Após uma longa espera, os spotters russos puderam finalmente fotografar o oitavo protótipo do caça de quinta geração PAK FA T-50-9 (número de cauda “509”).

A aeronave fez seu voo inaugural em Komsomolsk-on-Amur em 24 de abril de 2017, mas nenhuma foto ou anúncio oficial de seu voo foi publicado. No entanto, realizou-se de 10 a 12 de maio um voo separado da T-50-9 de Komsomolsk-on-Amur para o aeródromo do Flight Research Institute em Zhukovsky, região de Moscou, o que possibilitou, finalmente, fazer fotos do avião.

Observar que o T-50-9 tem camuflagem pixelada. Na última foto divulgada hoje no Twitter, o T-50-9 aparece em voo com tanques de combustível subalares.

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panzer
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panzer

é lindo mas é enorme do tamanho de um avião de passageiro , não precisa nem radar para ser localizado

Antônio de Sampaio
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Antônio de Sampaio

panzer 15 de maio de 2017 at 15:28
Tão pouco sua pintura ajuda a absorver ou refletir ondas de radares, é uma pintura comum. É duvidoso que o material empregado na estrutura seja também de alguma serventia para tal.
Seu coroamento “Stealth” fica patente com essas duas enormes bocas de turbina refletoras de IR sem qualquer tratamento.
Isso aí faz a alegria de qualquer piloto de caça equipado com IRST e mísseis guiados por calor.

donitz123
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Para quem não sabe ele é menor que um Su-27.

Roberto F. Santana
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Roberto F. Santana

A exceção invalida a regra.
O Sukhoi PAK FA T-50, primeira e única aeronave stealth esteticamente agradável, acabou salvando a aviação militar de toda uma onda de aviões horríveis e até mesmo capazes de provocar repulsa.

Roberto F. Santana
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Roberto F. Santana

É igual tubarão, ataca de frente, não dá para ver. Quando você vê o tamanho, já é tarde.

Nonato
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Nonato

Até hoje não consigo visualizar, nesse avião que passa a sensação de ser uma delgada folha de metal, o compartimento interno de armas…
O J20, por exemplo, uma daquelas caudas mais parece ser de brinquedo…

Celso
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Celso

Mais e melhores avaliacoes sobre essa aeronave so serao validas no momento em que receber ou forem instaladas as novas turbinas q ja deveriam estar prontas a mais de 3 anos. Ainda vai levar bons 2 anos para estarem aptas. Sem pressa a coisa ainda vai ganhar forma e resultados definitivos.

Clêuber
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É muita presunção se afirmar que o T-50 se assemelha a uma árvore de natal…É no mínimo subestimar as capacidades dos engenheiros russos em proverem soluções brilhantes reconhecidas até pelos EUA…Em fim, a exemplo do caso do Suk-27, o desenvolvimento dos Russos não segue a linha Americana de lançar uma caça”pronto”, o desenvolvimento é gradual e já com o caça operacional…A guerra da Síria deu uma lição notória aos ditos “analistas” militares amadores…Sei que muito se usa de marketing pelos Russos ao descrever seus produtos, mas não tenho dúvidas que o T-50 enfrentará de igual para igual o F-35 e… Read more »

Ivan Recife
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Roberto, . “É igual tubarão, ataca de frente, não dá para ver.” Por enquanto é isso mesmo, apesar de que terão radares laterais nos bordos de ataque das asas para acompanhamento do alvo enquanto realizam manobra F-pole. . Mas no futuro esta ‘traseira’ será tratada. . Quanto a manobra F-POLE usada em combate BVR é importante tratar, em que pese você entender muito melhor que eu. Inclusive conto com sua ajuda para explicar aos amigos novatos no AEREO. . http://sistemasdearmas.com.br/ca/aamfpole.jpg Basicamente o caça que lança um ou mais mísseis ar-ar BVR guiados por radar, mesmo que com radares ativos, precisa… Read more »

Ivan Recife
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August
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August

Pra que fazer uma manobra dessa se vc pode ter um awacs milhares de km atras e q pode guiar o missil por data-link. A não ser que os russos não esperem poder usar seus awacs em um conflito de alta intensidade e as laterais sejam + stealth que o setor frontal. Uma coisa interessante é que se preve um laser para cegar os misseis ir lançados contra ele no projeto

August
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August

Como o t-50 é stealth se usar misseis de longo alcance não precisa fazer essa curva do f-pole claro contra caças de 4 e 4,5 gen contra caças de 5 gen o f-pole pode ate fazer sentido ou não ate porque o radar do t-50 so trava num f-22 a uns 20 km a onda curta do seu radar so serviria para dar um aviso antencipado e no maximo de uns 70 km o que travaria num alvo stealth numa distancia consideravel uns 60 km seria so o irst que so adquire alvos no setor frontal .

Roberto F. Santana
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Roberto F. Santana

Prezado Ivan Recife,

Meu caro, o dia que tiver um ‘hangout’ aqui e você participar, eu nem vou aparecer, porque se você me fizer uma pergunta dessas ao vivo eu não vou saber onde meter a cara.
Eu não faço a mínima ideia do que seja F-POLE!

