Visiona anuncia lançamento bem-sucedido do satélite geoestacionário brasileiro

0

SGDC

Kourou, Guiana Francesa, 4 de maio de 2017 – A Visiona Tecnologia Espacial anuncia o lançamento bem-sucedido do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), realizado hoje, no Centro Espacial da Guiana, em Kourou, Guiana Francesa. O SGDC deverá prover cobertura de serviços de internet a todo o território nacional, além de fornecer um meio seguro e soberano para as comunicações estratégicas do governo brasileiro.

“Com o lançamento do SGDC, a Visiona demonstra a sua capacidade de execução e de gestão de um programa tão complexo e importante para o Brasil dentro do prazo, do custo e do desempenho contratados”, disse Eduardo Bonini, presidente da Visiona. “O satélite atende ou até mesmo supera os requisitos do governo brasileiro e deverá promover a inclusão digital de milhões de brasileiros assim como a segurança das comunicações de governo e das Forças Armadas”.

“O SGDC inaugura uma nova era na história das telecomunicações do Brasil, pois poderemos levar internet via satélite a 100% do território nacional, gerando benefícios sociais e econômicos. Estaremos iluminando o Brasil, com internet de banda larga, gerando inclusão social e digital em escolas, hospitais, postos de saúde e, principalmente, aumentando a competitividade do Brasil”, disse Antonio Loss, Presidente da Telebras.

Joint venture criada entre a Embraer e a Telebras, em 2012, a Visiona é responsável pela estruturação e integração do Programa SGDC, atuando entre outras atividades no aprimoramento de requisitos, seleção e gestão de fornecedores, validação de relatórios de engenharia, acompanhamento da produção e testes de sistema necessários ao sucesso da missão. Durante mais de dois anos, engenheiros da Visiona trabalharam lado a lado dos profissionais da ThalesAlenia, na França, no desenvolvimento e produção do satélite no âmbito do programa de absorção de tecnologia, adquirindo um conhecimento que será fundamental para o aumento do conteúdo nacional dos programas espaciais futuros.

Com atuação internacional e presença nos mercados de serviços de sensoriamento remoto e telecomunicações por satélite, a Visiona deverá alavancar os conhecimentos adquiridos durante o programa SGDC para propor soluções incorporando o estado-da-arte em tecnologias de construção espacial e de aplicações para o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), buscando sempre o desenvolvimento da indústria nacional.

SOBRE A VISIONA

A Visiona Tecnologia Espacial S.A. é uma empresa dos grupos Embraer e Telebras, constituída com o objetivo inicial de atuar na integração do sistema do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do governo brasileiro, que visa atender às necessidades de comunicação satelital do Governo Federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e um amplo espectro de comunicações estratégicas de defesa.

A Visiona tem também como objetivo atuar como empresa integradora de satélites, com foco nas demandas do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE/AEB) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE/FAB).

SOBRE A TELEBRAS

A Telecomunicações Brasileiras S. A. – TELEBRAS é uma sociedade anônima aberta, de economia mista, fornecedora estratégica de soluções de telecomunicações para a Administração Pública e mercado, atuando como agente do desenvolvimento local e fomentando a democratização do acesso à informação. Oferece serviços de acesso dedicado à internet aos prestadores de serviços de telecomunicações, que possuem autorização expedida pela Anatel; além de prover infraestrutura a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments