O vídeo acima mostra caças F-35A Lightning II da USAF voando pela primeira vez no Mach Loop LFA (Low Flying Area) no País de Gales, pela primeira vez em 2 de maio. Os caças pertencentes ao 34th Fighter Squadron, da 388th Fighter Wing e 466th Fighter Squadron, da 419th Fighter Wing da Air Force Reserve estão operando desdobrados no Reino Unido.

O Mach Loop, como é chamado pelos pilotos um ponto das montanhas no País de Gales, território que pertence ao Reino Unido, é um dos melhores locais do planeta para a prática da observação de aviões militares britânicos em treinamento.

Neste vídeo pode-se ver as aeronaves manobrando em baixa altitude, e também facilmente detectar os vórtices bastante distintivos gerados nas pontas das asas pelo F-35.

Os vórtices do flaperon e do wingtip têm sido debatidos por muito tempo. O GAO (U.S. Government Accountability Office) reivindicou que estes poderiam afetar o desempenho stealth do avião; outros sugeriram que esses “rastros visíveis de ar circulante deixados pela aeronave ao gerar sustentação” podem fazer com que a aeronave seja mais facilmente detectada visualmente por um piloto inimigo em um engajamento WVR (Within Visual Range), embora alguns pilotos tenham explicado que eles não são um fator preocupante, porque se alguém estiver perto o suficiente para ver os vórtices do F-35, provavelmente estará perto o suficiente para ver o avião.

FONTE: The Aviationist

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Ora pessoal! Essa trilha de condensação ocorre em condições ambientais específicas e não são específicas do F-35.

Guizmo

De fato, aí forçaram a amizade

Clésio Luiz

Esse local é um tipo de Meca dos entusiastas da fotografia aérea. A condensação é comum e ocorre com muitos tipos de caças que passam por lá.