Conheça a MOP, mais pesada que a MOAB (Mãe de Todas as Bombas)

8

O bombardeiro Stealth B-2 Spirit é a única aeronave no inventário da Força Aérea dos Estados Unidos capaz de transportar e liberar a bomba mais pesada dos EUA, a GBU-57 Massive Ordnance Penetrator (MOP) de 30.000 libras (13.620 kg). Ela também chegou a ser testada no B-52.

A pesada GBU-57 é uma bomba guiada por GPS de 6,1 metros de comprimento que dizem ser capaz de penetrar 61 metros de concreto antes de explodir, podendo assim atingir e destruir alvos profundamente enterrados, como bunkers no Irã, Síria ou Coréia do Norte etc.

Não há muitas imagens mostrando a GBU-57 e ainda menos mostrando um modelo da MOP ao lado de sua plataforma pretendida. É por isso que a imagem do post, feita por Jim Mumaw em 2013, é extremamente interessante e rara.

FONTE: theaviationist.com

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Jose Souza, O aparente “alvoroço” é porque a bomba foi utilizada pela primeira vez em combate e não porque a MOAB seria a mais potente do mundo. Todo mundo sabe que os russos alegam ter uma mais potente. E nem poderia ser diferente já que há um monte de entusiastas sempre prontos a nos lembrar o quão os russos são maiores e melhores. Vale salientar que a bomba americana MOAB tem 8,5 t de explosivos cujo rendimento equivale a 11,5 t de TNT. Faça sol ou faça chuva o rendimento da MOAB é equivalente a explosão de 11,5 t de… Read more »

Bosco

Opa!! Mandei sem querer. Teclado novo é uma droga.
Continuando: o que em sendo verdade a habilitaria a ser utilizada em conflitos de alta intensidade. Já a bomba americana é lançada por um C-130 o que indica só ser passível de utilização em conflitos de média e baixa intensidade.

Guizmo

Bosco, pois é, pensei nisso tbm. Ao usar o C-130 como vetor, só mesmo num conflito de baixa intensidade. Ou seja, às vezes o uso é mais psicológico do que militar.

Creio que o poder destrutivo da Moab possa ser igualado com 01 único B-1B, equipado com seus ASM, num ataque estrategico.

Bosco

Guismo,
Mas na verdade mesmo utilizando um bombardeiro fica difícil utilizar esse tipo de arma em um conflito de alta intensidade. Bombardeiros convencionais (não stealth) hoje são muito bons em conflitos de baixa intensidade utilizando bombardeamento maciço mas em conflitos de alta intensidade eles têm que se valer de mísseis cruise.

Bosco

José, Eu acho muito exagerada essa empolgação da mídia com o Zircon. Eles relatam testes mas não fornecem nenhuma evidência. Podem dizer que é por segurança. Ora! Se é pra guardar segredo pra que divulgaram que ele existe?Se divulgaram deviam mostrar os testes. Os americanos fazem isso quando testam seus hipersônicos movidos a scramjet. Até onde se sabe os americanos estão na frente na tecnologia scramjet e não é nenhum puxa-saquismo e sim baseado nos testes públicos e notórios que eles realizam. Será algo notável e inusitado por parte dos russos se eles tomaram a dianteira na corrida em direção… Read more »

Bosco

Correção: … a voar alto (+ de 40 km de altitude), o que facilita o defensor.

wwolf22

entao a ideia de atacar o Ira vai por agua abaixo ne ?!?!
vide a AA dos Xiitas…. muito reforçadas em suas instalações nucleares e militares… vai desde S300 a CIWS…

Bosco

Wolf,
Atacar o Irã utilizando a MOAB que só pode ser lançada por um MC-130 é inviável, mas a bomba que é cogitada contra o Irã é a MOP lançada por bombardeiros B-2.