Mas a explicação que você deu, já ajuda muito bem qualquer novato, inclusive eu!

Rodrigues
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Rodrigues

Creio que a máquina ainda vai melhorar muito, ser aprimorada, radar, software, as novas turbinas, os russos com o SU-35 talvez não estejam com muita pressa, podem desenvolver algo melhor,
Eles tem muito a desenvolver para alcançar o ocidente, mas talvez cheguem lá.
Saudações.

Bosco
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Bosco

Mudando de pato pra ganso e falando mais ou menos da mesma coisa, há uma grande diferença entre orientação por comando e atualização via data-link. No primeiro, o lançador tem que saber a todo momento a posição exata do míssil que lançou e do alvo, em tempo real, computando continuamente o ponto de intersecção e enviando sinais de comando direto ao míssil de modo a que ele se adeque à trajetória de intersecção de acordo com a mudança de atitude do alvo. Ou seja, nesse caso o míssil é cego e é “teleguiado”. Exemplo desse conceito é o Patriot PAC-2… Read more »

Tikuna
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Tikuna

Belíssimo avião e também belíssimo alvo para os Raptor… chega a ser covardia.

Um Gripen com seu IRST e a cabeça de busca de seu míssil IR travado nessa generosa fonte de calor, também seria abate certo.

Me parece ser grande e pouco manobrável, além claro, de não ser furtivo, convenhamos, não é.

Os caras do F-35 estão rindo a toa…

Ivanmc
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Ivanmc

Aí está, um verdadeiro e magnífico caça. É um predador no mais amplo sentido dos lutadores.

Mauricio_Silva
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Mauricio_Silva

Olá. Examinando as imagens: -O aparelho apresenta planos móveis na raiz das asas, sobre as entradas de ar. Não parecem ser úteis para aumento de sustentação ou de melhoria de manobrabilidade. Devem servir para melhorar o fluxo de ar nas entradas das turbinas. Seria uma solução de compromisso para manter um bom fluxo de ar nos motores sem comprometer (muito) o RCS do avião? -Existem duas baias internas para armamentos, localizadas no corpo do avião. Pelo posicionamento e extensão (tamanho) das mesmas, a quantidade interna de combustível transportado não deve ser muito grande (lembrando que se trata de um birreator).… Read more »

Mauricio R.
Visitante

As turbinas artigo -117, já foram trocadas pelas artigo -30.

Nonato
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Nonato

Maurício Silva, quem sabe tanques externos stealth. Isso seria possível?

Nonato
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Nonato

Uma falha que percebo em todos os caças stealth é a diminuta baia de armas.
Gastam fortunas com radares, tintas absorventes, formato da fuselagem e asas…
Áreas enormes, volume de menos..
Tipo um caça fazer um esforço enorme para chegar desapercebido em um teatro de operações, sujeitando-se a ser detectado por aviões AWACS, radares em terra, caças inimigos…
Penetra no ou aproxima-se do TO, dispara um míssil ou dois e corre de medo…
Isso não é atitude de um caça de qualidades superiores…

Nonato
Visitante
Nonato

Seria semelhante a um lutador de MMA ir para cima, dar um golpe de leve no adversário e depois sair correndo com receio de receber um contragolpe…

August
Visitante
August

“Penetra no ou aproxima-se do TO, dispara um míssil ou dois e corre de medo…
Isso não é atitude de um caça de qualidades superiores…”
O problema é que os caças de qualidades “inferiores ” nem isso conseguem fazer !

Ivan Recife
Visitante

Maurício Silva e Nonato,
.
Seria interessante reavaliar a fuselagem do PAK-FA.
.
As turbinas são bastante separadas, dentro do padrão estabelecido pela família ‘Flanker’ (Su27, Su30, Su33, Su34 e Su35). Este espaço entre turbinas, além de melhorar a sustentação, é usado para muito – muito mesmo – combustível e uma generosa baia de armamentos.
Veja o link:
https://previewcf.turbosquid.com/Preview/2014/05/27__09_44_27/004.bmpa5870047-a2b6-418d-8590-2bd6465bbed0Larger.jpg
.
Tanques de combustível nas asas e no dorso da fuselagem.
Duas enormes baias (mísseis de longo alcance) no ‘between’ dos turbofans.
.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

Ivan Recife
Visitante

Uma comparação entre as baias do PAK-FA e do F-22:
http://steeljawscribe.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/02/weapons-bay.jpg

Rodrigo M
Visitante
Rodrigo M

Tikuna 15 de maio de 2017 at 22:23
.
Baseado em que você pode afirmar isso? O fato de ter turbinas (como todos os outros) o torna automaticamente “alvo”?
Ou é só achismo mesmo?

