JF-17B

A variante biposto do caça JF-17 — JF-17B — realizou com êxito seu voo de teste inaugural no dia 27 de abril.

A produção do protótipo JF-17B começou em abril de 2016 e segundo algumas fontes, três JF-17B estão em produção, dois dos quais se juntarão à PAF.

Além de ter um segundo assento, o JF-17B exibe várias alterações de design em relação ao JF-17 de assento único. Tem uma espinha dorsal, possivelmente para abrigar combustível (para compensar o espaço tomado pelo assento traseiro). O estabilizador vertical também foi modificado; a cauda maior abriga componentes do novo sistema fly-by-wire de controle de voo de três eixos. O nariz também foi ampliado para acomodar um radar AESA (Active Electronic Scanned Array), que será um subsistema central do próximo JF-17 Block III.

JF-17B

O JF-17B foi desenvolvido principalmente para atender às necessidades de potenciais usuários de exportação, que exigem avaliação em voo e treinamento de conversão. Atualmente, a PAF (Pakistan Air Force) está realizando treinamento de conversão usando simuladores. No entanto, a liderança da PAF havia sugerido que o JF-17B poderia ser usado como um lead-in-fighter trainer (LIFT) dentro de sua própria frota.

Com pods de designação avançados e sistemas de guerra eletrônica comercialmente disponíveis (EW), o JF-17B também poderia ser empregado como uma plataforma de ataque ou de guerra eletrônica respectivamente.

A PAF indroduziu formalmente sua quinta unidade de caças JF-17 — isto é, o Esquadrão Nº 14 — em fevereiro, com aeronaves Bock II, que incluem aeronaves equipadas com sondas de reabastecimento em voo. Em março, a PAF anunciou que integrou com sucesso um sistema de armas “stand-off” ao JF-17.

Há mais de 70 aviões JF-17 em serviço com a PAF, e espera-se que a Força faça seu pedido para 50 caças Block III em 2017. A CAC (Chengdu Aerospace Corporation) e o Pakistan Aeronautical Complex (PAC) também conseguiram encomendas de exportação para Mianmar e Nigéria.

FONTE: Quwa – Defense News & Analysis Group

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo M

Na primeira foto, lembra demais um mirage 2000 biposto, na segunda lembra um pouco o F-16.
Deve voar bem, vamos aguardar a Argentina pedir informações kkkkk
A fila tem andado por aí, enquanto nosso NG.. zzZZ..

Ivanmc

É um belo caça ainda mais nessa nova proposta a qual é a versão biplace.

Mauricio_Silva

Olá.
A parceria China e Paquistão está dando frutos…
SDS.

Glasquis 7

Sem alarde mas com trabalho sério, o Paquistão está compondo uma Força aérea de fazer inveja aos países da América do Sul.
às vezes me pergunto, por que lá da certo e quí… bom, aqui dá no que da ne?

Celso

rsrsrs Rodrigo M a fila anda mesmo e vc quer comparar esse MIG bombado com o NG, paciencia rsrsrs …….outra coisa, nem da para comparar a situacao do Paquistao c a q vivemos aqui na america do sul………Glasquis observe atentamente o mapa, depois volte uns 80 anos atras na historia dessa regiao e ai sim a comparacao fica mais clara e objetiva, sem falar q essa qde eh insignificante perto das qdes de seu vizinho China …so pra comecar. Sds

André Luiz D. Queiroz

Glasquis 7 17 de maio de 2017 at 10:27 “às vezes me pergunto, por que lá da certo e quí… bom, aqui dá no que da ne?” Lá, no Paquistão, eles estão constantemente em conflito com a Índia, e tem o Afeganistão do outro! A região é um barril de pólvora! Em tais condições, é compreensível que o governo do país invista pesado em armamento. Mas, pelo que sei, o JF-17 sino-paquistanês é um “MIG-21 tunado”! Assim, é uma aeronave que parece moderna, mas sua concepção de engenharia é antiga, e suas reais capacidades limitadas… Se fosse um carro, seria… Read more »

André Luiz D. Queiroz

“Lá, no Paquistão, eles estão constantemente em conflito com a Índia, e tem o Afeganistão do outro…lado”

Glasquis 7

Celso
Desculpe mas a nossa realidade é de agora não de 80 anos atrás.
O Paquistão tem mais de 70 aeronaves e se espera um pedido de mais 50 o que daria um total de 120 aeronaves JF-17. Isso sem contar com as outras pois tenho entendido que até 2020 a PAF deverá substituir um total de 190 aeronaves.
Meu questionamento é, por que lá as parcerias funcionam e dão frutos em prazos razoáveis enquanto aqui, e nisto engloba a América Latina inteira, as parcerias dão frutos tão parcos e com prazos tão extensos.

