,

Gostaria de saber se o KC 390 tem possibilidade de utilização de tanques de combustível extra nas asas como o C 130 tem?Inclusive o C 130 modernizado na foto está com 4 tanques extras!

Paulo

Antonio de Sampaio

PAULO JOSE MEDEIROS SILVA 13 de junho de 2017 at 12:01
Acredito que sim, eu já tinha pensado nisso, o local onde o KC-390 recebe o “Pod” de reabastecimento, acho que pode receber tanques auxiliares, não vejo problema.
Umas boas toneladas de combustível a mais nesses tanques lhe dariam um alcance ainda maior, acho que na maioria das vezes, esse avião não vai voar nem perto de sua capacidade máxima de carga.

PAULO JOSE MEDEIROS SILVA

Antonio Sampaio,

Não é de se estranhar que o C 130 ganha em autonomia!
Obrigado pela resposta!

Paulo

Chokoeater

Ambas as aeronaves empregam sistemas de reabastecimento em voo, que possuem tanques dedicados para tanto.
A asa do “+ um” receberá um tanque extra, como o C-130, se estiver estruturalmente preparada para faze-lo.

Wellington Góes

Então tá, Roberto Santana, ‘KC’ é o nome. Rsrsrs