Nikiti
Visitante
Nikiti

Muito ingressado os comentários olhando só foto … “avião de passageiro… gripen é melhor… presa F-22” Resumindo simples Só pra começar, ele possui o tamanho +_ 1m maior que F22 Fora que todos sabemos que a Rússia preza pela maior autonomia interna de suas aeronaves. Partindo pra eletrônica, ele tem possui um sistema radar que possui 6 antenas AESA nas bandas Y e X… sendo o principal com maior diâmetro e módulos que qualquer outro caça de quinta geração…. só cada um dos radares da bochecha, possui 405 módulos na ultima versão no protótipo número 508… estamos no 509 Mais… Read more »

Daniel Cardoso
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Nikiti É verdade sim que o PAK FA tem mais ou menos as mesmas dimensões do F-22. O PAK FA é apenas um pouco maior que Raptor. Quando à avionica e eletronica isso não é verdade. O PAK FA sim tem mais radares e maior cobertura. No entanto a antena frontal/principal do radar do PAK FA só tem cerca de 1500 módulos T/R. As antenas laterais tem apenas 358 módulos cada e tem assim um alcance bem inferior ao da antena principal. Como comparação, o radar AN/APG-77 do F-22 é composto por uma única antena frontal, tal como qualquer outro… Read more »

Daniel Cardoso
Visitante

Quanto às baias… Veja melhor repare nas diferença entre as do PAK FA com as do F-22… O F-22 tem 3. A principal é capaz de transportar até 6 AMRAAM’s. As laterais transportam 1 Sidewinder cada. No caso do PAK FA, é dito que terá 4 baias. No entanto, as duas do meio, não parece que tenham grande capacidade para transportar não mais que 2 misseis cada. Talvez transportem 3… Mas isso dependerá do míssil que será transportado. Depois é dito que o PAK FA tem 2 baias laterais, em que cada uma delas supostamente transportaria 1 AA-11 Archer. Isso… Read more »

Daniel Cardoso
Visitante

Quanto ao futuro motor, pouco sabemos…
Apenas se sabe, que terá cerca de 170kn de potencia e que está atrasado.

Daniel Cardoso
Visitante

E quanto aos bocais vetorados, isso tá completamente errado! Muito maior manobrabilidade não dão. Fique sabendo que os bocais vetorados 3D do PAK FA, e também do Su-35, poucas vantagens tem, e dão em combate, sobre o TVC 2D do F-22. As únicas vantagens que o TVC do PAK FA/Su-35 tem, são um maior controle e rapidez de execução de algumas manobras a extremas baixas velocidades e a levados ângulos de ataque. No resto, o que um TVC faz e/ou ajuda a fazer, o outro também faz! Quer seja, dar maior manobrabilidade, controlo, etc… Já para não falar que o… Read more »

Ivan Recife
Visitante

Daniel, . Você alerta com razão para diferença tecnológica entre USA e Rússia. Supostamente a norte americana é mais avançada. (Supostamente…) . Assim sendo, seria imprudente comparar simplesmente o número de módulos T/R das antenas do radar AESA dos super caças. Os módulos russos podem ser – por exemplo – maiores que os americanos, ou ainda, os americanos – por suposição – mais eficientes que os russos. . O que chama a atenção é a disposição das antenas de radar do PAK-FA declaradamente fazendo parte de um único sistema, com abertura angular extrema que, supostamente, daria cobertura radar frontal de… Read more »

Emmanuel
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Emmanuel

Boa sorte aos russos e aqueles que comprarem esse caça.

August
Visitante
August

Ivan pela propria baia interna das fotos q vc mesmo postou so cabe 4 misseis bvr ali no pak fa. Porque vc disse que caberia 6 ?

Ivan Recife
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Porque aqueles são dos ‘grandões’.

Roberto F. Santana
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Famed Member
Roberto F. Santana

A foto sugerida pelo Ivan Recife, apesar de ser uma representação computadorizada, é possível sim, ver 6 mísseis.
Como já foi dito, não existe nenhuma informação oficial sobre a quantidade de mísseis que pode ser transportada. Na web é possível encontrar várias informações e desenhos do que poderia ser possível, algumas,bem razoáveis e talvez bem próximas da realidade,inclusive com seis mísseis.

Rodrigo
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Rodrigo

Pelo histórico dos russos na construção de seus caças, acredito que este bicho aí quando estiver pronto, será algo, de fato, soberbo e deve estar em um patamar superior aos concorrentes europeus (4,5G) e chineses 5G, mas inferior ao F-35 e F-22.

A situação deve mudar nos próximos anos, devido ao massivo investimento chines na área.

Quem viver verá.

RicardoNB
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RicardoNB

A antena principal do T-50 ( N036-1-01) possui cerca de 1552 módulos T/R vs 1626 do APG-81 do F-35. O APG-81 possui 0.8m vs 0.9 x 0.8 do N036-1-01 (oval) . Assim sendo, como são sistemas relativamente de mesma idade , podemos colocar ambos os sistemas com uma capacidade de detecção semelhante em teoria. A Rússia alega 350 a 400km para o N036-1-01 contra um alvo de 2,5m2. Particularmente ou o APG-81 tem alcance semelhante ou os russos exageraram, isso assumindo um modo de busca normal em mais de 300 graus2.

igortepe
Visitante
igortepe

Os Russos já informaram que a aeronave está apta a enfrentar OVNIS originados de qualquer setor do universo.