Glasquis 7

André Luiz D. Queiroz
Então, segundo a sua concepção, a falta de conflitos justifica a lentidão na cadencia aplicada a decisões sobre projetos nesta área? Si estourar um conflito hoje, teremos condições de “acelerar” nosso desenvolvimento a tempo?

Delmo Almeida

Uma leitura interessante para complementar o tema:
.
http://quwa.org/2017/04/30/jf-17b-foundation-jf-17-block-iii/

Delmo Almeida

Glasquis 7 e outros, . A ausência da percepção de conflito sim explica, em parte, a falta de urgência. Outros dois quesito são que a principal fonte de instabilidade nos países da América Latina é interna e não externa, isso pede respostas diferentes e gera preocupações diferentes, a outra está no norte e se chama Estados Unidos. A política externa do Tio, segundo Mearsheimer (se não me falha a memória), é de ser um hegemon na sua região e para isso precisa ser um Off-Shore Balancer. Assim ele mantem os conflitos e querelas longe de sua área cativa. No leste… Read more »

Fábio Mayer

Se trata de um avião de combate de 3,5 geração, no máximo 4ª geração. Estaria no mesmo patamar dos nossos F-5. Mas é fato: são novos, tem toda uma história operacional pela frente, podem ser modernizados a partir de um projeto que já é mais moderno que qualquer caça em operação na América Latina, salvo, os F16 chilenos e os SU24 venezuelanos. Penso que numa opção hi-lo, seriam boa opção para o Brasil: 36 NG(s), 70 ou 80 aviões de caça como estes. Certamente há quem diga que sendo chineses/paquistaneses teriam problemas logísticos, mas a quantidade deles que deverá operar… Read more »

Glasquis 7

Delmo Almeida
O problema está em que esse pensamento e a cadencia de resultados nos projetos significam altos aumentos dos custos. Isso não é benéfico pra ninguém.

Fábio Mayer

As “parcerias” não dão certo aqui porque o Brasil é péssimo pagador. O Brasil atrasou obrigações com o Gripen, resultado, deviam começar as entregas em 2019, agora iniciarão em 2022. Jogamos fora vários programas militares, como os de submarinos alemães, as corvetas Inhaúma, “parcerias” na área espacial. Diminuímos, por falta de pagamento, a dotação de A-1 (AMX) de 76 para 53. Quando se decidiu produzir o Super Tucano, a FAB queria 180, conseguiu 99 após diversas reduções de verba. Se olharmos com cuidado, a história militar do Brasil é composta de dezenas de parcerias que não evoluíram por culpa de… Read more »

Delmo Almeida

Glasquis 7, ninguém disse (ao menos não eu) que isso era benéfico. Mas falando sério, as questões que o Brasil precisa investir não são de defesa apenas, mas de segurança. O conceito de segurança nas Relações Internacionais engloba 100% do conceito de defesa e acrescenta outras questões. Segurança energética, segurança alimentar, segurança tecnológica e outros. O Brasil e os demais países podem usar a aparência pacífica da vizinhança para buscar crescer de forma equilibrada (não que isso tenha sido feito). Por isso é tão importante que a busca por autonomia na operação de seus meios. Ter a massa cinzenta! Isso… Read more »

Delmo Almeida

PS: Só pra esclarecer: acredito que o Paquistão agiu de forma exemplar na condução deste projeto! Levou muito mais que a defesa propriamente dita em consideração.
.
PS2: Desculpa pelo excesso de comentários, deve ser por essas e outras que vocês bloquearam as postagens anteriormente.

Flamenguista

Desde o Super Seven, o MIG 21 deve ser o caça que mais foi modernizado e com modernizaçoes tao drásticas. Vide o J 10 chines!!

André Bueno

Flamenguista 17 de maio de 2017 at 13:23

O J-10 é baseado no IAI Lavi israelense.

Antonio Palhares.

Com a corrupção levando mais de duzentos bilhões de reais por ano. Não sobra dinheiro para nada sério neste pais de , me engana que eu gosto.

Agnelo Moreira

Boa Tarde
Sou do EB. Estudei com um Oficial Paquistanês. Ele não gostava do material chinês.
Perguntei quanto material das outras forças, e ele me respondeu que seus colegas também não gostaram…
Sds

Rodrigo M

Celso.
.
“vc quer comparar esse MIG bombado com o NG, paciencia rsrsrs …….outra coisa, nem da para comparar a situacao do Paquistao c a q vivemos aqui na america do sul…”
.
Eu fiz alguma comparação entre aviões ou sobre a situação geo-politica de lá e cá???
Leia com boa vontade amigo, e por favor não confunda alho com bugalho…

Zmun

Grife não ganha guerra. Um avião pequeno, capaz de disparar armamento moderno e equipado com bons sensores e com um bom sistema de comunicação representa preocupação pra qualquer força aérea do mundo.

Bosco

Sempre tem alguém pra dizer que há duas linhas de produtos chineses, a de boa qualidade e a de má qualidade. Uma vez comprei uma poltrona chinesa em um shopping center de alto nível e não durou 1 mês (quebrou pecinha). Imagino que tenha sido da linha “boa qualidade” já que não comprei de um carroceiro no meio da rua. Fui na loja e a loja atenciosamente trocou por outra igual. Durou 15 dias. Joguei fora e não voltei mais pra reclamar. Comprei uma brasileira 4 x mais cara, a que estou sentado nela já há pelo menos 10 anos… Read more »

Flamenguista

André Bueno
Mas o Lavi nao era baseado no F16?

André Luiz D. Queiroz

Glasquis 7 17 de maio de 2017 at 11:26 Sim, o cenário geopolítico da América do Sul ‘justifica’ — ou melhor, ‘explica’ o porquê a questão da modernização das FFAA no Brasil não recebe a mesma ênfase que no Paquistão, para ficarmos nessa comparação. Aliás, essa é uma das explicações, mas não a única: sabemos bem que há outros tantos fatores de ordem política nisso. E, bem entendido, eu sou a favor de que o Brasil invista em tecnologia de Defesa autóctone (não apenas em compra de armamento de fornecedores estrangeiros — mas, cada caso é um caso!). Por exemplo,… Read more »

Celso

Prezado Rodrigo M… li sim c atencao como requer qualquer comentario e bem por isso escrevi a resposta q acredito vc nao leu ou entendeu tbm. No momento q vc enseja uma comparacao entre forcas aereas operacionais e seus meios comparativamente, eh necessario sim observar quais sao as condicoes geopoliticas envolvidas. No caso do Paquistao se vc ler c calma alguns comentarios acima, c certeza tera entendido a minha resposta resumidamente sem entrar em detalhes. Enfim, gosto de um alho na comida, da mais sabor, mas qto aos bugalhos…..fico sem te responder por nao entender a sua insinuacao (ironica ou… Read more »

Bueno

Bosco, boa tarde. Realmente existe produtos de primeira linha na China. Presto consultoria em empresas que comercializam produtos Chineses. Os produtos são certificados , as fabricas na China são Certificas e a logística SAC etc… aqui é certificado. É necessário que os três recebam o certificado para comercializar no Brasil, isto é compulsório na legislação brasileira através do INMETRO, caso o certificado vença nem embarca na China. Anualmente é realizado a manutenção dos certificados, gastam uma grana, aproximadamente R$2 milhões por ano. E posso afirmar que tem produtos que são de altíssima qualidade e eficiência e tem as linhas de… Read more »

carvalho2008

Pessoal, vi comentario que o JF-17 é um MIG-21 tunado….isto não é verdade e frequentemente cometem este engano…ele é um projeto do zero apenas “inspirado” nas lições do MIG -21. . Desta forma, ele não compartilha nenhuma peça do mesmo. . Quem é um MIG-21 tunado é o JL-9 Mountain Eagle o qual sim compartilha 70% das peças de fuselagem e identica motorização com o F-7 Airguard, numa versão melhorada aerodinamica de asas que resulta um desempenho 40% superior ao MIG-21 original. . Bom, na pratica…reconheço os progressos do JF-17 como um bom caça, mas seu desempenho não é muito… Read more »

carvalho2008

mestre Bosco…tudo depende….meu Iphone foi construido lá….meu Nike….etc…depende….

Glasquis 7

André Luiz D. Queiroz,

Acho que os arsenais do Peru, Venezuela, Chile e até da Colômbia, sejam bem dimensionados. Só pra obter a última versão do Exocet MM 40 Block III o Chile deu 96 Misseis MM 38 como troca.

sergio ribamar ferreira

Seria uma boa segunda linha de defesa tanto externa bem com interna. Por que adquirir, construir e vender sob licença? Creio que nossos engenheiros sabem trabalhar muito bem. Conjecturas. Com a palavra o Sr. Bosco. Abraços.

sub-urbano

Não é mágica, é resultado de trabalho duro, coisa que brasileiro não entende.
.
Com trabalho duro e dedicação os chineses tem agora um Hi-Low de 4ª geração com nada menos que 4 modelos operacionais J10-Jf17-J11 e J15 naval. E estão tocando um projeto de 5ª geração stealth com J20 e J não sei o que…
.
Trabalho duro pessoal, trabalho duro… não é plantar café esperar crescer e colocar uns peões pra catar não, é trabalho duro mesmo.

André Bueno

Flamenguista 17 de maio de 2017 at 16:03
Não sei. A configuração é bastante similar ao F-16.
Ao que consta, o J-10 é construído com base em planos fornecidos por Israel, que nega tal feito.